Jump to content


Photo

Novos voos: Latam vai expandir operação inter no Nordeste

LATAM Nordeste Fortaleza Recife Salvador FOR SSA REC Panrotas

  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
71 replies to this topic

#1 ruifo

ruifo
  • Usuários
  • 978 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:MMMX/MEX
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 05 de December de 2017 - 19:29

Novos voos: Latam vai expandir operação inter no Nordeste
 
05/12/2017 19:05:00 - Aviação
Raphael Silva
 
default.jpg
 
O Nordeste é a "bola da vez" para o Grupo Latam no Brasil. Nesta terça-feira (5), o conglomerado aéreo revelou a intenção de operar novos voos próprios internacionais na região, com rotas rumo destinos sul-americanos e na América do Norte a partir de Fortaleza, Salvador e Recife. A definição, porém, ainda carece de aprovação das autoridades.
 
A capital do Ceará será a cidade com o maior número de investimentos, passando a contar com uma nova rota para Orlando e aumento das operações para Miami, ambas nos Estados Unidos.
 
O lançamento do voo Salvador-Miami e a transformação da operação Salvador-Buenos Aires, atualmente temporária, em regular também estão presentes nos planos. A companhia ainda planeja ampliar as operações nas rotas Recife-Miami e Recife-Buenos Aires.
 
"O Nordeste brasileiro ocupa posição estratégica na expansão da nossa malha aérea global, muito além de ser apenas um simples ponto de conexão com parceiros do Exterior", exaltou o CEO da Latam Airlines Brasil, Jerome Cadier. Segundo ele, os possíveis lançamentos representam apenas o início de negociações para outros futuros investimentos do grupo.
 
 

Edited by ruifo, 05 de December de 2017 - 19:30 .


#2 ruifo

ruifo
  • Usuários
  • 978 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:MMMX/MEX
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 05 de December de 2017 - 19:37


 
LATAM anuncia aposta internacional no Nordeste – Fortaleza terá voo direto para Orlando (EUA)
 
5 de dezembro de 2017 - 17:30:30h
 
LATAM anuncia aposta internacional no Nordeste – Fortaleza terá voo direto para Orlando (EUA)
 
O Grupo LATAM Airlines anunciou nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, a intenção de operar novos voos próprios internacionais na região Nordeste do Brasil. O pacote de investimentos prevê novidades para a América do Norte e a América do Sul a partir de Fortaleza, Salvador e Recife. Todos os voos devem ser operados pela LATAM Airlines Brasil, que além disso aguarda a aprovação das autoridades para confirmar os lançamentos.
 
Fortaleza, capital do Estado do Ceará, será a cidade com o maior número de investimentos, com uma nova rota para Orlando (EUA) e aumento das operações para Miami (EUA). Outras novidades previstas são o lançamento da rota Salvador da Bahia-Miami e a transformação do voo temporário Salvador-Buenos Aires (Argentina) em operação regular. A companhia planeia além disso ampliar as operações nas rotas Recife (Pernambuco)-Miami e Recife-Buenos Aires.
 
Presidente da LATAM Brasil responde à GOL de forma indireta
 
“No Brasil, somente a LATAM tem a capacidade de lançar e operar voos internacionais próprios nesta escala. Neste sentido, o Nordeste brasileiro ocupa posição estratégica na expansão da nossa malha aérea global, muito além de ser apenas um simples ponto de conexão com parceiros do exterior”, afirma Jerome Cadier, presidente executivo da LATAM Airlines Brasil, numa clara resposta à GOL Linhas Aéreas Inteligentes que anunciou em setembro passado a implementação de um hub no Aeroporto de Fortaleza, em ligação com voos da Europa pelas companhias do Grupo Air France-KLM e, da América do Norte, eventualmente com a Delta Air Lines.
 
“Quando confirmados, esses lançamentos vão fortalecer a nossa parceria com a região e representarão apenas o início de negociações para outros futuros investimentos. Tanto a LATAM quanto os governos estaduais do Nordeste têm se esforçado de forma conjunta para criar mercados rentáveis e sustentáveis, oferecendo as melhores opções de viagem ao cliente”, acrescenta Jerome Cadier, no que parece ser o início do confronto concorrencial com a GOL, hoje a maior companhia regional do Brasil, com 36,1% do mercado contra 32,8% da LATAM no acumulado do ano até outubro. No segmento internacional a LATAM Brasil tem um destaque destacadíssimo, detendo 71% do mercado contra 10,25% da GOL.
 
