Jump to content

Photo

A minha estreia num E190 da TAP Express (+ Volotea e TAP)

TAP Embraer 190 Volotea

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
4 replies to this topic

#1 Jopeg

Jopeg
  • Usuários
  • 742 posts

Posted 10 de December de 2016 - 20:14

Caros, 

A minha estreia nos Embraer 190 da Tap Express

A marcação da viagem:

Desejando visitar Estugarda, Estrasburgo e parte da região fronteiriça entre a Alemanha e a França foram várias as alternativas que estudei. Cheguei a pensar chegar a Estrasburgo via Marselha, voar da Alemanha para o Porto, fazer o voo direto entre Lisboa e Estugarda ... entre dezenas de hipóteses.

No final optei pela seguinte combinação:
- Voar para Frankfurt e deste aeroporto apanhar um trem para o centro de Estugarda. 
- Visitar Estugarda, Baden Baden, Karlsruhe e Estrasburgo. 
- Voar de Estrasburgo para Toulouse. Visitar Carcassonne e Toulouse. 
- Voar de Toulouse para Lisboa.

Os voos:

Dia: 15/09/2016
Companhia: TAP
Voo: TP574
Rota: Lisboa – Frankfurt
Horário: LIS 8h25 - FRA 12h35
Avião: Airbus A321 (CS-TJG) (MSN 1713 – 1º voo em 13/03/2002)
Lugar: 11A (Janela em fila de emergência)
Distância: 1166 mi / 1876 km
Ocupação: Mais de 90% 
Preço: 15000 Milhas + 110,34€ (LIS-FRA + TLS-LIS)

Viajando apenas com bagagem de mão rapidamente cheguei à porta de embarque. Os passageiros, mais portugueses do que alemães, já aguardavam pelo embarque. Para o mesmo foi utilizado um ónibus, uma vez que o A321 estava parqueado na placa central. 

A partida ocorreu às 8h40 (+ 15m) e às 8h50 começamos a voar utilizando a pista 03. Às 9h33 a tripulação serviu a refeição, um sanduíche e um croissant para além das bebidas, sempre de boa qualidade na TAP. 

O voo foi tranquilo e aterramos no aeroporto de Frankfurt 10 minutos antes da hora prevista. Um bom voo por parte da TAP !

O embarque para este TP574
153_zpsnu48mhrq.jpg

A desagradável espera no embarque por ónibus
154_zpswdntnmpb.jpg

A descolagem 
156_zpsc3zwzfve.jpg

A refeição servida na classe económica
160_zpsd0o8sbmp.jpg
159_zpskkkza3jj.jpg

O generoso espaço deste assento situado junto à fila de emergência
162_zpsgoja5emg.jpg

A chegada ao aeroporto de Frankfurt
169_zpsodo4bngd.jpg

O CS-TJG (foto de Mikele - Airliners)
2750552_zpsk1slerdm.jpg

Dia: 18/09/2016
Companhia: Volotea
Voo: V7 2092
Rota: Estrasburgo – Toulouse
Horário: SXB 15h35 – TLS 17h1
Avião: Boeing 717 (EI-EXI) (cn 55174 – 1º voo pela Midwest em 14/10/2003)
Lugar: 21C (corredor na parte de trás do avião)
Distância: 453 mi / 729 km
Ocupação: Cerca de 70% 
Preço: 7,00€

O trem me levou do centro de Estrasburgo ao aeroporto num percurso com cerca de 10km. Este é um aeroporto que serve pouco mais de 1 milhão de passageiros por ano e que conta com aproximadamente 30 destinos, entre os quais a cidade portuguesa do Porto em voo da Ryanair.

Naquela tarde de domingo o aeroporto estava calmo e foi sem dificuldade que cheguei à zona de embarque. Pude ver a chegada do Boeing 717 do voo anterior e a sua aproximação ao terminal. 

O avião escalado para do meu voo foi o EI-EXI. Entre 2003 e 2009 esteve ao serviço da Midwest Airlines e em 2012 foi resgatado pela Volotea. Esta companhia é a única a utilizar este modelo na Europa, mas vai substituir os seus B717 pelos mais "banais" Airbus A319. 

Sem grande controlo nas dimensões das bagagens, o embarque para este voo foi a pé pela placa até à aeronave. Ao não pagar a alteração de lugar, me sentei no lugar que me foi atribuído no check-in online, o 21C. Espaço perfeitamente aceitável para estes voos regionais. 

Sendo a minha segunda vez no B717 e na simpática e invulgar Volotea, voltei a achar este modelo da Boeing um avião ainda moderno. A ocupação era boa e os passageiros eram, naturalmente, sobretudo franceses. 

Às 15h36 (+1m) o EI-EXI saiu dos blocos e se dirigiu à pista 23 onde descolamos às 15h40. A companhia espanhola adota o modelo de baixo custo e a comida a bordo é paga à parte (BOB). Optei por comer um pequeno bolo e beber um suco totalizando 4€.

