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Duvida a respeito de orbitas


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4 replies to this topic

#1 evandroz

evandroz
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Posted 19 de November de 2016 - 10:05

Bom dia,

Estava observando o FR24 e vi o G31081/sdu-gru que está em voo há 1:24 e na quinta órbita sobre a Fernão Dias a 8000 pés. No caminho, já realizou uma órbita sobre Taubaté em altura de cruzeiro.

Não vejo excesso de tráfego em gru, o que pode causar este tipo de procedimento?

É só curiosidade mesmo.

Abs,

Evandro

#2 IdleGate

IdleGate
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Posted 19 de November de 2016 - 12:50

As vezes operação com uma pista só, ou inspeção na pista também.

 

Porém, olhando o voo no FR24, aparentemente desestabilizou na final e arremeteu, ou teve alguma pane e arremeteu e entrou em orbita para fazer checklist e até consumir combustível para perder peso visto que ficou por volta de 25 minutos em orbita, abraço.



#3 Darkwing Duck

Darkwing Duck
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Posted 19 de November de 2016 - 18:03

Bom dia,

Estava observando o FR24 e vi o G31081/sdu-gru que está em voo há 1:24 e na quinta órbita sobre a Fernão Dias a 8000 pés. No caminho, já realizou uma órbita sobre Taubaté em altura de cruzeiro.

Não vejo excesso de tráfego em gru, o que pode causar este tipo de procedimento?

É só curiosidade mesmo.

Abs,

Evandro

 

Orbita pode ser por vários motivos, sequenciamento de trafego, algum problema técnico ou a bordo, orbita do procedimento, enfim, são "n" motivos. Ontem aqui no Rio, operando 33 Galeão e 20 SDU, com tempo ruim, os tráfegos estavam fazendo uma média de 7 orbitas!!!

 

 

Abraços



#4 Galeão-Cumbica

Galeão-Cumbica

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Posted 21 de November de 2016 - 01:00

Essas esperas em Taubaté pra quem vem pela UZ10 são bem normais pra quem chega em GRU nesse horário, tanto que junto do GLO1081 rodaram no mesmo horário também o TAM3179 e o ONE6153. Da mesma forma, quem entra pelo Setor 5 da FIR-Curitiba faz espera sobre Santos desde umas 6:30 da manhã até esse horário (na hora dá pra ver rodando o  GLO1119, GLO1245 e um Azul não identificado). Nesse dia e nesse horário estava em vigor como medida de gerenciamento de fluxo (também normal pro horário) 20NM de separação entre os tráfegos do Setor 5 da FIR-Curitiba com destino a GRU. Por algum motivo, talvez um pico de demanda em algum setor alimentador da TMA, o APP precisou dar uma segurada nas entradas da terminal pra balancear de novo o sequenciamento. Isso relativo à espera sobre TBT. Já as esperas ao norte após arremetida, não saberia explicar se tem motivo técnico ou simplesmente "perdeu a vez, agora aguarda na disciplina"... depois da arremetida, tinham chegando dois American pelo Setor 2 da FIR-Brasília. É provável que o controle tenha dado prioridade pras chegadas internacionais. Dá pra perceber que logo após o pouso do AAL951, o GLO1081 fez mais meia espera e seguiu pra pouso. Se foi problema técnico, não imagino nada grave, visto que após o pouso dele não notei nenhuma outra órbita, o que denota não ter havido necessidade de interdição da RWY pra inspeção pós-pouso, o que seria certo no caso de um pouso com, por exemplo, uma pane hidráulica.


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#5 Approach-Air

Approach-Air
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Posted 21 de November de 2016 - 11:53

Estava chovendo em GRU?

 

Na última quarta (16 de Novembro) decolei às 20h (BSB-GRU) e o piloto explicou que além da chuva  - normal nessa época do ano -  O sequenciamento em GRU estava intenso. 

 

Resultado: 40 minutos espera no triângulo mineiro e 2h de voo no total. 


Edited by Approach-Air, 21 de November de 2016 - 11:54 .