Jump to content

Photo

LATAM J: Consistencia do produto

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
101 replies to this topic

#41 Airbus-FA

Airbus-FA
  • Usuários
  • 3,151 posts
  • Cidade/UF/País:Joinville/SC/Brazil
  • Data de Nascimento:04/11/1980

Posted 02 de November de 2017 - 11:23

O fato de eu reconhecer que algo acontece não quer dizer que eu concorde ou ache normal.
Então você está novamente impondo sua interpretação, ou o que deseja que seja a interpretação, do meu texto.
Neste fórum NÃO se estabelece a relação passageiro/tripulante onde eu tenho que acatar e concordar com tudo, não falo em nome de empresa alguma, apesar de eventualmente passar alguma informação, aqui eu escrevo minhas próprias opiniões.
Agora, se o CR for tomar esse rumo de quem é da aviação ter que fazer a linha SAC e ficar pedindo desculpas pelas empresas, podem excluir minha conta.
  • A350XWB likes this

#42 Alex_GIG

Alex_GIG
  • Usuários
  • 503 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro / RJ / Brasil
  • Data de Nascimento:02/02/1976

Posted 02 de November de 2017 - 12:00

O fato de eu reconhecer que algo acontece não quer dizer que eu concorde ou ache normal.
Então você está novamente impondo sua interpretação, ou o que deseja que seja a interpretação, do meu texto.
Neste fórum NÃO se estabelece a relação passageiro/tripulante onde eu tenho que acatar e concordar com tudo, não falo em nome de empresa alguma, apesar de eventualmente passar alguma informação, aqui eu escrevo minhas próprias opiniões.
Agora, se o CR for tomar esse rumo de quem é da aviação ter que fazer a linha SAC e ficar pedindo desculpas pelas empresas, podem excluir minha conta.

Rapaz, eu vou trazer um copo de agua com gelo para você da galley...

Eu não estou estabelecendo nenhuma relação passageiro/tripulante com você e, mesmo se estivesse (erradamente), você teria todo o direito a discordar de mim! Se é que existe uma relação, é entre foristas que tem perspectivas diferentes sobre uma mesma situação e que, acredita-se, tem interesse comum em uma melhora nas companhias aéreas.

Abs!

#43 AlfaGolf

AlfaGolf
  • Usuários
  • 15 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:11/05/1976

Posted 07 de November de 2017 - 07:36

Minha humilde opinião sobre esse tópico: Desde a fusão - quando disseram que a LAN teve seu primeiro prejuízo, após entrar no Brasil - que o foco passou a ser na área financeira da empresa (aproveitamento da frota, ocupação, leasing, etc). Qualidade do serviço, padrozinação, marketing, tudo isso ficou em segundo, terceiro, quarto plano.

Muito difícil falar em consistência do produto se ninguém na empresa sabe qual produto quer oferecer. Estão batendo cabeça há muito tempo.

Há algumas semanas estava em CGH, que eu pensava ser um dos aeroportos com o melhor serviço da empresa pela sua importância, e percebi que essa falta de identidade, de qualidade no serviço, também se reflete lá. Meu voo, que inicialmente seria na remota, atrasou. Foram várias informações desencontradas, primeiro que o embarque seria no mesmo local 10 minutos do horário previsto, depois que o avião que faria aquele voo pousaria 25 min depois do horário previsto para o voo (o que verifiquei no FR24 já não era verdade, o avião pousaria 45 min depois), depois simplesmente tirararam o voo daquele portão de embarque, depois apareceu na tela de voos “procure a cia”, e quem procurava recebia a informação de que o voo seria em um portão de embarque X, e quando você chegava naquele portão estava outro voo, e os passageiros dos dois voos começaram a formar fila, enfim, uma grande confusão, em que ninguém conseguia uma informação correta dos funcionários da cia. e que poderia ter sido evitada se desde o momento que o passageiro chegou no aeroporto fosse informado do atraso e de um horário previsto (como acontece com diversas empresas no mundo).

