Jump to content

Photo

Seleção INVA Voe Floripa

Cadastro de reserva 2017 $$

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
23 replies to this topic

#1 737-200 Advanced

737-200 Advanced
  • Usuários
  • 576 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:05/05/1983

Posted 24 de February de 2017 - 00:32

Repassando o que está rolando no Whatsapp.sel1_zpsj7is6ajb.jpgsel2_zpsfvpk9bdt.jpg

#2 Shamrock

Shamrock
  • Usuários
  • 173 posts
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte
  • Data de Nascimento:00/00/1985

Posted 24 de February de 2017 - 00:35

450,00 pra participar da seleção?? Car##ho!!! 

• Chimango, Doug_, MarceloF and 8 others like this

#3 giuli

giuli
  • Usuários
  • 1,529 posts
  • Cidade/UF/País:SP/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1950

Posted 24 de February de 2017 - 06:53

Seleção para reserva técnica com validade? Que picaretagem... Vai quem quer...

Edited by giuli, 24 de February de 2017 - 06:54 .

• 737-200 Advanced and Águia like this

#4 B-777EK

B-777EK
  • Usuários
  • 40 posts
  • Cidade/UF/País:Dubai - UAE
  • Data de Nascimento:28/02/1981

Posted 24 de February de 2017 - 07:55

Esse é o tipo de coisa que, se existisse um grupo forte dos pilotos, nunca aconteceria! Pedir 450 pra participar de seleção!?!? Quem está precisando é eles!!! Com um grupo forte não iria aparecer ninguém e eles teriam que eliminar este critério, mas sempre tem uma minoria que estraga tudo!!! Eu acho um absurdo!

• Boeing737, 737-200 Advanced, fanta and 5 others like this

#5 Cmt Eduardo Pqd

Cmt Eduardo Pqd
  • Usuários
  • 157 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo SP
  • Data de Nascimento:03/02/1977

Posted 24 de February de 2017 - 08:54

Não sei se é ou se não é, mas será que o valor cobrado não é para arcar com o voo de avaliação?

• David Weber likes this

#6 B-777EK

B-777EK
  • Usuários
  • 40 posts
  • Cidade/UF/País:Dubai - UAE
  • Data de Nascimento:28/02/1981

Posted 24 de February de 2017 - 09:05

Não sei se é ou se não é, mas será que o valor cobrado não é para arcar com o voo de avaliação?

Mesmo assim... Se eles falarem isso, pra mim soa como desculpa... Querem fazer avaliação de voo!? Sem problema, agora que culpa tem o candidato disso? Imagina se fosse a Azul cobrando, nossa, já tinha até ministério público envolvido...

E depois, a exigência não era o cara ter feito INVA já com eles!? Qualquer escola que se preze faz ficha de instrução depois de cada voo. Então eles sabem como cada um voa. O que mais eles querem saber do cara que não foi feito no curso de INVA na própria escola??
  • MarceloF and Aero User like this

#7 Air Force One

Air Force One
  • Usuários
  • 3,369 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:14/02/1992

Posted 24 de February de 2017 - 09:13

O problema dos malandros é achar que os outros são trouxas... Mas é bom agente saber dessas.
  • Chimango, fanta, thor.rao and 1 other like this

#8 Cmt Eduardo Pqd

Cmt Eduardo Pqd
  • Usuários
  • 157 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo SP
  • Data de Nascimento:03/02/1977

Posted 24 de February de 2017 - 09:29

é na verdade só tentei achar lá no fundo..um motivo..kkkk..mas soa estranho, quando entrei de inva em uma escola a anos atrás mesmo tendo feito o INVA lá, fiz um voo de avaliação e um teste psicotécnico em uma empresa especializada, mas não paguei esse voo e muito menos esse teste...

• arnaldojnr likes this

#9 Jean Moreira

Jean Moreira
  • Usuários
  • 249 posts
  • Cidade/UF/País:Ceilândia/DF/Brasil
  • Data de Nascimento:09/10/1993

Posted 24 de February de 2017 - 09:44

Detalhe que só "Prata da casa participa" só pode ser tiver voado lá ahahhaa e ainda assim tem que pagar 

• Pinho87 likes this

#10 Pinho87

Pinho87
  • Usuários
  • 47 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Posted 24 de February de 2017 - 10:52

O voo de avaliação dura de 15 a 20 minutos no máximo e é feito no Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda em Porto Belo (cerca de 60KM de Florianópolis). Além de arcar com os R$450,00 o candidato tem que arcar com essa despesa para chegar até lá. Sem contar que todos pagam os R$450,00 mas nem todos chegam a etapa de avaliação prática (voo)! E nem que o voo durasse duas horas, nada justifica a cobrança como o colega deu o exemplo de uma linha aérea cobrar.

