Jump to content

Photo

Devo lançar horas feitas no exterior?

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
7 replies to this topic

#1 dc_brasil

dc_brasil
  • Usuários
  • 8 posts
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo/SP/BR
  • Data de Nascimento:10/03/1983

Posted 02 de October de 2017 - 10:09

Olá pessoal,

Estou validando a minha licença de PPA nos EUA e vou realizar alguns voos por lá, num primeiro momento, por lazer mesmo.

A pergunta que quero fazer é se devo colocar estas horas na minha CIV de papel.

Pelo que sei, o SACI não aceita matrículas estrangeiras, então nem seria o caso. Porém, se eu lançar na minha CIV normal, vai gerar uma discrepância entre as horas da CIV e as do SACI, certo?

Ou compro uma CIV só pras horas nos EUA?

Ou não lanço nada?

Alguém tem alguma experiência com isso?

Obrigado!

#2 Cmt Eduardo Pqd

Cmt Eduardo Pqd
  • Usuários
  • 173 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo SP
  • Data de Nascimento:03/02/1977

Posted 02 de October de 2017 - 11:12

Meu amigo a meu ver, salvo melhor juízo, eu lançaria na CIV de papel normal mesmo, mesmo que haja discrepância entre a digital e a de papel. A CIV digital é mais utilizada para comprovação e análise de processos visando recheque e upgrade de licenças para grau superior, logo se você não vai usar essas horas no exterior para uma dessas atividades ( o que não é aceito pela ANAC ) não vejo problemas de lançar na sua CIV de papel, desde que esteja tudo assinado no verso.

Edited by Cmt Eduardo Pqd, 02 de October de 2017 - 11:13 .

#3 Packo1

Packo1
  • Usuários
  • 977 posts
  • Cidade/UF/País:São Pailo
  • Data de Nascimento:18/05/1988

Posted 02 de October de 2017 - 14:56

Eu abriria uma CIV nova para os voos em ANV com matricula estrangeira, assim evita-se dores de cabeça com ANAC pedindo SCANs da CIV em papel e os valores estarem discrepantes.

• JThielen and Cmt Eduardo Pqd like this

#4 B-777EK

B-777EK
  • Usuários
  • 63 posts
  • Cidade/UF/País:Dubai - UAE
  • Data de Nascimento:28/02/1981

Posted 03 de October de 2017 - 09:47

2 CIV essa é a solução. Voei nos EUA e eu sempre tive 1 CIV no Brasil e outra nos EUA. Formato é diferente e a maneira como registra os voos também é levemente diferente. Se pretende voar bastante nos EUA, virar instrutor, etc. Recomendo a CIV "grande" da Jeppesen, pelo menos se garante por muitas horas de voo.

• JThielen and Cmt Eduardo Pqd like this

#5 3Setão

3Setão
  • Usuários
  • 1,387 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1986

Posted 03 de October de 2017 - 14:38

2 CIV essa é a solução. Voei nos EUA e eu sempre tive 1 CIV no Brasil e outra nos EUA. Formato é diferente e a maneira como registra os voos também é levemente diferente. Se pretende voar bastante nos EUA, virar instrutor, etc. Recomendo a CIV "grande" da Jeppesen, pelo menos se garante por muitas horas de voo.

EK, e no caso das horas voadas em cias aéreas fora? Vc registra suas horas na EK em CIV? Se sim, na Brasileira ou na CIV Jeppesen?

#6 B-777EK

B-777EK
  • Usuários
  • 63 posts

Posted 03 de October de 2017 - 18:22

EK, e no caso das horas voadas em cias aéreas fora? Vc registra suas horas na EK em CIV? Se sim, na Brasileira ou na CIV Jeppesen?

Hoje, eu tenho tudo em uma CIV digital. Tenho o numero exato das minhas horas ao final de cada voo. Eu não precisava fazer isso, pois no sistema online da EK tem tudo separado voo por voo. Mas eu coloco informações adicionais que eles não colocam. E eu conto 100% as horas de relief crew, eles contam de maneira diferente.

Mas eu recomendo ter apenas CIV digital depois que entrar para a Linha. É muito mais fácil e gera menos confusão utilizar a convencional de papel no aeroclube e depois que entrar na linha, faça uma digital. Eu tenho minhas horas do aeroclube na CIV digital apenas para ter um numero bem exato das minhas horas. Os registros “oficiais” estão guardados nas CIV's convencionais.

