Jump to content


Photo

Avião sobrevoa Brasília por duas horas e meia após pane no trem de pouso

SBBR BSB Brasília Gol Boeing 737 Falha Trem de pouso

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
10 replies to this topic

#1 gqueiroz

gqueiroz
  • Usuários
  • 203 posts

Posted 23 de January de 2017 - 07:40

Um avião com destino a Boa Vista (RR) precisou sobrevoar em círculos o espaço aéreo de Brasília por duas horas e meia na madrugada desta segunda-feira (23).
 
De acordo com informações da concessionária Inframérica, cerca de dez minutos após a decolagem do aeroporto internacional de Brasília, às 23h05, o piloto de uma aeronave da GOL (VOO G3 2020) informou ao centro de controle que precisaria retornar devido a um problema no trem de pouso.
 
Como o avião estava com o tanque de combustível cheio, precisou gastar parte dele para poder pousar com segurança.
 
Segundo a assessoria de imprensa da GOL, o trem de pouso não foi recolhido na velocidade e na altitude determinadas.
 
O avião de passageiros da GOL pousou no aeroporto de Brasília por volta da 1h30.
 
A companhia informou ainda que não foi registrado nenhum tipo de emergência a bordo, que os passageiros serão reacomodados em outro voo e que toda a assistência está sendo prestada.

Fonte: http://www1.folha.uo...-de-pouso.shtml


#2 Francisco Shykko

Francisco Shykko
  • Usuários
  • 16 posts

Posted 23 de January de 2017 - 10:33

Duvida de leigo.....esse combustivel poderia ser dispensado ao inves de ficar horas e horas voando ?

 

Para dispensar combustivel é necessario estar no mar ?

 

Abs amigos !!!



#3 Ricardo Fontes Moro

Ricardo Fontes Moro
  • Usuários
  • 1,470 posts

Posted 23 de January de 2017 - 10:47

Depois que e mídia descobriu o flightradar 24 podem esperar várias matéria nesse tipo, "Avião da várias voltas no ar antes de pousar em Guarulhos.", "Aviões em sentidos opostos quase se chocam sobre o oceano."

Abs.

#4 bmallet

bmallet
  • Usuários
  • 227 posts

Posted 23 de January de 2017 - 10:48

Duvida de leigo.....esse combustivel poderia ser dispensado ao inves de ficar horas e horas voando ?

 

Para dispensar combustivel é necessario estar no mar ?

 

Abs amigos !!!

 

 

Alijamento de combustível na família 737 e A320, não.

 

E não é necessário estar sobre o mar para o procedimento. Tem que se obedecer umas regras específicas como altitude e regras locais do espaço aéreo, se houver. Os cmdt's podem esclarecer melhor.

 

Veja este vídeo onde se faz um alijamento em espaço aéreo europeu.

 

https://youtu.be/rEf35NtlBLg



#5 Renatosilva

Renatosilva
  • Usuários
  • 484 posts

Posted 23 de January de 2017 - 11:22

Fico pensando se não seria mais viável ir pra Cnf pra mandar pra manutenção de uma vez.

#6 Schonarth

Schonarth
  • Usuários
  • 692 posts

Posted 23 de January de 2017 - 11:27

Creio que o motivo de não ter ocorrido o alijamento foi a altitude. O comandante deve ter solicitado manter o FL quando notou que o trem não recolheu.



#7 GLK

GLK
  • Moderador
  • 5,352 posts

Posted 23 de January de 2017 - 11:36

Que eu saiba 737 não faz alijamento.



#8 Bruno Holtz

Bruno Holtz
  • Usuários
  • 1,151 posts

Posted 23 de January de 2017 - 12:57

O 737 nao alija combustível.
O sistema de alijamento, alem de pesado e muito caro. So equipamento maior dispõe.
Li em algum lugar que ate mesmo o 767-200 nao dispõe deste sistema. Então nao sera um 737 que o terá.
Em tempo: a familia A32x tambem nao tem o sistema de aliajmento.

#9 PT-KTR

PT-KTR
  • Usuários
  • 8,850 posts

Posted 23 de January de 2017 - 14:09

Fico pensando se não seria mais viável ir pra Cnf pra mandar pra manutenção de uma vez.


1. E fazer o que com os paxs?
2. Você sabe qual foi a pane para enviar um avião direto ao CEMAN?
2.1 As vezes ocorre da manutenção esquecer o pino e o trem não recolher...
2.2 As vezes um sensor qualquer e um limpa contato e o problema resolvido
3 Voar BSB-CNF de trem embaixo ia durar bastante tempo.
4 Tá em pane pós decolagem? É prali mesmo que se retorna...

#10 F0XHOUND

F0XHOUND
  • Usuários
  • 97 posts

Posted 24 de January de 2017 - 07:50

O item 4 é uma das primeiras coisas que se aprende no aeroclube no bom e velho CAP.4:

 

"pane na decolagem abaixo da altitude de segurança, pousa em frente ou máx curva 45º esquerda ou direita. Acima, avaliar curva 180º pra pousar na cabeceira oposta".



#11 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,502 posts

Posted 27 de January de 2017 - 09:55

O item 4 é uma das primeiras coisas que se aprende no aeroclube no bom e velho CAP.4:
 
"pane na decolagem abaixo da altitude de segurança, pousa em frente ou máx curva 45º esquerda ou direita. Acima, avaliar curva 180º pra pousar na cabeceira oposta".

B737 é um pouco diferente do CAP4. Nem sempre o retorno à origem é a melhor alternativa (embora nesse caso fosse). Tanto é que a legislação permite o alternado de decolagem.

Voei CAP4 e respeito todo o aprendizado básico que tive nele. Mas aviação comercial a coisa é um pouco mais complexa e são muito mais variáveis pra se levar em conta.