Jump to content

Photo

IAN no 737NG

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
5 replies to this topic

#1 Paulo Stavis

Paulo Stavis
  • Usuários
  • 118 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba, PR, Brasil
  • Data de Nascimento:29/02/1992

Posted 04 de July de 2017 - 19:53

Boa noite colegas!

Gostaria de saber dos nobres operadores de NG se as aeronaves que operam por aqui costuma ter esse sistema instalado (o tal IAN ou Integrated Approach Navigation). Caso sim, qual a politica de uso do mesmo?

Por ele criar uma rampa virtual que obedece as altitudes entre o FAF e o MAPt fiquei curioso sobre as peculiaridades de operação. Gostaria de saber em qual procedimento ele é comumente utilizado (RNAV, VOR) ou se isso é instalado porém é preferida a automação a nivel LNAV/VNAV somente.

Pesquisei em um SOP antigo da Gol que possuo (2007) mas não consta nada sobre isso e não tenho acesso a nenhuma documentação mais nova.

Grato!

#2 Leirbag

Leirbag
  • Membro Honorário
  • 5,692 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987

Posted 04 de July de 2017 - 22:28

Nenhuma aeronave da GOL tem o IAN instalado.

O IAN pode ser utilizado em qualquer aproximação de não precisão: RNAV, VOR, NDB, Localizer e até Back-Course.

Ele cria uma rampa como se fosse um ILS e segue as restrições do FAF/Mapt. Para usar o IAN se usa a função APP do MCP, apesar de não ser um ILS, somente a forma como as informações serão mostradas no PFD são bem similares.

No FMA, a diferença vai ser que ao invés de LOC e G/S (ou LNAV/VNAV PATH) ele vai mostrar FAC (Final Approach Course) e G/P (Glide Path).

De forma geral o IAN é bem vantajoso, pois ele facilita a estabilização da aeronave nos procedimentos de pouso e permite que o treinamento dos tripulantes seja simplificado.

• MissedApproach likes this

#3 Paulo Stavis

Paulo Stavis
  • Usuários
  • 118 posts

Posted 05 de July de 2017 - 08:29

Nenhuma aeronave da GOL tem o IAN instalado.

O IAN pode ser utilizado em qualquer aproximação de não precisão: RNAV, VOR, NDB, Localizer e até Back-Course.

Ele cria uma rampa como se fosse um ILS e segue as restrições do FAF/Mapt. Para usar o IAN se usa a função APP do MCP, apesar de não ser um ILS, somente a forma como as informações serão mostradas no PFD são bem similares.

No FMA, a diferença vai ser que ao invés de LOC e G/S (ou LNAV/VNAV PATH) ele vai mostrar FAC (Final Approach Course) e G/P (Glide Path).

De forma geral o IAN é bem vantajoso, pois ele facilita a estabilização da aeronave nos procedimentos de pouso e permite que o treinamento dos tripulantes seja simplificado.

Show de bola Leirbag! Uma pena que ainda não esteja disponivel na Gol. Obrigado!

#4 Airbus Driver

Airbus Driver
  • Usuários
  • 226 posts
  • Cidade/UF/País:Nakhichevan / Nakhchivan Autonomous Republic / Azerbaijan
  • Data de Nascimento:01/04/1985

Posted 15 de July de 2017 - 16:19

Apenas para complementar, essa função no Airbus chama-se FLS, e sua principal vantagem é não ter que fazer correção de temperatura nas altitudes do procedimento, quando aplicável.
  • Paulo Stavis likes this

#5 Paulo Stavis

Paulo Stavis
  • Usuários
  • 118 posts

Posted 16 de July de 2017 - 18:15

Apenas para complementar, essa função no Airbus chama-se FLS, e sua principal vantagem é não ter que fazer correção de temperatura nas altitudes do procedimento, quando aplicável.

Muito legal, joguei o FLS no Google e o primeiro link me retorna um documento MUITO interessante sobre NPAs no Airbus, obrigado!

O FLS é de fábrica ou a CIA precisa instalar? É utilizado aqui no Brasil?

#6 Airbus Driver

Airbus Driver
  • Usuários
  • 226 posts
  • Cidade/UF/País:Nakhichevan / Nakhchivan Autonomous Republic / Azerbaijan
  • Data de Nascimento:01/04/1985

Posted 16 de July de 2017 - 20:17

Muito legal, joguei o FLS no Google e o primeiro link me retorna um documento MUITO interessante sobre NPAs no Airbus, obrigado!
O FLS é de fábrica ou a CIA precisa instalar? É utilizado aqui no Brasil?

É opcional no 320/300. No 350/380, não posso afirmar, mas acredito que seja padrão.

No Brasil não sei de nenhuma empresa que opere com o FLS.
  • Paulo Stavis likes this