Jump to content

Photo

TAP e Singapore até Bangkok via Moscou em C

TP SQ A350 A330 POA LIS DME SIN BKK

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
16 replies to this topic

#1 trevisan26

trevisan26
  • Usuários
  • 1,028 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, RS Brasil
  • Data de Nascimento:26/08/1996

Posted 24 de October de 2017 - 17:50

Primeiro uma introdução de como a desorganizada viagem foi organizada. Caso queiram ir direto ao flight report POA-LIS-DME-SIN-BKK é só descer um pouco na página. Os voos com a Singapore começam no segundo post desse tópico.

Com uma viagem de família programada para Julho e bilhetes ida e volta (POA-LIS-AMS/MUC-LIS-POA) emitidos na TAP, afinal eles valorizam diminuir o numero de voos ao máximo, exatamente ao contrario de mim e uma considerável parte dos amantes de aviação, comecei a procurar na internet algumas alternativas para tornar a viagem um pouco mais interessante em termos de voos e companhias aéreas, já que tinha a possibilidade de aumentar a viagem em até 2 semanas. Me chamou atenção as ótimas tarifas para voar de Emirates em F e C no voo de quinta liberdade entre Bangkok e Hong Kong, inclusive o preço de somente ida em Primeira Classe era o equivalente a ida em Primeira Classe e retorno em Classe Executiva. Infelizmente a aeronave do voo seria alterada para um A380 de 2 classes a partir de 01 de Outubro, portanto era agora ou nunca. Os preços ida e volta partindo de BKK ficaram mais em conta do que a partir de HKG, então teria de arranjar um modo de chegar e voltar de Bangkok para a Europa. Após muito brincar com combinações normais e outras mais malucas no Matrix a partir de cidades em que a TAP operava, visando facilitar a logística de alterar somente o trecho intra-europa do bilhete já existente, optei pela Singapore que estava com ótimas tarifas saindo © e voltando (Y) por Moscou. Alguns meses depois surgiu a possibilidade de manter a saída por Moscou, porém retornar por Londres, tudo em Executiva por um acréscimo que compensava, ainda mais levando em conta a compra do trecho menor, de DME-AMS para LHR-AMS. Com a adição dos trechos internos, ficamos com o seguinte roteiro:

02/07 POA-LIS A330 C (TP)

03/07 LIS-DME A320 C (TP)

04/07 DME-SIN A350 C (SQ)

05/07 SIN-BKK B777 C (SQ)

08/07 BKK-HKG A380 F (EK)

13/07 HKG-BKK A380 C (EK)

14/07 BKK-SIN A330 C (SQ)

15/07 SIN-LHR A380 C (SQ)

15/07 LHR-AMS B737 Y (KL)

22/07 BRU-TXL A320 Y (SN)

26/07 TXL-MUC A320 Y (AB)

30/07 MUC-LIS A319 C (TP)

30/07 LIS-POA A330 C (TP)

Nunca havia viajado por tanto tempo e também nunca esperei tanto por uma viagem como desta vez.

0wxrUFt.jpg?2

Após meses de ansiedade, finalmente era o dia de embarcar. Logo ao acordar já procurei pela matrícula da aeronave que operava o LIS-POA, para saber se poderia experimentar a nova executiva da TAP no chamado “trono” 3J, ou iria na antiga C. Com informações cruzadas sobre as matrículas aqui no CR e em um fórum português, só iria tirar a dúvida na hora do check-in. 

Após um típico e bom churrasco de Domingo, terminei de arrumar a mala e parti para o aeroporto as 16h40, 2h15 antes do voo. Com algum transito pela tarde, cheguei ao Salgado Filho por volta das 17h10 e para minha supresa haviam somente duas pessoas na fila do check-in. Em menos de 5 minutos saí com os cartões de embarque até Moscou e a confirmação de que o trecho POA-LIS seria com a antiga executiva.

MzPrDOh.jpg

Me despedi da minha família, a qual veria em 15 dias em Amsterdam, e segui para a fila do raio-x que estava enorme, levei mais de 25 minutos para passar, já o controle dos passaportes foi tranquilo. Tomei um dos assentos em frente ao portão e aguardei pela chamada para embarque, que teve inicio com 40 minutos de atraso. O tamanho da sala de embarque não comporta um organizado embarque em aeronaves widebody com diferentes classes de serviço, como de costume foi uma confusão total no embarque, mas ainda assim prioridades, Star Alliance Gold e passageiros da C embarcaram antes, pelo menos os que perceberam aonde ficava a fila, entre a divisória e as cadeiras como podem ver na foto a baixo, que tirei em 2014 antes de embarcar no mesmo voo.

