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China Southern Bangkok-Wuhan-Bangkok


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#1 Tintin

Tintin
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Posted 18 de August de 2017 - 11:31

Ola, caso alguem venha a voar num B737 da China Southern, isso eh o que se pode esperar. Desculpas pelo texto sem acentos, mas acredito que ta OK pra ler.

 

CZ 3058 15/08/2017 BKK-WUH

Classe Economica - Assento 40A

B737-800 – B2695 (15 anos de uso)

 

Cheguei ao balcao de check-in as 16:00 – aproximadamente duas horas antes do voo – e estava relativamente tranquilo. Um grande grupo de turistas chineses estava fazendo check-in, mas os outros balcoes nao apresentavam muito movimento. Em 7 minutos eu ja estava com o cartao de embarque em maos. O check-in foi feito por funcionarios da Thai Airways, cordial e eficiente. A imigracao tambem foi rapida para os padroes do aeroporto Suvarnabhumi e as 16:20 passei por todo o desembaraco, pronto pra rumar a portao de embarque E10.

 

Concourse%20E%20BKK.jpg

O concouse E do aeroporto de Suvarnabhumi

 

O aviao ja se encontrava na ponte quando cheguei. No caminho vi algumas comissarias da China Southern andando em direcao ao free shop pra algumas compras. A aeronave era um B737-800, B-2695 com 15 anos de idade, todos eles na China Southern. O embarque comecou 35 minutos antes do horario de partida. Embora tenha sido dada prioridade a criancas e passageiros da business, o restante do embarque foi meio caotico, muito em funcao do comportamento da maioria dos passageiros. Fui bem recebido pelas comissarias que me ofereceram alguns jornais em ingles. Tive sorte de “ganhar” o assento 40A, uma saida de emergencia que oferece espaco para as pernas quase compativel com a classe executiva em narrow bodies de algumas empresas.

 

B2695%20at%20the%20gate.jpg

O B-2695 acoplado ao gate

 

As comissarias tiveram um bom trabalho colocando todo mundo no lugar, os passageiros chineses sao famosos por nao terem muita disciplina, mas a partida ocorreu 3 minutos antes do horario previsto. Taxi rapido ate a pista 19L e subida tranquila . Em cruzeiro o aviao encontrou um pouco de turbulencia, mas nada que evitasse que 25 minutos apos a decolagem fosse iniciado o servico de bordo. Primeiro as bebidas foram servidas – refrigerantes, sucos, agua, cha e café – e depois as refeicoes quentes. Eram duas opcoes, frango ou peixe, acompanhadas de uma salada de cenoura, pao (frio), frutas e uma barra de chocolate. Escolhi o peixe e estava OK, apesar da aparencia nao tao boa. Na segunda passagem das bebidas eu notei uma garrafa de vinho branco argentino e resolvi experimentar. Nao era fantastico, mas o catering oferecido agradou pra um voo de mais ou menos 3 horas na economica.

 

Meal%20BKK-WUH.jpg

A refeicao

 

A cabine mostrava sinais de uso. As telas para videos nao eram individuais, estavam instaladas a cada 4 fileiras. Foram mostrados diferentes videos de 30 minutos sobre esportes/artes na China e depois programas mais ocidentais, como Cesar Milan e seus cachorros. Os assentos nao tinham ajuste para a cabeca, mas o espaco entre as fileiras era exelente. Tinham duas revistas para leitura, uma da China Southern e outra do CAAC – a ANAC chinesa – mas todas em chines…um deslize da empresa considerando que se tratava de um voo internacional. Fones de ouvido foram oferecidos pelas comissarias que tambem distribuiram os cartoes pra imigracao chinesa.

 

Seat%2040A.jpg

O assento 40A com bom espaco para as pernas

 

Interessante que muitas linhas aereas chinesas, inclusive a China Southern nesse voo, deixam os sinais de atar os cintos ligados o voo inteiro. Desnecessario na minha opiniao. Tambem nao sao feitos PAs pelos pilotos, mas pelo menos as comissarias passaram todas as informacoes sobre o progresso do voo em bom ingles. As comissarias, alias, se mostraram prestativas, gentis e profissionais, sem duvida um ponto positivo nesse voo.

