Jump to content

Photo

Estudo demonstra que não há de fato oficializada a profissão da Aviação

ProjetoAviador SIPAER CENIPA Segurança aviação

• This topic is locked This topic is locked
20 replies to this topic

#1 Gustavo C.

Gustavo C.
  • Usuários
  • 70 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:28/04/1991

Posted 30 de July de 2017 - 10:04

Pessoal:

Bom dia.

Recentemente a editora do CENIPA publicou um estudo de âmbito do Sipaer que demonstra não existir, de fato, a profissão - em seu significado pleno - para professar Aviação.  :cry:

Isso requer muita atenção, para melhorar as práticas profissionais e aumentar o estado de bem-estar dos profissionais e estudantes que buscam a profissionalização.

O arquivo pode ser visualizado clicando-se aqui.

#2 B737-8HX

B737-8HX
  • Usuários
  • 879 posts
  • Interests:Aviação Comercial/Segurança de Voo/Boeing 737NG
  • Cidade/UF/País:Campinas/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:07/03/1982

Posted 30 de July de 2017 - 12:00

Muito bom o estudo.

Melhor ainda é que este, em momento algum, faz referência à uma suposta criação de "conselhos" acerca da profissão, pagamentos de taxas, obrigatoriedade de ensino superior na área para obter-se a outorga do título de "aviador", dentre outros. 

Creio que o Projeto Aviador, por você apresentado várias vezes, possa aprender e amadurecer conforme o estudo elaborado pelas autoridades competentes. Talvez essa seja a sua oportunidade de apresentar à comunidade e à sociedade algo realmente cabível ao invés de um engodo. 

Boa sorte. 

• Bagrim, 234 and Override like this

#3 Bagrim

Bagrim
  • Usuários
  • 84 posts
  • Cidade/UF/País:Fpolis
  • Data de Nascimento:11/09/1975

Posted 30 de July de 2017 - 14:11

Colega, na verdade o estudo foi elaborado pelo próprio que propõe a criação de um "conselho", ou o que o valha.

O tal estudo, a meu modesto ver, é "mais do mesmo" que vimos em vários posts da mesma pessoa, no fórum.

Só não achei de todo perdido o meu tempo pois vi que qualquer um pode submeter um artigo à publicação na Revista Conexão Sipaer. É um bom canal, que pode ser utilizado para os trabalhos sérios das Associações e do SNA.

Abraços e bons voos!

• 234, Lino and B737-8HX like this

#4 Lino

Lino
  • Usuários
  • 226 posts
  • Data de Nascimento:28/12/1982

Posted 30 de July de 2017 - 18:31

Título do tópico enganoso hein....

• PTN4769, Landing, PT-KTR and 4 others like this

#5 Gustavo C.

Gustavo C.
  • Usuários
  • 70 posts

Posted 30 de July de 2017 - 22:33

Bagrim, será muito bom se puder contribuir com mais estudo para o Sistema (Sipaer). Precisamos disso.
Através da ciência muito desenvolvimento e conhecimentos podem ser alcançados.
Abraço!

#6 Landing

Landing
  • Usuários
  • 11,629 posts
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966

Posted 31 de July de 2017 - 06:54

Relembrar é viver:

O SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), a Abrapac (Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil), a Asagaol (Associação dos Aeronautas da Gol) e a ATT (Associação dos Tripulantes da TAM) vêm a público se posicionar de forma contrária ao projeto de lei 4873/16 (Projeto Aviador), apresentado no último dia 30 de março pelo deputado Caio Narcio (PSDB/MG), que pretende criar e regulamentar a profissão "aviador" e criar o Conselho Federal de Aviação e os Conselhos Regionais de Aviação.

Esclarecemos que o projeto de lei foi apresentado à Câmara dos Deputados sem conhecimento e anuência das entidades de classe que representam os profissionais do setor, que nem sequer tiveram a oportunidade de conhecer e debater o tema.