O voo foi curto e aterrou em Toulouse cerca de 30m antes da hora prevista. Para um entusiasta por aviões, como é o meu caso, é sempre estimulante ver aqui os mais recentes aviões construídos pela Airbus. 

Preço ultra económico, avião em boas condições e pontualidade contribuíram para a nota positiva a este voo da Volotea. 

O aeroporto de Estrasburgo
170_zpsk6kazv6o.jpg

O interior do aeroporto francês
171_zpssxt6oga7.jpg

Publicidade à Tassili Airlines, uma companhia que desconhecia por completo
172_zps36cdwulf.jpg

Os voos daquela tarde de domingo em Estrasburgo
577_zpsxhm7uhcc.jpg

A área de check-in da Volotea
175_zpsqw1bcd1b.jpg

A porta de embarque
178_zpsn7c13h8j.jpg

A chegada do B717 ao aeroporto de Estrasburgo
543_zps5gbukt4m.jpg

A troca das tripulações
544_zpsn6airhtt.jpg

O embarque a pé para este voo SXB-TLS
547_zpsv67pm0xx.jpg

Os assentos do B717 da Volotea
552_zpszwvnjsck.jpg
589_zpsuratfa1b.jpg

O espaço para pernas (1m72 de altura)
553_zpsxbdmtjwp.jpg

A cabine
590_zpsorooza7d.jpg
555_zpswqtz3zer.jpg

O B717 conta com uma pega junto às bagageiras para colocar as mãos  
562_zps1s0wske2.jpg

As instruções de segurança coladas nos bancos
567_zpsyitvg86z.jpg

O menu
572_zps0hibzcvx.jpg
571_zpsyvlu9sju.jpg

O pequeno lanche que comprei a bordo
584_zpswwqmfbe8.jpg

As rotas da companhia a partir do aeroporto de Estrasburgo
570_zpsuvyk6qr1.jpg

Os aeroportos servidos pela companhia espanhola
576_zpsqspj1cxb.jpg

B717 EI-EXI (foto de Ferenc Hamori - Airliners)
2510242_zps8k3rozpy.jpg

Dia: 19/09/2016
Companhia: TAP. Operado pela TAP Express / PGA
Voo: TP493
Rota: Toulouse - Lisboa
Horário: TLS 18h25 – LIS 19h25 
Avião: Embraer 190 (CS-TPW) (MSN 550 – 1º voo na Trip em 15/06/2012)
Lugar: 4A (janela à frente)
Distância: 641 mi / 1032 km
Ocupação: 76 passageiros 
Preço: 15000 Milhas + 110,34€ (LIS-FRA + TLS-LIS)

Apesar de já ter voado num E190, um voo da Azul no Brasil, aguardava com alguma ansiedade o meu voo de estreia na TAP Express. A nova marca da companhia portuguesa que veio substituir as cores da PGA e conta na sua frota com estes modelos da Embraer, permitindo assim a reforma dos E145 e F100. 

Pese embora as medidas de segurança adicionais impostas em França após os atentados terroristas não levei muito tempo até chegar à porta de embarque. O aeroporto de Toulouse é confortável e olhando em frente temos a "maternidade" dos aviões Airbus. 

Estava a observar os movimentos e vi chegar proveniente de Lisboa o avião do meu voo, o E190 com o registo CS-TPW. Este avião conta com apenas 4 anos de fabrico tendo voado antes com as cores da Trip e Azul. Curiosidade é que este foi o primeiro E190 a voar na TAP Express. 

O embarque foi por ónibus e pude então entrar no E190 que, ao que tudo indica, irá ter um grande futuro na marca regional da TAP. No check-in online escolhi o lugar 4A, pois viajando com bagagem de mão queria ser dos primeiros a sair do avião, e fiquei agradavelmente surpreendido pelo espaço do lugar. 

Já sentado pude reparar no resto da cabine e posso dizer que gostei do que vi. Além do estado novo, gostei das grandes janelas, do aspeto das cadeiras e sobretudo da configuração 2+2 que considero mais confortável do que a "tradicional" 3+3. Sentado na parte da frente o avião é bastante silencioso. Sem cortina de divisão entre classe executiva e económica. Nota muito positiva para o interior deste avião de fabrico brasileiro. 

Os 76 passageiros a bordo, o que equivale a uma ocupação de 72%, eram maioritariamente franceses em idade de reforma. Com toda a gente sentada e feita a instrução de segurança, partimos às 18h30 (+5m) para a pista 14R. 

Voo calmo, até passarmos os Pirenéus houve sempre a presença de nuvens, o comandante Luís Brito fez o seu discurso dando informações sobre a altitude (30000 pés) e a rota até Lisboa. 

