Jump to content

Photo

Check de PLA

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
28 replies to this topic

#1 Red_Tail

Red_Tail
  • Usuários
  • 79 posts
  • Cidade/UF/País:SP
  • Data de Nascimento:25/06/1981

Posted 24 de August de 2017 - 15:42

Boa tarde pessoal, tenho uma duvida com relação ao check de PLA e gostaria de saber se alguem ja passou pela mesma situação e pode me ajudar a tirar uma duvida.

Terminei o aeroclube e entrei direto em uma empresa de linha aerea portanto nao tenho as tais 250hrs em comando exigidas pelo RBAC 61 para o check de PLA e agora estou proximo de minha promoção. Nesse caso como devo fazer para comprovar experiência?

No RBAC 61 também é mencionado que os requisitos minimos para o check de PLA podem ser diminuidos para 100hrs em insturcao supervisionada sendo que no minimo 75hrs em simulador, portanto eu entendo que mesmo sem ter as 250hrs em comando, posso checar PLA na empresa tendo feito o treinamento inicial em simulador e instrucao em rota correto?

Alguém ja passou por isso?

#2 Leirbag

Leirbag
  • Membro Honorário
  • 5,852 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987

Posted 24 de August de 2017 - 18:41

Até onde eu sei, as horas que você receberá em "comando sob supervisão" durante sua instrução para promoção contam como horas em comando.

Portanto, basta fazer o número necessário de horas em comando sob supervisão para atingir os requisitos mínimos para a licença de PLA.

• StarOne likes this

#3 StarOne

StarOne
  • Expulsos
  • 87 posts
  • Cidade/UF/País:Campinas/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:24/08/1977

Posted 25 de August de 2017 - 00:38

Até onde eu sei, as horas que você receberá em "comando sob supervisão" durante sua instrução para promoção contam como horas em comando.

Portanto, basta fazer o número necessário de horas em comando sob supervisão para atingir os requisitos mínimos para a licença de PLA.

Voa PIC na esquerda já em instrução pra comando... tem um monte de 2 faixas (ou 3) voando na esquerda com um 4 faixas instrutor na direita (porém apesar de ser PC, vc já tera PIC no tipo junto a Anac e averbado no sistema após o simulador).
É mole pro gato

#4 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,535 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Posted 25 de August de 2017 - 09:26

Só mais um dos absurdos grotescos da legislação brasileira.

Um Instrutor de Voo de aeroclube* voando monomotor nos cafundós do Judas, espaço aéreo G, fazendo TGL com aluno em área não controlada, pode pedir check de Piloto de LINHA AÉREA por ter hora em comando.

Já alguém sentado na direita de um jato de alta complexidade, voando sempre IFR, TMA-SP, Ponte, internacional etc., ou seja, com MUITO mais experiência em LINHA AÉREA, não pode requerer a licença correspondente antes de chegar sua vez na fila da empresa, por não ter as tais "horas em comando"**.

* Não estou de forma alguma desmerecendo o importante trabalho de INVA - ou qualquer outro fora da linha aérea. Mas reforço que a legislação atual é simplesmente absurda. Em um lugar sério, o co-piloto na linha pode lançar, cumpridas algumas condições, horas PIC-US sem estar em instrução pra comando na empresa e depois pedir o check por conta à autoridade aeronáutica.

** Ah sim, pode. Se pagar as caríssimas horas de voo do próprio bolso, lembrando que vai ter que renovar mono, fazer requalificação etc etc.

• Caravelle, Landing, Leirbag and 5 others like this

#5 Caravelle

Caravelle
  • Usuários
  • 4,032 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, República Rio-Grandense, Brasil
  • Data de Nascimento:22/09/1976

Posted 25 de August de 2017 - 15:47

Só mais um dos absurdos grotescos da legislação brasileira.

Um Instrutor de Voo de aeroclube* voando monomotor nos cafundós do Judas, espaço aéreo G, fazendo TGL com aluno em área não controlada, pode pedir check de Piloto de LINHA AÉREA por ter hora em comando.

Já alguém sentado na direita de um jato de alta complexidade, voando sempre IFR, TMA-SP, Ponte, internacional etc., ou seja, com MUITO mais experiência em LINHA AÉREA, não pode requerer a licença correspondente antes de chegar sua vez na fila da empresa, por não ter as tais "horas em comando"**.

