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Isso é assim mesmo?


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44 replies to this topic

#1 EXPTATR

EXPTATR
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Posted 15 de March de 2017 - 11:56

https://youtu.be/zl83F_VvWqg

 



#2 pilotoKAL

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Posted 15 de March de 2017 - 12:20

Infelizmente so deus sabe se operam em algumas empresas desligando o A/P no caso de W/S alert apesar do sistema ter um modo de W/S recovery automático...



#3 E-Jet Blue

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Posted 15 de March de 2017 - 12:34

Cadê a calma a elegância? não é porque é uma manobra evasiva de WS que o cidadão precisa ser estabanado...

 

meus 2 cents..


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#4 pilotoKAL

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Posted 15 de March de 2017 - 12:58

Cadê a calma a elegância? não é porque é uma manobra evasiva de WS que o cidadão precisa ser estabanado...

 

meus 2 cents..

 

Nao foi um elogio nem uma critica, mas sim uma pergunta para quem voa B737...Sorry se pareceu rude ou deselegante..



#5 EXPTATR

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Posted 15 de March de 2017 - 13:25

 

Nao foi um elogio nem uma critica, mas sim uma pergunta para quem voa B737...Sorry se pareceu rude ou deselegante..

Acho que o E-Jet Blue se referiu às açoes do cmte do 737.

Nao conheço o sistema,mas me perece que a aeronave nao estava em condição de windshear, de acordo com os comentários no video.


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#6 B-777EK

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Posted 15 de March de 2017 - 14:21

Sinceramente, achei normal a manobra.

Acho que o cara que está fazendo comentário no video no YouTube esta exagerando um pouco.

 

O alerta foi "GO-AROUND, WINDSHEAR AHEAD". Segundo o manual do 777 aqui na minha frente, que aparentemente o cidadão do YouTube não conhece, instrui claramente o piloto: "perform Windshear Escape Maneuver or, at pilot's discretion, perform a normal go-around."

 

SE o manual do 737 estiver escrito o mesmo, o que acredito que sim, pois a Boeing tem a ser bem padronizada quanto a vários assuntos, ficou claro que o piloto elegeu fazer a manobra de escape de Windshear. A meu ver, ficou do lado seguro, não quiz pagar pra ver, e entrar em uma situação potencialmente perigosa. Ele poderia ter feito uma arremetida normal!? Pelo manual sim. Mas não tem nada de errado em fazer a outra manobra também.

 

Pergunta aqui na Emirates quantos pilotos não arremeteriam igualzinho em uma situação dessas!? Esse negócio de virar "chacota internacional" é só pra quem não sabe nada de aviação.... Ainda mais de quem está sentado confortavelmente atrás do computador....


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#7 Override

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Posted 15 de March de 2017 - 19:04

Sacanagem do cara do jump ter colocado isso no YT
Tem coisas na vida q nao precisam ser divulgadas, só expos o cmte a comentários...

Edited by Override, 15 de March de 2017 - 19:05 .

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#8 B737-8HX

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Posted 15 de March de 2017 - 22:56

As ações foram corretas, inclusive executadas conforme treinamento e manuais.

O grande problema foi o CRM no cockpit, mas prefiro não meter meu bedelho no trabalho do colega. Ao meu ver certas ações ultrapassam inclusive o limite do bom senso.

#9 Rodrigo_A32F

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Posted 16 de March de 2017 - 10:48

As vezes é vídeo que circula inicialmente no whatsapp e depois alguém sem noção do que está fazendo sobe para o youtube. Atitudes assim expõem a imagem do profissional e da cia à uma enxurrada de críticas ridículas (me refiro aos comentários do youtube apenas).

 

Como se fosse fácil para qualquer sujeito néscio avaliar a performance do PIC dessa natureza (não me refiro aos usuários do CR).


Lamentável!


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#10 pilotoKAL

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Posted 16 de March de 2017 - 12:02

Sem querer analisar a atuação  do colega porem mantendo o tópico, no caso de GA W/S AHEAD não esta previsto pela Boeing se efetuar uma escape maneuver mas sim um NORMAL GA, o aviso seguinte(se houver)  WINDSHEAR WINDSHEAR implica sim numa escape maneuver, existe uma duvida e ai que mora o problema , estando com A/P engatado e necessário desengatar? No, so se desengata se o avião não estiver correspondendo de forma adequada, com o aviso de W/S , W/S ao se apertar o TOGA engata o modo de windshear recovery , ou seja, o Mr Boeing fez da forma mais fácil possível, so apertar TOGA e NAO mudar a configuração...(estes comentários valem para o avião que sou tipo) ...e com autopilot ON...


