Jump to content


Photo

Voo LIS-OPO. A Ponte Aérea da TAP

TAP ATR72 Lisboa Porto Ponte aérea

  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
5 replies to this topic

#1 Jopeg

Jopeg
  • Usuários
  • 740 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:LISboa
  • Data de Nascimento:09/07/1972

Posted 15 de August de 2017 - 20:36

Caros, 
 
O primeiro voo da minha bebé ...
 
 
A marcação da viagem:
 
Com a esposa a trabalhar temporariamente no Porto as ligações entre esta cidade e Lisboa passaram a desempenhar um papel importante para a família. Começamos a comparar preços e horários de trem e avião e por algumas vezes o trajeto foi realizado no próprio automóvel. 
 
Por uma questão de custos, comodidade e segurança os transportes públicos foram a escolha principal, sendo que aqui as decisões foram entre o trem da CP (Comboios Portugueses) e as companhias aéreas TAP e Ryanair. 
 
A dificultar a programação das viagens, o fato da escala de serviço da minha esposa sair tarde, o que impossibilitava a compra antecipada de bilhetes. Devido a circunstância, à exceção deste voo que aqui trago, nunca encontramos uma boa relação preço/horário na TAP. A minha esposa regra geral utilizou o trem CP – Alfa Pendular no trajeto Porto-Lisboa e para o Lisboa-Porto recorreu ao último voo do dia da Ryanair (FR2096), voos estes que correram sempre muito bem. Eu utilizei o avião apenas uma vez, tendo realizado cerca de uma dezena de viagens de trem. 
 
Conhecedor informado do produto Ponte Aérea da TAP me surpreendeu o fato de com um mês de antecedência praticamente não encontrar voos com preço abaixo dos 50€ e nos horários que pretendia os preços facilmente ultrapassavam a centena de euros. Valor que não considero competitivo face ao serviço Alfa da CP. Tal como já ficou demonstrado o trem permite uma ligação mais rápida entre o centro das duas cidades. 
 
Algumas curiosidades: A minha esposa chegou a demorar mais tempo no percurso de metrô entre o aeroporto e o centro do Porto do que no voo LIS-OPO propriamente dito. Uma vez foi de táxi entre o aeroporto e o alojamento (Arca de Água/Ameal) e pagou mais pelo táxi do que pelo  voo da Ryanair. Mas apesar do que acima escrevi considero que há algum "mercado" nos voos entre as duas maiores cidades portuguesas. 
 
 
O voo LIS-OPO:
 
Dia: 17/02/2017
Companhia: TAP Portugal
Voo: TP 1960
Rota: Lisboa - Porto
Horário: LIS 16h00 – OPO 17h00
Avião: ATR 72-600 (CS-DJE) (cn 1236 – 1º voo em 04/03/2015)
Lugar: 5A (janela)
Distância: 172 mi / 277 km
Ocupação: Mais de 75%
Preço: 41,01€ (38,89€ adulto + 2,12€ bebé). Cerca de 150 Reais. Comprado em 24/01/2017.  
 
Com centenas de voos realizados, confesso que este teve um gostinho especial pois se tratou do batismo de voo da minha filhota de apenas 18 meses. Além de testar a Ponte Aérea da TAP iria também saber como é viajar com uma criança de tenra idade. 
 
Demorei mais tempo do que o previsto a preparar a bebé e cheguei ao aeroporto já muito em cima da hora. O estacionamento foi fácil, pois estacionei num dos melhores parques do aeroporto, e já no Terminal 1 desde logo vi a sinalética para o embarque da Ponte Aérea. Aqui reside um ponto fulcral deste serviço, a demora dos procedimentos em terra. De pouco adianta o avião ser o mais rápido meio de transporte se os passageiros perderem uma eternidade de tempo antes e depois do voo. No meu caso posso dizer que fiquei agradavelmente surpreendido com o embarque para o Porto. 
 