 

A descida foi iniciada e nao havia muito o que ver pela janela. Tinha uma nevoa sobre Wuhan, provavelmente mistura de umidade do rio Yangtze com poluicao. Depois de um bom tempo na aproximacao finalmente pousamos na pista 22L do aeroporto Tianhe. Depois tivemos um longo taxi para posicao remota, a chegada ocorreu com 28 minutos de atraso. Ha um novo e grande terminal em Tianhe, mas ele ainda nao foi inaugurado. Pegamos um onibus para um pequeno terminal que destoa dos outros imponentes aeroportos chineses. Apesar da confusao e altos decibeis, a imigracao demorou somente 5 minutos e como nao tinha bagagem despachada, rapidamente estava no desembarque.

 

CZ 3029 16/08/2017 WUH-BKK

Classe Economica – Assento 40K

B737-800 – B5340 (10 anos de uso)

 

Para o retorno eu cheguei no aeroporto bem antes do horario de partida e tive tempo pra caminhar no terminal domestico. Bem espacoso, mas com poucas opcoes de restaurantes ou lanchonetes. O terminal internacional fica num pequeno edificio separado, uma caminhada de 5 minutos. Bem acanhado, definitivamente nao eh o melhor lugar pra passar horas esperando uma conexao. De qualquer forma o novo terminal deve ser inaugurado ainda esse ano.

 

Domestic%20terminal%20WUH-1.jpg

O saguao do terminal domestico de Wuhan

 

Os balcoes de check-in para o CZ 3029 foram abertos duas horas antes do voo e eu fui o primeiro a pegar o cartao de embarque. Alem de mim haviam tres mulheres com dezenas de passaportes pra fazer o check-in de um grande grupo de turistas chineses. Tentei um upgrade pra classe executiva, mas estava lotada. Pelo menos a funcionaria da China Southern, simpatica e eficiente, atendeu meu pedido de ter novamente uma saida de emergencia, assento 40K. A imigracao ainda estava fechada e eu tive que esperar por uns 10 minutos, depois passou tudo muito rapido. Em alguns instantes o terminal seria tomado por passageiros para os diversos voos internacionais que iriam sair no mesmo horario (China Southern, Vietjet, AirAsia, AirAsia X, Malindo).

 

Intl%20Check%20in%20WUH.jpg

Balcoes de check-in ainda vazios

 

A area de embarque tambem eh acanhada, tem um café e uma loja de conveniencia. No segundo andar tem uma lounge, mas bem basica e sem muitas opcoes de buffet ou bebidas. O embarque comecou 15 minutos apos o que era o horario de partida devido o aviao ter chegado tarde do voo anterior. Foi muito desorganizado, novamente mais em um funcao do comportamento dos proprios passageiros, mas pelo menos os funcionarios nao “socaram” um monte de gente nos onibus como as vezes acontece, inclusive no Brasil.

 

Intl%20boarding%20area%20WUH.jpg

A area de embarque sem muitos atrativos

 

Partimos com 48 minutos de atraso e o taxi levou 20 minutos antes de decolamos da pista 22R. O aviao era novamente um B737-800, B-5340 com 10 anos de idade. Ja havia passado da meia noite e foi impossivel nao cair no sono na subida. Meia hora depois as luzes de cabine foram acesas pra que o time de comissarios distribuissem os fones e iniciassem o servico de bordo. Dessa vez as opcoes eram porco ou frango. Considerando minhas experiencias previas com catering na China, eu sabia que não ia ser grande coisa, mas escolhi o frango pra dar uma olhada. Pareceu bem gorduroso e eu deixei pra la. Tambem tinha uma salada meio esquisita, uma gelatina de sobremesa, pao e um pacote de amendoins. Quanto as bebidas haviam sucos, refrigerantes, cha e café, alem de agua. Nada de cerveja ou vinho.

 

Meal%20WUH-BKK_1.jpg

 

Meal%20WUH-BKK_2.jpg

Tudo o que estava disponivel de comida nesse voo

 

O time de comissarios foi educado e professional, com excecao de um comissario que de maneira nao muito educada pediu pra ver meu cartao de embarque, bocejava pela cabine e ignorava os passageiros. Deveria estar de aviso previo…novamente as revistas eram somente eh chines. Dessa vez foi exibido somente um filme, acredito ser Guardioes da Galaxia. Nesse voo o assento era um pouco mais confortavel que o da ida, o espaco para as pernas era novamente muito bom para um voo de tres horas.

