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LATAM J: Consistencia do produto


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#21 MLN-SJP

MLN-SJP
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Posted 31 de October de 2017 - 08:42

Revivendo o topico.

 

Semana passada peguei um SJP-CGH e estava na 23A (como sempre) e nave estava lotado. Um pouco antes dotai (ja com portas fechadas) o chefe de cabine veio, me chamou pelo nome (alias sobrenome) e disse que a tinha vaga tanto na emergencia quanto na primeira fileira e que eu tinha direito a estes assentos  (Black) e me ofereceu. Eu ja estava bem (e sozinho nos 3 assentos) e agradeci. Mas NUNCA havia sido abordado pelo nome dentro dum avião da LATAM sem ser em J. Existe uma nova política?


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#22 LipeGIG

LipeGIG

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Posted 31 de October de 2017 - 09:07

Revivendo o topico.

 

Semana passada peguei um SJP-CGH e estava na 23A (como sempre) e nave estava lotado. Um pouco antes dotai (ja com portas fechadas) o chefe de cabine veio, me chamou pelo nome (alias sobrenome) e disse que a tinha vaga tanto na emergencia quanto na primeira fileira e que eu tinha direito a estes assentos  (Black) e me ofereceu. Eu ja estava bem (e sozinho nos 3 assentos) e agradeci. Mas NUNCA havia sido abordado pelo nome dentro dum avião da LATAM sem ser em J. Existe uma nova política?

 

Engraçado que a LAN sempre teve esse foco. Seja Chile, Colômbia ou Peru. Clientes Emerald recebem boas-vindas pessoais.

 

Eu quando voava LAN mesmo sendo cliente American Airlines, sempre fui chamado pela comissária chefe, recebia as boas vindas de forma pessoal, com a pessoa me cumprimentando pelo nome antes da decolagem.

Isso aconteceu em voos SCL-GIG, GRU-SCL, JFK-LIM, BOG-MIA, MIA-BOG, BOG-MDE-BOG, SCL-JFK e MIA-SCL.

 

Todas as vezes, independente de cabine.


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#23 WJJ

WJJ
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Posted 31 de October de 2017 - 11:48

Sim, existe essa política. O tablet do chefe serve inclusive para isso. Para saudarmos os clientes top tier a bordo.

Revivendo o topico.
 
Semana passada peguei um SJP-CGH e estava na 23A (como sempre) e nave estava lotado. Um pouco antes dotai (ja com portas fechadas) o chefe de cabine veio, me chamou pelo nome (alias sobrenome) e disse que a tinha vaga tanto na emergencia quanto na primeira fileira e que eu tinha direito a estes assentos  (Black) e me ofereceu. Eu ja estava bem (e sozinho nos 3 assentos) e agradeci. Mas NUNCA havia sido abordado pelo nome dentro dum avião da LATAM sem ser em J. Existe uma nova política?


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#24 Geoshina

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Posted 31 de October de 2017 - 11:49

Eu também sou Black e numa recebi boas vindas de forma pessoal na a Latam. Seja em vôos nacionais ou internacionais. 

Também sou EP na American e sempre fui bem recebido ao entrar no avião. Já recebi na Cathay Pacific, Japan Airlines, British e Iberia por ser Emerald.

Na LATAM/LA somente no trecho FRA-MAD. Mas foi daquelas abordagens onde era melhor nem ter feito. O chefe de cabine foi como um robô nos assentos e antes lia o nome do passageiro em uma folha e repetia a mesma frase em alto e bom som. Rsrs



#25 FabioGIG

FabioGIG
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Posted 31 de October de 2017 - 12:01

Sou Black Signature, e somente algumas vezes sou cumprimentado.

#26 SQ-GRU

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Posted 31 de October de 2017 - 13:11

BA Emerald (e JJ Platinum) SEMPRE sou cumprimentado na Cathay Pacific, Latam Chile, BA e IB.

