Jump to content


Photo

DIQ-PLU no Caravan da TWO

diq plu sndv sbbh cessna two taxi aereo caravan C208B

  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
14 replies to this topic

#1 comandantejpc

comandantejpc
  • Usuários
  • 266 posts
  • Gender:Male
  • Location:Belo Horizonte
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/Minas Gerias/ Brasil
  • Data de Nascimento:25/10/1994

Posted 26 de February de 2017 - 22:13

Caros colegas do Fórum, em primeiro lugar gostaria de pedir desculpas pelo hiato entre meus reportes. Explica-se pela falta de tempo no último semestre de 2016 devido à vários fatores. Sem grandes delongas, trago a vocês mais um de meus voos, desta vez no recente e bastante discutido serviço da CODEMIG em Minas Gerais.

 

A viagem deu-se em 12 de setembro de 2016, um voo curto entre Divinópolis e Belo Horizonte. Para os que não conhecem, Divinópolis é a 12º maior cidade de Minas em número de habitantes, além disso é um importante polo manufatureiro do ramo têxtil e da moda com diversas empresas instaladas na cidade. Além disso, é um dos diversos destinos atendidos pela Azul com voos 5 vezes por semana para VCP. Mas voltemos ao reporte em si, a segunda-feira amanheceu com poucas nuvens na vertical do aeroporto e agradáveis 23ºC. 

 

DSC01326.JPG

 

Pouco antes das 07:00 deixei o hangar no qual estava hospedado e segui rumo ao TPS. Lá o comandante e primeiro oficial do caravan da TWO estavam no meu aguardo. Rápida verificação de documentos, grata surpresa, eu seria o único passageiro deste voo!

 

O aeroporto visto de fora.

DSC01372.JPG

 

O aeroporto visto do pátio.

 

DSC01365.JPG

 

Anoitecer no pátio.

 

DSC01364.JPG

 

Logo cedo pela manhã.

 

DSC01369.JPG

 

Seguimos para o belo Caravan que nos aguardava imponente no pátio pronto para a curta jornada até a capital das Minas Gerais. Escalado para esta etapa estava o C208 PT-MEY, veterano dos ares cuja atividade aérea iniciou-se em meados de 1996 com passagens pela Brasil Central, TAM e Vera Cruz Táxi Aéreo antes de chegar às asas da TWO Flex. Aeronave extremamente bem conservada por fora e por dentro, porém os sinais da idade eram evidentes principalmente nos assentos e em sua configuração interna. 

 

DSC01371.JPG

 

DSC01374.JPG

 

Sem assentos marcados, me acomodei na poltrona do meio logo atrás do cockpit com intuito de acompanhar todos os procedimentos bem de perto. A tripulação extremamente simpática fez questão de me tratar pelo nome durante toda a viagem, bem como demonstraram diversas curiosidades operacionais do Caravan. 

 

DSC01375.JPG

 

Vista do pátio através da janela lateral. 

 

DSC01380.JPG

 

DSC01378.JPG

 

 

DSC01391.JPG

 

Sinal de não fumar e atar cintos ligados, tem início o voo.

 

DSC01381.JPG

 

Motores acionados pontualmente as 07:00, aeronave configurada para a decolagem, seguimos em curto táxi até a cabeceira 17. 

 

Abaixo o vídeo do táxi e decolagem:

 

 

Alinhados, aeronave pronta, potência aplicada, corremos por poucos segundos sobre a pista rodando pouco antes do RFFS.

 

DSC01385.JPG

 

V2!

 

DSC01386.JPG

 

 

Curva à esquerda após a decolagem, livramos o circuito pela perna de través da 17 seguindo direto em voo visual até o portão ITAUNA, ingresso da TMA BHZ. 

 

DSC01396.JPG

 

 

As asas altas e baixa velocidade do Caravan permitiram belas vistas das paisagens do interior mineiro. 

 

DSC01410.JPG

 

Por mais curto que seja, este voo teve serviço de bordo, outra grata surpresa! No fundo da aeronave a TWO disponibilizou um cooler com água mineral gelada, e em cima do mesmo havia um pacote com um bolinho, um pacote de biscoito cream crackers e uma barrinha de cereal. Com certeza, serviço bem melhor do que muitas empresas aéreas regulares da atualidade. Detalhe, serviço este para um voo de meros 20 minutos.

 

DSC01488.JPG

 

No bolsão da poltrona estava disponível o safety card da aeronave além de um encarte sobre as novas operações da CODEMIG. 

