Primeiro uma introdução de como a desorganizada viagem foi organizada. Caso queiram ir direto ao flight report POA-LIS-DME-SIN-BKK é só descer um pouco na página. Os voos com a Singapore começam no segundo post desse tópico.
Com uma viagem de família programada para Julho e bilhetes ida e volta (POA-LIS-AMS/MUC-LIS-POA) emitidos na TAP, afinal eles valorizam diminuir o numero de voos ao máximo, exatamente ao contrario de mim e uma considerável parte dos amantes de aviação, comecei a procurar na internet algumas alternativas para tornar a viagem um pouco mais interessante em termos de voos e companhias aéreas, já que tinha a possibilidade de aumentar a viagem em até 2 semanas. Me chamou atenção as ótimas tarifas para voar de Emirates em F e C no voo de quinta liberdade entre Bangkok e Hong Kong, inclusive o preço de somente ida em Primeira Classe era o equivalente a ida em Primeira Classe e retorno em Classe Executiva. Infelizmente a aeronave do voo seria alterada para um A380 de 2 classes a partir de 01 de Outubro, portanto era agora ou nunca. Os preços ida e volta partindo de BKK ficaram mais em conta do que a partir de HKG, então teria de arranjar um modo de chegar e voltar de Bangkok para a Europa. Após muito brincar com combinações normais e outras mais malucas no Matrix a partir de cidades em que a TAP operava, visando facilitar a logística de alterar somente o trecho intra-europa do bilhete já existente, optei pela Singapore que estava com ótimas tarifas saindo © e voltando (Y) por Moscou. Alguns meses depois surgiu a possibilidade de manter a saída por Moscou, porém retornar por Londres, tudo em Executiva por um acréscimo que compensava, ainda mais levando em conta a compra do trecho menor, de DME-AMS para LHR-AMS. Com a adição dos trechos internos, ficamos com o seguinte roteiro:
02/07 POA-LIS A330 C (TP)
03/07 LIS-DME A320 C (TP)
04/07 DME-SIN A350 C (SQ)
05/07 SIN-BKK B777 C (SQ)
08/07 BKK-HKG A380 F (EK)
13/07 HKG-BKK A380 C (EK)
14/07 BKK-SIN A330 C (SQ)
15/07 SIN-LHR A380 C (SQ)
15/07 LHR-AMS B737 Y (KL)
22/07 BRU-TXL A320 Y (SN)
26/07 TXL-MUC A320 Y (AB)
30/07 MUC-LIS A319 C (TP)
30/07 LIS-POA A330 C (TP)
Nunca havia viajado por tanto tempo e também nunca esperei tanto por uma viagem como desta vez.
Após meses de ansiedade, finalmente era o dia de embarcar. Logo ao acordar já procurei pela matrícula da aeronave que operava o LIS-POA, para saber se poderia experimentar a nova executiva da TAP no chamado “trono” 3J, ou iria na antiga C. Com informações cruzadas sobre as matrículas aqui no CR e em um fórum português, só iria tirar a dúvida na hora do check-in.
Após um típico e bom churrasco de Domingo, terminei de arrumar a mala e parti para o aeroporto as 16h40, 2h15 antes do voo. Com algum transito pela tarde, cheguei ao Salgado Filho por volta das 17h10 e para minha supresa haviam somente duas pessoas na fila do check-in. Em menos de 5 minutos saí com os cartões de embarque até Moscou e a confirmação de que o trecho POA-LIS seria com a antiga executiva.
Me despedi da minha família, a qual veria em 15 dias em Amsterdam, e segui para a fila do raio-x que estava enorme, levei mais de 25 minutos para passar, já o controle dos passaportes foi tranquilo. Tomei um dos assentos em frente ao portão e aguardei pela chamada para embarque, que teve inicio com 40 minutos de atraso. O tamanho da sala de embarque não comporta um organizado embarque em aeronaves widebody com diferentes classes de serviço, como de costume foi uma confusão total no embarque, mas ainda assim prioridades, Star Alliance Gold e passageiros da C embarcaram antes, pelo menos os que perceberam aonde ficava a fila, entre a divisória e as cadeiras como podem ver na foto a baixo, que tirei em 2014 antes de embarcar no mesmo voo.
