Jump to content


Photo

Histórias 1951 (03)


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
No replies to this topic

#1 PP-CJC

PP-CJC
  • Membro Honorário
  • 6,170 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo- Capital
  • Data de Nascimento:01/07/1937

Posted 04 de December de 2017 - 13:55

Boa tarde amigos Forenses.

 

Ligação aérea Fortaleza / Europa. (Correio da manhã 13/01/1951)

Fortaleza 12 (Asp) – Processa-se, um movimento visando a ligação aérea Fortaleza / Europa, que seria de grande vantagem nas atividades comerciais do estado. As sugestões partiram do vespertino “O Povo” que, em seus dois editoriais sucessivos tratou do assunto e diante da ideia, as Associações Comerciais emprestaram integral apoio ao movimento, preparando memoriais que enviarão a “Panair”, solicitando estender até o Ceará a linha intercontinental de seus aviões.

 

Boston / Lisboa em 10h35 (Correio da manhã 19/01/1951)

Lisboa, 18 (U.P.) um “Constellation” da “TWA”, pilotado pelo comandante

Adolph Urbas e trazendo a bordo 30 passageiros para aqui, Roma e Cairo, além de 730 kg de correio, 523 kg, de carga em transito, fez o percurso direto Boston / Lisboa, numa distância de 5.200 km, no tempo recorde de 10h35.

 

O primeiro na nova linha (Correio da manhã 20/01/1951)

São Paulo, 19 (Asp) Pousou ontem em Congonhas o 1ª “Constellation” do novo serviço da “Pan American” ligando São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras a Nova York.

 

Aeroporto abertos ao trafego aérea.

Foram declarados abertos ao trefego aéreo os aeroportos de Porto Velho no território do Guaporé e de Boa Vista no território do Rio Branco, (utilizáveis durante os meses de julho a dezembro para aeronaves, tipo C-46).

 

Caiu de uma altura de 2.000 mts.

São Francisco, 20 (F.P.) Um avião e transporte “C-54” utilizado na linha “Coreia / São Francisco”, chegou hoje a base Fairfildes, tendo perdido durante a viagem um dos operadores de rádio. De acordo com alguns membros da equipagem, Douglas Smith de 28 anos de idade teria saltado voluntariamente do avião depois de abrir uma vigia, segundo outros teria caído casualmente.

 

Grave acidentem São Paulo (Correio da manhã 23/01/1951)

Colidiram de raspão, no ar, dois aviões comerciais sobre o aeroporto de Congonhas, faziam o procedimento de descida.

Domingo, cerca das 11h40, sobre o aeroporto de Congonhas, São Paulo, ocorreu um grave acidente: colidiram de raspão, no ar, um avião da Cruzeiro do Sul (PP-CCL) com 25 passageiros e 4 tripulantes, sob o comando do comandante Goethe Pires de Lima Rebello, procedente de Campinas, e o avião da Panair do Brasil (PP-PCT), com 12 passageiros e 4 tripulantes, sob o comando do comandante Mario Borges, procedente do Rio de Janeiro quando faziam o procedimento para a aterrisagem. Embora não fosse possível ouvir os comandantes das aeronaves e bem assim o encarregado da torre de controle, podemos adiantar quer somente por milagre não aconteceu uma catástrofe. O avião da “Cruzeiro” defrontou-se com o da “Panair” a 1.500 mts, colidindo com a parte superior do leme deste com o motor esquerdo do da Cruzeiro. Os dois comandantes tiveram bastante presença de espirito diante do acidente. O comandante Goethe cortou o contado do motor avariado e desceu rapidamente. O comandante Borges ganhou altura. Ambos avisaram, a torre do ocorrido e, aterraram normalmente.

Sabe-se, entretanto, que o teto era entre 450 e 600 mts.

Obs. A reportagem segue um tanto longa

 

Abs. Cursio


  • Bonotto likes this