Jump to content


Photo

Buenos Aires com a Gol (GIG-EZE)

eze gig buenos aires gol

  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
12 replies to this topic

#1 gabrielmagacho

gabrielmagacho
  • Usuários
  • 35 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:SBJF-SBZM
  • Data de Nascimento:04/05/2000

Posted 30 de August de 2017 - 21:04

Olá amigos do Contato Radar! Este é meu primeiro FR, humilde e singelo da minha primeira viagem internacional em família.
Tudo começou seis meses antes ao planejar a viagem, já que em nossa família, somos 5 pessoas com grandes amplitudes de idades. Logo, fica difícil conciliar diversos interesses. Entretanto, ao cogitar a possibilidade de viajar para a "terra dos Hermanos", houve uma aceitação unânime. O preço mais barato para um pré-feriado de Corpus Christi era o da GOL, apesar da tentação de voar no 77W da Emirates. A diferença tarifária era praticamente irrisória para tal aventura, mas o horário do voo da Gol era infinitamente melhor para nós.
 
G37650 - GIG-EZE - 09/04/2017 - PR-GUI (7A) 
 
Como somos de Juiz de Fora, a melhor opção para se deslocar ao Galeão é por um ônibus da Util que faz ligação direta até o aeroporto, que saí às 02:00h da cidade. Chegamos por volta de 05:30, e o check-in já estava disponível para os voos internacionais da Gol.
xoMFo7K.jpg
Check-in Internacional da Gol no T2.
 
A fila estava um pouco grande, mas utilizamos o guichê de prioridades e em menos de 5 minutos já havíamos despachado todas as bagagens ao destino final.
Como já sabia anteriormente que o Píer fica um pouco longe dos check-ins do Terminal 2, resolvemos embarcar de uma vez. A Imigração neste dia estava com poucas filas, devido aos poucos voos internacionais que saem no período da manhã. Em menos de 15 minutos, já estávamos nos direcionando ao portão C52. 
Com menos de um ano de sua inauguração, o Píer Sul do Galeão estava em condições impecáveis. Apesar da longa distância entre os conectores do Terminal 2 até a área de embarque internacional, existem esteiras que facilitam a caminhada; que pode chegar a até 15 minutos. Nesta foto, é possível ver os dois corredores que separam a área de embarque doméstica (quando necessário o uso) da parte Internacional.
 
PfvVS2L.jpg
Conector do T2 ao Pier Sul.
 
Depois da “grande” caminhada até os portões internacionais, avisto o avião que nos levará até a capital Portenha. Nada mais nada menos que o Boeing 737-800 de matrícula PR-GUI, um dos poucos que possuem a combinação de Split Scimitar Winglets (SSW) e Wi-Fi da Gogo na frota da Gol. Já voei em diversos 737, mas este pode ser considerado um dos raros aviões na frota da companhia, faltando apenas possuir a mais recente identidade visual da empresa.

0TzufDL.jpg
PR-GUI ao lado do imponente B747-800 da Lufthansa.
 
O embarque foi iniciado pontualmente às 07:00h, seguindo as devidas prioridades previstas na lei, além dos clientes Smiles Diamante, Gol Premium e de companhias parceiras com status.
Como esta era minha primeira vez no Píer Sul do Galeão, resolvi fazer uma mini sessão de Spotting, já que os widebodies das cias europeias costumam chegar pela parte da manhã.
Esperei até que a fila estivesse perto do fim para embarcar, como de costume. O voo devia ter ocupação de cerca de 85%, com provavelmente mais argentinos do que brasileiros. 
 
pwEGFEf.jpg
Interior do PR-GUI, com Sky Interior.
 
Como a reserva do voo foi realizada em Outubro de 2016, a GOL ainda não vendia os assentos “+ Conforto” para voos internacionais, permanecendo estes como lugares normais. Por isso, fiz a reserva dos assentos próximo a classe Gol Premium, que vai da fileira 1 até a fileira 4, com a esperança de voar com mais espaço. No final das contas, um mês antes da viagem, a companhia anunciou que começaria a vender os assentos em voos internacionais. Liguei para o call center para saber se teria de alterar os assentos, mas segundo a atendente, não seria necessário pois eles honrariam com a marcação.
 
