Jump to content

Photo

Qual o melhor programa de fidelidade?

latam aadvantage oneworld staralliance skyteam tudoazul

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
14 replies to this topic

#1 fernandom

fernandom
  • Usuários
  • 134 posts
  • Cidade/UF/País:SP
  • Data de Nascimento:08/10/1982

Posted 24 de May de 2017 - 13:21

Pessoal,

boa tarde. Gostaria da opinião de vocês sobre qual o melhor programa fidelidade das cias aéreas.

Hoje acumulo na Latam e sou Platinum. Mas tenho achado cada vez pior, principalmente em relação às tabelas de pontuação em cias da OneWorld. Se fizer um voo de AA ou BA, por exemplo - caso não pague tarifa cheia - a pontuação é 50% ou menos. Também tenho achado a Latam cara nos trechos internacionais. 

Antigamente era FF do AAdvantage. Quando o Citi deixou de ter o cartão, eu parei de usar o programa. Agora o Santander voltou a oferecer. 

Enfim, queria a opinião de vocês se vale a pena trocar o Latam fidelidade pelo AAdvantage ou algum outro programa da OneWorld.

Também estou aberto a mudar de aliança...

Grato

#2 Doug

Doug
  • Usuários
  • 273 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo - SP
  • Data de Nascimento:27/11/1990

Posted 24 de May de 2017 - 14:11

Fernando,

Eu também estava com esta dúvida um tempo atrás. No meu caso, como utilizo muito os voos entre CGH e região Sul, eu foquei mais na cia que ofertava as melhores opções de voo nos dias e horários que mais viajo vs a quantidade de pontos/milhas requeridos para bilhetes emitidos com até 14 dias de antecedência (nem sempre dá para emitir com 30 dias de antecedência rsrs). Isso me fez optar pela JJ, pois o AAdvantage me exigiria uma quantidade maior de pontos na hora de emitir comparado a JJ.

Referente a utilização de pontos em voos internacionais, eu já não me estresso mais, as cias passaram a exigir pontuações astronômicas para emissão e, com o valor que economizo emitindo os trechos DOM com pontos eu pago tranquilamente os bilhetes inter e viajo na data que eu quero.

Sempre que os meus amigos abordam este tema eu falo a mesma coisa, não existe programa de fidelização perfeito, o que a gente tem que fazer é 1) analisar quais são as nossas rotas TOP 3, 2) qual cia tem o melhor custo benefício e 3) qual FFP é mais fácil acumular pontos. Lembrando que não adianta nada a companhia te liberar 15000 pontos de acúmulo em um voo SAO-BUE e você não ter onde usá-los depois! 

• SQ-GRU, Kal_Center and Geoshina like this

#3 Murundum

Murundum
  • Usuários
  • 3,741 posts
  • Interests:Modelos em escala 1:400
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul-RS
  • Data de Nascimento:07/04/1972

Posted 24 de May de 2017 - 16:51

Smiles tá assim: para acumular tá uma barbada mas pra usar esses pontos....

#4 Approach-Air

Approach-Air
  • Usuários
  • 3,787 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:26/05/0000

Posted 24 de May de 2017 - 20:31

A pergunta é: Você viaja muito para fora do país? E nacionalmente voa de SP para qual região do país? Pondere isso, que terá a melhor resposta, observando a malha que atenda melhor.  

Smiles tá assim: para acumular tá uma barbada mas pra usar esses pontos....

Concordo! Só com muita antecedência para emitir "algum trecho" com 6 mil milhas.

• Murundum likes this

#5 SQ-GRU

SQ-GRU
  • Usuários
  • 2,478 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:27/07/1988

Posted 25 de May de 2017 - 10:40

Fernando,

Eu também estava com esta dúvida um tempo atrás. No meu caso, como utilizo muito os voos entre CGH e região Sul, eu foquei mais na cia que ofertava as melhores opções de voo nos dias e horários que mais viajo vs a quantidade de pontos/milhas requeridos para bilhetes emitidos com até 14 dias de antecedência (nem sempre dá para emitir com 30 dias de antecedência rsrs). Isso me fez optar pela JJ, pois o AAdvantage me exigiria uma quantidade maior de pontos na hora de emitir comparado a JJ.

Referente a utilização de pontos em voos internacionais, eu já não me estresso mais, as cias passaram a exigir pontuações astronômicas para emissão e, com o valor que economizo emitindo os trechos DOM com pontos eu pago tranquilamente os bilhetes inter e viajo na data que eu quero.

