
Duvida a respeito de orbitas
#1
Posted 19 de November de 2016 - 10:05
Estava observando o FR24 e vi o G31081/sdu-gru que está em voo há 1:24 e na quinta órbita sobre a Fernão Dias a 8000 pés. No caminho, já realizou uma órbita sobre Taubaté em altura de cruzeiro.
Não vejo excesso de tráfego em gru, o que pode causar este tipo de procedimento?
É só curiosidade mesmo.
Abs,
Evandro
#2
Posted 19 de November de 2016 - 12:50
As vezes operação com uma pista só, ou inspeção na pista também.
Porém, olhando o voo no FR24, aparentemente desestabilizou na final e arremeteu, ou teve alguma pane e arremeteu e entrou em orbita para fazer checklist e até consumir combustível para perder peso visto que ficou por volta de 25 minutos em orbita, abraço.
#3
Posted 19 de November de 2016 - 18:03
Bom dia,
Estava observando o FR24 e vi o G31081/sdu-gru que está em voo há 1:24 e na quinta órbita sobre a Fernão Dias a 8000 pés. No caminho, já realizou uma órbita sobre Taubaté em altura de cruzeiro.
Não vejo excesso de tráfego em gru, o que pode causar este tipo de procedimento?
É só curiosidade mesmo.
Abs,
Evandro
Orbita pode ser por vários motivos, sequenciamento de trafego, algum problema técnico ou a bordo, orbita do procedimento, enfim, são "n" motivos. Ontem aqui no Rio, operando 33 Galeão e 20 SDU, com tempo ruim, os tráfegos estavam fazendo uma média de 7 orbitas!!!
Abraços
#4
Posted 21 de November de 2016 - 01:00
Essas esperas em Taubaté pra quem vem pela UZ10 são bem normais pra quem chega em GRU nesse horário, tanto que junto do GLO1081 rodaram no mesmo horário também o TAM3179 e o ONE6153. Da mesma forma, quem entra pelo Setor 5 da FIR-Curitiba faz espera sobre Santos desde umas 6:30 da manhã até esse horário (na hora dá pra ver rodando o GLO1119, GLO1245 e um Azul não identificado). Nesse dia e nesse horário estava em vigor como medida de gerenciamento de fluxo (também normal pro horário) 20NM de separação entre os tráfegos do Setor 5 da FIR-Curitiba com destino a GRU. Por algum motivo, talvez um pico de demanda em algum setor alimentador da TMA, o APP precisou dar uma segurada nas entradas da terminal pra balancear de novo o sequenciamento. Isso relativo à espera sobre TBT. Já as esperas ao norte após arremetida, não saberia explicar se tem motivo técnico ou simplesmente "perdeu a vez, agora aguarda na disciplina"... depois da arremetida, tinham chegando dois American pelo Setor 2 da FIR-Brasília. É provável que o controle tenha dado prioridade pras chegadas internacionais. Dá pra perceber que logo após o pouso do AAL951, o GLO1081 fez mais meia espera e seguiu pra pouso. Se foi problema técnico, não imagino nada grave, visto que após o pouso dele não notei nenhuma outra órbita, o que denota não ter havido necessidade de interdição da RWY pra inspeção pós-pouso, o que seria certo no caso de um pouso com, por exemplo, uma pane hidráulica.
#5
Posted 21 de November de 2016 - 11:53
Estava chovendo em GRU?
Na última quarta (16 de Novembro) decolei às 20h (BSB-GRU) e o piloto explicou que além da chuva - normal nessa época do ano - O sequenciamento em GRU estava intenso.
Resultado: 40 minutos espera no triângulo mineiro e 2h de voo no total.
Edited by Approach-Air, 21 de November de 2016 - 11:54 .