Jump to content

Photo

Jetstar Bangkok-Cingapura

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
6 replies to this topic

#1 Tintin

Tintin
  • Usuários
  • 332 posts
  • Cidade/UF/País:-
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 27 de August de 2017 - 03:21

Ola, vai uma experiencia voando numa empresa low-cost da Asia. Infelizmente ainda sem acentos e sinais...

Sobre o trecho, Bangkok e Cingapura tem muitas ligacoes diarias (quase trinta). Eh um voo de duas horas. Entre as empresas com servico “normal” tem Thai Airways, Singapore Airlines e Cathay Pacific. O segmento de baixo custo eh representado por Jetstar, Scoot, Thai AirAsia e Thai Lion Air. As duas ultimas operam em Don Mueang (DMK) ao norte de Bangkok. Jetstar opera somente em Suvarnabhumi (BKK) e a Scoot tem voo pros dois aeroportos. BKK eh mais pratico pra mim, fui comprar a passagem 4 dias antes da viagem e as tres empresas full service estavam cobrando o equivalente a quase R$1000. Jetstar e Scoot estavam por menos de R$500 (ida e volta) e decidi pela Jetstar por ter mais frequencias. Não tem nada incluso, paga-se extra por bagagem, assento com mais espaco e comida. Tambem existe a possibilidade de comprar um “pacote” com esses tres itens, sai ligeiramente mais barato que comprar tudo separado. A comida pode ser comprada no site (tem o menu completo la). Decidi pagar o equivalente a R$50 por trecho pra viajar num assento com mais espaco pras pernas, o 1A que tambem facilita na hora de desembarcar. 

3K 512 21/08/2017 BKK 09:25 - SIN 12:50

Classe Economica – Assento 1A

A320-200 – 9VJSK (6 anos de uso)

Cheguei no check-in uma hora e 45 minutos antes do voo. Estava bem tranquilo e em cinco minutos estava pronto pra rumar a seguranca e imigracao. No caminho tinha um grande grupo de mulcumanos tailandeses se preparando para a peregrinacao a Meca, o Hajj. Apertei o passo pra chegar antes deles no controle de seguranca, o que me garantiu fazer tudo bem rapido.

b755umU.jpg

Balcoes de check-in da Jetstar em BKK

Depois de tomar um café rumei para o embarque que foi rapido e organizado. Ao embarcar no aviao fiquei surpreso ao ver que não existe divisoria entre os tres primeiros assentos a esquerda (ou bombordo como gostam os britanicos) e a porta. O espaco eh muito bom, mas tem que tomar cuidado pra algum passageiro embarcando não pisar ou passar com um mala no seu pe. Os assentos a direita (1D, E e F) tem a divisao normal para a galley e parecem melhores.

hi64LPK.jpg

9V-JSK pelos sujos vidros do terminal em BKK

fAGJUbJ.jpg

O assento 1A...

YYDVHNb.jpg

...e a sua "vista"

Partida antes do horario, taxi rapido pra decolagem da pista 19R. Em cruzeiro os comissarios distribuiram os cartoes de imigracao para Cingapura e depois passaram com o servico de bordo. Os passageiros que reservaram as refeicoes no ato da compra no site recebem tudo primeiro, depois os comissarios voltam e passam pela cabine novamente para aqueles que desejam comprar alguma coisa na hora. Cardapio bem variado, refeicoes quentes (comidas asiaticas), sanduiches, bolachas etc e varias bebidas, incluindo cerveja, vinho e pequenas garrafas de uisque. Os precos são meio salgados pros padroes tailandeses, mas a empresa eh de Cingapura e la tudo eh meio caro mesmo. Não teve nenhuma opcao de video ou audio, tem uma revista de bordo bem basica com informacoes turisticas sobre os destinos que a Jetstar serve. O assento eh confortavel, mas o espaco no 1A eh um pouco inferior aos outros da primeira fileira porque a “caixa” que guarda a escorregadeira fica bem na frente. Os comissarios foram todos corretos e profissionais.

uQ1ogAY.jpg

Revista de bordo e buy on board

O voo foi rapido e pousamos na pista 20R bem cedo (somente 01:53 da decolagem ao pouso). Taxi curto para o terminal 1 e eu fui o primeiro a sair da aeronave. A imigracao do belo aeroporto de Changi esatava vazia e em menos de cinco minutos estava no saguao de desembarque. Não tinha nenhuma bagagem despachada.

