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Possível reabertura do terminal Pampulha gera atrito entre Infraero e sócios em MG


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#1 jambock

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Posted 18 de December de 2016 - 13:34

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Possível reabertura de terminal gera atrito entre Infraero e sócios em MG

A Infraero quer retomar os voos comerciais a jato no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, e começa a causar atrito com seus sócios privados da BH Airport, concessionária de Confins.
O terminal da Pampulha, que a partir de 2005 transferiu os voos de longa distância para Confins, atua hoje com aviação executiva e regional no Estado. Nele, só estão autorizados aviões menores.
A Folha teve acesso a uma troca de correspondências entre a presidência da BH Airport e da Infraero, enviada com cópia a Maurício Quintella, ministro do Transportes.
Em carta enviada em 9 de novembro, o presidente da BH Airport, Paulo Rangel, diz ao presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira, que a retomada dos voos comerciais em Pampulha pode gerar forte concorrência ao aeroporto de Confins, prejudicando a própria Infraero.
Confins foi concedido em 2014 com participação da Infraero de 49%. Os acionistas privados, Grupo CCR e Aeroporto de Zurich, têm 51%.
Para Rangel, a concorrência de Pampulha causará ociosidade em Confins, um projeto que já carrega dívida e dificuldade de obter financiamento. "Levaria à necessidade de aportes de capitais adicionais pelos acionistas, com impacto negativo ao caixa da própria Infraero", diz a carta.
Ele anexou estudo que diz que, para cada R$ 1 que a Infraero viesse a receber em Pampulha, ela mesma poderia perder mais de R$ 1,10 em sua sociedade em Confins.
Segundo o cálculo, apesar de gerar receita de R$ 205,7 milhões nos próximos cinco anos em Pampulha, a estatal teria custos de R$ 225,9 milhões com investimentos no aeroporto e desembolso adicional em Confins.
Segundo a BH Airport, o edital de licitação, que guiou o plano de negócios na época, contemplou uma projeção de demanda que não considerava um segundo aeroporto na região para aviões comerciais a jato.
O aeroporto de Confins abriu novo terminal neste mês, fruto de investimento de R$ 870 milhões da BH Airport.
Segundo os cálculos anexados por Rangel à correspondência, a reativação de Pampulha causaria perda de receita de R$ 315 milhões à concessionária até 2021.
Em resposta em 25 de novembro, o presidente da Infraero nega que haverá retirada de tráfego de Confins e justifica que as concessões foram feitas para "fomentar concorrência" e dar opções de escolha aos usuários.
A abertura de Pampulha aos grandes jatos comerciais sofre pressão contrária dos moradores do entorno, mas agrada a viajantes devido à localização central, uma vantagem em relação a Confins.
Efeito Galeão
Procurada, a Infraero confirma estar em contato com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para avaliar a possibilidade de ampliar a operação de grandes aviões.
Há um receio dentro do governo de que, em um momento de queda na demanda, o aeroporto de Confins possa ter um destino similar ao do Galeão, no Rio de Janeiro, que está endividado e tem a Infraero como sócia.
O impacto da concorrência de Pampulha pode deixar o consórcio, inclusive a Infraero, em dificuldade para o pagamento das outorgas.
O Galeão sofreu com a queda de receitas devido à recessão e com os custos extraordinários pelas obras da Copa, que deveriam ter sido pagos pela Infraero.
A Abear, que representa as companhias aéreas, não se posiciona em relação a casos específicos, mas, de maneira geral, diz que apoia o aumento da competitividade por meio de investimentos em infraestrutura aeroportuária.
Raio-X
PAMPULHA
Local
Belo Horizonte
(8 km do centro)
Quem administra
Infraero
Pousos e decolagens (acumulado no ano, até novembro)
38.587
Embarques e desembarques
(no ano, até novembro)
281.552
Fonte: Infraero
CONFINS
Local
Confins (38 km de BH)
Quem administra
BH Airport (Grupo CCR e Aeroporto de Zurich, com 51%, e Infraero, com 49%)
Pousos e decolagens (no ano, até novembro)
90.949
Embarques e desembarques
(no ano, até novembro)
8.786.618
Fonte original: BH Airport
[i]Fonte divulgadora: Joana Cunha para Folha de São Paulo via CECOMSAER 18 DEZ 2016



#2 GILMARM

GILMARM
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Posted 18 de December de 2016 - 13:46

A Infraero tinha que tomar vergonha, o aeroporto de confins ficará em desvantagens competitivas por ser mais longe do que o aeroporto de pampulha. Tem que levar em conta que os clientes a negócios vão preferir o de pampulha por ser no centro de BH. 

 

Outro ponto ruim é a infraestrutura de pampulha, já teve alargamentos dentro do aeroporto e serviços aeroportuários péssimos. 

 

Quando eu lembro que vou descer num aeroporto da Infraero dá até medo, porque já sei que lá vem bucha. 