 

Na JJ me olham com aquela cara de "sorte sua que eu ainda estou deixando você sentar na sua cadeira".


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#27 Diplomata_BSB

Diplomata_BSB
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Posted 31 de October de 2017 - 14:15

Sou BA Gold(OW Emerald) também e nunca sou cumprimentado na BA. Em outras companhias normalmente sim, incluindo LATAM.

#28 abarbier

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Posted 31 de October de 2017 - 20:17

Esse tópico veio bem a calhar, rs voei na Executiva da LATAM pela primeira vez no GRU-JNB 10 dias atrás... o atendimento foi bom, mas o produto deixou muito a desejar, muito defasado (cabine)... pra Europa ou pros EUA, pagar a executiva da LATAM só se for mega promo... 

 

Na volta, voltei de South African - apesar de ser no Airbus 340-300 na business antiga, as refeições foram superiores tanto na quantidade quanto na qualidade.



#29 Geoshina

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Posted 31 de October de 2017 - 20:29

O jeito seria alterar o tópico para: "LATAM J: (In)consistência do produto". 

 

 

Semana passada recebi um formulário / enquete para avaliar o Latam Fidelidade. Sempre respondo estes, inclusive os questionários sobre os vôos realizados. O que me chamou atenção desta vez foi o questionamento sobre wifi. 

O que me marca na LATAM é que o atendimento depende muito do comissário(a) que estiver no seu corredor. Pode ser totalmente indiferente assim como muito bom, educados e prestativos. Grosseiros e não muito educados só tive a oportunidade de vivenciar na American. Pela cabine tanto do 767 como do A350 ser bem aberta você consegue observar bem como é o atendimento. 



#30 EMB195ER

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Posted 01 de November de 2017 - 04:38

Sou BA Gold (Emerald) e nunca fui cumprimentado na JJ. Sempre na Qatar, Finnair and Cathay e BA, claro. Nada na American, completamente indiferentes.

#31 Alex_GIG

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Posted 01 de November de 2017 - 07:17

Revivendo o topico.
 
Semana passada peguei um SJP-CGH e estava na 23A (como sempre) e nave estava lotado. Um pouco antes dotai (ja com portas fechadas) o chefe de cabine veio, me chamou pelo nome (alias sobrenome) e disse que a tinha vaga tanto na emergencia quanto na primeira fileira e que eu tinha direito a estes assentos  (Black) e me ofereceu. Eu ja estava bem (e sozinho nos 3 assentos) e agradeci. Mas NUNCA havia sido abordado pelo nome dentro dum avião da LATAM sem ser em J. Existe uma nova política?

  

Sim, existe essa política. O tablet do chefe serve inclusive para isso. Para saudarmos os clientes top tier a bordo.

  

Sou Black Signature, e somente algumas vezes sou cumprimentado.

Eu sou Black Signature, vôo algumas vezes mais de uma dezena de vôos por mês e nunca, jamais, em tempo algum tive qualquer reconhecimento na cabine em rotas domésticas. Isso vai mudar?

A coisa como está é um vexame. Até para pedir água me sinto incomodando os CMS, que, ou não reparam na chamada (eu não gosto de fazer isso, mas me parece ser a forma esperada agora), ou estão atolados demais cuidando das vendas.

Se a JJ está implorando a atração de clientes para que se tornem Platinum com meros 24 vôos, por que não tratam melhor a bordo os Black e BS em vôos domésticos? Não consigo entender...

#32 CabinCrew

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Posted 01 de November de 2017 - 14:18

    Eu sou Black Signature, vôo algumas vezes mais de uma dezena de vôos por mês e nunca, jamais, em tempo algum tive qualquer reconhecimento na cabine em rotas domésticas. Isso vai mudar?

A coisa como está é um vexame. Até para pedir água me sinto incomodando os CMS, que, ou não reparam na chamada (eu não gosto de fazer isso, mas me parece ser a forma esperada agora), ou estão atolados demais cuidando das vendas.