rcXmaF2.jpg

Já a bordo do CS-TOO, com 9 anos de uso e configurado em 24C244Y, me acomodei na poltrona 3J aonde já estavam o travesseiro e o cobertor e no compartimento de leituras a frente estava o Menu. Em seguida recebi o suco de laranja como drink de boas vindas, água e espumante também estavam disponíveis.

mIQXIkI.jpg

yz5tH7e.jpg

LSCcvJz.jpg

Enquanto jornais e revistas eram distribuídos, o comandante se apresentou e informou que nosso tempo estimado de voo seria de aproximadamente 10h. Taxiamos e decolamos pela pista 11. Em seguida os comissários tomaram nota da preferencia para a janta de cada passageiro, entre as 4 opções oferecidas, e entregaram o simples amenity kit que vem em um criativo formato de lata de sardinha.

tmzk4yx.jpg

YFHJfFG.jpg

Primeiramente os canapés e cerveja, como não especifiquei qual, acabei recebendo uma Skol, da qual não sou muito fã, ainda mais pouco gelada, mas 20 minutos depois quando o comissário passou com a cesta de pães, pedi uma cerveja portuguesa Sagres para acompanhar.

WTofFmO.jpg

wJiByHe.jpg

Após as saladas e sopas (as quais passei) serem oferecidas, meu prato principal logo foi servido, junto com a cesta de pães passando novamente pela cabine. Escolhi o rocambole de filet mignon com queijo, molho demi glacê e arroz de catupiry. A apresentação não estava das melhores, mas o sabor estava bom. 

fGpGx8j.jpg

Após o prato, foram oferecidas as opções de sobremesa, café e chá. Por último passaram entregando as garrafinhas de água e a caixa de chocolates, da qual peguei um dark chocolate. 

PhdRHP6.jpg

Com pouco mais de 2h10min de voo, o serviço de bordo foi encerrado e logo fui ao banheiro para não ter de pular/acordar o passageiro do lado no meio da noite, first world problems. Ao retornar as luzes da cabine já haviam sido reduzidas e quando tentei reclinar meu assento, o mesmo estava com problemas, chegava a ficar tobogã, mas mesmo sem continuar apertando o botão ele retornava para a posição anterior. Chamei o comissário, que por sua vez chamou o chefe de cabine, que não pareceu muito surpreso com o problema, perguntei então se seria possível trocar de lugar, mas a C estava completamente lotada. Ele deu uma espécie de “reset" nos controles da poltrona os pressionando por uns 10 segundos e conseguiu reclinar um pouco mais do que antes, mas mesmo assim longe do tobogã. Disse também que era o máximo que poderia ser feito, além de avisar para não mudar novamente de posição até que eu realmente fosse acordar, pois não garantia que a poltrona não voltaria a apresentar mais problemas. Infelizmente o mal funcionamento das poltronas nos A330 não retrofitados da TAP é bem recorrente, baseado nas minhas experiências e diversos relatos recentes. Apesar de estar longe da solução que eu esperava, possivelmente não havia mais o que ser feito então simplesmente agradeci e eventualmente dormi. Acordei algumas vezes pela posição não ser ideal e a cabine ter permanecido bastante quente durante toda a noite e 5 horas depois resolvi acordei vez. Ouvi algumas músicas no telefone (já que como sabem, eu não me interesso muito pelo IFE normalmente, a não ser o mapa de voo) e em seguida a tripulação começou o pequeno-almoço, que consistia em frios, abacaxi, iogurte, etc.

QW1G7Hp.jpg

Mapa de voo durante o café da manhã. 

7naPrsr.jpg

Com o serviço de bordo mais uma vez terminado, iniciamos descida e o comandante veio através do PA fazer aquele speech tradicional de agradecer a todos por terem escolhido a TAP, em especial os clientes Star Alliance Gold e desejando uma boa conexão/estadia em Lisboa.

As 10 horas, locais em Lisboa, avistei o Parque Eduardo VII e a praça Marques de Pombal, e pouco tempo depois aterramos no Aeroporto de Lisboa.

dUTSr2E.jpg

Paramos ao lado do bonito A330 com a pintura TudoAzul e peguei o lotado ônibus para o terminal. Com meu voo para Moscou previsto para as 23h, já havia decidido passear um pouco pela cidade para refrescar as memórias de 10 anos atrás.

V9JbUZo.jpg

EdvRrBD.jpg

Depois de algumas horas pela cidade, fui ao Tryp Hotel que está à somente 300m do aeroporto tomar um banho e dormir por algumas horas em uma cama de verdade. Apesar de ser de dia, o fuso horário não era um impeditivo em meio a tamanha maluquice sendo feita, Porto Alegre-Bangkok em 53h. 