As indicações para os embarques dos voos da Ponte Aérea no aeroporto de Lisboa

nlOtp23.jpg
LFX4H0p.jpg

 
O embarque se fez numa área dedicada situada junto a uma das entradas e o controlo de segurança foi bastante rápido. Me dirigi então à Porta 8 onde foi realizado o embarque. Podia enfim descansar um pouco daquela correria que foi chegar à porta de embarque. A bebé estava tranquila, curiosa com o que se passava à sua volta e sem entender porque é que o pai estava a suar. Poucos minutos tinham passado desde que cheguei ao aeroporto, um ponto positivo acerca da preparação e execução destes voos por parte da TAP
 

A porta de embarque utilizada neste voo LIS-OPO

EiJDXFU.jpg
 
O CS-DJE junto ao terminal aguardando os passageiros
2ELerHk.jpg

 
Com uma criança ao colo me foi dada prioridade no embarque e simpaticamente o assistente que estava na porta de embarque se ofereceu para levar o carrinho de bebé. O ATR destinado a este voo estava parqueado junto à porta de embarque pelo que os passageiros desceram as escadas e caminharam para o interior do avião. 
 

O embarque a pé até ao avião escolhido para este TP1960

sVN0fZW.jpg

 
Uma vez no interior do CS-DJE pude verificar que o estado de conservação e limpeza eram excelentes. Este ATR, ex PR-AQY da brasileira Azul, é um avião bastante novo com apenas cerca de 2 anos de vida. Os níveis de conforto são perfeitamente aceitáveis para estes curtos voos, tanto quanto aos assentos como em relação ao nível de ruído, onde apenas na descolagem incomoda um pouco mais. 
 

A cabine deste ATR72

Oj5B3G0.jpg
 
Os assentos
jlfjB8N.jpg
 
Espaço para arrumação disponível nas costas do assento
UFb7Xee.jpg

 
Depois de me sentar no lugar 5A me foi demonstrado como colocar o cinto de segurança para a bebé. Pude reparar que a ocupação era boa, com seguramente mais de 75% de lugares ocupados. Alguns passageiros de negócios, algumas famílias mas a maioria dos passageiros estavam em voo de ligação. Mais do que retirar pessoas ao transporte próprio, ao trem ou à concorrência da Ryanair, me dá ideia que os voos da Ponte Aérea são utilizados principalmente por passageiros em ligação na rede TAP.
 

A bebé muito interessada nas instruções de segurança

s7Cw82w.jpg
 
Os primeiros minutos do voo
vls0uag.jpg

 
O voo foi pontual e tranquilo. A rota utilizada passou na zona de Santarém, tendo depois rumado ao litoral junto à Figueira a Foz, a partir daqui foi sempre junto à linha de costa até à pista 35 do aeroporto Francisco Sá Carneiro.   
 

A voar sobre a zona da Figueira da Foz

ShVkQOu.jpg

 
A meio o voo foi feito o aviso sonoro que devido a uma emergência médica a bordo a tripulação não ia realizar o serviço de bordo. Fiquei assim sem conhecer a comida e bebida servida a bordo nestes voos de Ponte Aérea. 
 
A emergência médica não foi nada de preocupante e um médico presente a bordo tomou conta da ocorrência. Mesmo assim, este fato foi suficiente para atrasar o desembarque. Sem pressas, fui o último a sair do avião. 
 
Terminava desta forma o primeiro voo da minha filhota. A bebé se portou muito bem e não achei difícil fazer este curto voo com uma criança tão nova. 
 

Já no Porto a M. continuava curiosa com tudo aquilo que rodeava o avião

cNrNHgN.jpg
 
CS-DJE (foto de Carlos Seabra - Planespotters)
ZQ9GsD0.jpg

 
 
Em resumo: Apesar de acreditar que o avião é batido pelo trem como o melhor meio de transporte para ligar as duas principais cidades portuguesas, considero que a TAP criou um bom produto com a sua Ponte Aérea. A rapidez do embarque e desembarque são trunfos para esta rota e o avião maioritariamente utilizado (ATR72) cumpre a função. Nota positiva para este voo.
 
