Jump to content

Photo

AD com vôos para Jericoacoara

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
74 replies to this topic

#21 FlyerOne

FlyerOne
  • Desligados
  • 8,180 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Seguro - BA
  • Data de Nascimento:22/04/1500

Posted 10 de January de 2017 - 11:39

quis dizer, controle de turistas na região e taxa de preservação ambiental mais cara, como Noronha tem.

Sim, entendi que fosse isso, porém, como eu falei, a oferta para FEN dobrou dos últimos 3 anos pra cá (depois que a Azul comprou a TRIP e assumiu a rota). Com Jeri não vai ser diferente.

#22 Nos-767

Nos-767
  • Usuários
  • 1,465 posts
  • Cidade/UF/País:Ceará Brasil
  • Data de Nascimento:24/09/1985

Posted 10 de January de 2017 - 14:17

já concluíram o terminal? porque tava atrasada a obra

sim. Desde o fim do ano...

é um terminal idêntico ao Dragão do Mar, de Aracati:

image.jpg

quis dizer, controle de turistas na região e taxa de preservação ambiental mais cara, como Noronha tem.

está previsto, se o Pq Nacional for repassado ao Governo do CE, já foi anunciada que terá a cobrança.... é preciso.. o local tá 'piorando rápido'...

a especulação imobiliária já empurra gente pra praia do Preá (por sinal, eu gostei de lá mais do que Jeri, não sei o pq)...

#23 Stelios4K

Stelios4K
  • Usuários
  • 7,412 posts
  • Cidade/UF/País:SP/SP
  • Data de Nascimento:25/03/1983

Posted 10 de January de 2017 - 14:48

como FEN cresceu, aumentaram as taxas tb pra controlar!

#24 Kal_Center

Kal_Center
  • Usuários
  • 1,953 posts
  • Cidade/UF/País:CWB
  • Data de Nascimento:17/03/1982

Posted 10 de January de 2017 - 15:07

sim. Desde o fim do ano...

é um terminal idêntico ao Dragão do Mar, de Aracati:

image.jpg

está previsto, se o Pq Nacional for repassado ao Governo do CE, já foi anunciada que terá a cobrança.... é preciso.. o local tá 'piorando rápido'...

a especulação imobiliária já empurra gente pra praia do Preá (por sinal, eu gostei de lá mais do que Jeri, não sei o pq)...

Acho um absurdo não cobrarem entrada para a maioria dos parques nacionais e estaduais Brasil afora. Serviria para custear manutenção e segurança.

Enfim, parênteses a parte, este voo tem tudo pra dar certo! Apesar de acabar com o "charme" da viagem de jardineira pra quem vem por terra rsrs.

#25 ReisCassio

ReisCassio
  • Usuários
  • 16 posts
  • Cidade/UF/País:Belém/Pará/Brasil
  • Data de Nascimento:27/07/1989

Posted 10 de January de 2017 - 15:16

Mas a jardineira não é entre Jijoca e Jericoacoara? Mesmo descendo de avião, eu acho que ainda deve ser necessário a ida de Jardineira. Ou estou enganado?

• edu1802 likes this

#26 B737-8EH

B737-8EH
  • Usuários
  • 6,344 posts
  • Interests:Aviação
  • Cidade/UF/País:Campina Grande - Paraíba - Brasil
  • Data de Nascimento:01/09/1900

Posted 11 de January de 2017 - 19:05

Eu so nao entendo uma coisa...

Como se opera em uma localidade que nao dispõe do minimo de infra estrutura prevista no RBAC 121?

#27 edu1802

edu1802
  • Usuários
  • 1,852 posts
  • Interests:Infra-estrutura aeroportuária, aviação civil, aviação desportiva
  • Cidade/UF/País:Santa Inês/MA/Brazil
  • Data de Nascimento:18/02/0000

Posted 11 de January de 2017 - 19:32

Acho que isso foi estudado antes de solicitarem né não?

#28 B737-8EH

B737-8EH
  • Usuários
  • 6,344 posts

Posted 11 de January de 2017 - 22:24

Acho que isso foi estudado antes de solicitarem né não?

Honestamente?

Nao. É como operar em OPS. O RBAC é clarissimo, mas a ANAC fica quieta...
  • edu1802 likes this

#29 Nos-767

Nos-767
  • Usuários
  • 1,465 posts
  • Cidade/UF/País:Ceará Brasil
  • Data de Nascimento:24/09/1985

Posted 11 de January de 2017 - 23:16

Mas a jardineira não é entre Jijoca e Jericoacoara? Mesmo descendo de avião, eu acho que ainda deve ser necessário a ida de Jardineira. Ou estou enganado?

sim. E vai ganhar mais uma... a Fretcar está adaptando um ônibus de fato pra integrar o Jijoca > Jeri....