 

Seat%2040K.jpg

O assento 40K

 

 

A chegada aconteceu numa madrugada limpa, pouso na pista 19R depois de tres horas e 13 minutos de voo. O taxi foi rapido e chegamos na ponte com 47 minutos de atraso em relacao ao previsto. Depois de uma rapida passada no health control pra verificar a vacinacao contra febre amarela, rumei para a imigracao que estava fluindo bem. Meia hora depois da chegada ja estava na area de desembarque –  novamente nao tinha bagagem despachada – pronto pra ir descansar.

 

No geral a experiencia com a China Southern foi satisfatoria. Os funcionarios de solo e tripulantes foram educados e atenciosos com execao de um comissario no voo de volta. O assento tem conforto suficiente para um voo de tres horas. A comida saindo de Wuhan deixou a desejar, mas esse eh um problema comum a todas as empresas em voos oriundos da China. O atraso na volta tambem nao agradou, mas na ida a saida foi dentro do horario. Os filmes e programas de TV foram o padrao do que muitas empresas por ai oferecem em seus narrow bodies, precisam apenas colocar revistas em ingles a bordo. Para destinos secundarios na China, considero melhor um voo direto pela China Southern a ter que fazer uma conexao em Hong Kong, Macau ou Shanghai. Os pontos tambem foram creditados na minha conta da Aeroflot (Skyteam) sem preblemas.

 

Um abraco


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#2 Bonotto

Bonotto
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Posted 18 de August de 2017 - 22:49

As "ibagens" não vieram, tente o http://imgur.com/

 

O photobucket de ums dias para cá não está mais permitindo embedded



#3 Tintin

Tintin
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Posted 19 de August de 2017 - 02:52

Obrigado Bonotto, vai aqui tudo de novo entao:

 

CZ 3058 15/08/2017 BKK-WUH

Classe Economica - Assento 40A

B737-800 – B2695 (15 anos de uso)

 

Cheguei ao balcao de check-in as 16:00 – aproximadamente duas horas antes do voo – e estava relativamente tranquilo. Um grande grupo de turistas chineses estava fazendo check-in, mas os outros balcoes nao apresentavam muito movimento. Em 7 minutos eu ja estava com o cartao de embarque em maos. O check-in foi feito por funcionarios da Thai Airways, cordial e eficiente. A imigracao tambem foi rapida para os padroes do aeroporto Suvarnabhumi e as 16:20 passei por todo o desembaraco, pronto pra rumar a portao de embarque E10.

 

bEAo9p5.jpg

O concouse E do aeroporto de Suvarnabhumi

 

O aviao ja se encontrava na ponte quando cheguei. No caminho vi algumas comissarias da China Southern andando em direcao ao free shop pra algumas compras. A aeronave era um B737-800, B-2695 com 15 anos de idade, todos eles na China Southern. O embarque comecou 35 minutos antes do horario de partida. Embora tenha sido dada prioridade a criancas e passageiros da business, o restante do embarque foi meio caotico, muito em funcao do comportamento da maioria dos passageiros. Fui bem recebido pelas comissarias que me ofereceram alguns jornais em ingles. Tive sorte de “ganhar” o assento 40A, uma saida de emergencia que oferece espaco para as pernas quase compativel com a classe executiva em narrow bodies de algumas empresas.

 

dd6iVBa.jpg

O B-2695 acoplado ao gate

 

As comissarias tiveram um bom trabalho colocando todo mundo no lugar, os passageiros chineses sao famosos por nao terem muita disciplina, mas a partida ocorreu 3 minutos antes do horario previsto. Taxi rapido ate a pista 19L e subida tranquila . Em cruzeiro o aviao encontrou um pouco de turbulencia, mas nada que evitasse que 25 minutos apos a decolagem fosse iniciado o servico de bordo. Primeiro as bebidas foram servidas – refrigerantes, sucos, agua, cha e café – e depois as refeicoes quentes. Eram duas opcoes, frango ou peixe, acompanhadas de uma salada de cenoura, pao (frio), frutas e uma barra de chocolate. Escolhi o peixe e estava OK, apesar da aparencia nao tao boa. Na segunda passagem das bebidas eu notei uma garrafa de vinho branco argentino e resolvi experimentar. Nao era fantastico, mas o catering oferecido agradou pra um voo de mais ou menos 3 horas na economica.

