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Novos voos: Latam vai expandir operação inter no Nordeste

LATAM Nordeste Fortaleza Recife Salvador FOR SSA REC Panrotas

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70 replies to this topic

#21 TheJoker

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Posted 06 de December de 2017 - 09:05

767 com 238 deve ser a versão com 18J repaginada (hoje 18J 218Y) que tem 236 (publicam como 16J mas lembro de ter voado em um com 18J)

Jura? que eu saiba são 30J- e 191Y = 221



#22 HammerHead

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Posted 06 de December de 2017 - 09:11

Eu acho bem difícil a LATAM saltar de um voo semanal para um voo diário em FOR. A Azul terá aumentado de 2 freq semanais para um voo diário após 1 ano e meio de operação do voo inicial, além de contar com a alimentação do hub. Da forma como foram pedidos os slots, acredito que no final fique:
 
1x FOR-MCO
1x SSA-MIA
2x FOR-MIA
3x REC-MIA
 
Esperava uma presença maior em SSA.


Comentários dão conta que uma presença maior em SSA, inclusive com mais internacionais, deve vir de uma outra vermelha em 18.

#23 falcaobr

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Posted 06 de December de 2017 - 09:30

Se havia alguma duvida que o HUB da Latam para o NE fica em Fortaleza, acho que agora temos o sinal.

Apos consolidarem os voos para o EUA e nao duvidem de um JFK aparecer 3X por semana, vao partir para a Europa.

Provavelmente Madri será a porta de entrada inicial pela distancia menor onde podem operar ate os A320neo assim como a base da Iberia parceira OW para redistribuir.

Fortaleza será a solucao para a LATAM desafogar GRU alimentando alem do Nordeste, os voos do Centro Oeste, Norte, outros paises do cone sul.



#24 Dortin

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Posted 06 de December de 2017 - 09:54

Se havia alguma duvida que o HUB da Latam para o NE fica em Fortaleza, acho que agora temos o sinal.
Apos consolidarem os voos para o EUA e nao duvidem de um JFK aparecer 3X por semana, vao partir para a Europa.
Provavelmente Madri será a porta de entrada inicial pela distancia menor onde podem operar ate os A320neo assim como a base da Iberia parceira OW para redistribuir.
Fortaleza será a solucao para a LATAM desafogar GRU alimentando alem do Nordeste, os voos do Centro Oeste, Norte, outros paises do cone sul.


Hub da latam? Não viaja... A latam não vai implantar hub algum e, mesmo que o faça, nenhum aeroporto nordestino tem estrutura para duas empresas. Pra Fortaleza abrigar latam e gol teria que quadriplicar de tamanho, o que não está no programa da concessão.

#25 TheJoker

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Posted 06 de December de 2017 - 09:59

Hub da latam? Não viaja... A latam não vai implantar hub algum e, mesmo que o faça, nenhum aeroporto nordestino tem estrutura para duas empresas. Pra Fortaleza abrigar latam e gol teria que quadriplicar de tamanho, o que não está no programa da concessão.

Se 5vps do AF-KL + G3 são hub, porque o da JJ não vai ser? idem AD+TP em REC.



#26 fel486

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Posted 06 de December de 2017 - 10:02

Hub da latam? Não viaja... A latam não vai implantar hub algum e, mesmo que o faça, nenhum aeroporto nordestino tem estrutura para duas empresas. Pra Fortaleza abrigar latam e gol teria que quadriplicar de tamanho, o que não está no programa da concessão.


Claro que há infraestrutura, o aeroporto de Fortaleza foi concedido, a própria Fraport está conversando com a Latam, a própria CEO já disse e afirmou que há espaço para Gol e Latam sem problemas. Utilizariam o terreno da base aérea, que também foi concedido. A própria Fraport informou que não há limites para investimentos e que vão aumentar conforme a demanda, e não vão desistir da Latam.

A própria Latam afirmou que esse movimento pros EUA não tem nada a ver com Hub, e que ele ainda está nos planos da empresa, de fato, mas duvido fazerem burrada de falar as estratégias novamente.

Se abrir uma rota para Europa partindo daqui, aí sim vai ser um forte indício de início de Hub, e de fato seria por MAD.

#27 fel486

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Posted 06 de December de 2017 - 10:07

Se 5vps do AF-KL + G3 são hub, porque o da JJ não vai ser? idem AD+TP em REC.

 

Ainda não entendo o problema de vocês com a Gol em Fortaleza, rs.

 

Até parece que vão ser só esses voos, até parece que não vai ter Delta e nem voos internacionais da Gol, nem muito menos outras praças conectando em FOR, como BSB, MCZ, AJU, etc....

 

Só digo uma coisa: vocês ainda vão se surpreender com Fortaleza, esse Hub ainda vai crescer e muito.