19731.jpg

http://www.fortalbus...-adaptacao.html

#30 PT-KTR

PT-KTR
  • Usuários
  • 8,827 posts
  • Cidade/UF/País:SBSV
  • Data de Nascimento:04/11/1933

Posted 11 de January de 2017 - 23:41

É uma aposta da Azul voos partindo de REC.

Um exemplo disso é Parnaiba. Antes havia o voo THE-PHB-FOR com o ATR duas vezes por semana. Poucos passageiros desembarcavam ou embarcavam em Parnaiba. Depois passou a ser PHB-FOR ida e volta duas vezes o semana. Esse voo tinha uma ocupação muito baixa (em torno de 40%).

A Azul acabou com esse voo e criou o REC-PHB semanal com o E195. E deu resultado. Ocupação na média de 70-80%.

Agora, será que esse novo voo para Jericoacoara irá impactar o voo para PHB? Parnaiba é o aeroporto com voo regular mais próximo de Jericoacoara. Apesar disso, duvido que muitos passageiros que desembarcam em Parnaiba tenham como destino final Jericoacoara.

O voo de PHB só existe pela questão do desconto do ICMS, se não cairia fora rapidinho... THE-PHB é um fracasso eterno, não enche um Caravan da Piquiatuba, imagine um ATR, a mentalidade local é: Se Guanabara custa 70, pq vou pagar mais do que isso no avião?

Tenha certeza que muita gente desse voo REC-PHB segue para Barreirinhas, Camocim e Jeri, além claro de Cajueiro da Praia e Barra Grande.

#31 HammerHead

HammerHead
  • Usuários
  • 380 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:12/11/1906

Posted 12 de January de 2017 - 07:05

Honestamente?

Só para fins de conhecimento, quais são as não conformidades dos dois locais que citaste?

#32 -ZAP-

-ZAP-
  • Usuários
  • 3,439 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 12 de January de 2017 - 07:07

Honestamente?

Nem tanto, a ANAC inciou um processo de certificação dos aeroportos brasileiros (começando dos maiores) e quem não consegue a certificação fica sem aumento de voos sendo que em casos extremos a ANAC fecha o aeroporto (caso de PIN). Quando chegar em OPS capaz de fechar aquela porcaria de aeroporto.
A Azul sabe exatamente das condições do aeroporto de Jeri, mandou uma comitiva lá com gente de infra e do safety pra avaliar, óbvio voltam-se varias não conformidades mas com isso estima-se o prazo de solução e negociação com a administração local motivo pelo qual o HOTRAN é solicitado (inclusive como forma de pressão para que obras saim logo). A ANAC só vai aprovar o pedido quando o aeroporto tiver os requisitos mínimos pela agência, após a aprovação se algo ainda estiver fora de prumo sob a ótica de segurança da Azul o safety não aconselha a operação e fica-se aguardando. Neste aguardar obviamente a Azul tem um time institucional que cobra e acompanha a evolução da situação até que se chegue em condições mínimas de operação.

#33 B737-8EH

B737-8EH
  • Usuários
  • 6,344 posts

Posted 12 de January de 2017 - 08:38

Só para fins de conhecimento, quais são as não conformidades dos dois locais que citaste?

Dentre outras, ausência de estação radio e informações meteorológicas.

#34 B737-8EH

B737-8EH
  • Usuários
  • 6,344 posts

Posted 12 de January de 2017 - 08:40

Nem tanto, a ANAC inciou um processo de certificação dos aeroportos brasileiros (começando dos maiores) e quem não consegue a certificação fica sem aumento de voos sendo que em casos extremos a ANAC fecha o aeroporto (caso de PIN). Quando chegar em OPS capaz de fechar aquela porcaria de aeroporto.
A Azul sabe exatamente das condições do aeroporto de Jeri, mandou uma comitiva lá com gente de infra e do safety pra avaliar, óbvio voltam-se varias não conformidades mas com isso estima-se o prazo de solução e negociação com a administração local motivo pelo qual o HOTRAN é solicitado (inclusive como forma de pressão para que obras saim logo). A ANAC só vai aprovar o pedido quando o aeroporto tiver os requisitos mínimos pela agência, após a aprovação se algo ainda estiver fora de prumo sob a ótica de segurança da Azul o safety não aconselha a operação e fica-se aguardando. Neste aguardar obviamente a Azul tem um time institucional que cobra e acompanha a evolução da situação até que se chegue em condições mínimas de operação.

Vamos ver o que a nossa querida N.. consegue :secret:
  • thor.rao likes this

#35 victinhotjk

victinhotjk
  • Usuários
  • 417 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil / BR/BR

Posted 12 de January de 2017 - 15:21

Dentre outras, ausência de estação radio e informações meteorológicas.