• 737-200 Advanced likes this

#11 CHICO NG

CHICO NG
  • Usuários
  • 282 posts
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo/mala/Am sul
  • Data de Nascimento:29/01/1975

Posted 24 de February de 2017 - 11:25

Total absurdo!E nao é a primeira vez que vejo isso, a uns anos atras vi outra escola fazendo a mesma coisa e deu um rolo grande.
Agora alguem da escola poderia explicar, se esse valor é para o tal voo pratico de avaliação, é nescessario mesmo esse voo ja que é obrigatorio o participando ja ter feito o curso de inva pratico completo na escola??Um voo de 20 minutos para avaliar o que nao avaliaram em 17 horas????
Sem falar que ainda ontem recebi num grupo a foto do acidente do seneca deles, de novo!Esse parece que nao fica mais de 2 meses sem se acidentar, cruzes hein!!!
  • Pinho87 likes this

#12 David Weber

David Weber
  • Usuários
  • 402 posts
  • Data de Nascimento:04/11/1989

Posted 24 de February de 2017 - 11:42

Pontos de vista PESSOAIS.

- Todas as empresas, sejam elas pequenas ou grandes têm os seus critérios para admissão e avaliação, às vezes critérios que são mais rígidos para um certo grupo e mais brandos para outro grupo, cito como exemplo a questão de seleção interna de algumas empresas e/ou candidatos nativos e estrangeiros. Minha empresa, minhas regras.

- Para os que se encaixam no perfil pedido é dada a igual oportunidade para demonstrarem suas habilidades e preparo sendo vedado o "apadrinhamento". Muitos em muitas escolas e aeroclubes procuram o "network" fazendo cafézinho, varrendo hangar, se intrometendo nas "panelinhas" somente com o intuito de obterem certa vantagem futura, muitas vezes jogando areia nos olhos alheios para se destacarem em uma posição e assim conseguirem sua tão desejada vaga. Garanto que todos nós desse fórum conhecemos alguém com esse perfil, ou às vezes um ou outro pode se encaixar nele, cada um tem o livre pensamento e o discernimento que o guia para aquilo que julgar ser o mais correto e vantajoso para si. Não condeno esse tipo de atitude, só julgo não ser o mais correto para a minha pessoa.

- Quantos aeroclubes, escolas e empresas aéreas menosprezam a sua "prata da casa" em detrimento de escolhas baseadas no coleguismo e favores independente de quão bom, preparado e esforçado o cidadão possa ser? 

- Aos que tem um mínimo de conhecimento sobre funcionamento de escolas e aeroclubes sabem o quão difícil é manter uma instituição desse tipo, na verdade isso se aplica a qualquer instituição de ensino em qualquer área, seja do ensino básico escolar até ao ensino superior e técnico. Tudo gera um custo que irá se refletir na saúde financeira da empresa e TALVEZ pesar a balança para um dos lados, podendo comprometer suas operações. Outro ponto é a diferente regra para aeroclubes e escolas de aviação que enquanto o primeiro é uma entidade de utilidade pública sendo vedado o lucro para os seus dirigentes (o que sabemos que não acontece na maioria das vezes e presidentes e diretores enchem o bolso e deixam o aeroclube em situação deplorável.), contam com isenção de muitas taxas e por vezes até recebem o empurrãozinho estatal para suas operações (doação de aviões em épocas passadas e vantagens com o poder público local), já as escolas de aviação não recebem incentivos, pelo contrário, recebem uma pressão muito maior de órgãos reguladores e TUDO é mais caro e difícil para elas, porém como são pertencentes à iniciativa privada as coisas costumam acontecer por muita insistência e perseverança dos EMPREENDEDORES, que buscam além da satisfação pessoal (sim, carregar uma escola de aviação nas costas é para quem tem isso como um GRANDE objetivo de vida) obter um certo lucro ou no mínimo andar no ponto de equilíbrio. Tenha certeza que em muitos meses as escolas de aviação fecham sua folha no vermelho e adivinhem de onde sai o dinheiro para cobrir o buraco. Exato, dos lucros e/ou economias pessoais dos proprietários! Bem vindos à iniciativa privada.

