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ANAC aprova reabertura de PLU

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129 replies to this topic

#1 Shamrock

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Posted 02 de May de 2017 - 15:43

Anac aprova volta de voos de grande porte para a Pampulha

 

Entre os cinco diretores, quatro votaram a favor da retomada de qualquer tipo de voo no aeroporto de Belo Horizonte. Pedido de vistas adiou final do julgamento

A sessão, no entanto, foi encerrada por um pedido de vistas feito pelo diretor-presidente José Ricardo Botelho.

 

O assunto volta para a pauta da próxima reunião da diretoria, ainda a ser marcada. Os diretores ainda podem alterar o voto.

 

http://www.em.com.br...-pampulha.shtml


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#2 PT-KTR

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Posted 02 de May de 2017 - 15:45

Que comece o mimimi...

 

Quem tiver com grana para investir em hovercraft me mande MP por favor, busco sócio!


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#3 Cassio.Fernandes

Cassio.Fernandes
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Posted 02 de May de 2017 - 15:48

Anac adia decisão sobre retomada de voos comerciais no aeroporto da Pampulha
A Infraero pediu autorização para voltar a receber aviões de grande porte em Pampulha. Diretoria da Anac analisaria pedido nesta terça, mas houve pedido de vista.

Um pedido de vistas do presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ricardo Botelho, adiou a decisão sobre o processo que pode liberar a volta de voos comerciais, feitos por aviões de grande porte, no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG).

O pedido de liberação partiu da estatal Infraero, que administra o aeroporto.

Antes do pedido de vistas, quatro dos cinco diretores da agência já haviam votado para a liberação do aeroporto. Atualmente, o aeroporto só recebe taxi aéreo. Os voos comerciais são restritos ao aeroporto de Confins, que foi concedido em 2014.

A liberação do aeroporto da Pampulha para voos comerciais afeta diretamente a operação de Confins. Uma fonte da Anac estimou que o aeroporto tem potencial para “tomar” anualmente de 1,5 milhão a 2 milhões de passageiros de Confins, uma redução de 20% no tráfego anual do terminal concedido, que em 2016 recebeu 9,6 milhões de passageiros.

A reabertura do aeroporto da Pampulha tem gerado atrito entre a Infraero e o Ministério dos Transportes. O ministério já emitiu um parecer contrário à reabertura, por temer o impacto na concessão de Confins. A Infraero, inclusive, é sócia de Confins, com 49% da sociedade.

Após a autorização da Anac, as empresas aéreas poderão solicitar frequências de voos, que então dependerá do aval da Infraero, que administra o aeroporto, e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão subordinado ao Comando da Aeronáutica.


Fonte: http://g1.globo.com/...-pampulha.ghtml



#4 PT-KTR

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Posted 02 de May de 2017 - 15:58

Rebaixaram a Passaredo a taxi aéreo rs... abram essa zorra logo, quero tirar fotinha pro érlainers ponto néti da padaria pampulha ou da lagoa (se bem que ali podem levar minha camera)



#5 renatof_

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Posted 02 de May de 2017 - 16:39

Rebaixaram a Passaredo a taxi aéreo rs... abram essa zorra logo, quero tirar fotinha pro érlainers ponto néti da padaria pampulha ou da lagoa (se bem que ali podem levar minha camera)

 

Tenho 32 anos, uns 20 frequentando aquele lugar e NUNCA ouvi falar de assalto/furto e afins naquela região, que lembre-se, é militar e com guarda 24h. Se é contra a abertura do aeroporto (que também sou e tenho meus motivos) use argumentos válidos e sérios...  fazer piadinha pra denegrir uma região apenas por achismo é leviano. 



#6 51Tucano

51Tucano
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Posted 02 de May de 2017 - 16:59

Vamos esperar o início das operações para ver o que acontece com PLU.