Mais detalhes sobre todas as novas operações internacionais da LATAM no Nordeste brasileiro e o início das vendas de passagens aéreas serão comunicados oportunamente, após a aprovação das autoridades, conclui o comunicado de imprensa distribuído nesta terça-feira, dia 5 de dezembro.
 

 



#3 Dinämica da Operação

Dinämica da Operação
  • Usuários
  • 1,137 posts
  • Gender:Male
  • Location:Sampa/Rio
  • Interests:Navios.
  • Cidade/UF/País:RIO/SAMPA
  • Data de Nascimento:30/05/1980

Posted 05 de December de 2017 - 20:01

Briga boa vem por aí!

#4 FlyerOne

FlyerOne
  • Desligados
  • 8,180 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Porto Seguro - BA
  • Data de Nascimento:22/04/1500

Posted 05 de December de 2017 - 20:04

LATAM querendo recuperar o tempo perdido depois que viu o resultado do hub da Azul em Recife e do investimento da G3/AF/KL em Fortaleza.

#5 TheJoker

TheJoker
  • Usuários
  • 3,872 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/01/1986

Posted 05 de December de 2017 - 21:29

H JJ8152 05JUL18OCT 0004000 23876R 0215MCOMCO J
H JJ8152 07JUL27OCT 0000060 23876R 1345MCOMCO J
H JJ8152 25OCT25OCT 0004000 23876R 0115MCOMCO J
 
HJJ8153 05JUL18OCT 0004000 23876R MCOMCO2005 J
HJJ8153 07JUL27OCT 0000060 23876R MCOMCO0735 J
HJJ8153 25OCT25OCT 0004000 23876R MCOMCO1905 J
 
H JJ8188 01MAY26JUN 0200000 23876R 1430MIAMIA J
H JJ8188 03MAY28JUN 0004000 23876R 0755MIAMIA J
H JJ8188 04MAY19OCT 0000500 23876R 1740MIAMIA J
H JJ8188 05MAY27OCT 0000060 23876R 1345MIAMIA J
H JJ8188 04JUL01AUG 0030000 23876R 0200MIAMIA J
H JJ8188 07AUG23OCT 0200000 23876R 1430MIAMIA J
H JJ8188 26OCT26OCT 0000500 23876R 1640MIAMIA J
 
HJJ8189 01MAY26JUN 0200000 23876R MIAMIA1305 J
HJJ8189 03MAY28JUN 0004000 23876R MIAMIA0630 J
HJJ8189 04MAY19OCT 0000500 23876R MIAMIA1610 J
HJJ8189 05MAY27OCT 0000060 23876R MIAMIA1115 J
HJJ8189 04JUL01AUG 0030000 23876R MIAMIA0035 J
HJJ8189 05JUL18OCT 0004000 23876R MIAMIA0050 J
HJJ8189 07AUG23OCT 0200000 23876R MIAMIA1305 J
HJJ8189 24OCT24OCT 0030000 23876R MIAMIA2350 J
HJJ8189 26OCT26OCT 0000500 23876R MIAMIA1510 J
 
H JJ8196 05JUL18OCT 0004000 23876R 2130MIAMIA J
H JJ8196 25OCT25OCT 0004000 23876R 2030MIAMIA J
 
76W com 238 assentos?

  • fel486 likes this

#6 Leirbag

Leirbag
  • Membro Honorário
  • 5,851 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987

Posted 05 de December de 2017 - 21:32

Só torço para que não cometam o erro de outrora e iniciem uma guerra tarifária onde todos saem perdendo.


  • cmtealex and ruifo like this

#7 Macuxi

Macuxi
  • Usuários
  • 112 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Paraíba
  • Data de Nascimento:12/11/1983

Posted 05 de December de 2017 - 22:40

Prima facie, por essas notícias, os planos de Azul e Gol são mais consistentes. Mas obviamente a Latam deve saber o que está fazendo

#8 GILMARM

GILMARM
  • Usuários
  • 821 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:SP/BRASIL
  • Data de Nascimento:06/09/1992

Posted 05 de December de 2017 - 23:19

Aposto mais em GOL + DELTA + AIR FRANCE | KLM em FOR.