3K 513 22/08/2017 SIN 19:15 - BKK 20:40

Classe Economica – Assento 1ª

A320-200 – 9VJSJ (7 anos de uso)

Cheguei no aeroporto usando o metro que serve somente o terminal 3. De la eh facil pegar o “skytrain” para os outros terminais (exceto o terminal low-cost da Tiger Air). O check-in da Jetstar no terminal 1 eh composto praticamente so por “estilosas” maquinas de auto atendimento, quase não há funcionarios. Cartao de embarque em maos, a imigracao demorou menos de 10 minutos. Em Changi não se passa pelo raio-x antes da area de embarque como eh normal na maioria dos aeroportos, tem somente um funcionario verificando rapidamente a documentacao. O raio-x e controle de seguranca completo sao no portao de embarque (como era antigamente no Brasil). Eu gosto porque não fica aquele monte de gente indo pra voos diferentes tendo que passar pelo raio-x ao mesmo tempo.

oBzornU.jpg

Maquinas para auto check-in no terminal 1

O terminal 1 esta em otimas condicoes, muitas opcoes de restaurantes, compras, lazer etc. Iniciaram o embarque bem cedo, o que evitou filas e desorganizacao. A policia estava escoltando algumas tailandesas que acredito eu, foram deportadas. A partida foi 2 minutos antes do horario e depois de um bom tempo no ponto de espera, finalmente decolamos da pista 20C.

mwe3ekC.jpg

MfjFj2A.jpg

Movimento no terminal 1

O assento e condicoes da cabine eram identicas ao do voo de ida. Dessa vez resolvi experimentar o BOB. Pedi um arroz com curry de grao de bico (deveria ser um Chana Masala) e confesso que não estava fantastico. Pelo preco que cobram, recomendo comer no aeroporto antes do voo, principalmente considerando todas as opcoes que existem tanto em Changi como em Suvarnabhumi.

XJt0jhv.jpg

A escolha no cardapio...

LnV0u1D.jpg

...e como foi servido

Depois de alguma turbulencia, iniciamos a descida para pouso na pista 19R. Taxi rapido e motores cortados exatamente no horario programado. Mais uma vez tive sorte com o Health Control e imigracao, tudo rapido pra poder ir descansar.

Boa experiencia com a Jetstar. Acredito que quando usamos uma low-cost, o mais importante são funcionarios profissionais e pontualidade. Talvez fosse melhor se tivesse alguma opcao de entretenimento a bordo, mas pra um voo de duas horas nao faz tanta falta. A qualidade da comida deixou a desejar, mas as opcoes nos aeroportos são boas. Na verdade eu decidi comer no aviao so pra testar o servico. O assento na primeira fileira eh confortavel para um voo de duas horas. Recomendo pagar um pouco mais por ele porque os assentos normais são bem apertados (29 de pitch).

• Ariel, SimpleMan, TR763 and 7 others like this

#2 trevisan26

trevisan26
  • Usuários
  • 1,058 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, RS Brasil
  • Data de Nascimento:26/08/1996

Posted 27 de August de 2017 - 20:45

Muito obrigado pelo relato do voo, ainda mais por ser uma companhia pouco conhecida no Fórum. Os terminais de SIN são todos fantásticos, o Terminal 4 que tem previsão de ser inaugurado ainda esse ano provavelmente será sensacional também, conforme video a seguir:

Em tempos, também fiz SIN-BKK-SIN porém com a Singapore 777 ida e A330 volta, estou preparando o flight report.

Abraços

• MissedApproach and Tintin like this

#3 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 694 posts
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984

Posted 27 de August de 2017 - 23:18

Prazer voar com você Tintim, 50,00 reais para ir na 1A?? Na hora eu pago... E essa configuração sem a divisória lembra o B733 da Webjet que era assim. Valeu por compartilhar a experiência!
  • Tintin likes this

#4 -ZAP-

-ZAP-
  • Usuários
  • 3,518 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 29 de August de 2017 - 08:33

Gostei, obrigado por postar!
  • Tintin likes this

#5 DanielVS

DanielVS
  • Usuários
  • 2,032 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP
  • Data de Nascimento:23/02/1980

Posted 03 de March de 2018 - 00:21

O que você achou de SIN?

Voltei de lá agora em janeiro e, sinceramente, fiquei desapontado. Melhor aeroporto do mundo? Menos, por favor.

Primeiro que é tanta checagem e rechecagem de documentos que parece aeroporto daqueles países não de terceiro, mas de quinto mundo, onde tudo é cabide de empregos. Saindo do check-in, para ir para a área de embarque, tem uma pessoa checando seu passaporte e cartão de embarque. Do lado, vc passa no detector de metais. Cinco metros adiante (literalmente, 5 m) tem outra pessoa para checar seus documentos (!!!!). As salas de embarque não deixam você entrar antes de 1h30 do voo, então não dá para você simplesmente ir para a sala, relaxar e se levantar só quando for embarcar, como em qualquer aeroporto normal. Quando a sala é aberta, fila para entrar e... surpresa! Nova checagem de documentos e novo raio-X (!!!).

