Jump to content

Photo

PMW-GYN pela Passaredo!

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
5 replies to this topic

#1 Silva

Silva
  • Usuários
  • 1,044 posts

Posted 14 de October de 2016 - 01:26

PMW-GYN pela Passaredo!

Depois de um bom tempo sem fazer um flight reporter resolvi fazer um breve registro de um voo entre Palmas/TO e Goiânia/GO pela Passaredo!  Apenas as empresas Azul e a Passaredo fazem a ligação direta entre PMW e GYN. Depois de visitar a capital Tocantinense, fui à capital Goiana pela Passaredo que tinha preço menor para esse trecho.

9.jpg

10.jpg

O voo 2317 parte de Palmas às 16h30min. Cheguei no aeroporto de Palmas Brigadeiro Lysias Rodrigues bem cedo, pouco depois das 13h. O aeroporto estava praticamente vazio, o ATR-67 da Passaredo estava decolando para AUX e de lá retornaria para PMW e prosseguiria para GYN, RAO e GRU. Não havia nenhuma movimentação na área de checkin do aeroporto. Além do 2317 da Passaredo, só estava previsto mais um voo antes das 17h, o 4149  da Azul, para GYN e VCP. Na loja da Passaredo fui informado que o serviço de checkin para GYN só iniciaria as 14h30. Aguardei o tempo circulando pelo terminal do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, que apesar de pequeno, parece novo e organizado e funcional.

1.jpg

2.jpg

6.jpg

Só não gostei da falta de visão da pista a partir da praça de alimentação devido aos “pseudofingers” que foram instalados no aeroporto e tomam toda a visão que se teria do pátio e pista. É o Sistema Elo, um sistema de conectores climatizados que devem ligar a sala de embarque aos aviões.” Digo, “devem ligar”, pois ao chegar em PMW pela Gol desembarcamos pelas tradicionais escadas, pois o sistema de finger estava com problemas. PMW tem 3 desses “pseudofinger’s, então, os 3 estavam com problemas?  Esteticamente não é nada bonito, mas numa região de clima quente e chuvosa como a nossa, esta estrutura facilita muito o embarque e desembarque dos passageiros. O Governo do Acre está pedindo a INFRAERO que instale esses finger’s no terminal de RBR que esta sendo reformado e ampliado. Pelo menos aqui, há o mirante no andar superior e esses conectores não irão tirar a visão do pátio e pista

3.jpg

4.jpg

5.jpg

As 14h30 fui para o balcão de Checkin da Passaredo para despacho de bagagem. Fui o primeiro a ser atendido. Na realidade já havia feito checkin pela net e só precisava despachar a mala, atendimento ultrarrápido. O atendente informou que o voo estava no horário previsto e que eu deveria está na sala de embarque as 16h.

7.jpg

8.jpg

Já as 15h30 fui para a sala de embarque que me pareceu muito pequena para o movimento que PMW já tem. PMW “disputa” com MCP a posição de quarto aeroporto mais movimentado da região, atrás de BEL, MAO e PVH. A maioria das pessoas que estava na sala de embarque eram pax da Azul que rapidamente finalizou seu embarque, deixando a sala quase vazia. O embarque da Passaredo só começou as 16h07 pelo Portão 1. Percorri os “corredores” do Sistema Elos até saímos dele, que já não usaríamos a estrutura do finger e caminhamos depois pela pista até chegar ao  ATR-72, cujo embarque é feito exclusivamente por porta traseira.

11.jpg

12.jpg

13.jpg

14.jpg

15.jpg

16.jpg

17.jpg

18.jpg

19.jpg

Meu assento era o 5D e não havia passageiro na poltrona do lado, o que me deixou mais a vontade! Achei o curioso que em meio as rotineiras orientações  pelas comissárias foi dito que os passageiros não deveriam troca de assento devido ao balanceamento e equilíbrio de peso da aeronave! Essa orientação também foi dada na saída de RBR pela Gol. Não lembro deste aviso nas outras vezes que viajei.  Um  outro aviso me assustou, não poderia ser usado o celular Samsung Galaxy Note 7  mesmo em modo avião, o “susto” foi porque não entendi o modelo e pensei que fosse o Samsung J7, o modelo que tenho e que estava nas minhas mãos na hora do aviso! Depois, na ocasião que serviram água, perguntei novamente a comissária e ela explicou novamente qual era o modelo proibido de usar.

20.jpg

O “serviço de bordo” foi um biscoito (“cookie”), água ou um refrigerante amarelado que nunca ouvi falar. O voo prosseguiu tranquilo até que as 17h30 o piloto avisou que já estávamos em procedimento de decida para pousar em GYN às 18h05.

21.jpg

Pouso tranquilo após as 18h, passamos em frente do antigo terminal e chegamos no novo pátio e terminal de GYN. No momento do pouso estavam em solo uma aeronave da LATAM e uma outra da Gol. Desembarcamos  e fomos caminhando até a sala de desembarque que me pareceu bem ampla e com 3 esteiras para devolução das bagagens. Poucos passageiros desembarcaram em GYN, a maioria prosseguiu viagem para RAO e GRU.

23.jpg

25.jpg

26.jpg

27.jpg

28.jpg

29.jpg

30.jpg

Após sair da sala de desembarque circulei um pouco pelo terminal que, obviamente, está muito maior e muito mais confortável que o anterior, mas sabemos que GYN merecia mais, faltou maiores cuidados com acabamentos e decoração interna do terminal, mas são detalhes que podem facilmente serem revisados futuramente.

31.jpg

32.jpg

33.jpg

34.jpg

#2 Kal_Center

Kal_Center
  • Usuários
  • 2,007 posts

Posted 14 de October de 2016 - 09:39

Até que ficou ajeitado o novo terminal de GYN. 

Belo report, parabéns!

#3 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 649 posts

Posted 14 de October de 2016 - 10:51

Demais esse FR sinto falta dessa coisa nossa do dia-a-dia nos FR, ainda mais de uma quase regional. Obrigado Silva!

#4 Crew Member

Crew Member
  • Usuários
  • 1,173 posts

Posted 14 de October de 2016 - 11:24

Demais esse FR sinto falta dessa coisa nossa do dia-a-dia nos FR, ainda mais de uma quase regional. Obrigado Silva!

Parabéns pelo FR e pelas belas e muitas fotos, valeu !

#5 Thiagovskie

Thiagovskie

Fokker F100 MASTER Flight Engineer

• Usuários
  • 2,366 posts

Posted 14 de October de 2016 - 11:35

Ficou muito bom o relato, Palmas via Passaredo, bem interessante.

Caramba, há um bom tempo não vou em Palmas! Mataram o "terraço" de lá!! Ali na área de alimentação era muito bom para ver o movimento no pátio, apesar do vidro. Tive uns registros de lá.

https://goo.gl/photo...Kkvoc21mAHiFC38

https://goo.gl/photo...fbjeQvnpwq8kVN8

https://goo.gl/photo...6NLc7s7916eZCa9 Não era uma maratona para chegar na aeronave...

Abs!

#6 Silva

Silva
  • Usuários
  • 1,044 posts

Posted 14 de October de 2016 - 14:19

Então, ao chegar à Praça de alimentação e ver aquela estrutura "tampando" tudo, pensei: que pena! Daria pra almoçar aqui vendo a movimentação no pátio! Quando cheguei a PMW pela Gol ficamos alguns minutos aguardando desembarcar pela porta dianteira. Todo mundo em pé daquele jeito de sempre, loucos pra sair! Ai o piloto avisou que devido a um problema no finger o desembarque seria feito apenas pela porta traseira!