#9 LipeGIG

LipeGIG

    Staff Contato Radar

  • Administrador
  • 22,003 posts
  • Gender:Male
  • Location:Nova York
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972

Posted 05 de December de 2017 - 23:35

767 com 238 deve ser a versão com 18J repaginada (hoje 18J 218Y) que tem 236 (publicam como 16J mas lembro de ter voado em um com 18J)



#10 ruifo

ruifo
  • Usuários
  • 978 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:MMMX/MEX
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 05 de December de 2017 - 23:56

Curioso é a LATAM entrar na briga pelo Nordeste com voos para os EUA, ao invés de para a Europa.



#11 gabriel P

gabriel P
  • Usuários
  • 1,131 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Aracaju- SE
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 06 de December de 2017 - 01:14

A GOL alimentará FOR com voos de outras cidades do Norte-Nordeste. A Azul possui um grande hub em Recife. 

 

Esses da Latam serão apenas O&D? Até onde lembro, eles não possuem nada intra-nordeste. 



#12 ruifo

ruifo
  • Usuários
  • 978 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:MMMX/MEX
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 06 de December de 2017 - 02:44

 
Latam cria rota Fortaleza-Orlando e amplia número de voos para Miami
 
Apesar de a Capital ser o principal alvo dos investimentos, a aérea disse que não há relação com seu hub na Região
 
image.jpg
Companhia ainda não informou, oficialmente, as datas e horários dos novos voos internacionais que serão operados no Aeroporto Internacional Pinto Martins, na Capital cearense ( FOTO: THIAGO GADELHA )
 
01:00 · 06.12.2017 por Ingrid Coelho - Repórter
 
Após Fortaleza ser escolhida para receber o hub do grupo franco-holandês Air France-KLM e da parceira da companhia aérea no Brasil, a Gol, a Latam Airlines anunciou ontem (5) uma nova rota partindo da Capital cearense com destino a Orlando, além da ampliação das operações para Miami (EUA). A companhia preferiu não dar mais detalhes sobre data de início da operação ou quantidade de voos, mas deixou claro que Fortaleza receberá o maior volume de investimentos entre todas as cidades nordestinas onde companhia opera.
 
"Fortaleza será a cidade com o maior número de investimentos, com uma nova rota para Orlando (EUA) e aumento das operações para Miami (EUA). Outras novidades previstas são o lançamento da rota Salvador-Miami e a transformação do voo temporário Salvador-Buenos Aires em operação regular. A companhia planeja ainda ampliar as operações nas rotas Recife-Miami e Recife-Buenos Aires", acrescentou a Latam Airlines, em nota enviada à imprensa.
 
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os voos ainda não constam em nenhuma das tabelas que abrigam os processos de autorização de voos regulares. A companhia aérea não confirmou se as solicitações de voos já foram realizadas ou informou quando estas foram feitas, mas disse que "mais detalhes sobre todas as novas operações internacionais da Latam no Nordeste brasileiro e o início das vendas de passagens aéreas serão comunicados oportunamente, após a aprovação das autoridades".
 
Rapidez
 
Para o titular da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur), Arialdo Pinho, a implementação dos voos deve acontecer de forma rápida. "As companhias aéreas são muito rápidas. Acho que vai ser rápido, mas a companhia vai dizer quando os voos forem confirmados pela Anac", destacou.
 
Os investimentos do Grupo Latam Airlines fazem parte do plano da companhia de operar novos voos próprios internacionais na região Nordeste. Apesar de Fortaleza estar no alvo principal dos aportes da Latam, a empresa informou que os investimentos da companhia não têm relação com o centro de conexões de voos da companhia e que a decisão de implantar um hub no Nordeste do Brasil "segue no plano de investimentos do Grupo Latam Airlines".
 
A novidade, bem como a chegada do hub da Air France-KLM e Gol, devem dar novo fôlego ao fluxo de turistas internacionais no Ceará para o ano que vem. O Estado, que recebe, em média, 300 mil passageiros de fora, deve receber incremento de mais 65 mil turistas no ano que vem, segundo o titular da Pasta.
 