Já a bordo do CS-TOO, com 9 anos de uso e configurado em 24C244Y, me acomodei na poltrona 3J aonde já estavam o travesseiro e o cobertor e no compartimento de leituras a frente estava o Menu. Em seguida recebi o suco de laranja como drink de boas vindas, água e espumante também estavam disponíveis.
Enquanto jornais e revistas eram distribuídos, o comandante se apresentou e informou que nosso tempo estimado de voo seria de aproximadamente 10h. Taxiamos e decolamos pela pista 11. Em seguida os comissários tomaram nota da preferencia para a janta de cada passageiro, entre as 4 opções oferecidas, e entregaram o simples amenity kit que vem em um criativo formato de lata de sardinha.
Primeiramente os canapés e cerveja, como não especifiquei qual, acabei recebendo uma Skol, da qual não sou muito fã, ainda mais pouco gelada, mas 20 minutos depois quando o comissário passou com a cesta de pães, pedi uma cerveja portuguesa Sagres para acompanhar.
Após as saladas e sopas (as quais passei) serem oferecidas, meu prato principal logo foi servido, junto com a cesta de pães passando novamente pela cabine. Escolhi o rocambole de filet mignon com queijo, molho demi glacê e arroz de catupiry. A apresentação não estava das melhores, mas o sabor estava bom.
Após o prato, foram oferecidas as opções de sobremesa, café e chá. Por último passaram entregando as garrafinhas de água e a caixa de chocolates, da qual peguei um dark chocolate.
Com pouco mais de 2h10min de voo, o serviço de bordo foi encerrado e logo fui ao banheiro para não ter de pular/acordar o passageiro do lado no meio da noite, first world problems. Ao retornar as luzes da cabine já haviam sido reduzidas e quando tentei reclinar meu assento, o mesmo estava com problemas, chegava a ficar tobogã, mas mesmo sem continuar apertando o botão ele retornava para a posição anterior. Chamei o comissário, que por sua vez chamou o chefe de cabine, que não pareceu muito surpreso com o problema, perguntei então se seria possível trocar de lugar, mas a C estava completamente lotada. Ele deu uma espécie de “reset" nos controles da poltrona os pressionando por uns 10 segundos e conseguiu reclinar um pouco mais do que antes, mas mesmo assim longe do tobogã. Disse também que era o máximo que poderia ser feito, além de avisar para não mudar novamente de posição até que eu realmente fosse acordar, pois não garantia que a poltrona não voltaria a apresentar mais problemas. Infelizmente o mal funcionamento das poltronas nos A330 não retrofitados da TAP é bem recorrente, baseado nas minhas experiências e diversos relatos recentes. Apesar de estar longe da solução que eu esperava, possivelmente não havia mais o que ser feito então simplesmente agradeci e eventualmente dormi. Acordei algumas vezes pela posição não ser ideal e a cabine ter permanecido bastante quente durante toda a noite e 5 horas depois resolvi acordei vez. Ouvi algumas músicas no telefone (já que como sabem, eu não me interesso muito pelo IFE normalmente, a não ser o mapa de voo) e em seguida a tripulação começou o pequeno-almoço, que consistia em frios, abacaxi, iogurte, etc.
Mapa de voo durante o café da manhã.
Com o serviço de bordo mais uma vez terminado, iniciamos descida e o comandante veio através do PA fazer aquele speech tradicional de agradecer a todos por terem escolhido a TAP, em especial os clientes Star Alliance Gold e desejando uma boa conexão/estadia em Lisboa.
As 10 horas, locais em Lisboa, avistei o Parque Eduardo VII e a praça Marques de Pombal, e pouco tempo depois aterramos no Aeroporto de Lisboa.