Um abraço português,
 
Jopeg

  • PP-FAB, Landing, TR763 and 21 others like this

#2 Geoshina

Geoshina
  • Usuários
  • 484 posts
  • Gender:Male
  • Interests:Varig, World Airways, American Airlines, Canadian, Delta Airlines, Air Canada, KLM, Lufhtansa, TAM, Gol, Trip Linhas Aéreas,, Brussels Airlines, Ryanair, Easyjet, Portugalia, TAP, Blue1, Norwegian, Lan, Passaredo, Aerolineas Argentinas, USAirways, United Airlines, Singapore Airlines, Qatar Airways, Emirates, Etihad, Cathay Pacific, Qantas, Latam, Iberia, Vueling, British Airways, Malaysia Airlines, Latam, Jetstar.
  • Cidade/UF/País:SJP
  • Data de Nascimento:01/02/1984

Posted 15 de August de 2017 - 22:44

Como sempre, um excelente FR Jopeg! 

 

Trouxe várias boas lembranças e memórias desse seu país fixe!

 

Logo no início da minha vida portuguesa eu sempre fazia o trecho Aeroporto - Estádio do Dragão de metro, com duração de 36 a 40 minutos por toda a linha azul. Gostava muito de pegar o primeiro metro do dia, quando a cidade ainda estava tranquila. Confesso que ao voltar para o Porto, esses 36 a 40 minutos pareciam infindáveis. :) 

 

Já utilizei bastante a Ponte Aérea e já tive experiências positivas e negativas. Inclusive já o fiz com um A319 que acabara de passar pelo retrofit com os novos assentos. As experiências negativas sempre ocorreram devido aos atrasos dos vôos. Será que já resolveram esta questão? 

 

Em relação ao serviço de bordo, na minha última experiência (05/17) serviram bebidas e uma nata.  Muito bom para um vôo curto. 

 

Saudações! 



#3 Kal_Center

Kal_Center
  • Usuários
  • 1,932 posts
  • Gender:Male
  • Location:SSTH
  • Cidade/UF/País:CWB
  • Data de Nascimento:17/03/1982

Posted 16 de August de 2017 - 08:41

Excelente FR, como sempre! Parabéns pelo voo e pela bebê, felicidades!



#4 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 587 posts
  • Gender:Male
  • Location:Goiânia
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984

Posted 19 de August de 2017 - 22:22

Que linda bebê é um presente para nós você ainda se dar o trabalho de fazer fotos e um FR estando tão atarefado, obrigado!

#5 Nishan

Nishan
  • Usuários
  • 2,854 posts
  • Gender:Male
  • Location:Rio de Janeiro - GIG
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - GIG
  • Data de Nascimento:19/06/1983

Posted 20 de August de 2017 - 15:01

Parabéns pelo report Jopeg ! É sempre muito legal ler sobre suas viagens. 

 

Tive o prazer de fazer esta mesma viagem em Abril passado durante minhas férias. Como no ano passado eu havia viajado de Lisboa ao Porto de Alfa Pendular (perdendo tempo por conta do atraso do trem) e retornado de Fokker-100 da Portugalia, resolvi que neste ano eu iria voar de ATR ! E consegui ! Viagem tranquila, sem problemas E com serviço de bordo especial. Foi servido aos passageiros um Pastel de Nata !  :cool:  Muito bom !  :lol:



#6 Ernesto

Ernesto
  • Usuários
  • 790 posts
  • Cidade/UF/País:sao paulo
  • Data de Nascimento:29/06/1965

Posted 23 de August de 2017 - 17:11

Parabéns pelo FR e muitas felicidades com sua filha. Ótimos voos para a família





Also tagged with one or more of these keywords: TAP, ATR72, Lisboa, Porto, Ponte aérea