Quando vim para a EK trouxe a declaração de horas da empresa que eu estava, mais a CIV digital impressa assinada pelo diretor de operações. Tem empresa que se satisfaz apenas com declaração de horas, mas outras só aceitam CIV. E fazer CIV depois de um tempo, é chato. Por isso que faço todo voo, ainda dentro da cabine, assim não deixo acumular.
  • SkyLiner likes this

#7 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,490 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Posted 07 de October de 2017 - 03:01

Hoje, eu tenho tudo em uma CIV digital. Tenho o numero exato das minhas horas ao final de cada voo. Eu não precisava fazer isso, pois no sistema online da EK tem tudo separado voo por voo. Mas eu coloco informações adicionais que eles não colocam. E eu conto 100% as horas de relief crew, eles contam de maneira diferente.

Mas eu recomendo ter apenas CIV digital depois que entrar para a Linha. É muito mais fácil e gera menos confusão utilizar a convencional de papel no aeroclube e depois que entrar na linha, faça uma digital. Eu tenho minhas horas do aeroclube na CIV digital apenas para ter um numero bem exato das minhas horas. Os registros “oficiais” estão guardados nas CIV's convencionais.

Quando vim para a EK trouxe a declaração de horas da empresa que eu estava, mais a CIV digital impressa assinada pelo diretor de operações. Tem empresa que se satisfaz apenas com declaração de horas, mas outras só aceitam CIV. E fazer CIV depois de um tempo, é chato. Por isso que faço todo voo, ainda dentro da cabine, assim não deixo acumular.

A dica pro pessoal é: registre TODAS as suas horas desde o início. Não deixe acumular. Desde aeroclube/táxi aéreo até as da linha. E tenha todas com assinatura/carimbo. "Ah, mas linha aérea no Brasil aceita se eu tiver só declaração". Não caia na preguiça e no comodismo. Amanhã você resolve aplicar pra fora e aí tem que perder tempo de estudo correndo atrás de logbook.

Eu também fiz como você: Horas de aeroclube / aviação geral: tenho a CIV física com as assinaturas/carimbos (e o back-up digital). Linha aérea eu registrava após cada voo em formato digital e depois imprimi na gráfica uma CIV só da cia onde eu voava no Brasil, com assinatura e carimbo do piloto-chefe.

Tenha tudo em formato físico E digital. Use programas como o MCC ou o LogTen. Faça back-up na nuvem. Se acontecer o pior e seus logbooks físicos sumirem, é só mandar imprimir outro e correr atrás das assinaturas.

Um logbook caprichado e preciso é visto aqui fora como sinal de capricho e profissionalismo do aviador. Já foram vários os colegas que estudaram, se esforçaram, mas chegaram no screening com horas discrepantes e foram reprovados de cara. Sem conversa.

* A propósito, eles estão aceitando aí na EK assinar as horas de relief pilot? Tem lugares que só assinam as horas que você está efetivamente operando (apesar de pagarem a etapa completa).

• G-BOAC likes this

#8 B-777EK

B-777EK
  • Usuários
  • 63 posts

Posted 07 de October de 2017 - 08:30

A dica pro pessoal é: registre TODAS as suas horas desde o início. Não deixe acumular. Desde aeroclube/táxi aéreo até as da linha. E tenha todas com assinatura/carimbo. "Ah, mas linha aérea no Brasil aceita se eu tiver só declaração". Não caia na preguiça e no comodismo. Amanhã você resolve aplicar pra fora e aí tem que perder tempo de estudo correndo atrás de logbook.

Eu também fiz como você: Horas de aeroclube / aviação geral: tenho a CIV física com as assinaturas/carimbos (e o back-up digital). Linha aérea eu registrava após cada voo em formato digital e depois imprimi na gráfica uma CIV só da cia onde eu voava no Brasil, com assinatura e carimbo do piloto-chefe.

Tenha tudo em formato físico E digital. Use programas como o MCC ou o LogTen. Faça back-up na nuvem. Se acontecer o pior e seus logbooks físicos sumirem, é só mandar imprimir outro e correr atrás das assinaturas.

Um logbook caprichado e preciso é visto aqui fora como sinal de capricho e profissionalismo do aviador. Já foram vários os colegas que estudaram, se esforçaram, mas chegaram no screening com horas discrepantes e foram reprovados de cara. Sem conversa.

* A propósito, eles estão aceitando aí na EK assinar as horas de relief pilot? Tem lugares que só assinam as horas que você está efetivamente operando (apesar de pagarem a etapa completa).

Perfeito SkyLiner! Não tenha preguiça em lançar as suas horas na CIV pois o trabalho depois pra correr atrás é muito pior.

Sinceramente SkyLiner, não sei se a EK esta assinando 100% as horas de relief. Cheguei a procurar rapidamente nos manuais aqui mas nao achei. Fica a duvida para eu fazer para algum instrutor/checador.
  • SkyLiner likes this