Paramos ao lado do bonito A330 com a pintura TudoAzul e peguei o lotado ônibus para o terminal. Com meu voo para Moscou previsto para as 23h, já havia decidido passear um pouco pela cidade para refrescar as memórias de 10 anos atrás.
Depois de algumas horas pela cidade, fui ao Tryp Hotel que está à somente 300m do aeroporto tomar um banho e dormir por algumas horas em uma cama de verdade. Apesar de ser de dia, o fuso horário não era um impeditivo em meio a tamanha maluquice sendo feita, Porto Alegre-Bangkok em 53h.
Gostei bastante do Tryp, atendentes simpáticos e quarto bom e bem equipado, apesar de não ter vista para o aeroporto. Uma excelente opção para descansar perto do aeroporto entre longas conexões ou pernoites.
Descansado e de banho tomado, fui ao aeroporto por volta das 21h40 na van gratuita do hotel. Rumei direto ao Fast Track Green Way e as 22h já estava no lounge da ANA, administradora do aeroporto, nos seus últimos dias de utilização pela TAP, já que a mesma veio a abrir seu próprio longe alguns dias depois. Acessei brevemente a internet e logo me dirigi ao controle de passaportes e ao portão de embarque. Aguardando no portão, aonde já se escutava russo majoritariamente, foi anunciado que nosso voo sofreria um atraso de 30 minutos e menos de 5 minutos depois um atraso de tempo indeterminado devido a uma questão de segurança do Aeroporto de Lisboa. Fiquei com receio do voo ser cancelado já que poderia resultar na minha perda do bilhete da Singapore Airlines, pelo menos ainda tinha uma boa margem de segurança com 9h de conexão em DME. A questão de segurança nunca foi revelada, mas o importante foi que, mesmo com o atraso de 2h30, o embarque foi iniciado.
Se por um lado a cabine do A330-200 era antiga, a do A320 CS-TMW era renovada. A Classe Executiva é como de praxe em voos intra-europa, igual a econômica, porém com o assento do meio bloqueado, tomada, entrada USB e um serviço um pouco melhor. No assento estava uma manta e travesseiro bem fino para melhor conforto durante o red-eye. Correndo atrás do relógio, o embarque foi finalizado. Mesmo acompanhado de outras 5 pessoas da cortina para frente, felizmente eu era o único passageiro da fileira.
Decolamos por volta das 02h00 e minutos depois recebi o Menu e o lenço úmido. O simpático comissário passou pedindo para todas janelas serem fechadas, já que chegaríamos cedo pela manha em DME, e reduziu as luzes da cabine. Perdoem a qualidade das duas seguintes fotos.
Com apenas 6 passageiros nas 4 fileiras da C, o serviço foi bem rápido. Após anotar os pedidos de metade dos passageiros (já que a outra metade capotou), recebi os nuts em um pacote e a bebida de minha escolha. Recusei a sopa de abóbora e mousse de beterraba.
Nos próximos 15 minutos, o comissário montou a mesa e serviu o pão e a massa panzerotti com cogumelos conforme eu havia escolhido antes. Com a fileira vazia, me fiz em casa e utilizei a mesa do centro para apoiar o prato com o pão e as bolachas de água e sal. A massa não estava boa, bastante borrachuda, além do normal em aviões.
Na hora da sobremesa disse que gostaria somente dos chocolates, mas ele insistiu em que eu pelo menos provasse o leite de creme com amêndoas e eu felizmente aceitei, pois estava muito bom, ainda mais com os chocolates para finalizar.
Recebi uma garrafinha de água e desliguei a luz pessoal (já que as da cabine ficaram reduzidas durante todo o voo) para tentar descansar. Durante quatro horas fiquei dormindo e acordando diversas vezes, e quando decidi de fato acordar já estávamos próximos de iniciar descida ao Aeroporto Internacional Domodedovo.
Pousamos exatamente as 07h00 na pista 32L, com o atraso reduzido para somente 40 minutos em relação ao horário original.