Aproveitando do espaço adicional, estava sentado no assento 7A. Era uma manhã de sol no Rio de Janeiro, e sem mais delongas, às 08:05 o Boeing estava alinhado na cabeceira da pista 10 do Galeão. Uma decolagem normal, com visual inconfundível da Baía de Guanabara com a Cidade Maravilhosa ao fundo. Logo após a decolagem, resolvi usar o serviço de Wi-Fi da Gogo, que naquele momento não era cobrado. Não tive muitas dificuldades em realizar o cadastro e em conectar-se a rede. A velocidade era simplesmente incrível, batendo picos de 23Mb/s. Foi possível até realizar uma chamada de vídeo por Facetime com uma pessoa em solo. Isso, que nem nos meus melhores sonhos de criança seria realidade, estava acontecendo em frente aos meus olhos.
 
bdGBJEl.jpg
Screenshots da velocidade do Wi-Fi e do avião pelo FR24.
 
Por volta de uma hora após a decolagem, iniciou-se o serviço de bordo. Diferentemente dos voos nacionais, onde existe o serviço de BOB (Buy On Board), nos voos internacionais a Gol serve um lanche para todos os passageiros. As opções eram um sanduíche de presunto e queijo frio ou um sanduíche vegetariano, também frio, além de refrigerantes e sucos. Optei pela primeira opção, e não é que estava até saboroso?
 
2VKkcay.jpg
Lanche servido na Classe Econômica, GIG-EZE.
 
Depois de usar um pouco o Wi-Fi, e apreciar a vista do litoral do Oceano Atlântico, resolvi tirar um cochilo. Acordei já em céus Uruguaios, faltando apenas 30 minutos para o pouso no Aeroporto Internacional Ministro Pistarini (Ezeiza).
4ZJoaVf.jpg
Céu de brigadeiro sobre o Oceano Atlântico.
 
Ao iniciar a descida sobre a Capital Portenha, não foi possível avistar o Rio Prata, devido as condições climáticas naquele momento. Estava chovendo pouco, mas com o tempo completamente nublado. Tocamos em solo às 11:02, e o Boeing foi acoplado no Gate 1 do terminal antigo de EZE. Ao sair do avião rumo a imigração e alfândega, me deparo com diversos widebodies para a alegria do Spotter que vos escreve. 
bWqpKao.jpg
B772 da British Airways no Gate em EZE.
 
eyS87Dx.jpg
A346 da Iberia rumo a Madrid, em Ezeiza.
 
Em suma, o voo foi maravilhoso, sem turbulências, e com uma tripulação bastante agradável. Nota 10 pra Gol!
 
 
G37653 – EZE-GIG - 12/04/2017 - PR-GTA (7F) 
 
Após quatro dias maravilhosos na cidade que renova os ares da vida, em minha opinião, chegou a hora de voltar para a Cidade Maravilhosa. Saímos do nosso hotel, localizado no Centro de BA às 14:00h rumo ao Aeroporto Internacional de Buenos Aires. O aeroporto se localiza na cidade homônima ao seu nome, Ezeiza, que dista cerca de 30km ao centro da capital federal. O trajeto durou cerca de 45 minutos devido ao trânsito, mas chegamos tranquilamente ao aeroporto. 
O check-in da Gol estava completamente vazio, já que o voo para GRU havia acabado de decolar. Fomos atendidos de primeira por duas argentinas, bastante rígidas e “fechadas”. Malas despachadas, cartões de embarque entregues, hora de ir para a sala de embarque! 
Um fato curioso é que nos voos internacionais partindo da Argentina, a GOL utiliza um "papel próprio" de cartões de embarque na impressão dos mesmos, dando um aspecto superior a aquele “cupom de supermercado”. A única coisa que chegou a incomodar foi a ambiguidade de logomarcas; mas nada que não seja compreensível visto que a transição das marcas ainda está ocorrendo. 
 