Lembramos que a profissão já existe sob a nomenclatura "aeronauta" e é regulamentada hoje pela lei 7183/84. Além disso, o projeto de lei 8255/14, conhecido como Nova Lei do Aeronauta, que vem tramitando no Congresso há cerca de três anos e que foi construído com base em extensivos estudos e debates, já busca a atualização da regulamentação da profissão de pilotos e comissários.

A esse claro conflito soma-se a incompatibilidade da criação dos conselhos propostos no projeto de lei com as incumbências da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), órgão regulador criado em 2005 pela lei 11.182 que tem a prerrogativa de planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas com a aviação civil no Brasil.

Além da obrigatoriedade de filiação a esses conselhos para o efetivo exercício da profissão, o PL 4873/16 estabelece ainda, sem qualquer demonstração de suficiência para custeio de estrutura e funcionamento, uma taxa anual de R$ 500,00 a ser paga por todos os pilotos que, somada às taxas atuais a que os aeronautas brasileiros já estão sujeitos, consideramos indevida e impraticável.

Nos próximos dias, representantes do SNA e das associações ABRAPAC, ASAGOL e ATT deverão se encontrar com o deputado Caio Narcio para a devida apresentação dos motivos técnicos e jurídicos pelos quais são contrários à propositura.

Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA
Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil - Abrapac
Associação dos Aeronautas da Gol - Asagol
Associação dos Tripulantes da TAM - ATT

http://www.aeronauta...profissão.html

Ou seja, a profissão ja é muito bem regulamentada por lei, o rapaz mente descaradamente quando afirma que " não existir, de fato, a profissão".

A Anac já tem incumbência sobre o tema, logo não existe relevância alguma na criação de tal conselho.

É apenas um caça niqueis, para encher os bolsos dos cumpanheiros!

• Bagrim, 234 and B737-8HX like this

#7 Dr. Zoidberg

Dr. Zoidberg
  • Usuários
  • 283 posts
  • Cidade/UF/País:Wenger
  • Data de Nascimento:24/08/1983

Posted 31 de July de 2017 - 07:01

E de Gustavo Carolino, o ressuscitador dos posts aqui sobre o assunto já falecido, que o mesmo insiste em reviver...
  • Landing likes this

#8 Bonotto

Bonotto
  • Moderador
  • 7,837 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:18/09/1965

Posted 31 de July de 2017 - 09:32

Título do tópico enganoso hein....

Título editado, 

O estudo não é do Sipaer, mas sim do autor deste tópico e somente enviado para o Sipaer.

#9 Gustavo C.

Gustavo C.
  • Usuários
  • 70 posts

Posted 31 de July de 2017 - 14:08

Isso!! O  projeto de lei 8255/14  inclusive está para ser sancionado pelo presidente da república!! Está sabendo? ( Isso é muito bom! ) 

Ele trata das condições de trabalho (contratos de trabalho/ relação empregado-empregador) e teve apoio de demonstrações científicas sobre fadiga na tripulação. A lei antiga ( do Século passado... que ainda usava o termo 'aeronautas' como se fosse a profissão) está dando lugar a essa novidade!  :cnana:

Única sutil sugestão que eu faria seria não chamar "tripulante de aeronaves" de profissão.
Pois, trata-se de uma ocupação que pode ser amadora ou profissional. Um piloto desportivo voando uma aeronave também é tripulante... isso não é a profissão dele no entanto. 

Mas, o importante é os efeitos desse projeto (8255/14) vigorar o mais rapidamente possível!!! Vai contribuir muito para melhorar as práticas do setor. Parabenizar a categoria de trabalhadores aeronautas por essa conquista!

Esses detalhes organizacionais são assuntos que podem ser analisados e refinados posteriormente, com retidão e ética no dialogo, envolvendo as associações.

