Jump to content


Photo

Escola de Aviação da Ciopaer/CE realiza primeira instrução prática de voo sob capota


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
No replies to this topic

#1 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 25,048 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 29 de July de 2017 - 16:55

Meus prezados
Escola de Aviação da Ciopaer realiza primeira instrução prática de voo sob capota

Ceará – A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realizou na terça-feira (25), a primeira instrução prática de voo sob capota. A Escola de Aviação Civil da unidade cearense possui certificação fornecida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em vigor desde o dia 04 de junho de 2013.
capota1.jpg
Escola de Aviação da Ciopaer realiza primeira instrução prática de voo sob capota.

 

A instrução teve como objetivo preparar pilotos privados, para elevação à condição de piloto comercial de helicóptero, que foi recentemente autorizada pela Anac. Essa ascensão é necessária para que os pilotos possam exercer a função de copiloto desassistidos de um instrutor de voo, o que otimiza o emprego do efetivo de pilotos, além de conferir maior operacionalidade a frota da Ciopaer. A formação vai preparar os futuros comandantes de aeronave, preenchendo as lacunas hoje existentes, ou quando ocorrer aposentadoria dos atuais comandantes e ainda quando a frota for ampliada.
A instrução sob capota, consiste nas noções básicas de voo por instrumentos na prática, a bordo da aeronave homologada para tal finalidade, e visa mostrar aos discentes as complexidades da operação por instrumentos. No momento, quatro pilotos da Ciopaer estão em condições de realizar essas instruções práticas.
capota.jpg
Escola de Aviação da Ciopaer realiza primeira instrução prática de voo sob capota.
Capacitação
A capacitação tem como objetivo a obtenção da licença de piloto comercial de helicópteros, com a possibilidade de pilotar à noite ou em situações que exigem o voo por instrumentos, dada a baixa visibilidade, como durante chuva. Essa licença é um documento exigido pelo órgão regulador federal. Fora o Estado do Ceará, apenas o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Policia Militar do Estado de São Paulo é autorizado a realizar esse tipo de capacitação.
Antes de obter essa autorização da Anac, o treinamento específico para pilotos era realizado em escolas privadas a um custo superior a 200 mil por piloto. O custo agora será quatro vezes menor do que o investimento feito anteriormente. Antes, seria necessário que o Governo investisse R$ 1,2 milhão para capacitar os pilotos. Com essa autorização concedida, o treinamento será realizado na própria Ciopaer a um valor médio de R$ 300 mil.
SSPDS.
Fonte: site Piloto Policial 28 JUL 2017


  • MissedApproach and Marcel Piola like this