Gostei bastante do Tryp, atendentes simpáticos e quarto bom e bem equipado, apesar de não ter vista para o aeroporto. Uma excelente opção para descansar perto do aeroporto entre longas conexões ou pernoites. 

kEJsZX5.jpg

0IKo5M6.jpg

Descansado e de banho tomado, fui ao aeroporto por volta das 21h40 na van gratuita do hotel. Rumei direto ao Fast Track Green Way e as 22h já estava no lounge da ANA, administradora do aeroporto, nos seus últimos dias de utilização pela TAP, já que a mesma veio a abrir seu próprio longe alguns dias depois. Acessei brevemente a internet e logo me dirigi ao controle de passaportes e ao portão de embarque. Aguardando no portão, aonde já se escutava russo majoritariamente, foi anunciado que nosso voo sofreria um atraso de 30 minutos e menos de 5 minutos depois um atraso de tempo indeterminado devido a uma questão de segurança do Aeroporto de Lisboa. Fiquei com receio do voo ser cancelado já que poderia resultar na minha perda do bilhete da Singapore Airlines, pelo menos ainda tinha uma boa margem de segurança com 9h de conexão em DME. A questão de segurança nunca foi revelada, mas o importante foi que, mesmo com o atraso de 2h30, o embarque foi iniciado. 

Se por um lado a cabine do A330-200 era antiga, a do A320 CS-TMW era renovada. A Classe Executiva é como de praxe em voos intra-europa, igual a econômica, porém com o assento do meio bloqueado, tomada, entrada USB e um serviço um pouco melhor. No assento estava uma manta e travesseiro bem fino para melhor conforto durante o red-eye. Correndo atrás do relógio, o embarque foi finalizado. Mesmo acompanhado de outras 5 pessoas da cortina para frente, felizmente eu era o único passageiro da fileira.

Decolamos por volta das 02h00 e minutos depois recebi o Menu e o lenço úmido. O simpático comissário passou pedindo para todas janelas serem fechadas, já que chegaríamos cedo pela manha em DME, e reduziu as luzes da cabine. Perdoem a qualidade das duas seguintes fotos.

TkFkYYU.jpg

I2u2B48.jpg

Com apenas 6 passageiros nas 4 fileiras da C, o serviço foi bem rápido. Após anotar os pedidos de metade dos passageiros (já que a outra metade capotou), recebi os nuts em um pacote e a bebida de minha escolha. Recusei a sopa de abóbora e mousse de beterraba.

JNkvxsJ.jpg

Nos próximos 15 minutos, o comissário montou a mesa e serviu o pão e a massa panzerotti com cogumelos conforme eu havia escolhido antes. Com a fileira vazia, me fiz em casa e utilizei a mesa do centro para apoiar o prato com o pão e as bolachas de água e sal. A massa não estava boa, bastante borrachuda, além do normal em aviões.

Suu8wLV.jpg

3hQ2Bk0.jpg

Na hora da sobremesa disse que gostaria somente dos chocolates, mas ele insistiu em que eu pelo menos provasse o leite de creme com amêndoas e eu felizmente aceitei, pois estava muito bom, ainda mais com os chocolates para finalizar.

7ythCUu.jpg

Recebi uma garrafinha de água e desliguei a luz pessoal (já que as da cabine ficaram reduzidas durante todo o voo) para tentar descansar. Durante quatro horas fiquei dormindo e acordando diversas vezes, e quando decidi de fato acordar já estávamos próximos de iniciar descida ao Aeroporto Internacional Domodedovo.

Pousamos exatamente as 07h00 na pista 32L, com o atraso reduzido para somente 40 minutos em relação ao horário original. 

bIjxpKg.jpg

• Ariel, Marcos Simplicio, MissedApproach and 2 others like this

#2 trevisan26

trevisan26
  • Usuários
  • 1,028 posts

Posted 24 de October de 2017 - 17:52

Welcome to Russia.

Aeroportos que já fizeram parte da URSS são sempre muito interessantes pela variedade de aeronaves em seus pátios, as vezes abandonadas. Até desejei que nosso taxi fizesse alguns desvios e fosse um pouco mais demorado para observar melhor os aviões. De mais diferente para nos brasileiros, só consegui observar um Tupolev 154 da Alrosa (azul no fundo da foto), dois Tupolev 204 e um A320 da Red Wings e um 752 da companhia aérea russa I-Fly. Nos portões haviam também diversas aeronaves da companhia S7.

d4pdliu.jpg

ik0N0My.jpg

Paramos justamente ao lado do A350 da Singapore que me levaria a Cingapura, mas não antes de voar até Estocolmo, Suécia e voltar, voo este operado em 5ª liberdade.