#3 Purgatory

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Posted 18 de December de 2016 - 13:50

Pessoal tá sofrendo antes da hora. Nem imaginam como é gostoso ouvir barulho de avião. rsrsrsrsrs


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#4 FlyerOne

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Posted 18 de December de 2016 - 14:37

É uma pena que a Passaredo não esteja em situação confortável para tirar proveito de um monopólio, praticamente, de PLU. Poderiam oferecer PLU-BSB/SDU/GRU/VDC-SSA... Tirariam um ótimo proveito.


Edited by FlyerOne, 18 de December de 2016 - 14:37 .


#5 B737-8HX

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Posted 18 de December de 2016 - 14:52

É uma pena que a Passaredo não esteja em situação confortável para tirar proveito de um monopólio, praticamente, de PLU. Poderiam oferecer PLU-BSB/SDU/GRU/VDC-SSA... Tirariam um ótimo proveito.

 

Não me surpreenderá se, com o retorno do codeshare da Passaredo com a Gol, eles passem a voar para CNF para privilegiar conexões. 


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#6 PT-KTR

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Posted 18 de December de 2016 - 17:07

 

Não me surpreenderá se, com o retorno do codeshare da Passaredo com a Gol, eles passem a voar para CNF para privilegiar conexões. 

Ou se a GOL voltar a PLU a PTB vá pra CNF para "liberar" 2 slots a mais pra GLO.



#7 Flagship

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Posted 18 de December de 2016 - 18:24

Quem andou por CNF na última semana, sabe que com as novas pontes do Terminal 2, o aeroporto ficou grande para os voos atuais que possui. Abrir PLU com certeza irá diminuir ainda mais o fluxo e fará de CNF o elefante branco de 15 anos atrás, claro nas devidas proporções.
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#8 Ricardo Fontes Moro

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Posted 18 de December de 2016 - 21:06

Eu acompanhava o antigo site do aeroporto de confins (CNF ao vivo) desde 2010 e vendo as fotos de CNF hj é incrível o tamanho da expansão do terminal do aeroporto.

#9 falcaobr

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Posted 20 de December de 2016 - 04:26

Ja sou da opiniao que deve prevalecer o livre mercado sempre em beneficio da populacao.
5 slots por dia para CGH, 3 SDU e 3 BSB nao matam CNF.
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#10 GILMARM

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Posted 20 de December de 2016 - 08:34

Fui procurar as distâncias dos dois aeroportos até o centro e fiquei surpreso com o resultado, Confins tem uma distância de 38 Km, já Pampulha de 8 Km. É uma diferença significativa, como passageiro eu prefiro pegar o avião em Pampulha do que Confins, agora tem que saber os preços das passagens. 


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#11 mr_loner

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Posted 20 de December de 2016 - 08:54

Vão dizer a você que esses 38km de distância serão vencidos tranquilamente em 30 minutinhos... Só não acredite, senão vai perder o voo igual a mim...

 

Fui procurar as distâncias dos dois aeroportos até o centro e fiquei surpreso com o resultado, Confins tem uma distância de 38 Km, já Pampulha de 8 Km. É uma diferença significativa, como passageiro eu prefiro pegar o avião em Pampulha do que Confins, agora tem que saber os preços das passagens.


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#12 GILMARM

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Posted 20 de December de 2016 - 09:00

Vão dizer a você que esses 38km de distância serão vencidos tranquilamente em 30 minutinhos... Só não acredite, senão vai perder o voo igual a mim...

 

 

Pior! Aeroporto longe do centro principal, só se torna competitivo com um sistema de trens rápidos, se não os aeroportos menores sempre vão ser preferidos.



#13 falcaobr

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Posted 20 de December de 2016 - 09:18

Esta extinção radical de voos foi obra do demagogo do Aécio.

Prometeu a tal linha verde e a nova sede do governo que meteram a mão em mais de Bilhão,

O resultado é uma rodovia que vive lotada, engarrafamentos e reze para nao chegar depois das 17:00 pois voce corre o riso com o eu de ficar ate 2 hora dentro do taxi coma ja fiquei varias vezes!



#14 SOUSA CPV

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Posted 20 de December de 2016 - 09:46

PLU se reaberto será apenas para ligações SDU,CGH e BSB sem permitir conexões.

Demais operações, todas em CNF


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#15 gigiomg

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Posted 20 de December de 2016 - 11:57

E quem disse pr vc, SOUZA CVP, que uma possível reabertura da Pampulha ficaria limitada a esses três destinos e sem direito a conexão?

Caso a ANAC libere novamente aviões maiores, a agência n pode limitar destinos e muito menos impedir conexões. Ou seja, uma reabertura mal planejada da Pampulha pode prejudicar CNF de maneira significativa.

E ñ custa lembrar que as principais rotas de CNF tem como destino, as grandes capitais do país, São Paulo, Rio, Brasília, incluindo os aeroportos centrais CGH, SDU. Se essas rotas forem transferidas quase que completamente pr a Pampulha, o aeroporto internacional sofrerá enorme perda de passageiros. CNF n sobrevive apenas com voos pr rotas secundárias.

