Jump to content


Photo

Governo do MS ativa Grupo de Patrulhamento Aéreo da PM


This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
No replies to this topic

#1 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 23,461 posts

Posted 11 de February de 2017 - 13:51

Meus prezados
Governo do MS ativa Grupo de Patrulhamento Aéreo da PM e atividades devem começar de março
Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) juntamente com a Polícia Militar iniciou neste mês de fevereiro as medidas para implantação do Programa de Policiamento Ostensivo e Preventivo Aéreo. A intenção é empregar um helicóptero diariamente em conjunto com as viaturas dos batalhões que realizam o policiamento ostensivo e preventivo diário, nos horários e locais de maior incidência de crimes apoiando o trabalho que já é realizado pelos órgãos de segurança pública.
Helicoptero.jpg
Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, o policiamento deve começar já no próximo mês, logo depois que a manutenção do helicóptero estiver pronta e o efetivo tiver recebido orientações de padronização e conhecimento da doutrina de operação aplicável nesta modalidade. “É importante destacar também que podemos utilizar essa aeronave em ações conjuntas com o Governo Federal, para combater o crime organizado nas fronteiras com a Bolívia e com o Paraguai”, anunciou Barbosa.
A aeronave a ser utilizada será um HS350 B3e “Esquilo” com capacidade para 6 pessoas, sendo que durante a operação diária contará com 2 pilotos, três tripulantes e um mecânico de solo, equipes estas já existentes nos quadros da Polícia Militar.
O helicóptero foi comprado em 2011 com verbas de cerca de R$ 6,6 milhões da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e apresentado durante a Interseg 2012. O helicóptero chegou a operar por curto período, quando passou a ser utilizado esporadicamente por conta dos problemas de manutenção.
1-1.jpg
Aeronave irá atuar no policiamente aéreo – Paulo Ribas/Correio do Estado
De acordo com o tenente coronel Rosalino Gimenez Filho, piloto e coordenador-geral do Policiamento Aéreo da Sejusp, o objetivo do programa é intensificar o policiamento preventivo e ostensivo através de uma ação conjunta do helicóptero com viaturas de patrulhamento, com a finalidade de coibir ações delituosas e diminuir os índices de criminalidade, dando uma resposta às solicitações da população quando o crime ainda estiver acontecendo ou acabou de acontecer.
“Isto permitirá um aumento significativo da eficiência do serviço de segurança prestado à sociedade. Nesse tipo de policiamento o helicóptero, além da prevenção, proporciona um amplo campo de visão ao policial permitindo que se consiga observar pessoas, veículos e movimentações suspeitas de forma detalhada em uma área considerável, o que o coloca em vantagem operacional. Além disso, a presença da aeronave nos locais de ocorrências gera nos policiais melhor respaldo para executar as atividades operacionais, pois em comunicação com a aeronave o operador tem informações privilegiadas, já que o helicóptero é considerado uma excelente plataforma de observação, tem um raio de visão de 360º numa distância de aproximada de 10 quilômetros”, detalhou o coordenador Rosalino Gimenez Filho.
PORTARIA Nº 005 de 6 de Fevereiro de 2017
Em portaria publicada na edição desta quinta-feira (9) do Diário Oficial do Estado, o comandante-geral da PM, coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira, autorizou a reativação do GPA (Grupo de Patrulhamento Aéreo) da Polícia Militar, que não funcionou em 2016.
Segundo o texto, o Grupo funcionará como apoio de planejamento e estratégia ao comando-geral da corporação, atuando em operações especiais de segurança aérea.
portariams.png
Fonte: Assecom/Sejusp via Aviação Policial 11 FEV 2017