* Não estou de forma alguma desmerecendo o importante trabalho de INVA - ou qualquer outro fora da linha aérea. Mas reforço que a legislação atual é simplesmente absurda. Em um lugar sério, o co-piloto na linha pode lançar, cumpridas algumas condições, horas PIC-US sem estar em instrução pra comando na empresa e depois pedir o check por conta à autoridade aeronáutica.

** Ah sim, pode. Se pagar as caríssimas horas de voo do próprio bolso, lembrando que vai ter que renovar mono, fazer requalificação etc etc.

O pior é que não é só no Brasil. Talvez lá fora sejam mais flexíveis, mas a regra é parecida. Um total absurdo!

Mas é o que falaram acima, tu completas as horas na instrução pra comando. Ouvi papos, não sei se reais, que teve gente terminando a instrução pra comando faltando umas 5 horas pro PLA e teve que ir no aeroclube voas essas 5 horas...

• SkyLiner likes this

#6 StarOne

StarOne
  • Expulsos
  • 87 posts

Posted 26 de August de 2017 - 02:38

O pior é que não é só no Brasil. Talvez lá fora sejam mais flexíveis, mas a regra é parecida. Um total absurdo!

Mas é o que falaram acima, tu completas as horas na instrução pra comando. Ouvi papos, não sei se reais, que teve gente terminando a instrução pra comando faltando umas 5 horas pro PLA e teve que ir no aeroclube voas essas 5 horas...

Not found! Not real...

#7 Caravelle

Caravelle
  • Usuários
  • 4,032 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, República Rio-Grandense, Brasil
  • Data de Nascimento:22/09/1976

Posted 26 de August de 2017 - 19:10

Not found! Not real...

Também acho isso meio "afa", StarOne. 

Não custava o cara fazer mais 5 horas de instrução...

#8 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,535 posts

Posted 26 de August de 2017 - 19:37

A questão é justamente essa falta de flexibilidade aqui.

Lá fora sei de pelo menos 2 ou 3 países nos quais você mesmo loga as horas em comando como "PIC Under Supervision", às vezes apenas pedindo pro comandante do voo assinar essas horas, desde que ele seja instrutor e você seja o PF da etapa. Cumpridos os mínimos, você mesmo pode pedir o check de ATPL quando for fazer seu recheck na companhia.

Se algum desses concurseiros que trabalham no órgão regulador conseguir me provar que voar 5, 15, 20 horas de C152 VFR no interior, no dia da folga e pagando do bolso, trarão mais benefícios ao futuro PLA do que ele simplesmente logar PIC-US durante uma chave de 4 dias de voo com um comandante instrutor, eu encerro o papo por aqui.
  • borrachasaovento, MarceloF, lecaqui and 1 other like this

#9 MarceloF

MarceloF
  • Usuários
  • 776 posts
  • Cidade/UF/País:Somewhere / Over / The rainbow
  • Data de Nascimento:27/01/1984

Posted 26 de August de 2017 - 20:40

Já tem gente se mobilizando pra isso. Sugiro que façam o mesmo.

Mas de resto, estou aguardando o primeiro que vai dizer "Não seguiu a regra do mercado"; "Fulano foi pra linha aérea/taxi aéreo sem horas PIC pq quis"....

#10 StarOne

StarOne
  • Expulsos
  • 87 posts

Posted 27 de August de 2017 - 03:46

Mas de resto, estou aguardando o primeiro que vai dizer "Não seguiu a regra do mercado"; "Fulano foi pra linha aérea/taxi aéreo sem horas PIC pq quis"....

Mentira!!! Fulano foi pra 121 ou 135 sem PIC Time pq obrigaram ele a entrar na porrada! Pular fazes em qualquer profissão termina dessa forma.
Aqui onde eu voo entra na 121 ATL Frozen e depois checa ATP Standard no restricted na REGIONAL e mesmo após tudo isso, só entra numa MAJOR após 4 anos na regional e ainda assim como F/O.
Onde eu voo fecharam com uma Major que flexibilizou para 2 anos de regional por falta de mão de obra.
Aqui é 1500 horas e ponto final.
Tem 1500 entra na Far121, não tem, vai dar instrução ou voar na General Aviation.
Compare a qualidade daqui com a dai e tire as suas próprias conclusões.

#11 B-777EK

B-777EK
  • Usuários
  • 75 posts
  • Cidade/UF/País:Dubai - UAE
  • Data de Nascimento:28/02/1981

Posted 27 de August de 2017 - 05:37

No brasil os caras não são nada flexiveis....

