Jump to content


Photo

Força Aérea Brasileira doa aeronaves desativadas para a UFABC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
1 reply to this topic

#1 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 20 de May de 2017 - 10:48

Meus prezados

Força Aérea Brasileira doa aeronaves desativadas para a UFABC

Nesta sexta-feira (19 de maio), a UFABC recebeu, no Campus São Bernardo do Campo, duas aeronaves desativadas da Força Aérea Brasileira, destinadas ao curso de graduação em Engenharia Aeroespacial.

O processo de solicitação de doação das referidas aeronaves foi iniciado em 2010, quando a UFABC oficializou seu interesse por tais equipamentos, então disponíveis na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, para fins de doação para exibição pública e apoio à pesquisa e à formação de novos engenheiros aeroespaciais.

A UFABC insere-se no contexto aeronáutico por ser uma das primeiras universidades brasileiras a oferecer uma graduação em Engenharia Aeroespacial – que, na ocasião do primeiro contato com o Comando da Aeronáutica, contava com o maior corpo docente da área no país. Os laboratórios específicos do curso, no entanto, ainda careciam de equipamentos importantes e de difícil aquisição, como aeronaves reais, a partir das quais os alunos podem conhecer sistemas e aspectos práticos de conteúdos imprescindíveis à sua formação, relativos a áreas como aerodinâmica, estruturas, sistemas de propulsão e instrumentação.

Em 2014, o Ministério da Defesa formalizou a possibilidade de doação das duas aeronaves agora recebidas: Bell UH-1H (Iroquois) e Embraer EMB-110. Os equipamentos serão incorporados ao arsenal de instrumentos de ensino e pesquisa da Engenharia Aeroespacial da UFABC e representarão mais um valioso distintivo da qualidade do curso, por contribuírem diretamente para a melhor formação de profissionais aptos à atuação ampla e especializada na estratégica indústria aeroespacial e na aviação militar, de fundamental importância ao desenvolvimento nacional.

O Diretor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, Prof. Dr. Annibal Hetem Junior, esteve presente na ocasião da recepção das aeronaves. De acordo com ele, "a instalação dessas aeronaves na UFABC elevará o nível de nossos cursos, além colocar a nossa universidade na constelação das instituições de ensino que têm essa classe de instalações – um restrito e privilegiado grupo de universidades. Lembremos ainda do fato de terem sido aeronaves que estiveram na ativa: isso agrega a esses equipamentos um valor histórico e patriótico único e insubstituível. As aeronaves serão utilizadas como laboratórios para a prática de vários temas e disciplinas de nossos cursos regulares. Não podemos esquecer que a simples presença dessas aeronaves em nosso Campus SBC trará ainda mais valor e prestígio para a UFABC".

Fonte: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (SP) via CECOMSAER 20 MAI 2017



#2 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,711 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 23 de May de 2017 - 12:02

Meus prezados
Força Aérea Brasileira doa aeronaves para a Universidade Federal do ABC
20175238757.jpg
Sete anos após ter feito a solicitação ao Ministério da Defesa, a UFABC (Universidade Federal do ABC) recebeu, na sexta-feira, duas aeronaves desativadas da Força Aérea Brasileira. Os veículos de transporte aéreo – um avião e um helicóptero – servirão de laboratório didático destinado ao curso de graduação em Engenharia Aeroespacial, no campus São Bernardo.
Trazidos do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro por via terrestre, os modelos foram recebidos com empolgação pela comunidade acadêmica. “Essa doação é algo muito difícil de acontecer e demonstra confiança por parte da Aeronáutica. Além disso, coloca nossa universidade em um restrito grupo de instituições de Ensino Superior com essa classe de instalações”, destaca o diretor do centro de engenharia, modelagem e ciências sociais aplicadas da UFABC, Annibal Hetem Junior.
O Ministério da Defesa formalizou a possibilidade de doação das duas aeronaves em 2014. Os modelos históricos – o helicóptero militar UH-1 Iroquois foi utilizado na Guerra do Vietnã e o avião Embraer EMB–110 “Bandeirante”, o primeiro a ser produzido pela empresa nacional – inicialmente ficarão alocados em galpão, mas a expectativa é a de que seja erguido prédio específico para comportar as aeronaves. “Temos um espaço provisório, mas o projeto é construir um prédio simples que sirva de laboratório”, observa o diretor.
REALIDADE
Na prática, conforme Annibal Hetem Junior, o aprendizado dos estudantes do curso de Engenharia Aeroespacial passa a ser mais real, tendo em vista a presença dos dois veículos de transporte aéreo. “Não se trata de um simulador ou brinquedo, são aeronaves que voaram de verdade. O engenheiro formado pela UFABC terá visão concreta de cada parte do avião. Passamos a ter um laboratório rico e detalhado”, considera.
A manutenção das aeronaves também ficará a cargo dos estudantes e professores do curso, tendo em vista que passa a ser processo mais básico, já que os modelos não demandarão mais uso de combustível e não voam. “Ainda que estejamos falando de equipamentos parados, seria impossível comprar. Juntas, elas demandariam gasto estimado em pelo menos R$ 800 mil”, afirma o diretor.
Fonte: Diário do Grande ABC via Ghost – site Plano Brasil 23 MAI 2017