Orfhr93.jpg

No desembarque, ao me despedir do comissário, ainda recebi uma mão cheia de chocolates restantes da caixa. Após percorrer um curto caminho, fui rapidamente chamado para ser atendido na imigração. Hora de trocar a "chave” do Português para Inglês. Após várias perguntas, incluíndo o por que de eu, brasileiro, estar indo para a Tailândia através da Rússia e pedirem a reserva do voo de saída, tive o passaporte carimbado e retirei a bagagem, que foi uma das primeiras a aparecer na esteira. Em resumo, do momento em que pousamos até estar com a mala no saguão do aeroporto, foram menos de 25 minutos. Garanto que se eu tivesse uma conexão apertada, teria levado mais de hora hehe

Com quase 8h até o vôo para Cingapura partir, caminhei pelo terminal e confirmei que o check-in abriria 3h antes do voo. Me deixando com 5h para matar no land side, já que não estava afim de ir até a cidade pois perderia mais de 2h entre ida e volta e estava com bagagem. O terminal único de Domodedovo não tem lá muitas atrações, então sentei em um banco no andar superior com vista para fora.

tSXS4co.jpg

Com internet já seria uma longa espera, sem internet então…  Só restava ouvir música e ficar observando o movimento das pessoas (o famoso people watching), que foi um tanto divertido, nos primeiros 20 minutos. Depois o tempo começou a passar cada vez mais devagaaar. Até tentei conversar com duas pessoas que sentaram ao meu lado, mas nenhuma delas falava inglês. 

Já próximo do meio dia, fui para a frente do check-in da SQ, que estava dividido em Business, Premium Economy, Internet Check-in e Economy (a única que já tinha alguma fila) e esperei que abrisse. Pontualmente, às 12h05, o check-in abriu e em menos de um minuto eu já estava com os cartões de embarque DME-SIN e SIN-BKK em mãos, além do convite para o lounge contratado e a bagagem despachada.

OPBf31r.jpg

Fui diretamente para o raio-x, apesar de ter uma fila para prioridades em geral, ambas filas se uniam pouco a frente não sendo assim grande vantagem. Ruim foi a parte do controle de passaportes, estava uma zona, com péssimo funcionamento ou até mesmo sem ar condicionado, extremamente lotado e sem filas definidas, meio que na base do grito até chegar um pouco mais perto de um dos guichês. Para complementar, também havia uma quantidade imensa de passageiros que furavam a fila pois estavam com o voo quase partindo. Levei tranquilamente mais de hora da fila do raio-x até chegar no lounge, que é bem próximo a imigração.

O lounge que a Singapore Airlines utiliza em Moscou é o Domodedovo Airport Business Lounge, que recebe passageiros de quase 20 companhia aéreas, incluindo as ME3 e é aberto 24h. Apresentei o convite para o lounge junto com o cartão de embarque do DME-SIN, e assim que tive a entrada admitida perguntei se o chuveiro estava disponível, sim, o chuveiro, no singular. O lounge tem apenas um, e felizmente nesse horário com o lounge bem vazio, ele estava vago. A atendente buscou a toalha e uma espécie de necessaire com kit de barbear, shampoo, condicionador e sabonete. Durante o banho a temperatura da água era constante, mas a pressão era bem fraca. Estava tão afim de um banho após a sauna da imigração que só lembrei de tirar foto depois.

XVIKZLq.jpg

Em seguida peguei a cerveja turca Efes, e utilizei a internet para me comunicar um pouco e ver algumas noticias, inclusive no Fórum Contato Radar.  :) 

JIZDEpV.jpg

Só tirei uma foto geral, mas o lounge tem muitas poltronas, jornais/revistas, área kids, uma boa seleção de aperitivos, comidas quentes, frutas, doces, bebidas, etc 

2Idre89.jpg

Conforme o horário de embarque ia se aproximado, caminhei uns 5 minutos pelo terminal até chegar ao portão, que é daqueles fechados. Estava lotado e não havia lugar algum para sentar, mas as 14h40 o embarque teve inicio, sendo um pouco demorado já que não tinha espaço para filas distintas e haviam muitas pessoas confusas tentando embarcar antes do seu grupo ser chamado. Alguns minutos depois desci pela única ponte de embarque e entrei pela terceira vez em um A350-900, a primeira sendo no voo inaugural da TAM.

Antes da entrada da aeronave, havia um carrinho com diversos jornais e fones de ouvido.

iSC4DUE.jpg

Os A350 da Singapore são configurados em 42C 24W 187Y, sendo a C dividida em duas cabines, a da frente de 11 à 18 e a traseira 19 à 22 em 1-2-1. Os assentos bulkhead 11A/D/F/K e 19A/D/F/K tem uma menor restrição no espaço para os pés, mas como a 19A estava ocupada e eu gostaria de estar mais próximo da asa, optei pelo 21A, que já estava com uma almofada e o Menu. Na parte bege a baixo do controle, que é de fácil acesso e uso, está localizado a mesa e um espaço para guardar coisas pequenas.

