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Engine Start Switches em "FLT" antes da decolagem?


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7 replies to this topic

#1 sinico.aeronauta

sinico.aeronauta
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Posted 03 de January de 2017 - 16:22

Salve, senhores!

 

Pergunta pro pessoal que pilota 737:

- Qual é o motivo de por os "engine start switches" na posição "FLT" ao invés de "CONT" antes da decolagem , por favor?

Sempre soube que os mesmos são movidos na posição "CONT" antes da decolagem e em "FLT" quando se trata de tentar acender em vôo um motor que parou.

 

Agradeço pela atenção!


Edited by sinico.aeronauta, 03 de January de 2017 - 16:25 .


#2 rodsvin

rodsvin
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Posted 03 de January de 2017 - 20:43

Essa posiçao FLT, bypassa o seletor de ignitores A e B, colocando ambos para ligado quando o motor esta em Idle,
na posicao cont, ele liga os ignitores que estiverem selecionados na chave a e b quando o motor esta em idle.

pela boeing, pouso e decolagem em cont, aonde vc viu essa questao de flt? pode ser sop especifico de alguma companhia...

Edited by rodsvin, 03 de January de 2017 - 20:48 .


#3 sinico.aeronauta

sinico.aeronauta
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Posted 04 de January de 2017 - 06:02

Oi gentil rodsvin, agradeço pelo esclarecimento! :)

Estava vendo um video e por acaso notei a trip selecionar os seletores em "FLT" no alinhamento para decolagem...

Abraço!



#4 rodsvin

rodsvin
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Posted 04 de January de 2017 - 09:08

Pode ser sop especifico deles, ou algum boletim ou recomendação ou até condição mel, na minha hulmilde opinião... ate pq vc coloca em cont no before taxi...

Edited by rodsvin, 04 de January de 2017 - 09:10 .


#5 Baron

Baron
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Posted 04 de January de 2017 - 14:14

Salve, senhores!

 

Pergunta pro pessoal que pilota 737:

- Qual é o motivo de por os "engine start switches" na posição "FLT" ao invés de "CONT" antes da decolagem , por favor?

Sempre soube que os mesmos são movidos na posição "CONT" antes da decolagem e em "FLT" quando se trata de tentar acender em vôo um motor que parou.

 

Agradeço pela atenção!

 

Como os colegas indicaram a posição normal para decolagem é realmente em CONT, mas aparentemente após o alinhamento na pista eles analisam a trajetória de decolagem juntos e o Comandante solicita a troca para a posição FLT que é recomendada "if operating in moderate to heavy precipitation". 



#6 sinico.aeronauta

sinico.aeronauta
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Posted 04 de January de 2017 - 14:28

 

Como os colegas indicaram a posição normal para decolagem é realmente em CONT, mas aparentemente após o alinhamento na pista eles analisam a trajetória de decolagem juntos e o Comandante solicita a troca para a posição FLT que é recomendada "if operating in moderate to heavy precipitation". 

 

De fato, eles atraversaram por um pouco de chuva no primeiro segmento... 

Agradeço pela resposta! :)

Abraço!



#7 B737-8HX

B737-8HX
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Posted 05 de January de 2017 - 00:56

Para decolagem, CONT. Em algumas condições específicas, FLT - mas é raro. 



#8 FlyerJokker

FlyerJokker
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Posted 05 de January de 2017 - 21:05

Também acho que a questão aí foi uma antecipação à alguma condição meteorológica na trajetória de decolagem.

 

No entanto:
 

*If moderate to heavy rain, hail or sleet is encountered or anticipated: ENGINE START switches ..................................................CONT

 

(Se o problema era chuva, granizo, não precisava mudar nada, pois CONT já é a posição normal dos START switches para decolagem)

 

Agora, se eles estavam antecipando TURBULÊNCIA SEVERA, aí sim a posição correta seria FLT.

 

 

 

Ao meu ver, não fez muito sentido, mas, trata-se de uma decisão de comando. Não vai prejudicar, mas também não vai ser essa atitude que vai fazer a diferença.