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Mensagem de posição de metereologia


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4 replies to this topic

#1 rafaeln

rafaeln
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Posted 15 de May de 2017 - 22:47

Ola pessoal, boa noite

 

Nao voo na linha aerea, mas estou com uma duvida...

 

Alguns fixos na carta de rota da Jeppesen tem um M, indicando q o fixo eh um ponto de notificação compulsorio de metereologia.

 

Como se faz na fonia o reporte? Por exemplo, sendo um TAM, seria "Centro Brasilia, AIREP TAMxxx, posição Y, .."? Eu li a ICA100-37, mas nao entendo como se faz na pratica...

 

E a area tendo radar, eh necessario fazer esse reporte de metereologia? Se nao fizer?

 

Grato e abraços



#2 Leirbag

Leirbag
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Posted 19 de May de 2017 - 10:41

Em teoria é obrigado a fazer o reporte meteorológico sim, de acordo com a ICA100-37. No item 3.20.3 estão descritos os pontos onde devem ser feitos os AIREPS.

 

Na prática quase ninguém faz AIREP, a não ser que encontre condição meteorológica relevante, como turbulência moderada/forte/severa, ou formação de gelo, cinzas vulcânicas, trovoadas ou algo do tipo, ou então, se explicitamente solicitado pelo ATC.

 

Mas a forma de se fazer um AIREP, de acordo com as regulamentações, é: 

 

1) Identificação da aeronave

2) Posição

3) Hora

4) Nível de voo/Altitude

5) Próxima posição e hora de sobrevoo

6) Próximo ponto significativo

7) Hora prevista de chegada no destino

8) Autonomia

9) Temperatura do Ar

10) Direção e velocidade do vento

11) Informações sobre turbulência e formação de gelo

 

Na, prática e de uma forma geral, quando o pessoal faz um airep basicamente fala:

 

1) Identificação da aeronave

2) Posição

3) Nível de voo

4) Temperatura

5) Direção e velocidade do vento

6) Informação sobre algum fenômeno meteorológico significativo (se aplicável)


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#3 Businessliner

Businessliner
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Posted 08 de June de 2017 - 17:35

Caso você queria fazer o reporte M, você faz diretamente ao "Meteoro" local, pela frequência Volmet.

Os reportes ainda são compulsórios, mas como já respondido, na prática ninguém faz mais e nada acontece.

Hoje existem ferramentas melhores, como os balões meteorológicos, doppler, satélite e até mesmo através de uma estação no solo pode se obter dados das aeronaves através de ADS-C ou transponders modo S, sem atuação dos pilotos.

#4 Roadster

Roadster
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Posted 20 de June de 2017 - 18:16

Hoje, ninguém mais faz... uma vez, vi um Cmte fazendo e o controlador pareceu não entender nada..
Algumas vezes, acontece do Meteoro pedir via ACC informações de FL, temperatura e vento mas é bem raro...

#5 fullthrust

fullthrust
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Posted 22 de June de 2017 - 14:14

Sempre que solicito informacoes pelo VOLMET eles pedem as informações meteorolócias... geralmente temperatura, direção e intensidade do vento.


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