Desce até o mínimo da FIR, se estiver VMC modifica o plano e continua, caso IMC volta. Nesse parte não vejo riscos. Sem Rádio para informação de tráfego o risco aumenta, mas nada que coloque em perigo as pessoas. Já operei muito em Sinop e sempre tudo foi tranquilo.

#36 HudA3

HudA3
  • Usuários
  • 1,103 posts
  • Cidade/UF/País:conxixina

Posted 12 de January de 2017 - 16:10

Como disse o colega, segue as regras de tráfego aéreo e pronto, claro que rádio, procedimento, é muito melhor que pista sem nada, como Sinop, mas nada de pano preto....
  • G-BOAC and GF Klein like this

#37 B737-8HX

B737-8HX
  • Usuários
  • 812 posts
  • Interests:Aviação Comercial/Segurança de Voo/Boeing 737NG
  • Cidade/UF/País:Campinas/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:07/03/1982

Posted 12 de January de 2017 - 18:55

Como disse o colega, segue as regras de tráfego aéreo e pronto, claro que rádio, procedimento, é muito melhor que pista sem nada, como Sinop, mas nada de pano preto....

Vamos por partes: não é só questão de seguir regras de tráfego. Isso aí qualquer operador sério, seja 121, 91 ou 135, segue à risca.  

A estrutura mínima obrigatória não é encontrada nas localidades citadas --  Sinop e, agora, Jeri. Vários outros lugares também possuem operação regular dessa forma. 

É seguro? Em partes. Eu não boto minha mão no fogo... Só que, sendo a ANAC a agência reguladora e, portanto, responsável por permitir e/ou vetar o que difere do exposto nos regulamentos, enxergo certas autorizações como errôneas. É a famosa "vista grossa". 

Operação cada empresa tem a sua. Sei que a Azul baseia-se na descida até o mínimo na FIR para, após, prosseguir VMC. Na Passaredo, sei que eles prosseguiam até o mínimo meteorológico regulamentar... E assim por diante.

Contudo, trata-se da infraestrutura aeroportuária que a própria agência reguladora preconiza como mínima para que tenham operações regulares, ou seja, embasadas no RBAC 121.

Vai além das regras de tráfego aéreo... 

#38 B737-8EH

B737-8EH
  • Usuários
  • 6,344 posts

Posted 12 de January de 2017 - 22:55

Desce até o mínimo da FIR, se estiver VMC modifica o plano e continua, caso IMC volta. Nesse parte não vejo riscos. Sem Rádio para informação de tráfego o risco aumenta, mas nada que coloque em perigo as pessoas. Já operei muito em Sinop e sempre tudo foi tranquilo.

Muito melhor não. Mandatório.

Sabe, aviação é um universo muito grande. Infelizmente, nos, pilotos, as vezes temos o péssimo habito de subestimar qualquer coisa que saia do escopo de pilotagem.

RBAC 121:

121.97- AERÓDROMOS. INFORMAÇÕES REQUERIDAS
(a) Cada detentor de certificado conduzindo operações domésticas ou de bandeira deve demonstrar que cada rota submetida à aprovação é apoiada em aeródromos em quantidade e qualidade adequada, considerando aspectos como dimensões, resistência e superfície das pistas, obstruções, facilidades, proteção ao público (security), sinalização e auxílios luminosos, auxílios à navegação e aproximação, comunicação, horário de funcionamento e controle de tráfego.
  • B737-8HX likes this

#39 Mike Sierra

Mike Sierra
  • Usuários
  • 2,082 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/Rj/Brasil
  • Data de Nascimento:12/06/1990

Posted 12 de January de 2017 - 23:09

Sabe, aviação é um universo muito grande. Infelizmente, nos, pilotos, as vezes temos o péssimo habito de subestimar qualquer coisa que saia do escopo de pilotagem.

RBAC 121:

(a) Cada detentor de certificado conduzindo operações domésticas ou de bandeira deve demonstrar que cada rota submetida à aprovação é apoiada em aeródromos em quantidade e qualidade adequada, considerando aspectos como dimensões, resistência e superfície das pistas, obstruções, facilidades, proteção ao público (security), sinalização e auxílios luminosos, auxílios à navegação e aproximação, comunicação, horário de funcionamento e controle de tráfego.

e onde que a AZUL descumpriu a norma?

#40 victinhotjk

victinhotjk
  • Usuários
  • 417 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil / BR/BR

Posted 13 de January de 2017 - 11:19

RBAC 121:

" qualidade adequada ". Operação VFR e comunicação na livre ( 123,45 ) são considerados adequados, mesmo não sendo o ideal, ao meu ver. Tem um boletim interno, que antes de cada voo para esses lugares, nós lemos e conferimos se nosso dispatch release está de acordo com as normas. E a empresa fica em cima mesmo, se fizer uma aproximação direta, pode ter certeza que vai ter que ir se explicar no safety. Abraços
  • Marcos Simplicio likes this