Abraço

#10 B737-8HX

B737-8HX
  • Usuários
  • 879 posts

Posted 31 de July de 2017 - 16:14

Isso!! O  projeto de lei 8255/14  inclusive está para ser sancionado pelo presidente da república!! Está sabendo? ( Isso é muito bom! ) 

Ele trata das condições de trabalho (contratos de trabalho/ relação empregado-empregador) e teve apoio de demonstrações científicas sobre fadiga na tripulação. A lei antiga ( do Século passado... que ainda usava o termo 'aeronautas' como se fosse a profissão) está dando lugar a essa novidade!  :cnana:

Única sutil sugestão que eu faria seria não chamar "tripulante de aeronaves" de profissão.
Pois, trata-se de uma ocupação que pode ser amadora ou profissional. Um piloto desportivo voando uma aeronave também é tripulante... isso não é a profissão dele no entanto. 

Mas, o importante é os efeitos desse projeto (8255/14) vigorar o mais rapidamente possível!!! Vai contribuir muito para melhorar as práticas do setor. Parabenizar a categoria de trabalhadores aeronautas por essa conquista!

Esses detalhes organizacionais são assuntos que podem ser analisados e refinados posteriormente, com retidão e ética no dialogo, envolvendo as associações.

Abraço

Hahahahahahahahahaha

Fala aqui com a minha mão:  :adios:

• Landing likes this

#11 Lino

Lino
  • Usuários
  • 226 posts

Posted 31 de July de 2017 - 16:17

Título editado, 
O estudo não é do Sipaer, mas sim do autor deste tópico e somente enviado para o Sipaer.

Tks!
  • Landing likes this

#12 Gustavo C.

Gustavo C.
  • Usuários
  • 70 posts

Posted 31 de July de 2017 - 16:18

:adios:  :joinha:

#13 Landing

Landing
  • Usuários
  • 11,629 posts
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966

Posted 31 de July de 2017 - 17:14

A que ponto uma pessoa não se humilha para roubar 500 reais por ano de cada aeronauta brasileiro! 

• B737-8HX likes this

#14 matheuspilot

matheuspilot
  • Usuários
  • 259 posts
  • Cidade/UF/País:BH/MG/BRASIL
  • Data de Nascimento:04/12/1900

Posted 31 de July de 2017 - 17:54

Gustavo Carolino, me responda honestamente uma pergunta você já checou pelo menos o seu PC?!!
#tchaubrigado

#15 Gustavo C.

Gustavo C.
  • Usuários
  • 70 posts

Posted 31 de July de 2017 - 18:36

Não, Matheus. Você já? Último ''cheque'' que fiz num avião foi para ver se um senêca estava bem polido. Você já lavou avião?

#16 B737-8HX

B737-8HX
  • Usuários
  • 879 posts

Posted 31 de July de 2017 - 19:43

Não, Matheus. Você já? Último ''cheque'' que fiz num avião foi para ver se um senêca estava bem polido. Você já lavou avião?

Nunca pilotou nem vassoura, mas quer dar pitaco em quem voa desde a época em que se olhava vento na bunda das vacas. 

Já lavei muito avião, isso quando você ainda comia areia no colégio. Foi disso que consegui meu primeiro emprego. 

Você não sente vergonha de si? Eu sei que eu não deveria ficar alimentando seu delírio, até por provavelmente você chegar com mais uma daquelas suas respostas irônicas debochando de todo mundo, mas eu sinceramente gostaria de saber quem são aqueles que se orgulham de você.

Tudo isso pra comer 500 barões da classe? Existem outras formas de enriquecer. Trabalhando, por exemplo...

Lamentável você ter usado e atribuído o nome do SIPAER em algo que não foi elaborado por eles, que são sérios. Isso além de ilegal deveria render alguma providência judicial. 

Agora, se o sr. vem imaginando que terá chance queimando sua imagem desse jeito... Lamento, mas nem pra síndico de prédio. 

• Landing, MarceloF and Lino like this

#17 Lino

Lino
  • Usuários
  • 226 posts

Posted 31 de July de 2017 - 20:01

Nunca pilotou nem vassoura, mas quer dar pitaco em quem voa desde a época em que se olhava vento na bunda das vacas. 