Para o secretário do Desenvolvimento do Estado, Cesar Ribeiro, "o anúncio já era esperado". "Com a Fraport e o hub Air France-KLM Gol, o Ceará se estabeleceu em um patamar extremamente competitivo", disse, citando ainda que entre os fatores que contribuem para isso estão "Estado forte, localização e grandes projetos no Ceará".
 
Entretanto, Cesar Ribeiro destacou que ainda é cedo para relacionar os investimentos ao hub que a Latam pretende instalar no Nordeste. "Em relação ao hub da Latam, É cedo para comentários", disse o secretário do Desenvolvimento Econômico.
 
Pedidos
 
Levando em consideração os dados da Base de Resultados e Monitoramento de Slots - direito de pousar ou de decolar em um aeroporto - da Anac, uma fonte técnica do setor aéreo disse que "há pedidos de 'alocação' para Miami a partir do início de maio e Orlando a partir do início de julho. Esses pedidos sugerem que os voos teriam início nessas datas, com aumento da frequência para Miami e criação de novo voo para Orlando".
 
Confirmando-se as datas de slots e horários, o primeiro voo da Latam para Orlando seria realizado em cinco de julho, saindo do Aeroporto Internacional Pinto Martins na quinta, às 02h15. Já o primeiro voo das novas operações entre Fortaleza e Miami pela Latam teria início no dia 1º de maio do ano que vem, saindo de Fortaleza às 14h30.
 
Impacto
 
Os executivos da Air France-KLM e Gol discutirão, no próximo dia 12, às 14 horas, no Grand Hotel Stella Maris Urban Resorts & Conventions, em Salvador, os impactos do hub das duas companhias aéreas. O foco do evento serão as novas malhas aéreas das companhias e o impacto do hub da Air France-KLM e Gol em toda a região Nordeste, Norte e também no Centro-Oeste.
 
Opinião
Notícia anima setor turístico do Estado
 

Essa notícia (do anúncio dos novos voos da companhia aérea Latam entre Fortaleza e os Estados Unidos) é mais uma coisa boa para o nosso Estado, porque são novos voos vindo para o Ceará, trazendo um número maior de passageiros, novos turistas. A expansão dos voos internacionais da Latam no Aeroporto de Fortaleza só tende a incrementar a nossa cadeia turística, que inclui hotelaria, comércio, viagens. Isso importa para todos os setores da economia local relacionadas ao turismo no Estado do Ceará. Nós, da hotelaria, estamos com uma expectativa muito boa para 2018, em relação à a economia. O humor das pessoas está melhor e já estamos vendo sinais de uma recuperação depois da crise, então esperamos um ano melhor para o setor, já começando a partir do mês de janeiro. E esses voos novos são uma boa notícia, de fato para nós aqui no Ceará. Então, isso vai ser bem interessante.

 
Eliseu Barros
Presidente da ABIH-CE

 

 



#13 FlyerOne

FlyerOne
  • Desligados
  • 8,180 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Porto Seguro - BA
  • Data de Nascimento:22/04/1500

Posted 06 de December de 2017 - 03:43

Eu acho bem difícil a LATAM saltar de um voo semanal para um voo diário em FOR. A Azul terá aumentado de 2 freq semanais para um voo diário após 1 ano e meio de operação do voo inicial, além de contar com a alimentação do hub. Da forma como foram pedidos os slots, acredito que no final fique:

 

1x FOR-MCO

1x SSA-MIA

2x FOR-MIA

3x REC-MIA

 

Esperava uma presença maior em SSA.



#14 Leirbag

Leirbag
  • Membro Honorário
  • 5,851 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987

Posted 06 de December de 2017 - 07:10

A LATAM deve estar tentando se proteger também de uma provável entrada da GOL no mercado FOR-Florida.


  • ruifo likes this

#15 fel486

fel486
  • Usuários
  • 74 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Pudong District
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 06 de December de 2017 - 07:34

Serão 2x FOR-MCO.

Pra MIA, tem 6 pedidos de slots.

Só resta ver o que farão com esses slots de MIA, mas dá para apostar num 4x FOR-MIA pelo menos.

#16 Dortin

Dortin
  • Usuários
  • 108 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF/Brasil
  • Data de Nascimento:10/01/1980

Posted 06 de December de 2017 - 07:55

Serão 2x FOR-MCO.

Pra MIA, tem 6 pedidos de slots.

