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Atrasos em voos geram confusão no aeroporto de Rio Preto

Latam

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31 replies to this topic

#1 GILMARM

GILMARM
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Posted 18 de September de 2017 - 14:23

Passageiros da empresa Latam não conseguiram embarcar em dois voos do aeroporto de São José do Rio Preto (SP) na noite desta sexta-feira (16). Um dos voos ia para São Paulo, o outro estava fretado para Porto Seguro (BA).

 

Os passageiros que iam para São Paulo por volta das 17h chegaram a decolar, mas o avião teve um problema e precisou voltar. Eles foram encaminhados para outro avião, que nem chegou a sair do solo. A Latam explicou que, das duas vezes, os aviões precisaram de manutenção corretiva. Os passageiros só conseguiram decolar à meia noite e meia.

 

Sobre o voo fretado para Porto Seguro, que deveria ter decolado às 23h30, a Latam disse que ele foi cancelado por restrição técnica. Segundo a Latam, os passageiros embarcaram às 13h. A Latam disse, ainda, que todas as decisões foram tomadas para garantir a segurança dos passageiros.

 

Em nota, a Latam lamenta o ocorrido e ressalta que não está medindo esforços para prestar assistência. A companhia disse também que tem fornecido refeições aos passageiros deste último voo afetado e não encontrou disponibilidade de acomodação suficiente para todos na rede hoteleira de Rio Preto.

 

Dois aviões com problemas, se continuar até assim, até final cai outro avião da empresa.



#2 A350XWB

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Posted 18 de September de 2017 - 17:40

Passageiros da empresa Latam não conseguiram embarcar em dois voos do aeroporto de São José do Rio Preto (SP) na noite desta sexta-feira (16). Um dos voos ia para São Paulo, o outro estava fretado para Porto Seguro (BA).

 

Os passageiros que iam para São Paulo por volta das 17h chegaram a decolar, mas o avião teve um problema e precisou voltar. Eles foram encaminhados para outro avião, que nem chegou a sair do solo. A Latam explicou que, das duas vezes, os aviões precisaram de manutenção corretiva. Os passageiros só conseguiram decolar à meia noite e meia.

 

Sobre o voo fretado para Porto Seguro, que deveria ter decolado às 23h30, a Latam disse que ele foi cancelado por restrição técnica. Segundo a Latam, os passageiros embarcaram às 13h. A Latam disse, ainda, que todas as decisões foram tomadas para garantir a segurança dos passageiros.

 

Em nota, a Latam lamenta o ocorrido e ressalta que não está medindo esforços para prestar assistência. A companhia disse também que tem fornecido refeições aos passageiros deste último voo afetado e não encontrou disponibilidade de acomodação suficiente para todos na rede hoteleira de Rio Preto.

 

Dois aviões com problemas, se continuar até assim, até final cai outro avião da empresa.

 

Parabéns.

 

Comentário típico de caixa de comentários do g1.


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#3 B737-8HX

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Posted 18 de September de 2017 - 20:51

Você poderia ter se limitado a postar a matéria sem o infeliz comentário no final. 


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#4 PR-FHI

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Posted 18 de September de 2017 - 20:57

As aeronaves em questão foram PT-MZG e PR-MYQ. Sabado de manha tinha 5 Airbus em solo mais um Azul.

MZG só decolou Domingo por volta das 14:00 e o MYQ saiu no Sábado a tarde. O voo para BPS foi realocado, veio o PR-MYP para cumprir o voo no Sábado a tarde. Saindo por volta do meio dia retornando as 17:00 saindo as 18:00 para CGH como JJ9553.



#5 GILMARM

GILMARM
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Posted 18 de September de 2017 - 20:58

Você poderia ter se limitado a postar a matéria sem o infeliz comentário no final. 

 

Esta certo, fiz comentário infeliz. 

 

O que estou mais intrigado é o quanto de panes que vem acontecendo. 



#6 Brunoo

Brunoo
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Posted 18 de September de 2017 - 21:56

 

Esta certo, fiz comentário infeliz. 

 

O que estou mais intrigado é o quanto de panes que vem acontecendo. 

Panes acontecem.Faz parte da ''jogada''.

 

Entre pane e cair há um universo de distancia....seu comentário realmente foi muito infeliz.

 

Vida que segue.



#7 B737-8HX

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Posted 18 de September de 2017 - 22:05

 

Esta certo, fiz comentário infeliz. 

 

O que estou mais intrigado é o quanto de panes que vem acontecendo. 

 

 

Panes acontecem, como o colega disse acima. 

 

Tive muito recentemente duas panes (simples e que foram resolvidas em minutos, uma no cronômetro e outra no pitot heat, mas ainda assim, panes) em duas aeronaves diferentes em um mesmo dia. 


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#8 MarceloF

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Posted 19 de September de 2017 - 19:41

 

 

Panes acontecem, como o colega disse acima. 

 

Tive muito recentemente duas panes (simples e que foram resolvidas em minutos, uma no cronômetro e outra no pitot heat, mas ainda assim, panes) em duas aeronaves diferentes em um mesmo dia. 

Eu também já, e não vejo qual é o problema.


Problema é decolar com pane No Go, bater em balão e voar sem AP em espaço RVSM... Isso é problema.


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#9 Pilotblue

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Posted 20 de September de 2017 - 11:25

Voar rvsm sem ap não tem problema algum. Basta informar o ATC e solicitar a reserva de nível, informando perda do capability. Se não autorizado, pode tentar negociar informando necessidade de alternar devido à autonomia reduzida em nível inferior. Caso negativo, voar abaixo, fazer o que.

