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Regimes de Cruzeiro - Pistão


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10 replies to this topic

#1 renaq

renaq
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Posted 05 de June de 2017 - 12:09

Pessoal, eu ainda tenho um pouco de dificuldade de entender a melhor forma de corrigir a mistura em um avião a pistão. Na prática, o que é LOP e ROP? Qual a EGT ideal para um IO550? Devo esperar de 2 a 5 minutos após nivelar para corrigir a mistura a fim de prover uma estabilização térmica do motor, ou posso ir corrigindo durante a subida?

O que é pico de EGT?

Abc
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#2 GLK

GLK
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Posted 05 de June de 2017 - 16:21

Tenho as mesmas dúvidas!



#3 Air Force One

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Posted 05 de June de 2017 - 16:24

https://www.aopa.org...ing-the-mixture

#4 renaq

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Posted 05 de June de 2017 - 16:37

https://www.aopa.org...ing-the-mixture

Li o link com atenção, mas o mesmo parece ser mais voltado para motores 4 cilindros carburado, sem passo de hélice. Com um motor onde você seleciona 2350 RPM de cruzeiro dificilmente sentirá ganho de RPM conforme corrige a mistura. Talvez poderá sentir ele um pouco mais aspero, mas dai entra o ROP e o LOP. Não consigo definir muito bem o que seria ROP e LOP mas aos amigos mais entendidos, seria isso?:
Corrigir a mistura até o motor ficar aspero e após enriquecer a mistura para o EGT cair 20F (LOP)
Corrigir a mistura até o motor ficar aspero e após enriquecer a mistura para o EGT cair 100F (ROP)

Seria isso ou nada haver?

#5 fullthrust

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Posted 12 de June de 2017 - 10:52

No meu entendimento, a temperatura dos gases de escapamento é uma parábola onde o topo de curvatura seria o pico do EGT ou TIT no motores superalimentados... A partir desse pico se adotar o ROP, você irá enriquecer a mistura 50 ou 100 graus a depender da recomendação do frabricante e no caso de LOP você irá empobrecer na mesma proporção.. entretanto o ROP estará a esquerda da parábola e o LOP a direita... ambos com a mesma temperatura final... 


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#6 Piccolib

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Posted 12 de June de 2017 - 11:36

No meu entendimento, a temperatura dos gases de escapamento é uma parábola onde o topo de curvatura seria o pico do EGT ou TIT no motores superalimentados... A partir desse pico se adotar o ROP, você irá enriquecer a mistura 50 ou 100 graus a depender da recomendação do frabricante e no caso de LOP você irá empobrecer na mesma proporção.. entretanto o ROP estará a esquerda da parábola e o LOP a direita... ambos com a mesma temperatura final... 

 

Exatamente, nas aeronaves que voei sempre trabalhei em regime de ROP. 

 

Acho que o LOP só pode ser trabalho quando se tem a informação de temperatura individual de cada cilindro, assim consegue controlar bem. Mas como as aeronaves que voei não dispunham disso, fiquei sempre no ROP.


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#7 erichitec

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Posted 12 de June de 2017 - 22:46

recomendo a leitura destes

 

https://savvyanalysis.com/articles


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#8 renaq

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Posted 13 de June de 2017 - 13:43

No meu entendimento, a temperatura dos gases de escapamento é uma parábola onde o topo de curvatura seria o pico do EGT ou TIT no motores superalimentados... A partir desse pico se adotar o ROP, você irá enriquecer a mistura 50 ou 100 graus a depender da recomendação do frabricante e no caso de LOP você irá empobrecer na mesma proporção.. entretanto o ROP estará a esquerda da parábola e o LOP a direita... ambos com a mesma temperatura final...

Entao seria assim:
Corrigir a mistura com a temperatura subindo até o ponto que a mesma pare de subir e começa a cair(pico de egt?) a parti daí:
Enriquecer 100F para ROP
Empobrecer 100F para LOP

Seria isso? Em diferentes altitudes posso voar rop e lop?

#9 erichitec

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Posted 14 de June de 2017 - 09:05

Se for sistema de EGT com uma só sonda é interessante ou enriquecer para 200 graus ROP ou empobrecer 50 Graus LOP (especialmente se não tiver sonda de CHT em todos os cilindros, isto serve para ter a certeza q vc esta fora da Red zone), mesmo com aeronaves equipadas com bicos calibrados é muito dificil chegar a LOP 100, normalmente em LOP 70 o motor já esta áspero demais e perdendo mta potencia

 

Se for multi sonda EGT e CHT ai vc pode usar qualquer configuração desde que o CHT não passe de 380 (370 se for aeronaves com sistema de refrigeração moderno como Cirrus e Corvallis), ROP 50 ,LOP 25, depende só oq vc quer, aumentar a velocidade ou o alcance/autonomia

 

Vale lembrar que normalmente os aviões com uma sonda só não vem com bicos calibrados de fabrica (GAMI ou continental e lycoming), portanto raramente conseguiram rodar LOP sem que o motor fique áspero demais, ficando preso a operação ROP 200 para garantir que esta fora da redzone

 

Outra dica boa é reparar o EGT durante a decolagem (Uso como meta 1250-1300 motor aspirado) e manter este valor ate nivelar, se tiver em glass o normalize EGT é ótimo para isto. As vezes a redução da mistura pelo manual durante a subida fica mais pobre que o necessário, fazendo o motor ficar mais quente nesta configuração



#10 renaq

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Posted 14 de June de 2017 - 12:49

Eu li que o ideal é corrigir a mistura somente 2 minutos após nivelar para estabilizar a temperatura. Voando no ROP, em média se obtém quantos de EGT?

#11 erichitec

erichitec
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Posted 14 de June de 2017 - 15:24

ROP 50 no cirrus da uma media de1350 por alto, tb o valor fixo q de nao interessa mto, e sim sua relaçao com o pico de egt