Chequei meu PLA nos EUA porque eu tinha sido instrutor na Florida e a ANAC, na sua estupenda genialidade, não aceitava minhas horas PIC na America. Mesmo eu tendo declaração, marcação em relevo da escola no logbook, etc... E afinal todo mundo sabe que é muito melhor voar no interior da PQP do que nos EUA. [sarcasmo]

Ai peguei minhas horinhas no copiloto no brasil, levei para o checador nos EUA e ele em uma olhadinha rapida aceitou tudo!!! E ainda coloquei o Type Rating do A330 que eu voava no brasil.... ahhh esses yankees...

• Caravelle, borrachasaovento, SkyLiner and 2 others like this

#12 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,535 posts

Posted 27 de August de 2017 - 11:55

Mentira!!! Fulano foi pra 121 ou 135 sem PIC Time pq obrigaram ele a entrar na porrada! Pular fazes em qualquer profissão termina dessa forma.
Aqui onde eu voo entra na 121 ATL Frozen e depois checa ATP Standard no restricted na REGIONAL e mesmo após tudo isso, só entra numa MAJOR após 4 anos na regional e ainda assim como F/O.
Onde eu voo fecharam com uma Major que flexibilizou para 2 anos de regional por falta de mão de obra.
Aqui é 1500 horas e ponto final.
Tem 1500 entra na Far121, não tem, vai dar instrução ou voar na General Aviation.
Compare a qualidade daqui com a dai e tire as suas próprias conclusões.

Então o cara que voa na Europa com licença EASA e entrou via programa Cadet Pilot voa pior do que o brazuca que entrou na comercial com 1.000h de garimpo e uma prova PLA ANAC "mandrake"?  Menos, meu caro.

#13 StarOne

StarOne
  • Expulsos
  • 87 posts

Posted 27 de August de 2017 - 12:48

ö
Então o cara que voa na Europa com licença EASA e entrou via programa Cadet Pilot voa pior do que o brazuca que entrou na comercial com 1.000h de garimpo e uma prova PLA ANAC "mandrake"?  Menos, meu caro.

Voa muito pior!!!
Ter FAA ou EASA não significa nada e voar avião grande menos ainda (Se voar avião grande pode ser chamado de pilotagem) prefiro usar o termo "gerenciamento de voo".
Saiu um bla bla bla sobre os melhores pilotos do mundo e os brasileiros estão em segundo lugar.

#14 StarOne

StarOne
  • Expulsos
  • 87 posts

Posted 27 de August de 2017 - 12:58

Bota um Cadet Program pra voar no garimpo e espera o resultado (já vai ligando no SAR e Cenipa) pq voar C152 G1000 homologado RNAV sobre a Alemanha ou França com um ATC que responde e dá vetoração pra tudo é até engraçado. Ai já cheguei voar 2 hrs ifr real sem contato ATC e nem 121.5 funciona. Já precisei pedir ponte pra Volmet para informar mudança de FL e etc.

#15 MarceloF

MarceloF
  • Usuários
  • 776 posts
  • Cidade/UF/País:Somewhere / Over / The rainbow
  • Data de Nascimento:27/01/1984

Posted 28 de August de 2017 - 12:56

É como o Skyliner disse, sem tirar nem por. E o StarOne ainda provou o contrário...

Vou até destacar aqui:

"Se algum desses concurseiros que trabalham no órgão regulador conseguir me provar que voar 5, 15, 20 horas de C152 VFR no interior, no dia da folga e pagando do bolso, trarão mais benefícios ao futuro PLA do que ele simplesmente logar PIC-US durante uma chave de 4 dias de voo com um comandante instrutor, eu encerro o papo por aqui."

PLA não é necessário pra voar no garimpo (onde a operação em sua maioria está à margem da lei);

Piloto que voou no garimpo pode ser ótimo em hand flying, mas se não tiver todo o resto, não adianta que não entra.

À propósito, se pegar um piloto que voou no garimpo e colocar pra voar uma avião de linha aérea, certamente o telefone do CENIPA vai tocar também. Justamente porque assim como no garimpo ninguém se mete à besta sozinho de primeira, e leva algum tempo aprendendo com quem tem mais experiência naquela área.

Em todo o caso, já fiz muita ponte na linha, já perdi contato com o ACC, e não precisei voar no garimpo pra isso acontecer, my fellow. Conheço quem tenha vivenciado a mesma situação voando na Europa.

