Jump to content


Photo

Airbus entrega primeiro H135 Helionix para operadora aeromédica norueguesa NOLAS


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
No replies to this topic

#1 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,717 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 03 de October de 2017 - 18:23

Meus prezados
Airbus entrega primeiro H135 Helionix para operadora aeromédica norueguesa NOLAS
Donauwörth – O operador aeromédico norueguês Norsk Luftambulanse AS (NOLAS) é o primeiro cliente civil a receber o helicóptero H135 equipado com Helionix. Mais seis H135s com a Helionix serão entregues à NOLAS entre 2017 e 2018. Em dezembro de 2016, o Ministério da Defesa do Reino Unido foi o primeiro cliente militar a receber o novo H135 com Helionix.
A NOLAS venceu uma concorrência nacional para aquisição de helicópteros aeromédicos (HEMS – Helicopter Emergency Medical Services) em 2016 na Noruega, a fim de equipar 12 bases com 17 novos helicópteros até Junho de 2018.
H135withHelionix_NOLAS.jpg
H135 Helionix – NOLAS

 

Todos os novos helicópteros são equipados para operações 24/7, com configuração Single Pilot/IFR e sistema de visão noturna no “estado de arte”, interior Aerolite com o que há de mais avançado em equipamentos médicos. Com uma equipe treinada formada por piloto, tripulante e médico a bordo da aeronave configurada, a NOLAS fará na cena do acidente e no transporte aeromédico o que há de mais avançado no tratamento intensivo da vítima.
O H135 obteve a certificação EASA para a série de aviônicos Helionix em novembro de 2016. O sistema de aviônicos Helionix projetado pela Airbus oferece aos operadores uma maior flexibilidade e segurança na missão. Helionix é um conceito com recursos padronizados e também já está disponível para os modelos H175 e H145.
Tendo como base um piloto automático de 4 eixos, o sistema Helionix ainda oferece um layout de cockpit inovador que aumenta a consciência situacional do piloto. Projetado com três grandes displays eletrônicos no H135, o cockpit é compatível com NVG (Night Vision Goggle) e inclui informação que destaca os dados dos motores em somente um indicador.
O H135 é um excelente helicóptero para operadores aeromédicos. Ele combina uma cabine ampla e livre, com excelente desempenho, alcance e capacidade de carga útil – juntamente com operações de baixo ruído. As portas laterais deslizantes superdimensionadas e as portas traseiras em concha permitem o embarque/desembarque de vítimas, com elevada segurança durante as operações no solo devido ao rotor de cauda Fenestron carenado.
H135_Cockpit_HLXphoto-Christian-D-Keller
H135 Cockpit Helionix. Foto: Christian D Keller.

 

Em ambientes exigentes e em quase todos os tipos de desafios climáticos, é ótimo ter o apoio dos novos desenvolvimentos tecnológicos como o que o Helionix pode oferecer”, disse o CEO da NOLAS, Rune Midtgaard. “Isso reduz a carga de trabalho do piloto, aumenta a segurança da operação e, finalmente, a capacidade de atendimento aos pacientes que necessitam do suporte médico avançado”.
“Estamos orgulhosos de que a NOLAS confie no nosso helicóptero e na suíte Helionix para suas missões”, disse Martin Schneider, chefe do programa H135. “O H135 é o líder de mercado para helicópteros biturbina multimissão. As missões tradicionais para esta classe de helicópteros incluem operações aeromédicas, policial, transporte de passageiros VIP e treinamento militar”.
A Airbus entregou mais de 1.250 H135s a clientes de todo o mundo, que já registraram um total de mais de quatro milhões de horas de voo.
Sobre a Nolas
O NOLAS é de propriedade da Norwegian Air Ambulance Foundation. Desde 1978, a Fundação apoiou e desenvolveu o atendimento pré hospitalar na Noruega, e através da NOLAS executou atendimento aeromédico com aeronaves BO105s, AS 365s, EC 135s e EC145.
O NOLAS também é o único operador aeromédico na Dinamarca com três EC135s contratados para atendimento às regiões dinamarquesas. A partir de junho de 2018, a empresa será a operadora nacional de helicópteros aeromédicos da Noruega, com sete H135, oito H145 e dois AW139.
Fonte: Eduardo Alexandre Beni – site Piloto Policial 3 OUT 2017