O refeição, ainda grátis em voos da TAP, foi servida às 19h03. Composta por um sanduíche misto e um suco não gostei da forma como a mesma foi entregue aos passageiros. Em termos de apresentação prefiro a entrega dentro de uma caixa de papelão tal como aconteceu no voo de ida (LIS-FRA). Às 19h51 começamos a descida para Lisboa onde viríamos a aterrar na pista 03. Terminava assim a minha estreia num E190 da PGA com as cores da TAP Express. 

O exterior do aeroporto de Toulouse
699_zpseppiyfxw.jpg

Os voos naquele final de tarde no aeroporto francês
700_zpsy0kub7bj.jpg

As salas de embarque
701_zps8fkzquci.jpg

Os novos aviões produzidos pela Airbus
713_zpskc0ot3ct.jpg

Um modelo Beluga utilizado pela própria Airbus
707_zpsf3s30xrn.jpg

A chegada do E190 a Toulouse 
736_zpsdn89uhoe.jpg
737_zpssn0bao0n.jpg

Um ATR da africana Fly540
714_zpsxsit66ih.jpg

Aguardando pela descolagem. Ao lado um A320.Neo
716_zpsrwv4xkcy.jpg

A descolagem de Toulouse
719_zps6jnjqlse.jpg

Os assentos
757_zpseh8qo1he.jpg
692_zpsurx6mxch.jpg
697_zpsycgo813o.jpg

O generoso espaço para pernas (1m72 de altura) neste lugar 4A
693_zpsko1gqzf7.jpg

Pormenores da moderna cabine
695_zpsrzfdukq3.jpg

As bagageiras do E190
698_zpsrig7gvhj.jpg

Nuvens sobre os Pirenéus
722_zps8f9imsbe.jpg
726_zpslggnparx.jpg

As instruções de segurança
740_zpsasczp2fj.jpg
739_zpss3og0te5.jpg

A revista da TAP, a Up
742_zpsfxifdkqh.jpg

Informação sobre o E190 na revista de bordo da companhia
744_zpsuwzmu1hk.jpg

A refeição servida
732_zpsfim3yepu.jpg

Já na zona de Lisboa, a sobrevoar a Base Aérea da Ota
745_zpsf1qj4xyx.jpg

A passagem sobre o aeroporto de Lisboa
747_zpsk9x0meb8.jpg

Sobre o rio Tejo a caminho da pista 03
752_zpsisgd6iib.jpg

Já em Lisboa pude ver os F100 que este Embraer 190 vem substituir

E190 CS-TPW (foto de T.Laurent - Airliners)
2834359_zpsh5i6dpxq.jpg

Em resumo: A TAP realizou um voo LIS-FRA com qualidade. A pouco conhecida Volotea conseguiu me proporcionar um voo pontual, extremamente económico e num avião pouco utilizado mas onde gosto de voar. A minha estreia na TAP Express, operado pela PGA num dos seus E190, também foi um bom voo e acredito que o E190 vai ter uma brilhante carreira na marca regional da TAP.

Um abraço português,

Jopeg

#2 Kal_Center

Kal_Center
  • Usuários
  • 2,007 posts

Posted 12 de December de 2016 - 07:54

Como sempre, um excelente FR Jopeg, parabéns.

Uma coisa que me chama atenção nos E190/E195 é que nos assentos da frente, o alinhamento dos assentos junto a janela é péssimo, tem mais parede que janela. É muito ruim. Já na parte posterior, da asa para atrás, parece que o alinhamento já é mais coerente.

Como não gosto de ter que me esticar pra olhar na janela, peguei o macete de viajar mais pra trás.

Valeu!!

#3 MateusRCL

MateusRCL
  • Usuários
  • 66 posts

Posted 12 de December de 2016 - 17:44

Como sempre, um excelente FR Jopeg, parabéns.

Uma coisa que me chama atenção nos E190/E195 é que nos assentos da frente, o alinhamento dos assentos junto a janela é péssimo, tem mais parede que janela. É muito ruim. Já na parte posterior, da asa para atrás, parece que o alinhamento já é mais coerente.

Como não gosto de ter que me esticar pra olhar na janela, peguei o macete de viajar mais pra trás.

Valeu!!

Sim, uma vez eu voei no 17D em um 195 da Azul e a janela era bem alinhadinha, logo ao lado do assento, mas no retorno, quando sentei no 12A, a janela ficava do lado do encosto, o que me forçava a virar a cabeça para fotografar.

#4 Silva

Silva
  • Usuários
  • 1,044 posts

Posted 12 de December de 2016 - 23:22

Ótimo registro e relatos! Ótimas fotos! Parabéns pelo flight reporter, há poucos sendo feitos e também poucos foristas comentam!

#5 TR763

TR763
  • Usuários
  • 1,015 posts

Posted 13 de December de 2016 - 13:49

A chegada a Lisboa é de tirar o fôlego. Linda cidade!

O espaço das poltronas do E190 impressionam, parece ser muito confortável.

Excelente FR, obrigado por compartilhar!!

Abraços