Jump to content

Photo

Idioma na Fonia

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
10 replies to this topic

#1 Chico-MII

Chico-MII
  • Usuários
  • 2,441 posts
  • Cidade/UF/País:Marília
  • Data de Nascimento:09/01/1980

Posted 31 de March de 2017 - 14:28

Amigos, 

Há um tempo atrás eu tava acompanhando no FR24 um A340 da TAP que voaria na rota LIS-GRU que alijava combustível no mar antes de retornar à LIS.

Corri no Liveatc.net para acompanhar a fonia e uma coisa me chamou atenção.

A fonia do ATC (sim... partiu do ATC) com o TAP foi feita em português. Até a segunda vez o TAP respondeu em inglês. Após, foram se comunicando em português até o pouso. Enquanto isso, outros TAP e aeronaves mantinham o padrão em inglês.

Neste caso, por se tratar de uma situação atípica e ambos controle e piloto falam nativamente o português, é permitido o uso do idioma?

Aproveitando a deixa, eu venho acompanhando algumas fonias do UAE261 Super chegando em SP. 

Um dia desses, se não me engano, na terça (28/03), o A380 chamou em bom português sem sotaque: "Controle São Paulo, muito boa tarde, Emirates 'two six one with you flight level XXX descent to flight level yyy' ", daí pra frente toda a fonia em inglês.

A minha pergunta: Poderia o UAE261, tendo um brasileiro (ou alguem que fale português fluente) fazer toda a fonia em português?

Obrigado por tirarem minha dúvida. 

Abraços

• Murundum likes this

#2 renatof_

renatof_
  • Usuários
  • 110 posts
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG/BR
  • Data de Nascimento:07/01/1985

Posted 31 de March de 2017 - 15:05

Houve uma grande discussão sobre esse tema quando o 340 da mesma TAP pousou na twy de GRU depois de um erro de interpretação, pois chamaram a fonia em portugues e quando o controle mandou arremeter, ele não entendeu (lá pra eles é aborregar, se não me engano). Mas realmente não sei se ficou estabelecida alguma norma quanto a isso... 

Sobre a UEA, tem um comandante brasileiro nos 380 sim e acho que nas duas situações, deve existir pelo menos alguma recomendação para que a fonia seja feita em inglês. 

#3 GLK

GLK
  • Moderador
  • 5,240 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/04/1989

Posted 31 de March de 2017 - 15:22

Se era o TAP com tripulação portuguesa em espaço aéreo português não vejo questão alguma nisso. É a mesma coisa de um Gol, Azul, Latam fazer fonia em Português, é normal.

Quanto ao EK, o comandante era brasileiro com experiência na linha aérea no Brasil, também não vejo problema, mesmo assim, notar que pelo visto ele fez a chamada inicial em português e depois já mudou para inglês, naquilo que interessa, no que é técnico, manteve-se o padrão.

• Murundum, JThielen, Bonotto and 1 other like this

#4 Landing

Landing
  • Usuários
  • 11,480 posts
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966

Posted 31 de March de 2017 - 17:18

Poucos lugares do planeta temos a maioria falando o idioma local (america do sul, Russia, China).
No caso de cias estrangeiras é mandatório que se fale inglês até pq os demais tripulantes não falam português.

• SkyLiner likes this

#5 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,486 posts
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Posted 31 de March de 2017 - 20:34

Um cumprimento no idioma local é bacana e faz parte da boa educação, apesar de "by the book" ser fora da fraseologia padrão. Afinal, quem nunca deu um cordial "Baires Approach, buenas noches, ------ descending to FL 100." ?

O tempo todo a gente escuta isso tanto aqui como lá fora, além da crescente comunidade de aviadores brasileiros expatriados, que com certeza sentem um enorme prazer em cumprimentar em bom português nossos órgãos ATC.

No caso do TAP, principalmente por se tratar de uma situação non-normal, a fraseologia tem que ser a mais clara possível e considerando-se as razoáveis diferenças entre a língua portuguesa no Brasil e em Portugal, deveria ser mantido o diálogo em inglês - até porque isso já deu m uma vez.

A clara compreensão do inglês deverIA ser a regra na fonia, mas infelizmente não é o que vemos por aí na rota. Eu tenho procurado fazer fonia em inglês pra manter a proficiencia, mas tem dia que fica difícil praticar.
  • Thiago, Landing, Leirbag and 3 others like this

#6 Leirbag

Leirbag
  • Membro Honorário
  • 5,692 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987

Posted 01 de April de 2017 - 13:02

A clara compreensão do inglês deverIA ser a regra na fonia, mas infelizmente não é o que vemos por aí na rota. Eu tenho procurado fazer fonia em inglês pra manter a proficiencia, mas tem dia que fica difícil praticar.

Voar no centro amazônico de madrugada, quando fica um controlador só responsável por 300 setores é duro. É um show de horrores a comunicação com os American, United, Delta e Copa da vida...

• PTN4769, Landing and borrachasaovento like this

#7 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,486 posts

Posted 02 de April de 2017 - 07:40

Voar no centro amazônico de madrugada, quando fica um controlador só responsável por 300 setores é duro. É um show de horrores a comunicação com os American, United, Delta e Copa da vida...

Normalmente logo antes ou logo depois de se atravessar praticamente todo o espaço aéreo venezuelano sem conseguir falar - ou falando com muita dificuldade - com o Centro Maiquetia...

#8 Air Force One

Air Force One
  • Usuários
  • 3,545 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:14/02/1992

Posted 03 de April de 2017 - 15:53

Existia um controlador em DAB APP que sempre mandava um "Adíos" quando "freq change approved".

#9 Pilotblue

Pilotblue
  • Usuários
  • 83 posts
  • Cidade/UF/País:Tubarao SC
  • Data de Nascimento:15/02/1990

Posted 03 de April de 2017 - 20:55

Duro é quem não tem icao, mal fala inglês, e atrapalha a fonia tentando

Tinha que ser igual type, só fala inglês se for habilitado pra isso
  • MarceloF likes this

#10 Chico-MII

Chico-MII
  • Usuários
  • 2,441 posts
  • Cidade/UF/País:Marília
  • Data de Nascimento:09/01/1980

Posted 06 de April de 2017 - 09:06

Amigos

Obrigado pelas respostas! Eu, por não ser da área, fico feliz em vê-los tirando minhas dúvidas.

Abraços

• Bonotto likes this

#11 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,486 posts

Posted 07 de April de 2017 - 06:07

Duro é quem não tem icao, mal fala inglês, e atrapalha a fonia tentando

Tinha que ser igual type, só fala inglês se for habilitado pra isso

Duro é saber que muitos que se engasgam ali tem ICAO 4.
  • Thiago, JThielen and Override like this