Se a JJ está implorando a atração de clientes para que se tornem Platinum com meros 24 vôos, por que não tratam melhor a bordo os Black e BS em vôos domésticos? Não consigo entender...


Estamos atolados fazendo as vendas. Tem voo de mais de 3 horas que passamos fácil umas 2 horas de pé no corredor fazendo as vendas. Não é regra mas acontece. E nos voos curtos com o Mercado Latam, quando acontece a tempestade perfeita em que muita gente quer comprar algo, normalmente não sobra tempo pra tripulação fazer a própria refeição.
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#33 leelatim

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Posted 01 de November de 2017 - 16:04

Ouvi dizer que a água não deve sequer ser oferecida, servida somente se solicitada .

#34 Airbus-FA

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Posted 01 de November de 2017 - 16:57

Não existe serviço de bordo gratuito nos voos domésticos da Latam, o serviço é pago, mas caso o cliente solicite um copo de água cortesia, a gente serve.

#35 B737-8HX

B737-8HX
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Posted 01 de November de 2017 - 22:11

Voei Latam junto à minha esposa dias atrás, com assento marcado, sem utilizar o myID e sem me identificar como piloto de outra empresa. 

 

Notei que há uma pegadinha no cardápio do tal mercado. Na página das bebidas, a garrafa de água mineral (com ou sem gás) Minalba é oferecida em destaque por, se não me engano, R$5.

 

Só há menção ao copo d'água gratuito na última página, em letras miúdas. 

 

Achei esse tipo de layout e conduta de muita má fé por parte da Latam. Felizmente, o grupo de comissários mudou a impressão. 

 

Eu não sabia da existência do copinho gratuito, tentei comprar a água e comissário gentilmente me sugeriu o copo grátis. Mais do que isso, se dispôs, caso eu topasse ir até a galley traseira, em encher a minha garrafinha térmica de água "em off". Muito gentil da parte dele. Ele também sugeriu para nós (que estávamos com um bebê recém nascido) água quente sem nenhum custo, caso fosse necessário para alguma bebida da criança. 


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#36 Geoshina

Geoshina
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Posted 02 de November de 2017 - 00:39

Não existe serviço de bordo gratuito nos voos domésticos da Latam, o serviço é pago, mas caso o cliente solicite um copo de água cortesia, a gente serve.

 

 

Pelo menos nos SJP-CGH da vida ainda oferecem bebidas (agua, suco, refrigerante). 



#37 Alex_GIG

Alex_GIG
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Posted 02 de November de 2017 - 08:08

Estamos atolados fazendo as vendas. Tem voo de mais de 3 horas que passamos fácil umas 2 horas de pé no corredor fazendo as vendas. Não é regra mas acontece. E nos voos curtos com o Mercado Latam, quando acontece a tempestade perfeita em que muita gente quer comprar algo, normalmente não sobra tempo pra tripulação fazer a própria refeição.

 Ou seja, tudo pessimamente planejado. Aliás, em vôos da ponte perto do horário do almoço, é verdade mesmo que já ouvi a mensagem de "encerramento do Mercado Latam" ainda antes do início da descida (isso no SDU CGH costuma ser de 20 a 25 minutos após a decolagem). Minha maior queixa está em não prestarem atenção na chamada. Ninguém em vôo doméstico anda na passarela prestando atenção em passageiros, vamos ser francos. Ou se olha a chamada, ou vai sobrar para o passageiro chamar a atenção na base do "psiu"...

Ouvi dizer que a água não deve sequer ser oferecida, servida somente se solicitada .

 Minha experiência é exatamente essa. Já vi trip passando o carrinho oferecendo água, mas deve ter sido uma tentativa mais do chefe da cabine do que instrução do serviço. Honestamente, eu acho que isso é mínimo dos mínimos que se poderia esperar. A Gol consegue em um 738 na Ponte, por que a JJ não consegue?

Não existe serviço de bordo gratuito nos voos domésticos da Latam, o serviço é pago, mas caso o cliente solicite um copo de água cortesia, a gente serve.