 

E eu não sabia que um Hub precisava ter todas as capitais conectando logo de início. Se a empresa disse que é Hub, vai ser e ponto final. Vai ser um Hub da Gol e não da AF/KLM.


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#28 ruifo

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Posted 06 de December de 2017 - 10:10

Com a Azul reforçando NE-Flórida REC-FLL e REC-MCO, e com a Gol não tendo anunciado seus planos para EUA ainda, a partir de FOR, acredito que a LATAM vá provavelmente fazer isso:

 

2 vps FOR-MCO

2 vps FOR-MIA

1 vps REC-MIA

1 vps SSA-MIA

 

Além de reforçar REC-EZE e SSA-EZE.

 

Assim a LATAM segura o possível plano da GOL de voar de FOR para a Flórida, e talvez até retarde a Delta para o especulado retorno do ATL-FOR também. A GOL já montou dois bancos de conexão em FOR, um pela tardinha que acomoca a AFR e a KLM (já anunciados), e outro pela manhã cedo, supostamente para os voos Gol-Delta para EUA (ainda não anunciados).

 

Os planos Gol com a AFR e a KLM em FOR mingou a LATAM de começar seu plano original NE-Europa. Após a consolidação da LATAM no NE-Flórida, talvez tenham coragem de lançar um FOR-MAD também, o que seria concorrência direta com a SkyTeam em Fortaleza.

 

A briga será boa, só espero que não se canibalizem no NE.



#29 ruifo

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Posted 06 de December de 2017 - 10:11

Claro que há infraestrutura, o aeroporto de Fortaleza foi concedido, a própria Fraport está conversando com a Latam, a própria CEO já disse e afirmou que há espaço para Gol e Latam sem problemas. Utilizariam o terreno da base aérea, que também foi concedido. A própria Fraport informou que não há limites para investimentos e que vão aumentar conforme a demanda, e não vão desistir da Latam.

A própria Latam afirmou que esse movimento pros EUA não tem nada a ver com Hub, e que ele ainda está nos planos da empresa, de fato, mas duvido fazerem burrada de falar as estratégias novamente.

Se abrir uma rota para Europa partindo daqui, aí sim vai ser um forte indício de início de Hub, e de fato seria por MAD.

 

Exatamente.



#30 Dortin

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Posted 06 de December de 2017 - 10:29

Claro que há infraestrutura, o aeroporto de Fortaleza foi concedido, a própria Fraport está conversando com a Latam, a própria CEO já disse e afirmou que há espaço para Gol e Latam sem problemas. Utilizariam o terreno da base aérea, que também foi concedido. A própria Fraport informou que não há limites para investimentos e que vão aumentar conforme a demanda, e não vão desistir da Latam.

A própria Latam afirmou que esse movimento pros EUA não tem nada a ver com Hub, e que ele ainda está nos planos da empresa, de fato, mas duvido fazerem burrada de falar as estratégias novamente.

Se abrir uma rota para Europa partindo daqui, aí sim vai ser um forte indício de início de Hub, e de fato seria por MAD.


Eu não vou entrar nessa discussão boba de se é hub ou não, se tem que ter isso ou aquilo pra ser hub ou não. O que falei é de estrutura, e nenhum aeroporto do Nordeste tem. E não tô só falando de área, que isso também falta ao aeroporto de Fortaleza, os investimentos para um aporte de dois centros de conexões seria na casa de muitos bilhões e a fraport não tem essa bala na agulha para um prazo curto ou médio. Falei também em conectividade e demanda, a um curto prazo ou médio prazo nenhum aeroporto do Nordeste possui essa capacidade. No mais, que tenham vários hubs no Nordeste, isso é muito bom.

#31 Dortin

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Posted 06 de December de 2017 - 10:33

Com a Azul reforçando NE-Flórida REC-FLL e REC-MCO, e com a Gol não tendo anunciado seus planos para EUA ainda, a partir de FOR, acredito que a LATAM vá provavelmente fazer isso:
 
2 vps FOR-MCO
2 vps FOR-MIA
1 vps REC-MIA
1 vps SSA-MIA
 
Além de reforçar REC-EZE e SSA-EZE.

 
Assim a LATAM segura o possível plano da GOL de voar de FOR para a Flórida, e talvez até retarde a Delta para o especulado retorno do ATL-FOR também. A GOL já montou dois bancos de conexão em FOR, um pela tardinha que acomoca a AFR e a KLM (já anunciados), e outro pela manhã cedo, supostamente para os voos Gol-Delta para EUA (ainda não anunciados).
 
Os planos Gol com a AFR e a KLM em FOR mingou a LATAM de começar seu plano original NE-Europa. Após a consolidação da LATAM no NE-Flórida, talvez tenham coragem de lançar um FOR-MAD também, o que seria concorrência direta com a SkyTeam em Fortaleza.
 