 

DSC01489.JPG

 

DSC01490.JPG

 

Seguimos em procedimento visual através da REA KILO até a vertical do Ceasa de Belo Horizonte. Neste momento o controle Belo Horizonte autorizou proa direta até a final da 13 de SBBH.

 

DSC01417.JPG

 

DSC01425.JPG

 

Justamente neste momento, aproximava do aeroporto o ATR72 da Passaredo procedente de SBRP. Devido ao tráfego à nossa frente, a torre SBBH solicitou que fizéssemos um 360º pela direita na longa final da pista aguardando o toque o turbo. 

 

DSC01427.JPG

 

O Passaredo alinhado na final. 

 

DSC01429.JPG

 

Sem mais tráfegos conflitantes, fomos autorizados a seguir a aproximação. 

 

DSC01435.JPG

 

Abaixo o vídeo da final e pouso:

 

 

DSC01437.JPG

 

DSC01439.JPG

 

Toque extremamente suave cravado na marca de 1000ft, seguimos desacelerando até livrar pela TWY c.  Seguimos em curto táxi até o box 5 finalizando esta viagem ao lado do Passaredo em apenas 40min de calço a calço.

 

DSC01447.JPG

 

Mais uma visita à cabine.

 

DSC01449.JPG

 

Desembarque mais do que organizado, em poucos minutos adentrava o TPS. 

 

DSC01450.JPG

 

Balcões das empresas que atualmente estão fixadas na PLU.

 

DSC01453.JPG

 

No geral o voo foi extremamente confortável com um atendimento pra lá de personalizado e atencioso. O custo do voo é relativamente acessível tendo em vista a facilidade e rapidez de locomoção, apenas R$160,00 para este voo. À título de comparação, a passagem em ônibus executivo de Divinópolis à Belo Horizonte custa R$50,40 para uma viagem de 2h30, enquanto de avião são cerca de 20min entre as duas cidades. Quanto a viabilidade da manutenção destes voos o tempo nos dirá, fica abaixo o registro do PT-MEY no mesmo dia do voo cumprindo outra etapa, desta vez com full pax.

 

DSC01460.JPG

Por hoje é só pessoal, até o próximo reporte, que já está no forno!

 


  • Ariel, Marcos Simplicio, G-BOAC and 20 others like this

#2 Ricardo Fontes Moro

Ricardo Fontes Moro
  • Usuários
  • 1,389 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Curitiba-PR
  • Data de Nascimento:06/09/1995

Posted 26 de February de 2017 - 23:02

Muito legal esse report, valeu por compartilhar!

Edited by Ricardo Fontes Moro, 26 de February de 2017 - 23:03 .

  • Renan SBBE likes this

#3 Thales Coelho

Thales Coelho
  • Moderador
  • 4,995 posts
  • Gender:Male
  • Location:Belo Horizonte/MG
  • Interests:Aviação real e virtual, amigos, fotografia...
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG
  • Data de Nascimento:01/04/1989

Posted 26 de February de 2017 - 23:56

Obrigado pelo reporte, interessantíssima a operação!



#4 Thiagovskie

Thiagovskie

    Fokker F100 MASTER Flight Engineer

  • Usuários
  • 2,365 posts
  • Gender:Male
  • Location:BSB/SBBR
  • Cidade/UF/País:Brasilia-DF, Brazil
  • Data de Nascimento:03/06/1983

Posted 27 de February de 2017 - 13:19

Muito interessante esse report! Dá até vontade de ir a MG só para poder voar no C208 novamente. Torço para que essas linhas da CODEMIG dêem certo.

 

Obrigado por compartilhar!!



#5 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 506 posts
  • Gender:Male
  • Location:Goiânia
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984

Posted 27 de February de 2017 - 14:59

Bom demais esse raro FR, obrigado.

#6 PT-KTR

PT-KTR
  • Usuários
  • 8,087 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:SBCF
  • Data de Nascimento:04/11/1933

Posted 27 de February de 2017 - 16:34

Muito bom! 



#7 Ernesto

Ernesto
  • Usuários
  • 747 posts
  • Cidade/UF/País:sao paulo
  • Data de Nascimento:29/06/1965

Posted 03 de March de 2017 - 18:33

Obrigado por compartilhar

#8 Luciano Cunha

Luciano Cunha
  • Usuários
  • 401 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF
  • Data de Nascimento:26/05/1972

Posted 03 de March de 2017 - 21:54

Show! Deu vontade também de ir para MG para voar o C208, do qual pude ter a experiência de voar entre SWGN e SBCI, pela Sete.