#10 Dr. Zoidberg

Dr. Zoidberg
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Posted 20 de September de 2017 - 11:40

Voar rvsm sem ap não tem problema algum. Basta informar o ATC e solicitar a reserva de nível, informando perda do capability. Se não autorizado, pode tentar negociar informando necessidade de alternar devido à autonomia reduzida em nível inferior. Caso negativo, voar abaixo, fazer o que.


Mas o caso que o colega citou, não foi o ocorreu. Basta uma pesquisada no avherald ou no CENIPA pra saber do que se trata a peripécia do checador citado acima. Estilo marilia de dirigir... O que importa é voo no horário.

Edited by Dr. Zoidberg, 20 de September de 2017 - 11:42 .

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#11 Landing

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Posted 20 de September de 2017 - 14:04

O que estou mais intrigado é o quanto de panes que vem acontecendo. 

Acho que cabe um estudo de estatística também!

Não é pq vc viu em um diam 2 aviões em pane na sua cidade e ao mesmo tempo, que isso reflita o estado de toda uma empresa!



#12 Pilotblue

Pilotblue
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Posted 20 de September de 2017 - 16:41

Sem falar que pane é algo muito comum. Acontece muito mais que se imagina. Grande parte delas são de sistemas não essências que acabam sendo liberado mel e depois consertado ou substituído. As panes que se resolvem com pdpu, transientes, etc. não reflete a segurança de uma empresa.

#13 Dr. Zoidberg

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Posted 20 de September de 2017 - 17:01

Despachabilidade/AOG/Safety estão intimamente ligados.
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#14 Schonarth

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Posted 20 de September de 2017 - 17:02

Nada mais normal que não decolar por causa de pane, é "do manual". Estranho e perigoso seria decolar com pane "no go".


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#15 MarceloF

MarceloF
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Posted 20 de September de 2017 - 17:31

Sem falar que pane é algo muito comum. Acontece muito mais que se imagina. Grande parte delas são de sistemas não essências que acabam sendo liberado mel e depois consertado ou substituído. As panes que se resolvem com pdpu, transientes, etc. não reflete a segurança de uma empresa.


Segurança de uma empresa é índice: acidente por milhão de decolagens. E não tem nada de absurdo nisso, pelo simples fato de que absolutamente nada é 100% seguro. Excetuando a Qantas, todas as grandes cias aéreas tiveram seus acidentes no passado - o que ajudou a melhorar muito a estatística sangrenta do setor, trazendo lições que foram game changers na indústria.

Doa a quem doer, uma empresa bem administrada sabe que o acidente catastrófico está na conta, e preza pra que ele não ocorra acima da média mundial. Por outro lado, os sinais de que está desviando da média surgem com incidentes graves, AOGs freqüentes e os near-misses: muito antes da catástrofe.

Óbvio que um item No Go é justamente o filtro para evitar que algo pior possa acontecer. E se é No Go: AOG. Já tive 2 AOGs no dia... Acontece, mas não deveria, não é?

Agora, imagina você entrando no terceiro avião do dia após a segunda troca...como se sente? Pois é, se sendo profissional do setor já é de se levantar a sobrancelha... Imagina para o passageiro leigo.


...e olha que não estamos falando da companhia aérea que o Gustavo Weigel trabalhou. 



 


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#16 Walter Britto

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Posted 23 de September de 2017 - 04:49

Eu também já, e não vejo qual é o problema.


Problema é decolar com pane No Go, bater em balão e voar sem AP em espaço RVSM... Isso é problema.

Qual é o problema de voar RVSM sem AP?

Nos Vaspex e Velogs da vida era coisa totalmente normal! 

Pede 350 e vai na mão... e ai???

Cairam quantos até hoje?

Já fiz etapa GRU - GIG - SSA - REC - FOR (pausa) FOR - BEL - MAO (pausa de novo) MAO - REC - SSA - GRU (pausa) GRU - CWB - POA - FLN - GRU em 04 dias e tanto o PM (antigo PNF) e o PF tocava na mão e tudo RAW DATA.

E  ai?

Dá um exemplo de acidente por gentileza!


Edited by Walter Britto, 23 de September de 2017 - 04:51 .


#17 HudA3

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Posted 23 de September de 2017 - 06:04

O problema de voar rvsm sem AP e que um das condições de voar rvsm e ter AP funcionando. Fora isso, ou pede autorização especial ou desce.

#18 Walter Britto

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Posted 23 de September de 2017 - 06:53

O problema de voar rvsm sem AP e que um das condições de voar rvsm e ter AP funcionando. Fora isso, ou pede autorização especial ou desce.

Brow, há 10/15 anos atrás não existia isso.
Vamos encerrar o assunto no "autorização especial" para não alongar o assunto apesar de já ter voado 737NG na mão, poucos meses atrás, AP inop, no 390.
Acabou o assunto.

#19 Pilotblue

Pilotblue
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Posted 23 de September de 2017 - 07:13

Ainda sobre rvsm e ap, há uma grande diferença entre saber fazer e poder fazer.

#20 EXPAT ASIA

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Posted 23 de September de 2017 - 09:18

Brow, há 10/15 anos atrás não existia isso.
Vamos encerrar o assunto no "autorização especial" para não alongar o assunto apesar de já ter voado 737NG na mão, poucos meses atrás, AP inop, no 390.
Acabou o assunto.

MEL libera RVSM sem AP?







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