Mais de um ano depois segue o flight report dos meus dois voos em A380 de LHR-DOH-AUH-LHR, um bate e volta totalmente dispensável para seres humanos normais, mas não nós entusiastas.
Para os que não leram como as passagens foram emitidas e a primeiro flight report desta viagem LAX-JFK-LHR-MUC em F, recomendo que deem uma conferida no seguinte link: http://forum.contato...longo-e-pesado/
—
Dia 27 de Julho, com o voo marcado para as 21h30, fui conferir a disponibilidade de um late check-out, como não foi possível saí do quarto por volta das 11h da manhã. Para ir a Heathrow existem varias opções, mas a mais em conta e rápida com certeza é o famoso Underground metro de Londres. Fui caminhando com a mala até a estação Tower Gateway, à três quadras do hotel e comprei um ticket até a Zona 6 aonde esta localizado o aeroporto de Heathrow. Vale notar que o aeroporto possui três estações de metro distintas, no Terminal 4, aonde a Qatar Airways opera, no Terminal 5 e a dos Terminais 1, 2 e 3. Com a linha Picadilly cheguei ao aeroporto em mais uma meia hora.
Fui fazer o check-in, bem movimentado por sinal já que a QR tem 7 voos diários e a atendente até estranhou o fato de eu ter chego tão cedo para o vôo. Somente mais 8h30 até nosso voo, um problema? Não. O lounge da Qatar em LHR é excelente. Lounges que recebem passageiros tanto da Executiva como a Primeira Classe normalmente são nivelados como de Executiva, mas não este que vou lhes mostrar.
Livrei procedimentos de segurança e fui direto ao lounge, localizado no final do terminal. Logo recebi um cartão contendo a senha do Wi-Fi e algumas das facilidades da sala, além da indicação de onde seriam os chuveiros. A sala estava relativamente vazia, me sentei em uma das poltronas com vista para uma pequena parte do pátio. Logo uma atendente veio perguntar se eu gostaria de algo para tomar e me entregou o cardápio, achei um pouco limitado as opções do à la carte, mas haviam outras opções no salão a frente, entretanto acabei pedindo os Mini Beef Burgers mesmo. Conversei um pouco com um homem e seu pai que estavam indo para Doha no voo logo em seguida, muito gente boa ambos, um deles fanático por aviação também.
Pouco tempo depois chegou minha breve refeição acompanhada de um suco de laranja.
Agora vou mostrar o por que considero este um lounge de nível F apesar de servir aos passageiros da C também.
Área da entrada. (Os chuveiros ficam no fundo a esquerda)
Área onde estava sentado.
Area para maiores refeições, opções infinitas de cereais, frutas, cafés, bebidas, etc
Com 5h faltando para meu voo ainda, sabendo que o Terminal 4 possui uma area para observação de aeronaves, fui para lá e apesar de envidraçado é um excelente local, pouco aproveitado pelos passageiros pelo que percebi. Nas 3h que fiquei por lá, não mais do que 15 pessoas passaram. É necessário ir até a outra ponta do terminal, pegar um elevador, caminhar por um corredor estilizado e “Voilà”.
Mapa interessante mostrando as posições, terminais e facilidades do aeroporto. Vista direta para a cabeceira 27L, justamente a que estava operando neste dia.
Após muitas fotos e tráfegos diferentes para nós brasileiros, como o A380 da Malaysian, 787 da Royal Brunei e até mesmo um 747 da Kuwait Airlines, uma hora e meia antes do voo resolvi voltar ao lounge para tomar um banho, pessoal nem conferiu minha passagem e passaporte já que eu havia estado lá pouco tempo atrás. As fotos da seção de spotting até com o Concorde de fundo ficam para outra oportunidade, não quero desvirtuar o flight report.
Fiquei simplesmente embasbacado com o banheiro, parecia de algum hotel 5 estrelas. Com todas amenidades possíveis e produtos de alta qualidade. Como podem ver na segunda foto as 5 saídas de água, todas podem ser utilizadas ao mesmo tempo, sem o chuveiro perder pressão ou alterar a temperatura. Sensacional.