#9 sundown

sundown
  • Usuários
  • 350 posts
  • Cidade/UF/País:Confins/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Posted 05 de March de 2017 - 16:49

Isso sim são voos regionais.

 

Sou TOTALMENTE a favor disso!


  • Thales Coelho, MissedApproach, Bonotto and 1 other like this

#10 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 21,571 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 12 de March de 2017 - 15:44

Prezado comandantejpc

Ótima a descrição, bem como as fotos, do seu voo. Parabéns e, desde já, fazendo votos de que a sua ausência do CR não se prolongue demasiado! 

Minas Gerais, ao lado do Rio e Rio Grande do Sul, decretou sua falência. Isto posto, creio que esta iniciativa empreendida pela CODEMIG não irá muito longe, infelizmente.   



#11 Murundum

Murundum
  • Usuários
  • 3,535 posts
  • Gender:Male
  • Location:Caxias do Sul-RS Brasil
  • Interests:Modelos em escala 1:400
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul-RS
  • Data de Nascimento:07/04/1972

Posted 16 de March de 2017 - 08:10

Excelente custo-benefício esse voo! Vale a pena.

 

A propósito o que seria CODEMIG?



#12 comandantejpc

comandantejpc
  • Usuários
  • 266 posts
  • Gender:Male
  • Location:Belo Horizonte
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/Minas Gerias/ Brasil
  • Data de Nascimento:25/10/1994

Posted 16 de March de 2017 - 10:01

Excelente custo-benefício esse voo! Vale a pena.

 

A propósito o que seria CODEMIG?

 

Com certeza! CODEMIG é Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.

 

Prezado comandantejpc

Ótima a descrição, bem como as fotos, do seu voo. Parabéns e, desde já, fazendo votos de que a sua ausência do CR não se prolongue demasiado! 

Minas Gerais, ao lado do Rio e Rio Grande do Sul, decretou sua falência. Isto posto, creio que esta iniciativa empreendida pela CODEMIG não irá muito longe, infelizmente.   

 

Muio obrigado pelo prestígio prezado Jambock!

Pode deixar que não me ausentarei demasiadamente do CR, em breve posto mais reportes, estou escrevendo outros 3 novos. 

Quanto ao financeiro de fato o estado não está bem, quanto a durabilidade destes voos o tempo nos dirá. 

 

Isso sim são voos regionais.

 

Sou TOTALMENTE a favor disso!

 

Somos dois!

 

Show! Deu vontade também de ir para MG para voar o C208, do qual pude ter a experiência de voar entre SWGN e SBCI, pela Sete.

 

Realmente vale a pena, é um voo muito agradável. 

 

Obrigado por compartilhar

 

Por nada! =D

 

Muito bom! 

 

Obrigado! =D

 

Bom demais esse raro FR, obrigado.

 

Em breve trago mais reportes destes! Abraço!

 

Muito interessante esse report! Dá até vontade de ir a MG só para poder voar no C208 novamente. Torço para que essas linhas da CODEMIG dêem certo.

 

Obrigado por compartilhar!!

 

Somos dois na torcida! 

Eu quem agradeço o prestígio! Abraço!

 

Obrigado pelo reporte, interessantíssima a operação!

 

Disponha! Abraços!

 

Muito legal esse report, valeu por compartilhar!

 

Por nada! Abraços!


  • Bonotto likes this

#13 FCANTERAS

FCANTERAS
  • Moderador
  • 4,951 posts
  • Gender:Male
  • Location:SBSP/SBGR/SBMT
  • Cidade/UF/País:São Paulo / SP
  • Data de Nascimento:15/02/1975

Posted 04 de April de 2017 - 23:49

Muito interessante. Espero poder fazer esse voo de Divinópolis a BH em breve

#14 LeoBHZ

LeoBHZ
  • Usuários
  • 189 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:12/12/1992

Posted 14 de April de 2017 - 22:54

Muito bom!!

Bem legal saber como são os serviços que atendem PLU.



#15 spitfire

spitfire
  • Usuários
  • 2,495 posts
  • Gender:Male
  • Location:3nm de PLU
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte
  • Data de Nascimento:11/12/1913

Posted 17 de April de 2017 - 21:40

tenho bastante duvidas quanto ao uso da Codemig, contudo apoio totalmente este modelo de aviação regional, bem como as operações e seu formato. 

Que este modelo seja auto sustentavel e vida e voos longos!

obrigado pelo report!







Also tagged with one or more of these keywords: diq, plu, sndv, sbbh, cessna, two taxi aereo, caravan, C208B