 

lC3hdq3.jpg

 

A refeicao

 

A cabine mostrava sinais de uso. As telas para videos nao eram individuais, estavam instaladas a cada 4 fileiras. Foram mostrados diferentes videos de 30 minutos sobre esportes/artes na China e depois programas mais ocidentais, como Cesar Milan e seus cachorros. Os assentos nao tinham ajuste para a cabeca, mas o espaco entre as fileiras era exelente. Tinham duas revistas para leitura, uma da China Southern e outra do CAAC – a ANAC chinesa – mas todas em chines…um deslize da empresa considerando que se tratava de um voo internacional. Fones de ouvido foram oferecidos pelas comissarias que tambem distribuiram os cartoes pra imigracao chinesa.

 

7nMfTuV.jpg

 

O assento 40A com bom espaco para as pernas

 

Interessante que muitas linhas aereas chinesas, inclusive a China Southern nesse voo, deixam os sinais de atar os cintos ligados o voo inteiro. Desnecessario na minha opiniao. Tambem nao sao feitos PAs pelos pilotos, mas pelo menos as comissarias passaram todas as informacoes sobre o progresso do voo em bom ingles. As comissarias, alias, se mostraram prestativas, gentis e profissionais, sem duvida um ponto positivo nesse voo.

 

A descida foi iniciada e nao havia muito o que ver pela janela. Tinha uma nevoa sobre Wuhan, provavelmente mistura de umidade do rio Yangtze com poluicao. Depois de um bom tempo na aproximacao finalmente pousamos na pista 22L do aeroporto Tianhe. Depois tivemos um longo taxi para posicao remota, a chegada ocorreu com 28 minutos de atraso. Ha um novo e grande terminal em Tianhe, mas ele ainda nao foi inaugurado. Pegamos um onibus para um pequeno terminal que destoa dos outros imponentes aeroportos chineses. Apesar da confusao e altos decibeis, a imigracao demorou somente 5 minutos e como nao tinha bagagem despachada, rapidamente estava no desembarque.

 

CZ 3029 16/08/2017 WUH-BKK

Classe Economica – Assento 40K

B737-800 – B5340 (10 anos de uso)

 

Para o retorno eu cheguei no aeroporto bem antes do horario de partida e tive tempo pra caminhar no terminal domestico. Bem espacoso, mas com poucas opcoes de restaurantes ou lanchonetes. O terminal internacional fica num pequeno edificio separado, uma caminhada de 5 minutos. Bem acanhado, definitivamente nao eh o melhor lugar pra passar horas esperando uma conexao. De qualquer forma o novo terminal deve ser inaugurado ainda esse ano.

 

l0tAnFO.jpg

 

WEpGAVa.jpg

 

O saguao do terminal domestico de Wuhan

 

Os balcoes de check-in para o CZ 3029 foram abertos duas horas antes do voo e eu fui o primeiro a pegar o cartao de embarque. Alem de mim haviam tres mulheres com dezenas de passaportes pra fazer o check-in de um grande grupo de turistas chineses. Tentei um upgrade pra classe executiva, mas estava lotada. Pelo menos a funcionaria da China Southern, simpatica e eficiente, atendeu meu pedido de ter novamente uma saida de emergencia, assento 40K. A imigracao ainda estava fechada e eu tive que esperar por uns 10 minutos, depois passou tudo muito rapido. Em alguns instantes o terminal seria tomado por passageiros para os diversos voos internacionais que iriam sair no mesmo horario (China Southern, Vietjet, AirAsia, AirAsia X, Malindo).

 

axECIpt.jpg

 

Balcoes de check-in ainda vazios

 

A area de embarque tambem eh acanhada, tem um café e uma loja de conveniencia. No segundo andar tem uma lounge, mas bem basica e sem muitas opcoes de buffet ou bebidas. O embarque comecou 15 minutos apos o que era o horario de partida devido o aviao ter chegado tarde do voo anterior. Foi muito desorganizado, novamente mais em um funcao do comportamento dos proprios passageiros, mas pelo menos os funcionarios nao “socaram” um monte de gente nos onibus como as vezes acontece, inclusive no Brasil.