OOhbsYv.jpg
Cartão de Embarque do voo EZE-GIG, G37653.
 
A imigração estava bem cheia, levamos cerca de meia hora até conseguir passar por todo o processo. O motivo era que os voos da Lufthansa, Air France, KLM e Azul decolam praticamente na mesma hora. Como ainda havia 01:30h até o inicio do embarque, resolvi explorar a nova parte do terminal em EZE. Com arquitetura que faz lembrar o T3 de GRU, o terminal conta com diversas lojas, além dos amplos espaços com cadeiras do tipo “espreguiçadeiras” e com pontos de energia em diversos lugares. Em mais uma sessão de “mini-spotting”, consegui tirar uma foto que almejava a muito tempo: o 787-9 da Air New Zealand, que opera regularmente a rota AKL-EZE 3 vezes por semana. 
 
PYc6DDb.jpg
ZK-NZD livrando em uma das taxiways de EZE.
 
Faltando cerca de 30 min para iniciar o embarque, voltei para o terminal antigo de EZE. Ao observar que a bateria do meu celular estava acabando, procurei um dos pontos de tomada para carregar. O único problema foi que não encontrei NENHUM (sim, praticamente nenhum) disponível, sendo que existem umas 5 tomadas numa área de 5 portões de embarque. Tive que ficar encostado do lado de um telefone público segurando o carregador a parede, pois a tomada (pra variar) estava com mau contato. Eis aqui uma sugestão a concessionária do Aeroporto. Em devidas proporções, a parte antiga do aeroporto poderia ser comparada ao antigo T1 do GIG, e a parte nova se equivaleria ao Píer Sul do T2. 
 
Após a saga “energética”, embarquei tranquilamente em um avião muito especial na frota da Gol: O Boeing 737-800 de matrícula PR-GTA, anteriormente Flagship, foi o primeiro B737-800 com o pacote de modificações Short Field Performance (SFP) no mundo inteiro! Ele inclusive serviu de avião de testes para a Boeing antes de ser incorporado à frota da companhia. Voltando ao voo, este devia ter ocupação de 95%, composta basicamente por Argentinos, assim como no voo da ida.
 
l0dDekn.jpg
PR-GTA acoplado ao Gate 1 de EZE.
 
Neste voo escolhi a poltrona 7F, que propiciou uma bela visão do entardecer daquele domingo tão bonito em BA. Decolamos pontualmente às 17:51 da cabeceira da pista 11. Cerca de uma hora depois da decolagem, iniciou-se o serviço de bordo. Foram oferecidos duas opções de sanduíches: um vegetariano e um de frango com mostarda. Particularmente, achei a qualidade bem inferior aos sanduíches do voo da ida, mas não havia nada a ser feito naquele momento a não ser come-lo.
O sobrevoo no Uruguai propiciou vistas maravilhosas do pôr do sol. Ao anoitecer, percebo que temos companhia ao nosso lado direito. O B747-800 da Lufthansa estava seguindo a mesma proa de nós, entretanto rumo ao continente velho. 
 
OFVC8vJ.jpg
 
Ao começar a aproximação sobre o Rio de Janeiro, inicia-se uma chuva média, mas nada que atrapalhasse o andamento do voo. Tivemos um sequenciamento de quase meia hora, devido ao grande tráfego naquele horário. Tocamos o solo carioca às 21:03h, com um sublime atraso de 50 minutos. Como estava de férias, o atraso pouco me importou, mas para alguns argentinos foi algo estressante. Alguns relataram posteriormente perderem suas conexões para VIX e SSA. 
 
Outro fato interessante ocorreu neste voo. Devido ao atraso e ao pouso na pista 28, o táxi até o Píer demorou cerca de 10 minutos. Entretanto, no meio do caminho, tivemos de parar para que uma aeronave realizasse o procedimento de pushback. Foi nesse momento em que diversos argentinos, pensando que haviam chegado no gate, começaram a se levantar e a pegarem suas bagagens nos bins. Prontamente, as comissárias avisaram ao comandante, que deu advertência em português dizendo que não poderia prosseguir o taxi se alguém estivesse levantado.
Passaram-se alguns instantes, e nada dos argentinos retornarem ao seus lugares. As comissárias chamaram a atenção mais uma vez unicamente em português. A menção apenas foi compreendida após uma adolescente argentina traduzir o que as comissárias disseram para o espanhol. Prosseguiu-se o táxi, mas com os bins abertos, o que poderia ocasionar a queda da bagagens em diversos passageiros. Ponto negativo para a Gol, que deveria treinar melhor seus comissários em voos do Mercosul.
 