- Eu conheço uma ou duas pessoas que batalharam muito sem condições e fizeram de um tudo para obterem suas licenças, tiveram seus esforços reconhecidos e contaram com ajuda de "estranhos" para se qualificarem e atingirem os objetivos, porém 95% de nós, usuários do fórum, tivemos que andar na corda bamba e comprometer nossa renda e a de nossos pais e parentes para obtermos nossas habilitações. No meu caso se não fosse pela ajuda imensurável da minha mãe eu acredito que não teria completado 20% do que já completei nessa caminhada, à ela devo tudo. Todo curso, qualificação e experiência gera um custo, ou pensas que o ensino público é gratuito? Jovem, volte para esse mundo. Muitos aqui querem saber como é uma seleção de empresa aérea e como se preparar para tal, por vezes uma alma iluminada resolve responder algo vago e nos dar um norte mesmo que a bússola esteja louca e defasada, procuro ver a taxa como um curso/preparação e tenha certeza de que isso irá quebrar o seu "cabaço" e te colocar no lugar onde você deve estar, irá fazer você se comprometer a estudar mais e se dedicar como nunca, afinal você está sentindo a dor no mais frágil órgão do corpo humano, o bolso. Queres fazer uma seleção na Singapore? Bacana, custeie seu deslocamento, hospedagem e alimentação, presumo que será um pouquinho mais caro que R$450,00.

- Por fim, esse molde de seleção já é standard da escola e todos os instrutores que lá estão passaram por isso, até o momento não vi alguém se queixando ou dizendo estar arrependido de ter alocado R$450,00 para isso. A seleção do ano passado possibilitou o ingresso de 11 novos instrutores para o quadro da escola em um período de 6 meses e todos estão galgando a escadinha, degrau por degrau, sem pano preto nem desrespeito para com os colegas.

Reitero que essas são opiniões PESSOAIS e não tenho o intuito de diminuir ou desmerecer as opiniões dos senhores.

Bons voos a todos.

• Schuck likes this

#13 B737-8HX

B737-8HX
  • Usuários
  • 548 posts
  • Interests:Aviação Comercial/Segurança de Voo/Boeing 737NG
  • Cidade/UF/País:Campinas/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:07/03/1982

Posted 24 de February de 2017 - 13:15

Antigamente as palhaçadas eram encobertas na medida do possível. Hoje em dia elas são escancaradas do jeito mais absurdo que existe... 

Sem mais. Existem formas mais honestas de se fazer uma seleção. 

• Diniz Júnior, Bonotto, Chimango and 9 others like this

#14 737-200 Advanced

737-200 Advanced
  • Usuários
  • 576 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:05/05/1983

Posted 25 de February de 2017 - 09:43

Dando uma olhada no site do SNA achei algo interessante. O Sindicato possui parceria com esta escola. Seus associados podem usufruir de descontos nos serviços prestados. Segundo um amigo meu, esse tipo de seleção é praticado há 3 anos no mínimo, será que o SNA sabe disso? Afinal, espera-se que ao aliar a marca do Sindicato ao da escola,  a mesma esteja em conformidade com tudo aquilo que os dirigentes sindicais pregam e exigem de outras entidades da aviação. 

http://www.aeronauta...olas-de-aviacao

http://www.aeronauta...a-de-aviao.html

• Thales Coelho, Pinho87 and Aero User like this

#15 Alpha Hotel

Alpha Hotel
  • Usuários
  • 20 posts
  • Cidade/UF/País:Br
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 28 de February de 2017 - 18:33

kkk sou do tempo que, checou inva, ganhou o direito de dar instrucao. lamentavel essa situacao e ainda mais lamentavel quem a defende. e esses pre requisitos todos? kkkkkk so me fazem rir, acho que deram ctrl c ctrl v de alguma selecao pra cmte de 777 kkkkkk
  • Bonotto, 737-200 Advanced, Pinho87 and 1 other like this

#16 Pinho87

Pinho87
  • Usuários
  • 47 posts
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Posted 01 de March de 2017 - 19:01

Para reflexão:

"Em conversa recente com um amigo, piloto profissional, muito bem-colocado na aviação executiva, comentava sobre o início de carreira do filho aviador. O rapaz voava havia oito meses uma aeronave bimotora, para uma empresa de táxi-aéreo na Amazônia, sem receber “um real” de salário ou qualquer tipo de ajuda de custo. Por inacreditável que possa parecer, o jovem trabalha de graça, paga suas contas de refeições e hotéis do próprio bolso (ou do bolso do pai) e, apesar de possuir todas as licenças de um piloto profissional, faz o que poderemos chamar de trabalho escravo. O objetivo dele é apenas juntar algumas poucas horas de voo em sua CIV ( Caderneta Individual de Voo) e acumular experiência, para disputar uma vaga numa empresa aérea mais séria.