Já lavei muito avião, isso quando você ainda comia areia no colégio. Foi disso que consegui meu primeiro emprego. 

Você não sente vergonha de si? Eu sei que eu não deveria ficar alimentando seu delírio, até por provavelmente você chegar com mais uma daquelas suas respostas irônicas debochando de todo mundo, mas eu sinceramente gostaria de saber quem são aqueles que se orgulham de você.

Tudo isso pra comer 500 barões da classe? Existem outras formas de enriquecer. Trabalhando, por exemplo...

Lamentável você ter usado e atribuído o nome do SIPAER em algo que não foi elaborado por eles, que são sérios. Isso além de ilegal deveria render alguma providência judicial. 

Agora, se o sr. vem imaginando que terá chance queimando sua imagem desse jeito... Lamento, mas nem pra síndico de prédio. 

Reli várias vezes o acinte "você já lavou avião"... pra ter certeza de que era isso mesmo...

Que vergonha! Qual é o demérito em lavar avião? Qual o demérito de exercer qualquer função "braçal"?

Na boa, o ideal seria ignorar essas megalomanias e patetices. Mas o problema é a insistência nessa maluquice, e a tentativa desesperada de "emplacar". Fora que o artigo, ou arremedo de artigo tá beeem longe de qualquer validade científica. Absolutamente enviesado.

Edited by Lino, 31 de July de 2017 - 20:02 .

#18 Gustavo C.

Gustavo C.
  • Usuários
  • 70 posts

Posted 31 de July de 2017 - 20:26

A Conversa estava até fluindo com educação, mas veio esse aparente desentendimento com minha frase e pergunta ao Matheus... para quer colocar palavras que não coloquei?  desmerecer quem, a mim mesmo e tantos outros estudantes e/ou profissionais? 

De toda forma, alguns me cobravam o estudo desde o ano passado , vim trazer a conhecimento de vocês. Assim, vim e fiz.

O tópico começou falando da pesquisa, do PL8255, de estudo também.... e "tcharannnn"  vieram tendendo a entrar em minha vida pessoal, acredito sinceramente que ocorreu aqui nesse momento o que o Bonotto consideria como "desvio do assunto do tópico" - como no tópico "Estou de saco cheio".
_

Pessoal, boa noite para vocês; boa leitura para quem for ler... para quem não quiser, issso aiii...

Pelo menos fiz minha parte.

Abraços

#19 Rotate

Rotate
  • Usuários
  • 61 posts
  • Cidade/UF/País:Mundo
  • Data de Nascimento:05/04/1984

Posted 31 de July de 2017 - 21:57

Rapaz, tive a oportunidade de conhecer o Gustavo na faculdade. Ele é bem intencionado porém muito teimoso. Caro Gustavo, pra que insistir em levar pra frente um projeto que nós mesmos, AERONAUTAS, não concordamos? Será que o egoísmo é tão grande a ponto de querer IMPOR sua exclusiva opinião em detrimento do entendimento da comunidade em geral? Rapaz, a aviação é muito pequena e seu filme está só se queimando, não há nada mais honrado do que assumir o erro e pedir perdão. Gentileza, pare de insistir nisso que, para muitos e para mim mesmo, é devaneio.

• Packo1, Bagrim and B737-8HX like this

#20 matheuspilot

matheuspilot
  • Usuários
  • 259 posts
  • Cidade/UF/País:BH/MG/BRASIL
  • Data de Nascimento:04/12/1900

Posted 31 de July de 2017 - 23:18

Sim claro, mas nem por isso me acho melhor que ninguem meu camarada! Ao invés de ideias malucas pra um setor já cheio de gargalos eu prefiro buscar meios de unir e fomentar o nosso setor.

E sobre lavar avião, eu nunca o fiz, admiro muito o trabalho de quem já fez ou faz assim como qualquer trabalho.

Also tagged with one or more of these keywords: ProjetoAviador, SIPAER, CENIPA, Segurança, aviação