KLzUUg1.jpg
Foto dos bins abertos durante o táxi.
 
Alguns instantes depois, desembarcamos no portão C53, e prosseguimos até a imigração, que fica no T2, sendo necessária quase que a caminhada inteira dos conectores até alcançar a Polícia Federal.
 
g76v9Mi.jpg
Acabava-se ali esta incrível jornada de quatro dias que compartilhei aqui com vocês no Contato Radar. Peço que se tiverem alguma crítica, que por favor façam-a! Espero que tenham gostado de acompanhar toda essa aventura!
 
 
Abraços,
Gabriel Magacho
 
 

  • LipeGIG, Ariel, Marcos Simplicio and 27 others like this

#2 Marcos Felipe

Marcos Felipe
  • Usuários
  • 929 posts
  • Gender:Male
  • Location:Brasilia DF
  • Cidade/UF/País:Aguas Claras-DF
  • Data de Nascimento:15/06/1986

Posted 30 de August de 2017 - 21:58

Que FR maneiro

 

Deu vontade de ir a BA. Quem sabe em breve.

 

Abs


  • gabrielmagacho likes this

#3 VictorHugoBrando

VictorHugoBrando
  • Usuários
  • 436 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:17/09/1989

Posted 30 de August de 2017 - 22:17

Excelente report!

 

Passei uma situação parecida em um voo da Copa ao chegar em CUN. Assim que o avião livrou a pista um grupo de argentinos levantou e começou a abrir o bins, pegaram suas malas e se instalaram na porta do avião ainda em táxi.

 

O legal é que assim que desembarcaram, após inúmeros pedidos em espanhol para que sentassem, a polícia mexicana "pescou" o grupo inteirinho de apressados hehehe


  • gabrielmagacho likes this

#4 -ZAP-

-ZAP-
  • Usuários
  • 3,449 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 31 de August de 2017 - 00:14

Gostei! Obrigado por compartilhar!

#5 rofalcao

rofalcao
  • Usuários
  • 21 posts
  • Cidade/UF/País:sao paulo
  • Data de Nascimento:28/02/1985

Posted 31 de August de 2017 - 00:45

Fantástico! Excelente FR! Obrigado por compartilhar sua experiência conosco. Viajei junto ao seu relato dada a riqueza de detalhes. Parabéns!
  • gabrielmagacho likes this

#6 Raphael_Magalhaes

Raphael_Magalhaes
  • Usuários
  • 593 posts
  • Gender:Male
  • Location:Chicago,IL
  • Cidade/UF/País:Belém-PA-Brasil
  • Data de Nascimento:07/07/1995

Posted 31 de August de 2017 - 18:39

Parabéns pelo FR! Alguém sabe qual o serviço de bordo no MAO-EZE, fiquei curioso depois desse reporte. 
Abraços!


  • gabrielmagacho likes this

#7 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 627 posts
  • Gender:Male
  • Location:Goiânia
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984

Posted 01 de September de 2017 - 11:46

Que fotos, que FR excelente! Obrigado por nos presentear!
  • gabrielmagacho likes this

#8 rafael amarante

rafael amarante
  • Usuários
  • 889 posts
  • Gender:Male
  • Location:Breves- Pará - Brasil
  • Interests:Aeroportos, aviação civil, turismo, música, literatura e o que mais surgir.
  • Cidade/UF/País:Breves/PA/Brasil
  • Data de Nascimento:13/07/1985

Posted 01 de September de 2017 - 11:56

Parabéns pela iniciativa de escrever um FR com tantos detalhes e bem ilustrado. Há tempos não lia um FR tão legal. 