Da forma como vc escreveu, parece que vc está confirmando minha impressão que incomodo quando peço um copo de água. Como profissional de segurança e de hospitalidade, vc acha que é assim que deve ser tratado um cliente que as vezes pagou mais de R$1000 em um trechos de 40 minutos comprado na última hora?! Sem falar naqueles que, como eu, voam de JJ mais por hábito, mas que já vêem que a concorrência está muito melhor?! Sei que vcs sozinhos não mudam nada, mas os reportes estão aí para isso. Do jeito que está, o barraco só continua despencando...

#38 GILMARM

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Posted 02 de November de 2017 - 08:21

O minímo que a empresa deva oferecer a vontade é água bem gelada.



#39 Airbus-FA

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Posted 02 de November de 2017 - 08:39

Da forma como vc escreveu, parece que vc está confirmando minha impressão que incomodo quando peço um copo de água. Como profissional de segurança e de hospitalidade, vc acha que é assim que deve ser tratado um cliente que as vezes pagou mais de R$1000 em um trechos de 40 minutos comprado na última hora?! Sem falar naqueles que, como eu, voam de JJ mais por hábito, mas que já vêem que a concorrência está muito melhor?! Sei que vcs sozinhos não mudam nada, mas os reportes estão aí para isso. Do jeito que está, o barraco só continua despencando...

Negativo, essa é a forma como você quer entender.
Usando suas palavras, como profissional de segurança e hospitalidade, eu acho que todos os passageiros devem receber um atendimento cordial e atencioso durante as vendas a bordo, e caso solicitem um copo de água cortesia, devemos servir sem incômodo algum.
Liberte-se dessa sensação de estar incomodando ao pedir. Peça. Tem colegas de cara feia? Tem! Tem agora com vendas, tinha antes com sanduíche, e tinha antes de antes com bandeja, tem na Latam, na Azul, na Avianca, na Gol...
Se apertar a chamada e demorar alguns minutos, pode ser que os 3 comissários da ponte estejam atendendo algum dos outros eventuais 143 passageiros, basta aguardar.

Edited by Airbus-FA, 02 de November de 2017 - 08:40 .

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#40 Alex_GIG

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Posted 02 de November de 2017 - 10:41

Negativo, essa é a forma como você quer entender.
Usando suas palavras, como profissional de segurança e hospitalidade, eu acho que todos os passageiros devem receber um atendimento cordial e atencioso durante as vendas a bordo, e caso solicitem um copo de água cortesia, devemos servir sem incômodo algum.
Liberte-se dessa sensação de estar incomodando ao pedir. Peça. Tem colegas de cara feia? Tem! Tem agora com vendas, tinha antes com sanduíche, e tinha antes de antes com bandeja, tem na Latam, na Azul, na Avianca, na Gol...
Se apertar a chamada e demorar alguns minutos, pode ser que os 3 comissários da ponte estejam atendendo algum dos outros eventuais 143 passageiros, basta aguardar.

A forma que eu entendo vem em parte de como eu leio, mas também em parte do que vc escreve, nesse e em outros tópicos.

Eu não sou melhor do que ninguém para ser priorizado aos outros 143 passageiros. Até a desastrosa experiência atual, posso contar as vezes que apertei o call. Particularmente, não me importo de ir à galley e pedir algo, todos ali estão trabalhando. Mas já fiquei mais de 20 minutos com o botão apertado - em um 319 novo, acredito que os painéis lá na frente estivessem funcionando - e com todo mundo andando e ninguém respondendo. A solução é o "psiu" mesmo?!

Agora se você, como eu disse com o devido respeito e você repetiu, um profissional de segurança e hospitalidade, acha natural que se faça cara feia para clientes e que somos nós, clientes (sejamos BS ou sequer inscritos em algum programa de fidelidade), que temos que nos acostumar com isso, podemos ter achado um dos motivos da companhia estar de novo com o PL virado.