Sempre que os meus amigos abordam este tema eu falo a mesma coisa, não existe programa de fidelização perfeito, o que a gente tem que fazer é 1) analisar quais são as nossas rotas TOP 3, 2) qual cia tem o melhor custo benefício e 3) qual FFP é mais fácil acumular pontos. Lembrando que não adianta nada a companhia te liberar 15000 pontos de acúmulo em um voo SAO-BUE e você não ter onde usá-los depois! 

Perfeito!

Eu uso ativamente 5 Programas de Fidelidade de Cia Aérea distintos.

Tudo depende qual a sua rota usual e a comodidade que você recebe por ser FF.

Voo muito entre VIX e CGH e uso a JJ - sou Fidelidade Platinum

Para a Europa, Ásia e EUA vou no que for mais conveniente - tenho status máximo nas 3 alianças com a BA, AF e LH.

• Doug likes this

#6 fernandom

fernandom
  • Usuários
  • 134 posts

Posted 25 de May de 2017 - 23:03

Obrigado pelas respostas.

No Brasil, a única rota que faço com frequência é CGH-SDU. 

Até o ano passado morava no Rio e fazia EUA com AA (pontuava 100% na Tam) e Europa eu fazia via TAM, antigamente haviam voos diretos e depois via SP.

Voltei a morar em SP e me parece que as passagens tanto para os EUA quanto Europa são muito mais caras daqui, tanto pela AA quanto pela TAM. 

Enfim, o que é mais importante pra mim são os benefícios de ser Elite em uma aliança, que tenha prioridade de embarque, não pague excesso de bagagem e - principalmente - facilidade de upgrade. 

Estava lendo em um outro forum que a AA agora tem -  além dos EQMs - os EQDs para upgrade de categoria: não basta voar x milhas, tem que gastar y dólares.

Acho que vou ter que me contentar com a Latam mesmo... Pensei em ir pra Star Alliance, mas não ter voos diretos para os principais destinos europeus é um pé no saco.. UA me atende bem em Newark, mas só lá também...

Obrigado a todos pelas manifestações.

Abs

#7 fernandom

fernandom
  • Usuários
  • 134 posts

Posted 25 de May de 2017 - 23:23

Tenho uma dúvida (mais uma) rs. Com a mudança da tabela de pontos nas parceiras (Latam fidelidade voando AA): 

Classe de tarifa Tarifas que permitem acumular Quanto você acumula
Primeira Classe
F, P, A
150%
Executiva
J
125%
Executiva
D, I, R
100%
Econômica
Y, K, H, B
75%
Econômica
V, L, M
50%
Econômica
S, G, Q, N, O
25%

Para classificação elite também são esses percentuais?? Ou acumula o número de milhas voadas?

#8 SQ-GRU

SQ-GRU
  • Usuários
  • 2,478 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:27/07/1988

Posted 26 de May de 2017 - 10:48

Tenho uma dúvida (mais uma) rs. Com a mudança da tabela de pontos nas parceiras (Latam fidelidade voando AA): 

Classe de tarifa Tarifas que permitem acumular Quanto você acumula
Primeira Classe
F, P, A
150%
Executiva
J
125%
Executiva
D, I, R
100%
Econômica
Y, K, H, B
75%
Econômica
V, L, M
50%
Econômica
S, G, Q, N, O
25%

Para classificação elite também são esses percentuais?? Ou acumula o número de milhas voadas?

Para classificação de pontos elites, vale o mesmo percentual que você acumula como milhas prêmio.

#9 fernandom

fernandom
  • Usuários
  • 134 posts

Posted 26 de May de 2017 - 11:50

Para classificação de pontos elites, vale o mesmo percentual que você acumula como milhas prêmio.

Vc sabe se algum outro programa da OW pontua integral? Em todas as alianças é assim?

#10 leo_cnf

leo_cnf
  • Usuários
  • 2,464 posts
  • Interests:Programas de milhagem
  • Cidade/UF/País:Berlin/Alemanha
  • Data de Nascimento:17/06/1981

Posted 29 de May de 2017 - 11:27

Vc sabe se algum outro programa da OW pontua integral? Em todas as alianças é assim?

olha esse site

http://www.wheretocredit.com/

as vezes não está atualizado, mas já ajuda :)

#11 DanielVS

DanielVS
  • Usuários
  • 2,032 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP
  • Data de Nascimento:23/02/1980

Posted 17 de August de 2017 - 23:43

Gosto muito do Executive Club da BA / IB. Pontos não expiram se vc mantiver sua conta ativa e as milhas necessárias para resgate são de acordo com a distância.

Não é difícil achar passagem SP-Madrid por 37.500 pontos, por exemplo, o que considero bastante razoável.