Só resta ver o que farão com esses slots de MIA, mas dá para apostar num 4x FOR-MIA pelo menos.


Fel486, se você analisar os slots vai ver que são apenas quatro Miami e dois Orlando. Parece ser seis, mas uns terminam em junho e outros começam em julho e agosto. Tá muito confuso, mas em leitura de slots serão 4 Miami e 2 Orlando. Sem conectividade nenhuma, eu não apostaria em começar assim tão alto logo de cara, mas acredito que possa chegar a esse número sim.

#17 FlyerOne

FlyerOne
  • Desligados
  • 8,180 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Porto Seguro - BA
  • Data de Nascimento:22/04/1500

Posted 06 de December de 2017 - 08:12

Serão 2x FOR-MCO.

Pra MIA, tem 6 pedidos de slots.

Só resta ver o que farão com esses slots de MIA, mas dá para apostar num 4x FOR-MIA pelo menos.


Até então não "serão" nada. Pedido de slot não confirma intenção de voo, do contrário a ONE fará 5 voos diários GRU-ASU e 1 diário GRU-AMS. Certeza só teremos quando a empresa pedir o hotran (se ainda existir hotran até que saibamos).

Pelo que li pediram slots para 4 FOR-MIA (3/5/6/S - em julho a frequência das terças passa para as quartas) e 2 FOR-MCO (5/S).

Edited by FlyerOne, 06 de December de 2017 - 08:15 .


#18 fel486

fel486
  • Usuários
  • 74 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Pudong District
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 06 de December de 2017 - 08:17

Fel486, se você analisar os slots vai ver que são apenas quatro Miami e dois Orlando. Parece ser seis, mas uns terminam em junho e outros começam em julho e agosto. Tá muito confuso, mas em leitura de slots serão 4 Miami e 2 Orlando. Sem conectividade nenhuma, eu não apostaria em começar assim tão alto logo de cara, mas acredito que possa chegar a esse número sim.

 

Entendo. Postei no SSC, mas acabei nem olhando para essas datas, as quais nem entendo muito. Para a data que aparece à esquerda, só segui a lógica dos voos da AF/KLM, que indicam o início da operação prevista (não é certa, pois é slot e não hotran).

 

Agora o que preocupa são os horários diversos, aí terão de resolver. Não vejo sentido em pedir todos esses slots para MIA e botar só 1 ou 2 semanais, e ainda sendo nesses horários.



#19 fel486

fel486
  • Usuários
  • 74 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Pudong District
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 06 de December de 2017 - 08:21

Até então não "serão" nada. Pedido de slot não confirma intenção de voo, do contrário a ONE fará 5 voos diários GRU-ASU e 1 diário GRU-AMS. Certeza só teremos quando a empresa pedir o hotran (se ainda existir hotran até que saibamos).

Pelo que li pediram slots para 4 FOR-MIA (3/5/6/S - em julho a frequência das terças passa para as quartas) e 2 FOR-MCO (5/S).

 

Claro que não é certo, mas foram anunciados esses dois destinos, não tem nada de anormal nesses pedidos (embora o destino não importe), então devem se concretizar.

 

Por que jogariam os outros slots fora? De fato não olhei direito para as datas.

 

Há possibilidade de colocarem todos os slots agregrados no mesmo horário a partir dos pedidos já solicitados?



#20 Dortin

Dortin
  • Usuários
  • 108 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF/Brasil
  • Data de Nascimento:10/01/1980

Posted 06 de December de 2017 - 08:46

 
Claro que não é certo, mas foram anunciados esses dois destinos, não tem nada de anormal nesses pedidos (embora o destino não importe), então devem se concretizar.
 
Por que jogariam os outros slots fora? De fato não olhei direito para as datas.
 
Há possibilidade de colocarem todos os slots agregrados no mesmo horário a partir dos pedidos já solicitados?


Claro que existe possibilidade, mas o pedido de slots é pra segurar horários. Basta ver a TAP que solicitou 2 diários pra Recife (14 semanais) e ontem informou que serão 11 semanais a partir de abril.

No mais, entendo que a latam deva corrigir esses horários pra algo fixo ou apenas dois, pois todos os dias um horário diferente não é muito normal.





Also tagged with one or more of these keywords: LATAM, Nordeste, Fortaleza, Recife, Salvador, FOR, SSA, REC, Panrotas