Minha opinião pode estar completamente equivocada, mas de toda forma eu sou um exemplo claro de um passageiro que sempre preferiu a TAM, que era Fidelidade Vermelho, e que hoje prefere as 3 outras empresas do que a TAM, se tiver a opção, e abandonou o Fidelidade.
  • Kal_Center and Andre Stark like this

#44 Schonarth

Schonarth
  • Usuários
  • 736 posts
  • Cidade/UF/País:BSB/JOI
  • Data de Nascimento:03/10/1986

Posted 07 de November de 2017 - 14:03

Um ponto que não sei se perceberam, mas a LATAM está com preços extremamente agressivos para os voos na época de natal/ano novo. Não tem nem comparação com a concorrência, coisa de 30 a 40% mais barato.

Não sei se é o novo posicionamento da empresa, mas me preocupa ver algo tão agressivo em um momento que a empresa vem de prejuízo inesperado.

• Tiago likes this

#45 SQ-GRU

SQ-GRU
  • Usuários
  • 2,455 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:27/07/1988

Posted 07 de November de 2017 - 14:55

Um ponto que não sei se perceberam, mas a LATAM está com preços extremamente agressivos para os voos na época de natal/ano novo. Não tem nem comparação com a concorrência, coisa de 30 a 40% mais barato.

Não sei se é o novo posicionamento da empresa, mas me preocupa ver algo tão agressivo em um momento que a empresa vem de prejuízo inesperado.

Então resolveram equilibrar os 30 ou 40% de serviço inferior à concorrência.

Hoje cheguei de um voo internacional e iria pegar uma conexão doméstica - mas comprada separada. Não tinha fila no re-despacho do T3, então fui lá etiquetar a bagagem, pois já tinha cartão de embarque.

A moça que me atendeu quase SURTOU, me dizendo que ela estava me fazendo um favor, que eu tinha que carregar a minha mala até o T2, porque lá não era check-in. Acredito que ela estivesse certa quanto ao posicionamento da empresa, mas o que custava ela falar "Olha Senhor, da próxima vez o correto...". 

Dentro do avião vieram 4 Chineses sentados ao meu lado na Saída de Emergência (que em tese não poderiam), e um Senhor com uma Guitarra Elétrica fazendo um furdunço por causa do espaço no bin. Desde quando ele deveria ter sido aceito à bordo com aquilo??

Quando pego um voo regional na AA ou AF, fico espantado de como o serviço pode ser melhor alinhado. Mesmo com BOBs e aperto de poltrona.

#46 GILMARM

GILMARM
  • Usuários
  • 821 posts
  • Cidade/UF/País:SP/BRASIL
  • Data de Nascimento:06/09/1992

Posted 07 de November de 2017 - 16:14

O Grupo LATAM Airlines revelou hoje (07/11) o novo conceito para refeições a bordo da cabine Economy de seus voos internacionais de mais de sete horas. A novidade já está disponível nos voos de e para o Chile e será implementado nos demais voos da malha internacional do Grupo até o fim do ano. Nos voos que partem e chegam ao Brasil, o serviço será alterado até o fim de novembro.

A LATAM substituiu a tradicional bandeja utilizada para refeições a bordo por um novo modelo de pratos gourmet individuais. Eles são 50% maiores e apresentam o melhor das cozinhas latino-americana, internacional e vegetariana.

LATAM-nuevo-concepto-2.jpg

Os passageiros receberão um menu com três opções para almoço ou jantar, incluindo uma alternativa de prato quente, outra de um prato vegetariano e uma alternativa de prato frio, mais leve. Todos serão acompanhados do serviço de bebidas e um snack doce. Também haverá duas opções para o café da manhã – todos sem nenhum custo adicional para os passageiros.

