Jump to content


Photo

Avião sobrevoa Brasília por duas horas e meia após pane no trem de pouso

SBBR BSB Brasília Gol Boeing 737 Falha Trem de pouso

  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
10 replies to this topic

#1 gqueiroz

gqueiroz
  • Usuários
  • 197 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Salvador/BA/Brasil
  • Data de Nascimento:10/08/1983

Posted 23 de January de 2017 - 07:40

Um avião com destino a Boa Vista (RR) precisou sobrevoar em círculos o espaço aéreo de Brasília por duas horas e meia na madrugada desta segunda-feira (23).
 
De acordo com informações da concessionária Inframérica, cerca de dez minutos após a decolagem do aeroporto internacional de Brasília, às 23h05, o piloto de uma aeronave da GOL (VOO G3 2020) informou ao centro de controle que precisaria retornar devido a um problema no trem de pouso.
 
Como o avião estava com o tanque de combustível cheio, precisou gastar parte dele para poder pousar com segurança.
 
Segundo a assessoria de imprensa da GOL, o trem de pouso não foi recolhido na velocidade e na altitude determinadas.
 
O avião de passageiros da GOL pousou no aeroporto de Brasília por volta da 1h30.
 
A companhia informou ainda que não foi registrado nenhum tipo de emergência a bordo, que os passageiros serão reacomodados em outro voo e que toda a assistência está sendo prestada.

Fonte: http://www1.folha.uo...-de-pouso.shtml


#2 Francisco Shykko

Francisco Shykko
  • Usuários
  • 16 posts
  • Cidade/UF/País:sao paulo/sp/brasil
  • Data de Nascimento:27/01/1978

Posted 23 de January de 2017 - 10:33

Duvida de leigo.....esse combustivel poderia ser dispensado ao inves de ficar horas e horas voando ?

 

Para dispensar combustivel é necessario estar no mar ?

 

Abs amigos !!!



#3 Ricardo Fontes Moro

Ricardo Fontes Moro
  • Usuários
  • 1,443 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Curitiba-PR
  • Data de Nascimento:06/09/1995

Posted 23 de January de 2017 - 10:47

Depois que e mídia descobriu o flightradar 24 podem esperar várias matéria nesse tipo, "Avião da várias voltas no ar antes de pousar em Guarulhos.", "Aviões em sentidos opostos quase se chocam sobre o oceano."

Abs.

#4 bmallet

bmallet
  • Usuários
  • 226 posts
  • Gender:Male
  • Location:Rio de Janeiro
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Data de Nascimento:16/06/1981

Posted 23 de January de 2017 - 10:48

Duvida de leigo.....esse combustivel poderia ser dispensado ao inves de ficar horas e horas voando ?

 

Para dispensar combustivel é necessario estar no mar ?

 

Abs amigos !!!

 

 

Alijamento de combustível na família 737 e A320, não.

 

E não é necessário estar sobre o mar para o procedimento. Tem que se obedecer umas regras específicas como altitude e regras locais do espaço aéreo, se houver. Os cmdt's podem esclarecer melhor.

 

Veja este vídeo onde se faz um alijamento em espaço aéreo europeu.

 

https://youtu.be/rEf35NtlBLg



#5 Renatosilva

Renatosilva
  • Usuários
  • 427 posts
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte MG Brasil
  • Data de Nascimento:06/05/1980

Posted 23 de January de 2017 - 11:22

Fico pensando se não seria mais viável ir pra Cnf pra mandar pra manutenção de uma vez.

#6 Schonarth

Schonarth
  • Usuários
  • 632 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:BSB/JOI
  • Data de Nascimento:03/10/1986

Posted 23 de January de 2017 - 11:27

Creio que o motivo de não ter ocorrido o alijamento foi a altitude. O comandante deve ter solicitado manter o FL quando notou que o trem não recolheu.



#7 GLK

GLK
  • Moderador
  • 5,240 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/04/1989

Posted 23 de January de 2017 - 11:36

Que eu saiba 737 não faz alijamento.



#8 Bruno Holtz

Bruno Holtz
  • Usuários
  • 1,134 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Salvador/Ba/Brasil
  • Data de Nascimento:02/03/1973

Posted 23 de January de 2017 - 12:57

O 737 nao alija combustível.
O sistema de alijamento, alem de pesado e muito caro. So equipamento maior dispõe.
Li em algum lugar que ate mesmo o 767-200 nao dispõe deste sistema. Então nao sera um 737 que o terá.
Em tempo: a familia A32x tambem nao tem o sistema de aliajmento.

#9 PT-KTR

PT-KTR
  • Usuários
  • 8,653 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:SBSV
  • Data de Nascimento:04/11/1933

Posted 23 de January de 2017 - 14:09

Fico pensando se não seria mais viável ir pra Cnf pra mandar pra manutenção de uma vez.


1. E fazer o que com os paxs?
2. Você sabe qual foi a pane para enviar um avião direto ao CEMAN?
2.1 As vezes ocorre da manutenção esquecer o pino e o trem não recolher...
2.2 As vezes um sensor qualquer e um limpa contato e o problema resolvido
3 Voar BSB-CNF de trem embaixo ia durar bastante tempo.
4 Tá em pane pós decolagem? É prali mesmo que se retorna...
  • Carajato, Diniz Júnior, mbeduschi and 10 others like this

#10 F0XHOUND

F0XHOUND
  • Usuários
  • 96 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:SP/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:12/05/1985

Posted 24 de January de 2017 - 07:50

O item 4 é uma das primeiras coisas que se aprende no aeroclube no bom e velho CAP.4:

 

"pane na decolagem abaixo da altitude de segurança, pousa em frente ou máx curva 45º esquerda ou direita. Acima, avaliar curva 180º pra pousar na cabeceira oposta".


  • flightFernando likes this

#11 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,486 posts
  • Gender:Male
  • Location:Belo Horizonte
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Posted 27 de January de 2017 - 09:55

O item 4 é uma das primeiras coisas que se aprende no aeroclube no bom e velho CAP.4:
 
"pane na decolagem abaixo da altitude de segurança, pousa em frente ou máx curva 45º esquerda ou direita. Acima, avaliar curva 180º pra pousar na cabeceira oposta".

B737 é um pouco diferente do CAP4. Nem sempre o retorno à origem é a melhor alternativa (embora nesse caso fosse). Tanto é que a legislação permite o alternado de decolagem.

Voei CAP4 e respeito todo o aprendizado básico que tive nele. Mas aviação comercial a coisa é um pouco mais complexa e são muito mais variáveis pra se levar em conta.





Also tagged with one or more of these keywords: SBBR, BSB, Brasília, Gol, Boeing 737, Falha, Trem de pouso