CNF que trabalhe para atrair passageiros como ocorre em toda concorrência quando chega um player novo ao mercado.
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#7 gigiomg

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Posted 02 de May de 2017 - 18:39

Vamos esperar o início das operações para ver o que acontece com PLU.

CNF que trabalhe para atrair passageiros como ocorre em toda concorrência quando chega um player novo ao mercado.


Concorrência predatória não criará mais opções pr os clientes. N passa de um engodo este discurso. E a operadora de CNF terá pouco espaço pr fazer algo, pois diferentemente da administração da Infraero na Pampulha, a concessionária de CNF tem que pagar a outorga pela concessão do aeroporto que não é barato.

Tendo que pagar a outorga, os investimentos milionários que foram aplicados pr a construção do novo terminal e ao mesmo tempo tendo que lidar com a diminuição da demanda que se acentuará com a liberação de voos na Pampulha, a BH Aiport não terá outra alternativa que não seja propor uma revisão de contrato que diminua o valor da outorga ou retire certas obrigações, como construir a segunda pista. Não há bala na agulha pr entrar numa luta por mercado insana com o aeroporto da Pampulha.

#8 Flagship

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Posted 02 de May de 2017 - 18:51

Isso sem contar com o alto número de cortes de empregos em CNF em todas as áreas nas mais variadas empresas existentes.

#9 B737-8HX

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Posted 02 de May de 2017 - 19:03

Azedou o protetor solar... 


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#10 Override

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Posted 02 de May de 2017 - 19:09

Querem reabrir plu pra acomodar o cabide de emprego da infraero q em cnf eles perderam

#11 spitfire

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Posted 02 de May de 2017 - 20:50

decisao politica, only



#12 T-6D

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Posted 03 de May de 2017 - 00:23

Como seria CNF se lá no ano de 2005 os voos de grande porte não tivessem sido mudados de PLU ?

Com certeza PLU estaria entupida e CNF jogado as traças . Então a decisão foi acertada neste processo .

Abrir PLU com atual crise na economia é canibalizar CNF só para agradar a velha politicagem  que nunca concordou e agora está revidando a decisão e hoje está só pensando no proprio umbigo (rede hoteleira/cooperativas de taxis/ cabides de emprego da Infraero e outros interesses).

Com todo o desenvolvimento agregado a economia com a transferencia de voo de 12 anos colhemos um crescimento solido mas agora vamos dar um passo atrás porque dos 10 Milhões de pax/ano em CNF certamente 3 milhões migrarão para PLU já que GOL/TAM/AVIANCA já possuem planos traçados de utilizar o Terminal de PLU. A Azul que tem CNF como seu grande player se verá obrigada a seguir as demais nesta decisão e diminuirá seu movimento em CNF .

Resta  agora a BH Airport ter que quebrar a cabeça para que  CNF consiga aumentar a demanda neste quadro economico  com o fantasma de PLU atrapalhando qualquer planejamento feito baseado naquele plano de concessão que está mais furado que queijo suiço pelo que estamos percebendo..


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#13 Pilot SBBH

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Posted 03 de May de 2017 - 00:53

Que ótima notícia. Espero que BH Airport e INFRAERO tirem leite da pedra pra poder oferecer o melhor serviço possível aos passageiros mineiros. Belorizontinos podem comemorar, estão prestes a ter de volta operações no aeroporto da sua cidade, sem
Precisar viajar 2x pra poder ir a qualquer outra cidade do Brasil por via aérea!
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#14 gigiomg

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Posted 03 de May de 2017 - 01:53

Que ótima notícia. Espero que BH Airport e INFRAERO tirem leite da pedra pra poder oferecer o melhor serviço possível aos passageiros mineiros. Belorizontinos podem comemorar, estão prestes a ter de volta operações no aeroporto da sua cidade, sem
Precisar viajar 2x pra poder ir a qualquer outra cidade do Brasil por via aérea!