MENU-LATAM-FOR.jpg

Exemplo de menu da rota Fortaleza – Miami

“Na LATAM, nosso compromisso é oferecer aos passageiros uma experiência de viagem incomparável e eles nos dizem que a refeição a bordo é um dos principais diferenciais. É por isso que embarcamos numa jornada para desenvolver uma experiência culinária única, com qualidade, conforto e variedade inigualáveis”, diz Claudia Sender, vice-presidente sênior de Clientes do Grupo LATAM Airlines.

#47 GILMARM

GILMARM
  • Usuários
  • 821 posts

Posted 07 de November de 2017 - 16:47

Fonte: http://www.aeroin.ne...onal-economica/

#48 leelatim

leelatim
  • Usuários
  • 9,089 posts
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:25/01/1977

Posted 07 de November de 2017 - 16:48

Pelo menos no inter, vão mudar o serviço ,não digo melhorar pois o serviço não é ruim na classe Y, mas esse conceito de servir um prato maior parece que atende ao pedido de muitos que achavam as refeições servidas nas cumbucas de porcelana muito pequeninas

#49 GILMARM

GILMARM
  • Usuários
  • 821 posts

Posted 07 de November de 2017 - 16:51

A apresentação dos pratos melhorou e parece que a qualidade também. 

#50 TheJoker

TheJoker
  • Usuários
  • 3,866 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/01/1986

Posted 07 de November de 2017 - 17:18

No final, o que as empresas querem é reduzir o peso do catering/consumo combustível.

http://www.effective...tic Airways.pdf

#51 CabinCrew

CabinCrew
  • Usuários
  • 1,932 posts
  • Cidade/UF/País:SP Capital
  • Data de Nascimento:20/09/1984

Posted 07 de November de 2017 - 18:56

Então resolveram equilibrar os 30 ou 40% de serviço inferior à concorrência.

Hoje cheguei de um voo internacional e iria pegar uma conexão doméstica - mas comprada separada. Não tinha fila no re-despacho do T3, então fui lá etiquetar a bagagem, pois já tinha cartão de embarque.

A moça que me atendeu quase SURTOU, me dizendo que ela estava me fazendo um favor, que eu tinha que carregar a minha mala até o T2, porque lá não era check-in. Acredito que ela estivesse certa quanto ao posicionamento da empresa, mas o que custava ela falar "Olha Senhor, da próxima vez o correto...". 

Dentro do avião vieram 4 Chineses sentados ao meu lado na Saída de Emergência (que em tese não poderiam), e um Senhor com uma Guitarra Elétrica fazendo um furdunço por causa do espaço no bin. Desde quando ele deveria ter sido aceito à bordo com aquilo??

Quando pego um voo regional na AA ou AF, fico espantado de como o serviço pode ser melhor alinhado. Mesmo com BOBs e aperto de poltrona.

Os chineses falavam inglês? Se sim, sem problemas. Se não, deveriam ter sido retirados.

Edited by CabinCrew, 07 de November de 2017 - 18:58 .

#52 B737-8HX

B737-8HX
  • Usuários
  • 874 posts
  • Interests:Aviação Comercial/Segurança de Voo/Boeing 737NG
  • Cidade/UF/País:Campinas/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:07/03/1982

Posted 07 de November de 2017 - 20:32

Os chineses falavam inglês? Se sim, sem problemas. Se não, deveriam ter sido retirados.

A ANAC não preconiza que, para sentar-se junto às saídas de emergência, o passageiro deve falar/compreender Português? 

#53 CabinCrew

CabinCrew
  • Usuários
  • 1,932 posts
  • Cidade/UF/País:SP Capital
  • Data de Nascimento:20/09/1984

Posted 07 de November de 2017 - 21:09

A ANAC não preconiza que, para sentar-se junto às saídas de emergência, o passageiro deve falar/compreender Português? 

A regra mudou desde a copa do mundo de 2014, como os comandos de evacuação ao menos na Latam são dados em português e inglês pela tripulação de cabine, foi liberado desde aquela época que os passageiros além de outras regras, podem ocupar os assentos da saída de emergência compreendendo os idiomas português e inglês.