E por fim, o meu maior medo com relação a reabertura da Pampulha nem é os impactos imediatos e sim a médio e longo prazo. Se esse aeroporto central for reaberto haverá uma enorme pressão pr futuras expansões. As mesmas pessoas que dizem ser inaceitável n utilizar a estrutura atual do aeroporto pr voos pr grandes centros, com a rápida saturação do aeroporto numa possível reabertura, argumentarão que havendo espaço será inaceitável n expandir o aeroporto, nos moldes do que foi feito, por exemplo, no SDU, pr cobrir o aumento da demanda. E em consequência disto, CNF nunca terá a estabilidade necessária planejar suas futuras e possíveis expansões, o que seria uma pena. Pq apesar de mais longe do centro, esse aeroporto tem uma estrutura e área de expansão que se for plenamente utilizada geraria mais riquezas e um mercado aéreo mais desenvolvido que aquela porcaria da Pampulha jamais conseguiria.

#16 Carlos Augusto

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Posted 20 de December de 2016 - 12:30

Ou se a GOL voltar a PLU a PTB vá pra CNF para "liberar" 2 slots a mais pra GLO.

 

JDF também está "louquinho" para voltar a ter voos para PLU, SDU e CGH. :ohyes:



#17 mr_loner

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Posted 20 de December de 2016 - 14:48

 

Pior! Aeroporto longe do centro principal, só se torna competitivo com um sistema de trens rápidos, se não os aeroportos menores sempre vão ser preferidos.

 

Apesar de ser incômodo, não é algo tão grave assim ter um aeroporto longe do centro, há alguns outros exemplos no Brasil de aeroportos próximos dos 25~30km de distância do centro como MCZ, SSA o próprio GRU, enfim... a questão é que pra "nós reles mortais" duas horas a mais em um trajeto não são tão decisivos assim, mas para outros é. PLU já apresenta uma limitação natural, nem tem como ampliar, até pq mesmo que ampliassem terminal, ainda teria problemas de estacionamento, acesso, etc... Ele mesmo com a permissão de jatos teria um crescimento e alcance bem limitados e suas tarifas seriam determinantes para uma segmentação de público.

 

A questão é que algumas pessoas pra defender CNF (o que não tem problema nenhum, cada um defende o que entende ser correto) começa a criar esse tipo de HOAX querendo passar a impressão que esse fator distância e bobagem, e que vai ''do centro pra CNF em 30 minutinhos''. (Talvez as duas da manhã, num carro motor 2.0, ignorando todas as leis de transito)

 

A realidade é que dependendo do horário você gasta facilmente 2h mesmo em ônibus executivo ou táxi, tempo que não chega a metade indo pra PLU... Mas enfim, isso já foi tão exaustivamente discutido que em vale mais a pena...


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#18 spitfire

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Posted 20 de December de 2016 - 15:45

Quem desenhou a localização atual de CNF nos anos 80 nao tem a menor capacidade de analisar e prospectar, para ter que construir um aeroporto tao longe como ele.

se hoje a urbanização esta proxima a ele, me espanta antes, onde so havia mato, o cara enfiar os pax da cidade a viajar ate la no meio do nada.

 

Sem dó, ja pensei antes de privatizar e levar voos era demolir e refazer mais perto. Tem que ser muito mal carater e mal gosto gastar dinheiro ainda mais com CNF atual e nao resolver os problemas atuais de embarcar mais proximo e com segurança aeronautica.

 

Mas que belo desafio nos deixa atualmente.. desafio que so faz perder dinheiro e tempo!


Edited by spitfire, 20 de December de 2016 - 15:48 .


#19 falcaobr

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Posted 20 de December de 2016 - 18:52

Quem desenhou a localização atual de CNF nos anos 80 nao tem a menor capacidade de analisar e prospectar, para ter que construir um aeroporto tao longe como ele.
se hoje a urbanização esta proxima a ele, me espanta antes, onde so havia mato, o cara enfiar os pax da cidade a viajar ate la no meio do nada.
 
Sem dó, ja pensei antes de privatizar e levar voos era demolir e refazer mais perto. Tem que ser muito mal carater e mal gosto gastar dinheiro ainda mais com CNF atual e nao resolver os problemas atuais de embarcar mais proximo e com segurança aeronautica.
 
Mas que belo desafio nos deixa atualmente.. desafio que so faz perder dinheiro e tempo!


Bem falado, pimenta no olho dos outros nao arde!
Ficar 50min no CGH-CNF e depois mais 2hrs no transito mata qualquer negocio.

#20 Landing

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Posted 20 de December de 2016 - 19:05

Vão dizer a você que esses 38km de distância serão vencidos tranquilamente em 30 minutinhos... Só não acredite, senão vai perder o voo igual a mim...

HAHAHAHAAH momento épico do CR.

de qualquer forma, também recomendaram procurar outros voos uma certa conexão que vc perdeu diversas vezes, mas mesmo assim vc insistem e fazer.

essa vc não vai poder botar a culpa na conta dos amigos do CR.


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