Com todos passageiros da econômica já embarcados, o sistema de voz do lounge convidou os passageiros da F e C para embarcar, já sem aquela zorra na sala de embarque. Aproveitei para tirar uma foto do lounge a bordo, que apesar de estar sem os drinks e aperitivos já passa uma noção da excelência do produto.
Meu assento 20A, sobre a asa esquerda. No assento já estavam o travesseiro, cobertor e amenity kit. Classe Executiva enorme, um total de 48 assentos em configuração 1-2-1 heringbone.
Bebida e toalha quente oferecidas e prontamente aceitas.
Olhar pelas janelas do A380 no upper decker é horrível por conta do vidro duplo, não sei como é no main deck, mas segue uma foto enquanto ainda estávamos no portão, acompanhados pelo A380 da Malaysia.
Após anúncio pelo PA de que nosso voo iria atrasar pouco mais de uma hora por conta de problemas técnicos, os comissários de bordo passaram entregando os pijamas, ponto muito positivo oferecer pijamas na classe executiva, não sei se alguma outra cia tem este costume. O cardápio veio logo depois, se alguém quiser dar uma olhada mais a fundo, seguem duas fotos.
Assisti a um documentário sobre a origem dos fuso horários nesse meio tempo, muito bom. Com 1h15 de atraso decolamos e não mais do que 20 minutos depois o serviço de bordo começou, com um mood lighting excelente na cabine como podem ver. O serviço de bordo rápido, eficiente e ainda sem aquela impressão de ser atendido por robôs sistemáticos.
Para começar, um aperitivo de queijo de cabra e aspargos.
Segundo passo foi esta entrada com patê de salmão defumado e é claro, os pães com manteiga os quais sempre devoro antes de fazer as fotos, estava muito bom.
O prato principal foi a melhor refeição que já fiz a bordo de uma aeronave. Filé grelhado, com molho de cogumelos, batata e cebola. Acho que a foto fala por si só.
Para sobremesa optei pelo sorvete gourmet, que sinceramente não gostei muito, gourmet demais para meu gosto (carinha de riso). As sobremesas que comi na executiva da TAP, TACA e Copa estavam infinitamente melhores. Questão de gosto.
Fui ao lounge, por hora vazio, comer mais alguns aperitivos e tomar uma cerveja, enquanto conversava com um empresário do Qatar, que ficou fascinado pelo meu entusiamo pela aviação. Este que vos escreve não levou a camera para o lounge durante o voo, portanto sem fotos.
Após dormir por três horas e meia na confortável full flat bed cama, acordei com as luzes acessas e a tripulação preparando a cabine para aterrissagem, já dia na terra dos sheiks.
ETA 06h43. Meu voo só partiria as 22h45 para AUH.
Aterramos no New Hamad Doha International Airport, como estava super tranquilo com os horários esperei o upper decker desembarcar para tirar algumas fotos.
Pequena seção de assentos da classe econômica no piso superior, provavelmente os melhores e mais privados assentos da Y no A380.
Uma comissária se ofereceu para tirar uma foto minha no lounge enquanto as luzes ligavam novamente para foto, não sei quando terei novamente a oportunidade, então por que não?
A cereja do bolo fica pela Primeira Classe, com apenas 8 assentos. Olhem as fotos e tirem suas próprias conclusões.
Desci pela escadaria e fiz algumas últimas fotos do deck principal.
Desembarquei e segui para imigração, já que teria que retirar minha bagagem em Doha e despacha-lá no check-in da Etihad para os trechos DOH-AUH-LHR. Imigração super tranquila já que a maioria fica em conexão.
Meu pensamento, chegarei, farei o check-in da Etihad, despacharei a mala, passarei a segurança e irei ao super lounge da Qatar, já que estava com bilhete na executiva de um voo do mesmo dia. Mero engano.
Continua.