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Balizamento da Pista - Horários


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5 replies to this topic

#1 Chico-MII

Chico-MII
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Posted 10 de October de 2016 - 09:27

Amigos,

 

Na sexta passada me aconteceu uma coisa que me chamou atenção. Eu estava no AZU4414 (MII-JTC-VCP).

 

Ao decolarmos na segunda perna, o relógio marcava 18:35. O sol já havia se posto, porém ma linha avermelhada no horizonte ainda dava uma certa visibilidade. O piloto taxiou até a cabeceira 35 em JTC. Ao parar no ponto de espera, vi o balizamento todo apagado. Até pensei: "Putz... ele vai ter que esperar acender". Havia claridade, mas já não tanta. Tanto é que no pouso, as 18:05, o balizamento estava aceso. 

Aí vem minha pergunta... De acordo com o regulamento, qual a situação, ou horario, que o balizamento deve ser aceso? E se o comandante precisasse voltar em uma emergência? O balizamento liga instantaneamente, como se fosse uma luz doméstica? 

 

 



#2 rodsvin

rodsvin
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Posted 10 de October de 2016 - 11:43

depende do aerodromo, mas para saida e chegadas é ligado 15 min antes da saida, e fica ligado no minimo ate 15 min depois da decolagem. o horario que deve ligar é no horario do por do sol publicado, tem uma tabela no aip.

#3 Chico-MII

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Posted 10 de October de 2016 - 12:09

Amigos,

 

Na sexta passada me aconteceu uma coisa que me chamou atenção. Eu estava no AZU4414 (MII-JTC-VCP).

 

Ao decolarmos na segunda perna, o relógio marcava 18:35. O sol já havia se posto, porém ma linha avermelhada no horizonte ainda dava uma certa visibilidade. O piloto taxiou até a cabeceira 35 em JTC. Ao parar no ponto de espera, vi o balizamento todo apagado. Até pensei: "Putz... ele vai ter que esperar acender". Havia claridade, mas já não tanta. Tanto é que no pouso, as 18:05, o balizamento estava aceso. 

Aí vem minha pergunta... De acordo com o regulamento, qual a situação, ou horario, que o balizamento deve ser aceso? E se o comandante precisasse voltar em uma emergência? O balizamento liga instantaneamente, como se fosse uma luz doméstica? 

 

 

 

rodsvin, eu vi na tabela que em 07/10 o sol se pôs as 21:10Z, portanto, a decolagem foi após o por do sol.

 

Apenas corrigindo, a cabeceira foi a 17


Edited by Chico-MII, 10 de October de 2016 - 12:10 .


#4 rodsvin

rodsvin
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Posted 10 de October de 2016 - 17:22

provavelmente pela claridade ou por algum outro motivo o funcionario da epta nao ligou prontamente o balizamento, juridicamente falando este deveria estar ligado para a decolagem ocorrer...

#5 Ricardo Fontes Moro

Ricardo Fontes Moro
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Posted 10 de October de 2016 - 21:11

Também tenho dúvidas quanto a possível retorno da aeronave por emergência. Por exemplo quando a pista de CWB fechava para obras de madrugada, o farol rotativo, luzes da pista e balizamento eram apagados logo após a decolagem do 727 da Total. Não dava nem 5 minutos da decolagem.

#6 rodsvin

rodsvin
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Posted 10 de October de 2016 - 23:20

no caso de curitiba por ter notam ai tem o horario de inicio e termino ai realmente isso ocorre