Caso isso viesse a acontecer com trabalhadores em uma fazenda, indústria, canteiro de obras ou qualquer outra atividade, e viesse a ser denunciado ao Ministério do Trabalho, o empregador seria preso e autuado como explorador de trabalho escravo. Porém, no ramo de aviação essa é uma prática absolutamente conhecida e tolerada. Lembro-me de vários casos no passado em que uma empresa aérea de grande porte exigia que seus candidatos a piloto pagassem o custo de simulador de voo de aeronave de grande porte, e de outra, que inventou o cargo de copiloto júnior para tripulante técnico, com salário de estagiário. Esse tipo de prática exploradora é absolutamente abjeta e condenável sob qualquer ponto de vista.

É lícito que uma empresa estabeleça parâmetros justos e aceitáveis, como exigência de contratação de seus funcionários. Porém, deve haver um equilíbrio entre o que se exige e o que se oferece. Não se pode contratar um profissional de qualquer natureza, sem qualquer pagamento em dinheiro, apenas oferecendo experiência profissional. Isso é desumano e configura crime de exploração de mão de obra escrava. Lamentavelmente, essa é uma prática ancestral na aviação brasileira. Começou e continua até hoje nos aeroclubes e escolas de aviação, nas quais um piloto se forma instrutor de voo e passa a trabalhar por comissões sobre horas voadas, sem registro em carteira, seguro de vida, plano de saúde ou qualquer outra forma de remuneração e apoio, apenas para acumular horas de experiência e tentar uma colocação em uma empresa aérea de verdade.

Testemunhei dezenas, para não dizer mais de uma centena de situações perversas. Lembro de um grande aviador que morreu na miséria, sem qualquer ajuda médica, entregue à sua própria sorte. Outro famoso aviador brasileiro precisou da ajuda de um grupo de amigos que se cotizaram e pagaram uma operação de catarata, pois estava completamente cego e preso a um sofá, vivendo de favor na casa de uma irmã. Assisti á vários casos em que mulheres e filhos foram abandonados á própria sorte, com a morte por acidente aéreo do marido aviador que deixou a família sem seguro, aposentadoria ou qualquer outro pecúlio.

O aviador é um vocacionado. Voa por paixão e em nome dessa paixão é explorado. Assim como o músico desconhecido que apresenta a sua arte por qualquer “trocado” em um botequim, o piloto também se submete a esse tipo de exploração para atingir ao seu sonho. Sem pretender diminuir qualquer outra profissão, o piloto aviador é um profissional diferenciado. Diferenciado nas exigências físicas, psicológicas e técnicas. Não existe qualquer outra profissão em que o profissional é constantemente avaliado e depende de uma licença de título precário para sobreviver. Todas as licenças de trabalho de um aviador são concedidas a título temporário e tem prazo de validade muito curto. Dependendo da idade, um CCF (Certificado de Capacidade Física) vence a cada seis meses. Um CHT (Certificado de Habilitação Técnica) vence a cada ano e as licenças para aeronaves tipo precisam de revalidações compulsórias. Todo piloto é submetido a testes rigorosos de saúde, manutenção de proficiência e habilidade técnica pelos órgãos reguladores e fiscalizadores da atividade e pelas próprias empresas em que trabalham. Todos nós sabemos que um dia seremos reprovados em qualquer prova e a nossa carreira estará encerrada. Nenhuma profissão é assim tão cruel.

O fim da carreira de um profissional de aviação é uma das situações mais devastadoras que um ser humano pode enfrentar. Costumo ilustrar esse momento com a grandeza do velho elefante que se afasta do grupo para morrer solitário. Nós também temos que nos separar do grupo. É em nome desse momento que não admito a exploração da nossa juventude e nem a humilhação da escravidão.

Publicado na revista Avião Revue de Outubro de 2013."