• SkyLiner, raverbashing and B737-8HX like this

#16 StarOne

StarOne
  • Expulsos
  • 87 posts

Posted 28 de August de 2017 - 22:34

É como o Skyliner disse, sem tirar nem por. E o StarOne ainda provou o contrário...

Vou até destacar aqui:

"Se algum desses concurseiros que trabalham no órgão regulador conseguir me provar que voar 5, 15, 20 horas de C152 VFR no interior, no dia da folga e pagando do bolso, trarão mais benefícios ao futuro PLA do que ele simplesmente logar PIC-US durante uma chave de 4 dias de voo com um comandante instrutor, eu encerro o papo por aqui."

PLA não é necessário pra voar no garimpo (onde a operação em sua maioria está à margem da lei);

Piloto que voou no garimpo pode ser ótimo em hand flying, mas se não tiver todo o resto, não adianta que não entra.

À propósito, se pegar um piloto que voou no garimpo e colocar pra voar uma avião de linha aérea, certamente o telefone do CENIPA vai tocar também. Justamente porque assim como no garimpo ninguém se mete à besta sozinho de primeira, e leva algum tempo aprendendo com quem tem mais experiência naquela área.

Em todo o caso, já fiz muita ponte na linha, já perdi contato com o ACC, e não precisei voar no garimpo pra isso acontecer, my fellow. Conheço quem tenha vivenciado a mesma situação voando na Europa.

UAU!!!!!!!

Marcos Pontes que se cuide...

(e eu não falei de meia duzia de horas... quando eu fui pra linha eu, na epoca que se voava de fato, me pediram 3000 hrs, portanto, não mistura papo de concurseiro com quem voa desde que vc voava de Varig usando beneficios da sua genitora).

Edited by StarOne, 28 de August de 2017 - 22:38 .

#17 StarOne

StarOne
  • Expulsos
  • 87 posts

Posted 28 de August de 2017 - 22:58

Voa PIC na esquerda já em instrução pra comando... tem um monte de 2 faixas (ou 3) voando na esquerda com um 4 faixas instrutor na direita (porém apesar de ser PC, vc já tera PIC no tipo junto a Anac e averbado no sistema após o simulador).
É mole pro gato

MarceloF e afins, aprendam a ler o tópico desde o começo antes de digitarem besteiras... eu digitei esse post dia 25/08 as 00:38 UTC, 18:38 HLO de onde eu me encontrava no momento do post... Seja e esteja mais atento!  :joinha:

#18 B737-8HX

B737-8HX
  • Usuários
  • 875 posts
  • Interests:Aviação Comercial/Segurança de Voo/Boeing 737NG
  • Data de Nascimento:07/03/1982

Posted 28 de August de 2017 - 23:00

StarOne deveria ganhar o prêmio de "mala do ano" do fórum. Inconveniente é pouco, especialmente com ofensas inoportunas. 

Com esse comportamento mimado duvido que a data de nascimento seja real. Sem contar as pérolas que qualquer aviador sério sequer diria, mesmo escondido em um nickname. 

Quanto ao MarceloF, que já tive a oportunidade de trocar informações diversas vezes, taxa-lo como "concurseiro" demonstra total falta de conhecimento em relação ao profissional que ele é. Inteligência ímpar que merece alçar voos muito mais altos do que os que já está alçando. 

• MarceloF likes this

#19 StarOne

StarOne
  • Expulsos
  • 87 posts

Posted 28 de August de 2017 - 23:07

StarOne deveria ganhar o prêmio de "mala do ano" do fórum. Inconveniente é pouco, especialmente com ofensas inoportunas. 

Com esse comportamento mimado duvido que a data de nascimento seja real. Sem contar as pérolas que qualquer aviador sério sequer diria, mesmo escondido em um nickname. 

Quanto ao MarceloF, que já tive a oportunidade de trocar informações diversas vezes, taxa-lo como "concurseiro" demonstra total falta de conhecimento em relação ao profissional que ele é. Inteligência ímpar que merece alçar voos muito mais altos do que os que já está alçando. 

Eu não taxei ele de concurseiro e muito menos dirigi a palavra a vc!

Mala do ano é vc sabichão.

Edited by StarOne, 28 de August de 2017 - 23:10 .

#20 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,535 posts

Posted 01 de September de 2017 - 18:52

Voltando ao foco do tópico, há de fato uma mobilização para flexibilizar o check? Adotar por exemplo o exemplo que falei de lançar horas PIC-U/S se estiver voando com Cmte Instrutor de Rota?