 

Sem precisar viajar duas vezes? Hahaha que piada! Com uma liberalização atabalhoada do aeroporto da Pampulha e o desmantelamento do hub de Confins por parte da Azul, os belo-horizontinos voltarão a ficar completamente dependentes dos bancos de conexões de São Paulo, Rio e Brasília pr viajarem pr a maioria dos outros destinos nacionais e internacionais. Tirando o feijão com arroz, vão ter que sentar a bunda em outros aeroportos, se quiserem viajar para destinos, como Porto Alegre, Recife, Belém, Buenos Aires, etc.

 

Não haverá aumento da concorrência e de opções de voos da maneira como os entusiastas da liberação da Pampulha colocam.Simplesmente as aéreas vão socar voos pr os destinos feijão com arroz e BH que poderia ser um centro de conexões, algo de extrema importância pr o seu desenvolvimento aéreo, irá se tornar um mero apêndice das três importantes capitais que estão ao redor de Minas. 

 

Quanto a BH Airport e Infraero pode ter certeza que elas ñ vão tirar leite de onde ñ existe. A Infraero simplesmente quer ganhar dinheiro fácil com um aeroporto que mais parece uma rodoviária. E a BH Airport que gastou quase um bilhão de reais na construção de um novo terminal e ainda enfrenta queda de demanda, que se acentuará com a liberalização do aeroporto central, terá que inevitavelmente pedir revisão do contrato de concessão, caso contrário, terá um baita prejuízo, que diga-se de passagem, tb teria que ser bancado pela Infraero que continua sócia de CNF. 

 

O mais irônico disso tudo é que a Infraero imagina ganhar rios de dinheiro com a liberalização da Pampulha, mas pode acabar dando um tiro no pé e afundar abraçada com a BH Airport no futuro elefante branco de Confins. Demanda ñ é gerada por osmose. Dois aeroportos disputando o mesmo público que está longe de ter a importância de um mercado como o paulista, só irá gerar mais distorções. BH simplesmente terá dois aeroportos com malha área medíocre incapaz de ofertar variadas ligações aéreas que seriam adequadas pr a terceira maior metrópole do pais. Não é a toa que a capital mineira é chamada de Roça Grande. 


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#15 Pilot SBBH

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Posted 03 de May de 2017 - 02:29

Sem precisar viajar duas vezes? Hahaha que piada! Com uma liberalização atabalhoada do aeroporto da Pampulha e o desmantelamento do hub de Confins por parte da Azul, os belo-horizontinos voltarão a ficar completamente dependentes dos bancos de conexões de São Paulo, Rio e Brasília pr viajarem pr a maioria dos outros destinos nacionais e internacionais. Tirando o feijão com arroz, vão ter que sentar a bunda em outros aeroportos, se quiserem viajar para destinos, como Porto Alegre, Recife, Belém, Buenos Aires, etc.
 
Não haverá aumento da concorrência e de opções de voos da maneira como os entusiastas da liberação da Pampulha colocam.Simplesmente as aéreas vão socar voos pr os destinos feijão com arroz e BH que poderia ser um centro de conexões, algo de extrema importância pr o seu desenvolvimento aéreo, irá se tornar um mero apêndice das três importantes capitais que estão ao redor de Minas. 
 
Quanto a BH Airport e Infraero pode ter certeza que elas ñ vão tirar leite de onde ñ existe. A Infraero simplesmente quer ganhar dinheiro fácil com um aeroporto que mais parece uma rodoviária. E a BH Airport que gastou quase um bilhão de reais na construção de um novo terminal e ainda enfrenta queda de demanda, que se acentuará com a liberalização do aeroporto central, terá que inevitavelmente pedir revisão do contrato de concessão, caso contrário, terá um baita prejuízo, que diga-se de passagem, tb teria que ser bancado pela Infraero que continua sócia de CNF. 
 