A8fbn6L.jpg

O interior estava impecável, como é de se esperar em um avião com menos de 7 meses de uso na data do voo.

Ao lado esquerdo estavam as entradas de USB, HDMI e a tomada, luz individual, que pode ser regulada em três intensidades, entrada para os fones noise-cancelling e um grande compartimento. A foto do fone é do voo de volta, BKK-SIN, mas é igual.

u4zp4sA.jpg

5cOixLV.jpg

Aproveitei para tirar uma foto da cabine antes que a maioria embarcasse. Elegante é pouco para descrever.

g1vwFTJ.jpg

Assim que me acomodei no assento, a comissária ofereceu água, Champagne e suco de laranja. Não sendo fã de Champagne, optei pelo suco. Em cima do copo, está outro compartimento para guardar coisas.

tWMQkEN.jpg

Até o começo do push back foram 25 minutos, durante os quais a equipe de comissários passava frequentemente oferecendo mais bebida.

Gostei muito do fato de conseguir enxergar pela janela sem ter que me inclinar como em alguns assentos. A vista era sensacional, principalmente com a curvatura do winglet.

Pc7eCwC.jpg

Após 14 minutos de taxi e espera, finalmente ingressamos na pista 32L e decolamos, com alguma chuva a esquerda.

gKxiqnc.jpg

9AqmQi1.jpg

Após decolarmos, os comissários passaram anotando os pedidos para refeição principal e se desejava ser acordado para o café da manha (Menu disponível mais a baixo). Logo depois distribuíram meias, pantufas e tapa olhos. A Singapore não ofereceu amenity kit neste voo como é (ou era?) de norma na SQ, apesar de no SIN-LHR 11 dias depois oferecer. De qualquer maneira, no lavatório tinham alguns cremes. Na foto seguinte também é possível ver o afunilamento nos pés.

UNTif3w.jpg

Tempo estimado de voo até Cingapura: 09h23

e9jpd4R.jpg

Apenas 20 minutos após decolar as castanhas e mais bebidas foram servidas.

Mcj9IjB.jpg

Quarenta minutos depois a mesa foi posta e em seguida veio a entrada, uma gelatina de tomate com camarão e salmão defumado, que estava bom.

mmfDtVR.jpg

A comissária passou oferecendo pães de uma cesta, aceitei a acabei pedindo uma cerveja de Cingapura para acompanhar. O pão de alho estava especialmente bom.

sRxZzCh.jpg

Para completar a parte salgada da refeição, tive o salmão com crosta de amêndoa e aspargo. Estava excepcional, de verdade, o melhor prato principal que já tive até hoje voando.

zZTpv0a.jpg

A esta altura do campeonato já não estava me sentindo muito bem, mas ainda assim peguei o sorvete de Tiramisu, para adoçar o paladar, e apesar de não ter terminado, estava bom.

xCcYwpe.jpg

Assim que a mesa foi retirada perguntei se seria possível fazer o turn down service após o final completo do serviço, sendo assim pouco menos de meia hora depois uma das simpáticas comissárias apareceu. Interessante é a maneira com que a cama é feita, creio que a Singapore é a única companhia no mundo com este sistema. Há uma  alavanca na parte traseira do assento, que ao ser puxada com certa força vira a poltrona em cama, inclusive com uma espécie de manta, tornando assim a superfície mais fofa.

D1iYASj.jpg

Com a cama feita 2h35 voo a dentro, dormi aproximadamente 5h e acordei com 2h30 faltando para chegarmos em SIN pela comissária para escolher o café da manha e se gostaria de ter-lo servido na cama. Como ainda não estava me sentindo perfeitamente bem, optei pelo café continental, que incluía suco de laranja, frutas, pães e um café extra que pedi, além de me permitir dormir um pouco mais, cerca de 40 minutos. Depois de já ter aprendido, coloquei a poltrona na posição original e reclinada e então a comissária trouxe primeiramente um suco de laranja e depois o bastante simples, como era de se esperar, café continental.

ssUcdNw.jpg

Prontamente ao terminar foi oferecido mais café ou chá, mas recusei ambos. 

Com 1h20 de voo restante aproveitei para tirar foto do cardápio, comemorativo em alusão aos 70 anos de Singapore Airlines, ainda que os primeiros 26 anos tenham sido operados pela Malaysia-Singapore.