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#11 Boeing737

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Posted 16 de March de 2017 - 12:36

Sem querer analisar a atuação  do colega porem mantendo o tópico, no caso de GA W/S AHEAD não esta previsto pela Boeing se efetuar uma escape maneuver mas sim um NORMAL GA, o aviso seguinte(se houver)  WINDSHEAR WINDSHEAR implica sim numa escape maneuver, existe uma duvida e ai que mora o problema , estando com A/P engatado e necessário desengatar? No, so se desengata se o avião não estiver correspondendo de forma adequada, com o aviso de W/S , W/S ao se apertar o TOGA engata o modo de windshear recovery , ou seja, o Mr Boeing fez da forma mais fácil possível, so apertar TOGA e NAO mudar a configuração...(estes comentários valem para o avião que sou tipo) ...e com autopilot ON...

 No  FCTM do 737 é previsto qualquer uma das 2 escolhas...normal GA ou Windshear escape manouver...que foi a que o colega escolheu.
No meu ponto de vista...ocorreu tudo dentro da "normalidade". O cmte ficou um pouco nervoso com a situação, o que é totalmente normal e esperado, o copiloto deu uma leve "freezada" o que também não foge de normal. Ficou faltando uns callouts sobre altitudes e normalmente, após 1500´ AGL já poderia ter engajado o A/T pra poupar um pouco o motor...só isso.


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#12 Boeing737

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Posted 16 de March de 2017 - 12:40

Só pra corrigir, a manobra está descrita no QRH na parte manouvers (windshear):
 

Predictive windshear warning during approach: (“GO–AROUND,
WINDSHEAR AHEAD” aural)
• perform the Windshear Escape Maneuver, or, at pilot’s discretion,
perform a normal go–around.
Windshear encountered in flight:
• perform the Windshear Escape Maneuver.
Note: The following are indications the airplane is in windshear:
• windshear warning (two–tone siren followed by
“WINDSHEAR, WINDSHEAR, WINDSHEAR”) or
• unacceptable flight path deviations.
Note: Unacceptable flight path deviations are recognized as
uncontrolled changes from normal steady state flight conditions
below 1000 feet AGL, in excess of any of the following:
• 15 knots indicated airspeed
• 500 fpm vertical speed
• 5° pitch attitude
• 1 dot displacement from the glideslope
• unusual thrust lever position for a significant period of time.

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#13 Pilot121

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Posted 16 de March de 2017 - 17:23

Ele ficou um pouconerovoso. Nem tava batendo tanto e já não tinha mais aviso de WS



#14 Leo Lima

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Posted 18 de March de 2017 - 17:07

Faltou classe e elegância...

#15 PaxPoa

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Posted 19 de March de 2017 - 15:50

Faltou classe e elegância...

 

Tipo Sully?



#16 Rodrigo_A32F

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Posted 19 de March de 2017 - 20:22

Faltou classe e elegância...

Como assim?

Tipo, o cara tinha que ter realizado o procedimento usando uniforme da cia com corte by Valentino Garavani; calçando um belíssimo par de Testoni;

berimbelas de seda muga com faixas banhadas em ouro?

Fumando um Cohiba Behike e degustando um Château Pétrus 1952, enquanto cantava elegantemente o procedimento em francês para o  mordomo copiloto?

Tudo em nome da segurança?


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#17 Pilotblue

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Posted 19 de March de 2017 - 20:29

Não.. era só não ficar desesperado

#18 Tos123

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Posted 20 de March de 2017 - 01:18

Falar sentado atrás da tela do computador é fácil..
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#19 Pilotblue

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Posted 20 de March de 2017 - 08:03

Fazer também amigo. Basta ter o treinamento.
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#20 18 Wheeler

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Posted 22 de March de 2017 - 00:40

Bonita, feia, elegante, deselegante, suave, brusca...

A manobra foi desempenhada da forma que o Commandant pensou ser a melhor naquele momento, naqueles condicoes.


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