O mais irônico disso tudo é que a Infraero imagina ganhar rios de dinheiro com a liberalização da Pampulha, mas pode acabar dando um tiro no pé e afundar abraçada com a BH Airport no futuro elefante branco de Confins. Demanda ñ é gerada por osmose. Dois aeroportos disputando o mesmo público que está longe de ter a importância de um mercado como o paulista, só irá gerar mais distorções. BH simplesmente terá dois aeroportos com malha área medíocre incapaz de ofertar variadas ligações aéreas que seriam adequadas pr a terceira maior metrópole do pais. Não é a toa que a capital mineira é chamada de Roça Grande.


Rapaz... mas que drama hein? Rsrsrs

#16 José Castro

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Posted 03 de May de 2017 - 07:53

Não precisa ser de Minas pra entender a lógica, mas vamos lá: o mercado é o mesmo portanto a geração de receita daquele público idem, tendo dois terminais serão dois custos fixos, duas estruturas pra manter, o que vai comprometer o ganho de escala além de causa a insegurança jurídica para futuros contratos de concessão nesse País.
Quer abrir PLU, faça para vôos regionais, do interior, ou limite a aviões de 50 ou 70 assentos com número de freqüências limitadas por hora e só.
Depois do investimento enorme feito em CNF é imoral vir e modificar as regras do jogo.
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#17 SkyLiner

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Posted 03 de May de 2017 - 07:57

Depois do investimento enorme feito em CNF é imoral vir e modificar as regras do jogo.

 

Imoral é a palavra de ordem nesse pedaço de terra com gente em cima que insistem em chamar de país.


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#18 J.Leo

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Posted 03 de May de 2017 - 09:33

PLU x CNF

 

José Afonso Assunção.

 

Retomada dos voos de aviões a jato no aeroporto da Pampulha, não poderia deixar de registrar minha opinião sobre o assunto. Como acionista majoritário da Líder Aviação, alguns podem achar que a opinião a ser emitida só vai ao encontro dos interesses da empresa. Não é o caso e, se assim fosse, não iria aqui expressá-la. As nossas operações na Pampulha representam menos de 10% do nosso faturamento atual e poderiam coexistir harmonicamente com a eventual retomada de voos de jato comerciais na Pampulha.

 

Em 2004, o aeroporto da Pampulha atendeu 3,2 milhões de passageiros, número limitador da sua capacidade operacional e com grande desconforto aos seus usuários. No mesmo ano, o Aeroporto Internacional de Confins movimentava 400 mil passageiros, muito aquém de sua capacidade instalada para 10 milhões anuais. A operação simultânea desses aeroportos era claramente prejudicial ao desenvolvimento da aviação na Região Metropolitana de Belo Horizonte, razão pela qual, em março de 2005, os voos da Pampulha foram transferidos para Confins. Após 10 anos, em 2015, o volume de passageiros em Confins atingia a sua capacidade plena com 11,3 milhões de passageiros.

 

A economia de Minas Gerais foi muito beneficiada com esse aumento, com consequente reflexo na geração de empregos, negócios e arrecadação tributária. Considerando as dificuldades do setor público em realizar os investimentos necessários à sua ampliação, Confins foi leiloado à iniciativa privada e a administração foi transferida à BH Airport em maio de 2014. A concessionária investiu quase 1 bilhão de reais em obras de melhoria e ampliou a capacidade do aeroporto para 22 milhões de passageiros ao ano.

 

Infelizmente, uma forte recessão abateu-se sobre o país, afetando de forma significativa toda a economia e, em especial, o setor aéreo. O aeroporto de Confins, que tinha a expectativa de movimentação de 12 milhões de passageiros em 2016, deve ter movimentado apenas 10 milhões. A consultoria Leigh Fisher aponta que, no mundo emergente, a eficiência de sistemas de múltiplos aeroportos ocorre quando o aeroporto primário processa ao menos 35 milhões de passageiros ao ano. Na mesma linha, o renomado Massachusetts lnstitute of Technology (MIT) possui estudo que define o mínimo de 15 milhões de passageiros locais por ano, originários da região metropolitana para a operação do segundo aeroporto. Belo Horizonte tem hoje 4,5 milhões de passageiros locais ao ano.