Sim, existem lugares legais para descansar, com poltronas-divã com despertador etc. Mas às vezes estão lotadas e aí vc não tem para onde ir. Não há cadeiras nos corredores das salas de embarque.

Wi-fi: só tem grátis por 30 min, que eu me lembre. Para ter mais acesso, tem que achar um totem do aeroporto onde você tem que escanear seu passaporte (acredite!).

Para quem quer ver avião, esqueça. Existem áreas teoricamente feitas para os entusiastas da aviação, mas a visibilidade é ruim (além de você estar num mezzanino distante das janelas, as 2 camadas de vidros e decoração dificultam ainda mais a visualização das pistas e aeronaves).

KIX, HKG e BKK (para ficar só nos asiáticos) são aeroportos bem mais funcionais, na minha humilde opinião.

#6 Jopeg

Jopeg
  • Usuários
  • 745 posts
  • Cidade/UF/País:LISboa
  • Data de Nascimento:09/07/1972

Posted 11 de March de 2018 - 21:03

Olá Tintin,

Já viajei por Bangkok e Singapura mas nunca fiz esta rota nem conheço a Jetstar. Ainda há poucos meses aterrei em Singapura mas "nas asas" da SilkAir. Conto colocar aqui o relatório desse voo. 

Não conheço o Don Mueang (DMK), mas gosto bastante do Suvarnabhumi (BKK).

Não tem nada incluso, paga-se extra por bagagem, assento com mais espaco e comida. Tambem existe a possibilidade de comprar um “pacote” com esses tres itens, sai ligeiramente mais barato que comprar tudo separado

Fiz isto agora quando voei na Eastar Jet entre Seul e Kota Kanibalu.

http://forum.contato...-na-eastar-jet/

Neste meu voo também serviram primeiro que comprou a refeição antecipadamente e posso dizer que a minha também tinha melhor aspeto na imagem do que "na realidade".

O aeroporto de Singapura é muito bom mesmo.

Abraço português e obrigado pela partilha,

Jopeg

#7 Kal_Center

Kal_Center
  • Usuários
  • 2,060 posts
  • Cidade/UF/País:CWB
  • Data de Nascimento:17/03/1982

Posted 15 de March de 2018 - 11:52

O que você achou de SIN?

Voltei de lá agora em janeiro e, sinceramente, fiquei desapontado. Melhor aeroporto do mundo? Menos, por favor.

Primeiro que é tanta checagem e rechecagem de documentos que parece aeroporto daqueles países não de terceiro, mas de quinto mundo, onde tudo é cabide de empregos. Saindo do check-in, para ir para a área de embarque, tem uma pessoa checando seu passaporte e cartão de embarque. Do lado, vc passa no detector de metais. Cinco metros adiante (literalmente, 5 m) tem outra pessoa para checar seus documentos (!!!!). As salas de embarque não deixam você entrar antes de 1h30 do voo, então não dá para você simplesmente ir para a sala, relaxar e se levantar só quando for embarcar, como em qualquer aeroporto normal. Quando a sala é aberta, fila para entrar e... surpresa! Nova checagem de documentos e novo raio-X (!!!).

Sim, existem lugares legais para descansar, com poltronas-divã com despertador etc. Mas às vezes estão lotadas e aí vc não tem para onde ir. Não há cadeiras nos corredores das salas de embarque.

Wi-fi: só tem grátis por 30 min, que eu me lembre. Para ter mais acesso, tem que achar um totem do aeroporto onde você tem que escanear seu passaporte (acredite!).

Para quem quer ver avião, esqueça. Existem áreas teoricamente feitas para os entusiastas da aviação, mas a visibilidade é ruim (além de você estar num mezzanino distante das janelas, as 2 camadas de vidros e decoração dificultam ainda mais a visualização das pistas e aeronaves).

KIX, HKG e BKK (para ficar só nos asiáticos) são aeroportos bem mais funcionais, na minha humilde opinião.

Concordo com vc. Não achei SIN lá essas coisas, já passei por aeroportos bem mais simpáticos e modernos. To até hj procurando o tal banheiro com chuveiro pq nem nas salas vip banheiro tem. Não gostei. Daqueles lados HKG ainda é meu xodó.

Voltando a Jetstar, fiz um HKG/SIN com eles, gostei bastante. Das LCLF grandes da região, eu digo que é a melhorzinha, é a mais caprichada na minha opinião.