Autor: Decio Corrêa

https://deciocorrea....obra-escrava-2/

• Boeing737, Thales Coelho, Bagrim and 9 others like this

#17 GreggCamargo

GreggCamargo
  • Usuários
  • 2 posts
  • Cidade/UF/País:Maringá/Pr/Brasil
  • Data de Nascimento:08/09/1987

Posted 09 de March de 2017 - 01:19

Sou/fui aluno na escola em questão e vou confessar que estou arrependido de ter voado o INVA na escola, não pela instrução, sobre isso e sobre o pessoal da escola eu não tenho o que reclamar, fiz amizades lá dentro e espero algum dia encontrar todos na linha aérea ou realizando os seus planos pela aviação. O que me levou ao arrependimento é a citada "seleção", voei o meu PC inteiro e o INVA na escola e quando chega na época da seleção eles fazem com uma duração de tempo meio que absurda, eu não teria condições de me manter por 1 mês e meio em Florianópolis para isso, jogando por baixo os custos dessa seleção, para mim, sairia em torno de R$2.000,00. Depois de formado eu voltei para a minha casa, ainda vou ficar 2 anos pagando as horas do PC/INVA e não consegui nenhum emprego com a aviação, passei a fazer bicos como Webdesigner e vi na escola aqui na cidade onde eu resido uma certa barreira para futuramente eu me tornar instrutor, aquela famosa frase "A escola está aqui para dar oportunidades", não está fazendo sentido para mim, pelo menos não nesse momento.

Imagino que após essa postagem minhas portas na VoeFloripa de alguma forma serão fechadas mas acho que vale a reflexão, é uma escola conhecida nacionalmente e para alguns alunos essa maneira de prova, com essa duração absurda se torna irreal.

• Bonotto likes this

#18 GreggCamargo

GreggCamargo
  • Usuários
  • 2 posts
  • Cidade/UF/País:Maringá/Pr/Brasil
  • Data de Nascimento:08/09/1987

Posted 09 de March de 2017 - 12:44

Sou/fui aluno na escola em questão e vou confessar que estou arrependido de ter voado o INVA na escola, não pela instrução, sobre isso e sobre o pessoal da escola eu não tenho o que reclamar, fiz amizades lá dentro e espero algum dia encontrar todos na linha aérea ou realizando os seus planos pela aviação. O que me levou ao arrependimento é a citada "seleção", voei o meu PC inteiro e o INVA na escola e quando chega na época da seleção eles fazem com uma duração de tempo meio que absurda, eu não teria condições de me manter por 1 mês e meio em Florianópolis para isso, jogando por baixo os custos dessa seleção, para mim, sairia em torno de R$2.000,00. Depois de formado eu voltei para a minha casa, ainda vou ficar 2 anos pagando as horas do PC/INVA e não consegui nenhum emprego com a aviação, passei a fazer bicos como Webdesigner e vi na escola aqui na cidade onde eu resido uma certa barreira para futuramente eu me tornar instrutor, aquela famosa frase "A escola está aqui para dar oportunidades", não está fazendo sentido para mim, pelo menos não nesse momento.

Imagino que após essa postagem minhas portas na VoeFloripa de alguma forma serão fechadas mas acho que vale a reflexão, é uma escola conhecida nacionalmente e para alguns alunos essa maneira de prova, com essa duração absurda se torna irreal.

E para completar, eu não vejo necessidade de uma seleção nesse momento, a escola está com mais de 20 instrutores e supondo que eu chegasse a passar em primeiro eu ficaria em stand-by, não voaria sempre, talvez conseguisse uns 300 reais para tentar me manter no mês.

• fanta, Pinho87 and CHICO NG like this

#19 Thales Coelho

Thales Coelho
  • Moderador
  • 4,964 posts
  • Interests:Aviação real e virtual, amigos, fotografia...
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG
  • Data de Nascimento:01/04/1989

Posted 13 de March de 2017 - 16:24

Ou seja, vendem uma seleção sem vagas, apenas para arrecadar dinheiro. De vez em quando aparece desses esquemas na aviação, seja em escolas, seja em táxi aéreo. E lá vamos muitos de nós nos humilharmos um pouco mais, por uma paixão, como foi muito bem escrito pelo Décio Corrêa.

• Air Force One and GreggCamargo like this

#20 Air Force One

Air Force One
  • Usuários
  • 3,369 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:14/02/1992

Posted 13 de March de 2017 - 16:45

Ou seja, vendem uma seleção sem vagas, apenas para arrecadar dinheiro. De vez em quando aparece desses esquemas na aviação, seja em escolas, seja em táxi aéreo. E lá vamos muitos de nós nos humilharmos um pouco mais, por uma paixão, como foi muito bem escrito pelo Décio Corrêa.

A la CathoOnline...

• GreggCamargo likes this

Also tagged with one or more of these keywords: Cadastro de reserva, 2017, $$