A briga será boa, só espero que não se canibalizem no NE.


Acho que vai ser bem isso aí mesmo. Só colocaria 2x rec/mia já que a notícia diz que terá acréscimo. Sendo bem racional, apostaria em um diário pra Flórida pela latam. Daí seriam 7 voos do Nordeste, um em cada dia da semana.

#32 TheJoker

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Posted 06 de December de 2017 - 10:35

O pessoal aqui tem idéias fantasiosas a respeito do seja um hub, pensa logo em ATL.  :lol:

 

Nenhum aeroporto do Nordeste tem capacidade pra ser um hub internacional, só doméstico-doméstico ou doméstico-internacional.

 

FOR, acredite se quiser é o melhorzinho, 600 pax/hora embarque + 650 pax desembarque (internacional)

 

http://www.anac.gov....bfz_for_s18.pdf

 

REC pode processar 411 pax hora embarque + 400 desembarque.

 

http://www.anac.gov....brf_rec_s18.pdf

 

SSA  366 pax/hora embarque + 336 desembarque.

 

http://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/slot/aeroportos/SSA/declaracao-de-capacidade/sbsv_ssa_s18.pdf 

 

BSB 900+732 pax/hora  https://www.bsb.aero...acidade_s18.pdf

 

GIG 1920+2520 pax/hora  http://www.riogaleao...aleaão-S18.pdf

 

GRU 4490+3843 pax/hora  https://www.gru.com.br/pt/SBGR/W17.pdf

 

 

Não adianta sonhar, com novos terminais (mirabolantes) pra ficarem ociosos, o que vai ser feito nos próximos dois anos é o que está no edital. 



#33 ruifo

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Posted 06 de December de 2017 - 10:36

Se ao invés de falar de hubs, falarem de bancos de conexões, veremos o seguinte:

 

Recife, com a Azul, tem 4 bancos de conexões de voos já montados e operante.

 

Fortaleza, com a Gol, tem 2 bancos de conexões de voos já planejados, com início de operações para maio de 2018.

 

Se a Latam monta mais outros 2 bancos de conexões de voos em Fortaleza, FOR ficaria com 4 bancos de conexões, no total, igual a Recife.

 

Sim há estrutura para 4 bancos de conexões, na atualidade, tanto em REC como em FOR, como em SSA, tranquilamente. E FOR/SSA passarão por reformas entre 2018 e 2019, com a FRAPORT e com a VINCI. Melhorarão muito até 2019.



#34 ruifo

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Posted 06 de December de 2017 - 10:42

O pessoal aqui tem idéias fantasiosas a respeito do seja um hub, pensa logo em ATL.  :lol:

 

Nenhum aeroporto do Nordeste tem capacidade pra ser um hub internacional, só doméstico-doméstico ou doméstico-internacional.

 

FOR, acredite se quiser é o melhorzinho, 600 pax/hora embarque + 650 pax desembarque (internacional)

 

http://www.anac.gov....bfz_for_s18.pdf

 

REC pode processar 411 pax hora embarque + 400 desembarque.

 

http://www.anac.gov....brf_rec_s18.pdf

 

SSA  366 pax/hora embarque + 336 desembarque.

 

http://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/slot/aeroportos/SSA/declaracao-de-capacidade/sbsv_ssa_s18.pdf 

 

BSB 900+732 pax/hora  https://www.bsb.aero...acidade_s18.pdf

 

GIG 1920+2520 pax/hora  http://www.riogaleao...aleaão-S18.pdf

 

GRU 4490+3843 pax/hora  https://www.gru.com.br/pt/SBGR/W17.pdf

 

 

Não adianta sonhar, com novos terminais (mirabolantes) pra ficarem ociosos, o que vai ser feito nos próximos dois anos é o que está no edital. 

 

 

Achava que REC teria mais capacidade que FOR, na atualidade. Me surpreendeu.



#35 fel486

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Posted 06 de December de 2017 - 10:44

O pessoal aqui tem idéias fantasiosas a respeito do seja um hub, pensa logo em ATL.  :lol:

 

Nenhum aeroporto do Nordeste tem capacidade pra ser um hub internacional, só doméstico-doméstico ou doméstico-internacional.

 

FOR, acredite se quiser é o melhorzinho, 600 pax/hora embarque + 650 pax desembarque (internacional)

 

http://www.anac.gov....bfz_for_s18.pdf

 

REC pode processar 411 pax hora embarque + 400 desembarque.

 

http://www.anac.gov....brf_rec_s18.pdf

 

SSA  366 pax/hora embarque + 336 desembarque.

