Jump to content


Photo

Apresentado concorrente turco do A-29, o TAI Hurkus-C

TAI Hurkus-C

  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
1 reply to this topic

#1 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,696 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 14 de November de 2017 - 10:29

Meus prezados

Apresentado concorrente turco do A-29, o TAI Hurkus-C

A Turquia apresentou o protótipo da primeira aeronave de treinamento armada desenvolvida no país, tendo como foco não apenas atender á sua força aérea, mas competir nos mercados internacionais, que hoje tem como sua maior estrela o brasileiro A-29 "Super Tucano" da Embraer.

O Hurkus-C foi concebido para ser uma aeronave de ataque leve, capaz de ser empregada não apenas no treinamento, mas também fornecer apoio aéreo aproximado. Trata-se de uma versão armada do treinador básico turbo hélice Hurkus. A Turkish Aerospace Industries, ou TAI, ganhou a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Aviation Safety Agency) para produção e comercialização da variante civil Hurkus-A, em julho passado.

"A idéia básica por trás do programa Hurkus-C é inserir esta nova aeronave no mercado internacional e exportar esse modelo", disse um alto funcionário da TAI. "É uma questão de tempo. À medida que a aeronave e seus sistemas de armas amadurecem e se tornem comprovados em combate após seu uso nas forças armadas turcas, o Hurkus-C terá fortes perspectivas de exportação ".

A TAI espera entregar os primeiros Hurkus-C para as forças turcas em 2018. A plataforma do Hurkus-C conta com um turbopropulsor PT6A-68 da Pratt & Whitney Canada, que possui uma potência nominal de 1.600hp e uma velocidade máxima de 574 km/h. A empresa irmã da TAI, Tusas Engine Industries, especializada em motores, desenvolve localmente um motor para substituir o Pratt & Whitney Canada. O Hurkus-C tem uma carga útil de 1.500kg, que pode ser alocado em sete pontos externos.

O Hurkus-C terá como principais concorrentes o Embraer A-29 "Super Tucano", que vem sendo um enorme sucesso de vendas em todo o mundo.

"A aeronave fornecerá aos militares uma opção viável para combater as ameaças assimétricas, uma vez que reduzirá substancialmente os custos de operações aéreas em comparação com o uso convencional de aeronaves de alto desempenho como os F-16", disse Ozgur Eksi.

Funcionários da TAI dizem que os mercados potenciais para o Hurkus-C podem incluir países do Golfo, do Norte da África e da Ásia. No ano passado, a Turquia iniciou negociações com o Paquistão para a venda do avião de treinamento básico Hurkus.

Os engenheiros da TAI começaram a desenhar o Hurkus em 2004. Para o programa Hurkus, a TAI assinou dois contratos com a agência de compras da Turquia, a Subsecretaria de Indústrias de Defesa, ou SSM em seu acrônimo turco, uma para desenvolvimento de um protótipo e outra para produção em série. Sob um contrato de produção em série de junho de 2014, a TAI entregará 15 aeronaves com uma opção de compra para mais 40.

Funcionários do SSM dizem que esperam que o Hurkus-C tenha sucesso em mercados estrangeiros no longo prazo. "Contratos estrangeiros seguirão acordos locais após a produção em série e o uso local", de acordo com um funcionário familiarizado com o programa. "Haverá forte apoio do governo para qualquer futuro negócio de exportação do Hurkus-C."

É provável que o governo de Ankara vá começar a comercializar o Hurkus-C com países politicamente amigos no Oriente Médio e na Ásia.
Fonte: Angelo Nicolaci para GBN News 23 fev 2017

 



#2 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 22,696 posts
  • Gender:Male
  • Location:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 14 de November de 2017 - 10:31

Meus prezados
Dubai Airshow 2017: Turquia apresenta o TAI Hurkus para treinamento e ataque leve
TAI-Hurkus-4.jpg
TAI Hurkus

 

O treinador Turkish Aerospace Industries Hurkus, propulsado por motor PT6 Pratt & Whitney Canadá, é o primeiro avião de asa fixa tripulado de produção da Turquia certificado pela EASA e está sendo apresentado no Dubai Airshow 2017 com outros produtos da indústria turca.
Tendo feito sua estreia internacional no Paris Air Show, a TAI está se preparando para testes de voo do modelo Hurkus-B, 15 dos quais foram encomendados pela Força Aérea Turca e equipados com uma série de aviônica desenvolvida pela Aselsan e o LiteHUD da BAE Systems.
Espera-se que os testes de voo estejam em andamento no final deste ano, e as entregas deverão começar em meados de 2018.
A empresa também iniciou o desenvolvimento do Hurkus-C, uma versão de ataque leve equipada com quatro pontos duros, para mísseis, foguetes guiados e não guiados e bombas.
A aeronave está equipada com um sistema de câmera eletro-ótica de alta-precisão para encontrar alvos e fornecer orientação para armas guiadas a laser. As Forças Terrestres Turcas assinaram cartas de intenção para comprar 12 Hurkus armados e possuem opções para 12 adicionais.
TAI-Hurkus-2.jpg

 

TAI-Hurkus-3-768x470.jpg

 

TAI_HURKUS_TrainerAircraft-768x432.jpg

 

Fonte: site Poder Aéreo via CECOMSAER 12 nov 2017


Edited by jambock, 14 de November de 2017 - 10:38 .