Estou indo para Vancouver agora em outubro usando milhas da BA (voando AA), pagando 72.500 milhas ida e volta, bastante inferior se comparado ao cobrado pela própria AA ou demais cias (UA, DL).

Também já usei milhas BA para voar AA dentro dos EUA (MSY-MIA), por muito menos que na própria AA.

Não sei até quando vão manter a tabela baseada em distância, mas por enquanto está valendo a pena para mim, que só voo na Y.

Meu banco (Santander) ainda transfere para a IB, e de lá dá pra transferir para a BA, sem custo ou taxa.

• Murundum likes this

#12 leo_cnf

leo_cnf
  • Usuários
  • 2,464 posts
  • Interests:Programas de milhagem
  • Cidade/UF/País:Berlin/Alemanha
  • Data de Nascimento:17/06/1981

Posted 18 de August de 2017 - 09:49

Gosto muito do TAP victoria.

passagens BR-América do Norte-BR por 55.000 milhas, com direito a um stop e open jaw no mesmo bilhete

Emiti GIG-YYZ-ORD/ORD-YUL-YQB/YYZ-GRU com AC/UA por 55.000

Edited by leo_cnf, 18 de August de 2017 - 09:50 .

#13 Kal_Center

Kal_Center
  • Usuários
  • 2,051 posts
  • Cidade/UF/País:CWB
  • Data de Nascimento:17/03/1982

Posted 25 de August de 2017 - 15:49

É o que comentaram, nunca vai ter um programa perfeito, analisar onde pontua e onde pretende usar.

Eu sou mais maluco rsrs, tenho cadastro em 24 programas diferentes, mas ativamente utilizo uns 6. Como minhas programações são bem voláteis, não tem como ser fiel em uma só (fora que eu gosto de variar) mas tbm não gosto de deixar de pontuar, nem que seja o mínimo e troque por um jogo de colheres de sopa depois ou que sirva pra fazer equivalencia de status mais adiante.

Desperdiçar pontos, jamais!

Executive Club, AAdvantage e MileagePlus eu costumo pontuar os que eu viajo pouco, pois os pontos não expiram se usar nem que seja 2x ao ano. Tirando o Fidelidade que não suporto, das nacionais eu pontuo em todos os demais, acho o Amigo o piorzinho mas é o que me mantém com status Gold na Star Alliance que obtive por equivaência do Smiles e ainda não perdi.

Do Smiles, vc ser Ouro ou ter o cartão Smiles Platinum (pra mim só as 8 corridas de taxi free já valem a anuidade) dá na mesma, benefícios são os mesmos, como uso bastante esse cartão e as vantagens e pontuações, pra mim é excelente, masssss, tá um saco achar trechos baratos com milhas, tal qual o Tudo Azul, que é o segundo pior na minha opinião.

Tenho até Safar Flyer, da RAM, que com um trecho one-way voado já ganhei 2 viagens internas ida e volta no Marrocos que pretendo usar até expirar. Fora outros bem exóticos que já pontuei e consegui sacar prêmios, como Jet Airways, Aerolineas Plus, etc que nem que seja um brindezinho de USD 1,99 já vale kkkkk.

Esse lance de upgrade só a Avianca me dá, o resto sempre peço e nunca me dão sequer ouvidos, status elite pra mim é pra usar sala vip. Como viajo sempre com cliente ou com a dona encrenca, fica até chato voar numa classe maior e deixar o coitado (ou pior ainda, a patroa) voando na caterva, então não me esforço mto pra isso, me contento em ver levar o cliente gratuitamente tomar um uisque gelado no lounge e tirando selfie pra familia kkkkkk.

Edited by Kal_Center, 25 de August de 2017 - 15:50 .

#14 Corsair

Corsair
  • Usuários
  • 440 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 25 de August de 2017 - 17:38

cartão Smiles Platinum (pra mim só as 8 corridas de taxi free já valem a anuidade)

Como funciona isso? Não conhecia!

#15 Kal_Center

Kal_Center
  • Usuários
  • 2,051 posts
  • Cidade/UF/País:CWB
  • Data de Nascimento:17/03/1982

Posted 28 de August de 2017 - 09:32

Como funciona isso? Não conhecia!

O Smiles Platinum emitido pelo Bradesco tem esses benefícios. Eu uso já a alguns anos e estou bem satisfeito.

Dá uma olhada: https://banco.bradesco/smiles/platinum/beneficio-viagem.shtm 

• Corsair likes this

Also tagged with one or more of these keywords: latam, aadvantage, oneworld, staralliance, skyteam, tudoazul