 

Os dados indicam que o aeroporto de Confins seria imediatamente impactado com a transferência de passageiros para a Pampulha, já que não seria criada uma demanda adicional. Estima-se que o da Pampulha, após importantes e necessários investimentos a serem feitos pela lnfraero – atual operador do aeroporto –, teria capacidade de movimentar até 2 milhões de passageiros/ano. Nessa hipótese, seria gerado um desequilíbrio de igual ou maior importância no aeroporto de Confins, com a perda desse movimento e ainda reflexos nos passageiros em conexão.

 

A Infraero é, individualmente, o maior acionista da concessionária do aeroporto de Confins, com 49% das suas ações. A ociosidade dessas instalações, associada à crise econômica, certamente traria um impacto negativo ao caixa da própria Infraero. Enfatizo, ainda, que a comunidade da Pampulha é fortemente contrária à volta dos voos regulares, diante dos problemas que poderão ser causados em área densamente urbanizada. Por último, mas não menos importante, é a preocupação daquela comunidade e do setor aeronáutico com o menor nível de segurança das operações naquele aeródromo. Enfim, a aparente comodidade extra de se ter um aeroporto mais próximo do centro de Belo Horizonte causaria imensos impactos negativos ao desenvolvimento aeroportuário, ao contribuinte, à atividade econômica da região, à população da Pampulha e à segurança da aviação.


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#19 spitfire

spitfire
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Posted 03 de May de 2017 - 12:42

Tam e Gol vao gostar, desmontando hub da Azul, enfraquecendo-a...

se isso nao foi decisao politica...



#20 PT-KTR

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Posted 03 de May de 2017 - 13:35

 

Tenho 32 anos, uns 20 frequentando aquele lugar e NUNCA ouvi falar de assalto/furto e afins naquela região, que lembre-se, é militar e com guarda 24h. Se é contra a abertura do aeroporto (que também sou e tenho meus motivos) use argumentos válidos e sérios...  fazer piadinha pra denegrir uma região apenas por achismo é leviano. 

 

Bom, eu me refiro a ponta da lagoa de quem desce da Av.Portugal, nunca vi guarda por ali. E estou sendo sarcástico, pois não tenho compromisso com fotos...

 

Azedou o protetor solar... 

 

Ferveu o kissuco... rsrsrsrs... mas eu ainda acho que não vai abrir.

 

Querem reabrir plu pra acomodar o cabide de emprego da infraero q em cnf eles perderam

 

Não é necessário, já tá cheio de PSA em PLU... fazendo que mais sabem... que descrevo nas linhas abaixo

 

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Então não é necessário acomodar quem já está acomodado

 

Não precisa ser de Minas pra entender a lógica, mas vamos lá: o mercado é o mesmo portanto a geração de receita daquele público idem, tendo dois terminais serão dois custos fixos, duas estruturas pra manter, o que vai comprometer o ganho de escala além de causa a insegurança jurídica para futuros contratos de concessão nesse País.
Quer abrir PLU, faça para vôos regionais, do interior, ou limite a aviões de 50 ou 70 assentos com número de freqüências limitadas por hora e só.
Depois do investimento enorme feito em CNF é imoral vir e modificar as regras do jogo.

 

Só não veremos os reflexo disso em futuras privatizações, pois não há como ter atividade dupla em BEL/MAO...

 

 

Imoral é a palavra de ordem nesse pedaço de terra com gente em cima que insistem em chamar de país.

 

Que isso, somos um grande país, rumo ao hexa!!! Temos o Neymar!

 

Tam e Gol vao gostar, desmontando hub da Azul, enfraquecendo-a...

se isso nao foi decisao politica...

 

Tudo neste acampamento cigano gira em torno de interesses pessoais de quem está na política.


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