#54 VHValle

VHValle
  • Usuários
  • 15 posts
  • Cidade/UF/País:Goiania/Goiás/Brasil
  • Data de Nascimento:30/04/1988

Posted 07 de November de 2017 - 23:27

Eu nunca me senti bem tratado a bordo de um avião Latam e minhas últimas experiências foram ainda piores (bsb-cgh cgh-poa). Não ter nem atenção de um comissário quando o digo obrigado, bom dia na hora que saio do avião não me deixa nada além de uma baita mal impressão: ninguém ali parece trabalhar com alguma satisfação.

#55 Super Constellation

Super Constellation
  • Usuários
  • 2,651 posts
  • Cidade/UF/País:Sydney/NSW
  • Data de Nascimento:06/04/1994

Posted 08 de November de 2017 - 19:45

Essa combinação de re-branding com nova diminuição na qualidade do serviço da Tam/Latam só serviu pra destruir de vez a imagem que eu tinha de empresa Legacy.

Fiz um ponte há algumas semanas e o serviço foi um lixo. Agora no final do ano farei um GRU-NAT-GRU, a JJ ta cobrando R$ 2 mil na passagem e obriga os passageiros a implorar por um copo d'água.

JJ há alguns meses tem sido sempre a última opção. É serviço ruim com preço equivalente e programa de milhagem lixo.

#56 Airbus-FA

Airbus-FA
  • Usuários
  • 3,151 posts
  • Cidade/UF/País:Joinville/SC/Brazil
  • Data de Nascimento:04/11/1980

Posted 09 de November de 2017 - 02:10

Ai que drama, implorar!!! É só pedir.

Edited by Airbus-FA, 09 de November de 2017 - 02:10 .

• A350XWB likes this

#57 giuli

giuli
  • Usuários
  • 1,647 posts
  • Cidade/UF/País:SP/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1950

Posted 09 de November de 2017 - 09:26

Essa combinação de re-branding com nova diminuição na qualidade do serviço da Tam/Latam só serviu pra destruir de vez a imagem que eu tinha de empresa Legacy.

Fiz um ponte há algumas semanas e o serviço foi um lixo. Agora no final do ano farei um GRU-NAT-GRU, a JJ ta cobrando R$ 2 mil na passagem e obriga os passageiros a implorar por um copo d'água.

JJ há alguns meses tem sido sempre a última opção. É serviço ruim com preço equivalente e programa de milhagem lixo.

Pq vc voa JJ ainda?

#58 boulosandre

boulosandre
  • Usuários
  • 7,258 posts
  • Interests:Travels, sports, culture, workout, airports, finance.
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo- SP - Brasil
  • Data de Nascimento:08/10/1974

Posted 09 de November de 2017 - 10:14

Pq vc voa JJ ainda?

Boa pergunta. Há anos que só voo de Avianca e GOL e cada vez mais surpreso e satisfeito com os serviços de ambas. Nada contra a Latam (tenho amigos pilotos e comissários lá) mas é sempre minha última opção e os preços das outras duas sempre batem os dela, então não há razão para voar Latam no doméstico.

#59 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 646 posts
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984

Posted 09 de November de 2017 - 10:19

Também tenho parametrizado a LATAM (em especial vôos com A321 sequer considero) como última opção, Azul pelo preço atualmente fora do páreo, então nos últimos meses só considero GOL e Avianca nessa ordem, mesmo que custe até uns % a mais.

Edited by MissedApproach, 09 de November de 2017 - 10:20 .

#60 leo_cnf

leo_cnf
  • Usuários
  • 2,425 posts
  • Interests:Programas de milhagem
  • Cidade/UF/País:Berlin/Alemanha
  • Data de Nascimento:17/06/1981

Posted 09 de November de 2017 - 11:13

O tópico é Latam J, ou seja, classe executiva.

Doméstico é tema para outro tópico