O menu tinha a seguinte estrutura:

1. Introdução

2-3. Janta

4. Aperitivos disponíveis a qualquer hora

5. Café da Manhã

6-9. Opções de vinho e Champagne

10-13. Diversas bebidas, alcólicas ou não.

14-15. Cafés

Aos especialistas em vinhas e champagnes, o que me dizem da seleção?

16Yftw8.jpg

KDFNTPP.jpg

uI9tK1X.jpg

eUMSMkd.jpg

cCxHPb3.jpgKuBm3IC.jpgE7WBu9e.jpg

UuUbimK.jpgzaOlYyc.jpg

IFE informando nosso tempo de vôo estimado até Cingapura em 1h21, tempo pelo qual tirei algumas fotos da cabine e ouvi mais música do meu próprio celular.

3DltmT6.jpg

Controle do IFE

jLeesd7.jpg

Cabine frontal da Executiva, entre as portal 1 e 2L.

b3FfywM.jpg

Aproximamos pela 20R e logo chegamos ao portão no Terminal 3. A ideia inicial era terminar o flight report em SIN, por isso vou ficar devendo um maior numero de fotos desta sequencia até BKK.

A SQ oferece lounge para passageiros em Classe Executiva nos dois terminais, tanto no Terminal 3 que eu havia desembarcado, como no Terminal 2 com os voos que partem para o Sul e Sudeste da Ásia. Como havia feito as contas ainda em DME, o Grêmio estaria disputando uma partida pela Libertadores da América nesse exato momento, então acabei indo para o lounge do terminal atual. Juro que foi total coincidência a possibilidade de ouvir o jogo justamente durante minha conexão de 3h em Changi. Cheguei ao lounge com 5 minutos de jogo e para minha alegria já estávamos ganhando de 1 x 0 na Argentina, coloquei os fones de ouvido e segui escutando até o final da partida, que terminou neste mesmo placar. Logo após tirar os fones de ouvido, outro passageiro começou a falar comigo, inclusive peguei algumas dicas de Hong Kong (para aonde seguiria no voo da Emirates depois de 3 dias Bangkok) com o pax que parecia bem informado sobre o local.

Após uma breve conversa, era hora de pegar o Skytrain e ir para o portão de embarque livrar mais uma segurança, para por fim embarcar no SQ972 com destino a Bangkok. Pela aeronave ser o 9V-SRL, sabia que pegaria a antiga cabine regional da Singapore, já que as aeronaves 777-200ER de matrícula 9V-SRJ/L/M/O/P/Q, entregues entre Nov/2001 e Ago/2003, estão configurados em 30C e 293Y, sendo a C com assentos reclináveis e não tobogãs como no produto regional mais recente, que é igual aos A330-300 ex-SIA recebidos pela TAP nos últimos meses.

A cabine pela sua configuração 2-3-2, estofado dos assentos e telão na divisória com a galley, era uma interessante volta ao passado. Como não tirei foto, segue uma do fotografo Andrew Hunt.

2299270.jpg?v=v40

Aceitei, outra vez, suco de laranja como drink de boas vindas. Já no bolsão a frente do meu assento 15A estava o cardápio para o voo de menos de 03h. Aguardamos algum tempo por passageiros que não apareceram e posteriormente por suas bagagens serem retiradas do porão para por fim desacoplar da ponte de embarque conectada nas portas 1 e 2L.

ivlSXBr.jpg

Com 35 minutos de atraso e a escolha de prato principal já anotada pelas comissárias, decolamos e em seguida fizemos uma longa e acentuada curva a esquerda, proporcionando uma boa vista geral do aeroporto e também dos navios esperando para atracar em um dos maiores e mais movimentados portos do mundo.

acrQAFD.jpg

AG0hrgU.jpg

Em impressionantes dez minutos após decolarmos, minha refeição já estava servida em uma bandeja. Comi as frutas, pães (que vieram logo após tirar a foto) e parte do prato principal. Excelente para um voo com duração aproximada de 02h30.

L8fy3qE.jpg

Logo após ter a mesa recolhida abri a janela para dar uma espiada.

XS1Fjma.jpg

Menos de quarenta minutos dentro do voo o serviço de bordo de alguns pax, incluindo eu, já havia terminado. Aproveitei para descansar um pouco antes de chegar a Bangkok e acordei somente próximo ao pouso na pista 19L. 

yxHfSbO.jpg

Após pousar, recebi o cartão prioritário para imigração, mas ainda tinha que seguir para o Health Control aonde brasileiros (e cidadãos de aproximadamente outras 40 nacionalidades) tem de preencher um formulário para médicos se certificarem de que você não tem febre amarela, além de apresentar o certificado da vacina. O número de brasileiros dentre os países listados é tão expressivo que no Health Control havia uma placa em português: “Diga quando você saiu do Brasil”. O processo durou menos de 5 minutos e em seguida já estava na fila prioritária de imigração, que também foi rápida. Outros 5 minutos para pegar a bagagem e trocar USD por THB (Baht Tailandês), e mais 50 minutos para chegar a cidade, colocando fim nesse longo flight report.