#9 Kal_Center

Kal_Center
  • Usuários
  • 1,971 posts
  • Gender:Male
  • Location:SSTH
  • Cidade/UF/País:CWB
  • Data de Nascimento:17/03/1982

Posted 01 de September de 2017 - 12:20

Show! Belo FR! Obrigado por compartilhar!



#10 Julio

Julio
  • Usuários
  • 509 posts
  • Gender:Male
  • Location:São José dos Campos
  • Cidade/UF/País:São José dos Campos
  • Data de Nascimento:20/02/1981

Posted 01 de September de 2017 - 13:00

Belo FR!

 

Parabéns pelo FR! Alguém sabe qual o serviço de bordo no MAO-EZE, fiquei curioso depois desse reporte. 
Abraços!

De acordo com o site da Gol:

 

Voos internacionais médios

(entre 3h30 e 5h)

• Classe GOL Premium:refeição quente, acompanha salada, itens couvert, sobremesa ou frutas; bebidas alcóolicas e/ou não alcoólicas variadas, como iogurte, café e chá; manta e travesseiro; kit dental.

• Classe Econômica:refeição fria**, acompanha itens de couvert, sobremesa ou frutas; bebidas não alcoólicas variadas, incluindo café; manta e travesseiro.

** Na rota Guarulhos-Santiago, a refeição é quente.


  • Raphael_Magalhaes likes this

#11 gabrielmagacho

gabrielmagacho
  • Usuários
  • 35 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:SBJF-SBZM
  • Data de Nascimento:04/05/2000

Posted 01 de September de 2017 - 18:04

Excelente report!

 

Passei uma situação parecida em um voo da Copa ao chegar em CUN. Assim que o avião livrou a pista um grupo de argentinos levantou e começou a abrir o bins, pegaram suas malas e se instalaram na porta do avião ainda em táxi.

 

O legal é que assim que desembarcaram, após inúmeros pedidos em espanhol para que sentassem, a polícia mexicana "pescou" o grupo inteirinho de apressados hehehe

Muito obrigado Brando! Uma pena não ter acontecido nada depois do episódio no voo, pois realmente é uma coisa que põe em risco várias outras pessoas!

 

Fantástico! Excelente FR! Obrigado por compartilhar sua experiência conosco. Viajei junto ao seu relato dada a riqueza de detalhes. Parabéns!

 

Muito obrigado! ;)

Parabéns pelo FR! Alguém sabe qual o serviço de bordo no MAO-EZE, fiquei curioso depois desse reporte. 
Abraços!

Raphael, é exatamente o que o amigo Júlio disse. São refeições mais elaboradas, como um jantar, e dependendo da rota o lanche é aquecido ou não.

 

Que fotos, que FR excelente! Obrigado por nos presentear!

Eu que agradeço pela oportunidade de compartilhar essa viagem tão boa!

 

Parabéns pela iniciativa de escrever um FR com tantos detalhes e bem ilustrado. Há tempos não lia um FR tão legal. 

Que bom que tenha gostado, Rafael! Pretendo escrever mais alguns daqui pra frente de voos que vem por aí :)

 

Show! Belo FR! Obrigado por compartilhar!

Valeu!


Edited by gabrielmagacho, 01 de September de 2017 - 18:05 .

  • Julio likes this

#12 LA801

LA801
  • Usuários
  • 136 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:13/04/1978

Posted 14 de September de 2017 - 15:17

Serviço semelhante aos antigos voos para MIA: Um sanduiche e bebidas entre MIA e Santo Domingo e outro entre Santo Domingo e o Brasil. Sem bebidas alcoólicas.



#13 jaampieer

jaampieer
  • Usuários
  • 239 posts
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/ Minas Gerais/ Brasil
  • Data de Nascimento:31/05/1985

Posted 18 de September de 2017 - 14:45

Ótimo FR! Em Janeiro irei a Buenos Aires com a Gol e estava curioso para saber como é o serviço de bordo.


  • gabrielmagacho likes this





Also tagged with one or more of these keywords: eze, gig, buenos aires, gol