 

BHQBGsk.jpg

 

A area de embarque sem muitos atrativos

 

Partimos com 48 minutos de atraso e o taxi levou 20 minutos antes de decolamos da pista 22R. O aviao era novamente um B737-800, B-5340 com 10 anos de idade. Ja havia passado da meia noite e foi impossivel nao cair no sono na subida. Meia hora depois as luzes de cabine foram acesas pra que o time de comissarios distribuissem os fones e iniciassem o servico de bordo. Dessa vez as opcoes eram porco ou frango. Considerando minhas experiencias previas com catering na China, eu sabia que não ia ser grande coisa, mas escolhi o frango pra dar uma olhada. Pareceu bem gorduroso e eu deixei pra la. Tambem tinha uma salada meio esquisita, uma gelatina de sobremesa, pao e um pacote de amendoins. Quanto as bebidas haviam sucos, refrigerantes, cha e café, alem de agua. Nada de cerveja ou vinho.

 

AE02bvL.jpg

 

M2KegRb.jpg

 

Tudo o que estava disponivel de comida nesse voo

 

O time de comissarios foi educado e professional, com excecao de um comissario que de maneira nao muito educada pediu pra ver meu cartao de embarque, bocejava pela cabine e ignorava os passageiros. Deveria estar de aviso previo…novamente as revistas eram somente eh chines. Dessa vez foi exibido somente um filme, acredito ser Guardioes da Galaxia. Nesse voo o assento era um pouco mais confortavel que o da ida, o espaco para as pernas era novamente muito bom para um voo de tres horas.

 

WJCQY1T.jpg

 

O assento 40K

 

A chegada aconteceu numa madrugada limpa, pouso na pista 19R depois de tres horas e 13 minutos de voo. O taxi foi rapido e chegamos na ponte com 47 minutos de atraso em relacao ao previsto. Depois de uma rapida passada no health control pra verificar a vacinacao contra febre amarela, rumei para a imigracao que estava fluindo bem. Meia hora depois da chegada ja estava na area de desembarque –  novamente nao tinha bagagem despachada – pronto pra ir descansar.

 

No geral a experiencia com a China Southern foi satisfatoria. Os funcionarios de solo e tripulantes foram educados e atenciosos com execao de um comissario no voo de volta. O assento tem conforto suficiente para um voo de tres horas. A comida saindo de Wuhan deixou a desejar, mas esse eh um problema comum a todas as empresas em voos oriundos da China. O atraso na volta tambem nao agradou, mas na ida a saida foi dentro do horario. Os filmes e programas de TV foram o padrao do que muitas empresas por ai oferecem em seus narrow bodies, precisam apenas colocar revistas em ingles a bordo. Para destinos secundarios na China, considero melhor um voo direto pela China Southern a ter que fazer uma conexao em Hong Kong, Macau ou Shanghai. Os pontos tambem foram creditados na minha conta da Aeroflot (Skyteam) sem preblemas.

 

Um abraco


  • Ariel, MD-11, TR763 and 8 others like this

#4 Kal_Center

Kal_Center
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Posted 19 de August de 2017 - 21:19

Legal, gostei. Bacana por compartilhar!

 

Pelas minhas experiências na China, a Southern é uma das melhorzinhas, embora, reiteiro, minha opinião, todas q viajei meio que seguem o padrão bem meia-boca de todo mercado chinês.

 

Puramente cultural rsrs.

 

Abs!



#5 MissedApproach

MissedApproach
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Posted 20 de August de 2017 - 12:28

E quanto ao preço que se paga por um bilhete desse? Muito bom o FR, obrigado!



#6 Tintin

Tintin
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Posted 23 de August de 2017 - 07:18

E quanto ao preço que se paga por um bilhete desse? Muito bom o FR, obrigado!

 

Ola, esqueci de falar dos precos. Eu nao comprei o bilhete diretamente, foi o meu empregador com apenas 5 dia de antecedencia. Foi gasto o equivalente a R$ 2200,00. Acho caro, mas eh um voo de pouco mais de tres horas na alta temporada daqui (estava lotado tanto na ida quanto na volta, inclusive a business class com 8 assentos). Sao 4 voos diarios entre as duas cidades, 2 da China Southern e 2 da AirAsia, porem os voos da AirAsia operam do aeroporto Don Mueang (DMK) que eh longe pra mim.

 

A AirAsia eh bem mais barata, um bilhete sem nada extra custa metade do preco da China Southern, se adicionar um assento melhor, comida e bagagem despachada, custa uns R$1600 (com uma semana de antecedencia). 

 

Depois coloco um report de uma lowcost aqui da regiao.