POA-LIS:

O produto da classe executiva long-haul que voei, é extremamente ultrapassado e com péssima manutenção, felizmente o retrofit de algumas aeronaves continua e em seguida será competitivo com a maioria das companhias. Quanto a tripulação, como na maioria das vezes em meus voos com a TAP, fizeram o trabalho de forma indiferente, sem nenhuma simpatia. A atual vantagem deles é a saída direta de diversas cidades brasileiras, evitando assim conexões extras ou um backtrack considerável dependendo da origem.

LIS-DME:

Interior novo, executiva padrão para voos intra-europeus, com tomada e entrada USB. Tripulação ótima, bem humorada e eficiente, mesmo sendo um red-eye.

DME-SIN:

Assentos excelentes, full flat beds e com acesso ao corredor para todos. Tripulação nota 10, extremamente solícitos e bem humorados.

SIN-BKK:

Poltronas regionais antigas da Singapore, somente reclináveis, são boas para um voo tão curto, mas se compararmos aos A330 que fazem a mesma rota diariamente, deixam a desejar. A tripulação foi simpática e eficiente durante o serviço de bordo.

Bom, essa foi minha experiência e avaliação dos 4 voos, espero que tenham gostado. Comentários são muito bem vindos, sejam críticas, elogios ou sugestões.

Edited by trevisan26, 24 de October de 2017 - 17:53 .

• Ariel, Carlo Fratini, PP-FAB and 17 others like this

#3 Air Force One

Air Force One
  • Usuários
  • 3,542 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:14/02/1992

Posted 24 de October de 2017 - 20:45

:drinks:  :drinks:  :drinks:  :drinks:  :drinks:  :rev:  :rev:  :rev:  :rev:  :rev:

#4 Geoshina

Geoshina
  • Usuários
  • 484 posts
  • Interests:Varig, World Airways, American Airlines, Canadian, Delta Airlines, Air Canada, KLM, Lufhtansa, TAM, Gol, Trip Linhas Aéreas,, Brussels Airlines, Ryanair, Easyjet, Portugalia, TAP, Blue1, Norwegian, Lan, Passaredo, Aerolineas Argentinas, USAirways, United Airlines, Singapore Airlines, Qatar Airways, Emirates, Etihad, Cathay Pacific, Qantas, Latam, Iberia, Vueling, British Airways, Malaysia Airlines, Latam, Jetstar.
  • Cidade/UF/País:SJP
  • Data de Nascimento:01/02/1984

Posted 24 de October de 2017 - 21:30

Muito bom Thiago!!! 

FR de respeito :) 

#5 kick

kick
  • Usuários
  • 1,612 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil/Paraná/Curitiba
  • Data de Nascimento:20/01/1994

Posted 24 de October de 2017 - 21:30

Mais um FR que li viajando junto, muito obrigado por compartilhar.

#6 gabrielmagacho

gabrielmagacho
  • Usuários
  • 20 posts
  • Cidade/UF/País:SBJF-SBZM
  • Data de Nascimento:04/05/2000

Posted 24 de October de 2017 - 21:31

Sensacional! FR fantástico!

#7 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 587 posts
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984

Posted 25 de October de 2017 - 08:03

Muito bom esses FR, obrigado por compartilhar!

#8 Bonotto

Bonotto
  • Moderador
  • 7,708 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:18/09/1965

Posted 25 de October de 2017 - 21:17

Muito bacana !!!! obrigado por compartilhar !  :ohyes:  :ohyes:  :ohyes:  :ohyes:

#9 Nishan

Nishan
  • Usuários
  • 2,854 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - GIG
  • Data de Nascimento:19/06/1983

Posted 27 de October de 2017 - 21:53

Sensacional !! Gostei dessa executiva do A350 da Singapore. Bem diferente das outras do mercado.