 

http://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/empresas/slot/aeroportos/SSA/declaracao-de-capacidade/sbsv_ssa_s18.pdf 

 

BSB 900+732 pax/hora  https://www.bsb.aero...acidade_s18.pdf

 

GIG 1920+2520 pax/hora  http://www.riogaleao...aleaão-S18.pdf

 

GRU 4490+3843 pax/hora  https://www.gru.com.br/pt/SBGR/W17.pdf

 

 

Não adianta sonhar, com novos terminais (mirabolantes) pra ficarem ociosos, o que vai ser feito nos próximos dois anos é o que está no edital. 

 

Pode achar o que quiser, já foi dito que aumentarão à medida da demanda.

 

Queria que a Latam retomasse esse projeto para cá, aí sim vão obrigatoriamente fazer algo maior, já foi falado que não há limite para gastos. Difícil entender?


Edited by fel486, 06 de December de 2017 - 10:46 .


#36 TheJoker

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Posted 06 de December de 2017 - 10:45

 

Ainda não entendo o problema de vocês com a Gol em Fortaleza, rs.

 

Até parece que vão ser só esses voos, até parece que não vai ter Delta e nem voos internacionais da Gol, nem muito menos outras praças conectando em FOR, como BSB, MCZ, AJU, etc....

 

Só digo uma coisa: vocês ainda vão se surpreender com Fortaleza, esse Hub ainda vai crescer e muito.

 

E eu não sabia que um Hub precisava ter todas as capitais conectando logo de início. Se a empresa disse que é Hub, vai ser e ponto final. Vai ser um Hub da Gol e não da AF/KLM.

 

Mas o foi o que eu disse, um hub não precisa de muitos voos, basta dois aviões (4 voos) pra ser um "scissor hub". A G3 vai trazer e levar pax de 5 a 10 cidades até FOR pra alimentar os voos do AF-KL. A JJ vai fazer o mesmo pra MIA/MCO. AD e TP fazem o mesmo em REC. Todas têm um hub.



#37 fel486

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Posted 06 de December de 2017 - 10:50

 

Mas o foi o que eu disse, um hub não precisa de muitos voos, basta dois aviões (4 voos) pra ser um "scissor hub". A G3 vai trazer e levar pax de 5 a 10 cidades até FOR pra alimentar os voos do AF-KL. A JJ vai fazer o mesmo pra MIA/MCO. AD e TP fazem o mesmo em REC. Todas têm um hub.

 

Hub é somente da CIA nacional, as internacionais não têm nada a ver, apenas são parceiras das operantes nacionais. Não é Hub da AF/KLM nem da TAP, é da Gol e da Azul.

 

Com ou sem elas, o Hub da Gol e Azul vão existir. A única diferença é que a TAP chegou posteriormente, e foi somente por reação à AF/KLM, e que a AF/KLM e Gol quiseram criar o Hub em parceria desde o começo com foco no internacional, mas obviamente haverá expansão no doméstico, por parte da Gol.

 

Os voos domésticos ocorrerão nos horários definidos independente de haver voos da AF/KLM ou não nos dias.



#38 Dortin

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Posted 06 de December de 2017 - 10:52

 
Pode achar o que quiser, já foi dito que aumentarão à medida da demanda.
 
Queria que a Latam retomasse esse projeto para cá, e aí eu queria ver quem iria rir por último.  :lol:


Rir por último? Eu acho que você tá confundindo as coisas. Penso ser perigoso seguir por esse caminho de picuinha entre cidades. Os centros de conexões são excelentes para o Nordeste, independente de onde eles estejam. Só acho que a latam ilude e o pessoal adora ser iludido. E ainda que venha um voo para Europa, isso não quer dizer que seja hub da empresa, vide Galeão com vários internacionais e uma malha pífia doméstica, já que a própria latam só considera GRU e BSB hubs.
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#39 fel486

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Posted 06 de December de 2017 - 11:01

Houve um mal entendido, eu editei bem antes de você responder.

 

Mais uma vez, não falei um voo da Latam para Europa vai significar Hub, apenas disse que seria um indício do começo disso, pois esse era o plano dela: ligar América do Sul à Europa.

A Gol já veio e vai tomar essa proposta que a Latam disse mas não fez, e pode fazê-la posteriormente.



#40 TheJoker

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Posted 06 de December de 2017 - 11:04

O problema é que o edital pede pontes de embarque mas não pede aumento considerável de processamento de pax internacionais.

 

SSA 520 embarque + 420 desembarque (7 posições para WB pra +34% no processamento, praticamente fica no mesmo dois WB simultãneos)

 

FOR 410 + 420. Aqui já tiveram que rever pra cima, senão AF e KL não poderiam operar com outro voo internacional, simultaneamente. Por isso inicialmente AF e KL não vão operar nos mesmos dias, o aeroporto não tem capacidade.







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