#10 rofalcao

rofalcao
  • Usuários
  • 19 posts
  • Cidade/UF/País:sao paulo
  • Data de Nascimento:28/02/1985

Posted 30 de October de 2017 - 02:44

Simplesmente fantástico Trevisan! Parabéns e não deixe de compartilhar conosco suas próximas experiências. São sempre ricas em detalhes e muito bem - vindas! Obrigado

#11 juliodias

juliodias
  • Usuários
  • 149 posts
  • Cidade/UF/País:sorocaba/sp/brasil
  • Data de Nascimento:30/05/1983

Posted 30 de October de 2017 - 10:02

FR espetacular, assim como sua viagem.
Parabéns!! 👏👏👏

#12 B737-8HX

B737-8HX
  • Usuários
  • 751 posts
  • Interests:Aviação Comercial/Segurança de Voo/Boeing 737NG
  • Cidade/UF/País:Campinas/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:07/03/1982

Posted 30 de October de 2017 - 12:24

Espetacular relato! 

Achei um pecado embarcarem Skol na classe executiva. Economia de catering, talvez? 

• Murundum likes this

#13 Luciano Cunha

Luciano Cunha
  • Usuários
  • 405 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF
  • Data de Nascimento:26/05/1972

Posted 31 de October de 2017 - 11:41

Sensacional! Parabéns! Viajei junto!

#14 Murundum

Murundum
  • Usuários
  • 3,622 posts
  • Interests:Modelos em escala 1:400
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul-RS
  • Data de Nascimento:07/04/1972

Posted 04 de November de 2017 - 12:45

FR de excelente nível como de costume. Thiago fizestes alguma reclamação na TAP sobre a poltrona?

#15 Léo Almeida

Léo Almeida
  • Usuários
  • 230 posts
  • Interests:Amizades e trocas de infomações.
  • Cidade/UF/País:Maringá/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:24/01/1982

Posted 07 de November de 2017 - 09:57

Thiago, fui obrigado a abrir uma Skol....para ler o Report, parabéns.

#16 trevisan26

trevisan26
  • Usuários
  • 1,028 posts

Posted 07 de November de 2017 - 19:18

Espetacular relato! 

Achei um pecado embarcarem Skol na classe executiva. Economia de catering, talvez? 

Acho interessante a companhia ter uma cerveja local e outra da origem/destino (na volta LIS-POA também tinha Skol), mas acho que poderiam ter escolhido melhor, apesar de ser uma questão totalmente pessoal.

FR de excelente nível como de costume. Thiago fizestes alguma reclamação na TAP sobre a poltrona?

Buenas Murundum, não cheguei a fazer uma reclamação para TAP quanto as poltrona, até por que não acredito que vá resultar em algo. Mas acredito que a passageira da 1E da volta LIS-POA tenha feito, a poltrona não reclinava nada, nenhum controle respondia, e como era de se esperar em final de férias escolares, voo totalmente lotado. Uma foto para ilustrar o estado da aeronave do LIS-POA (CS-TOQ), olha a divisão das poltronas ao embarcar, inadmissível, tentei encaixar diversas vezes mas não prendia. Para acrescentar, tomada inoperante, tripulação rude e por aí vai... Resumindo, quando em C, prefiro fazer escala em GRU e ir com outra cia, pelo menos até toda frota ter feito o retrofit.

NU3t7X0.jpg

:drinks:  :drinks:  :drinks:  :drinks:  :drinks:  :rev:  :rev:  :rev:  :rev:  :rev:

Muito bom Thiago!!! 

FR de respeito :)

Mais um FR que li viajando junto, muito obrigado por compartilhar.

Sensacional! FR fantástico!

Muito bom esses FR, obrigado por compartilhar!

Muito bacana !!!! obrigado por compartilhar !  :ohyes:  :ohyes:  :ohyes:  :ohyes:

Sensacional !! Gostei dessa executiva do A350 da Singapore. Bem diferente das outras do mercado.

Simplesmente fantástico Trevisan! Parabéns e não deixe de compartilhar conosco suas próximas experiências. São sempre ricas em detalhes e muito bem - vindas! Obrigado

FR espetacular, assim como sua viagem.
Parabéns!!

Sensacional! Parabéns! Viajei junto!

Thiago, fui obrigado a abrir uma Skol....para ler o Report, parabéns.

Obrigado pelos comentários, fico feliz que tenham gostado.  :joinha:

Próxima etapa: Bangkok-Hong Kong com Emirates.

• Murundum likes this

#17 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 587 posts
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984

Posted 08 de November de 2017 - 12:26

Quando se vai na dog class (Y) você tenta passar o vôo como sequer estivesse ali para evitar "tomar uma" de um comissário que eventualmente "esteja num dia ruim", seja no doméstico ou internacional...
Pois bem, o único elogio de um vôo que fiz na dog pra Lisboa pela TAP (A343) é só um comissário muito agradável com todos que requisitaram seus serviços, de resto desde de a poltrona e o vôo em si, tudo muito meia boca.

Mas de classe executiva é bizarro saber disso!

Also tagged with one or more of these keywords: TP, SQ, A350, A330, POA, LIS, DME, SIN, BKK