Jump to content


Photo

Histórias 1951 (06)


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
No replies to this topic

#1 PP-CJC

PP-CJC
  • Membro Honorário
  • 6,349 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo- Capital
  • Data de Nascimento:01/07/1937

Posted 18 de December de 2017 - 20:51

Boa noite amigos Forenses.

 

Minas Construirá mais 200 aeroportos (Correio da manhã 24/02/1951)

O governador Juscelino Kubitschek, declarou, ontem, que já está em estudos a construção, imediata, de 200 aeroportos no estado de Minas Gerais, sendo as obras executadas em colaboração com as prefeituras locais.

 

Cancelando uma e autorizando outra (Correio da manhã 28/02/1951)

O brigadeiro Henrique Fontenelle diretor geral da Aeronáutica Civil, atendendo ao que requereu a Empresa de Viação Aérea Rio Grandense (VARIG) e na conformidade do parecer formulado pela Comissão de Estudos e Concessões de Linhas Aéreas (CECLA), resolve cancelar a linha provisória Porto Alegre / Guairá / Rio de Janeiro, concedida pela portaria nº 515 de 18 de setembro de 1950, e na conformidade do item III da Portaria Ministerial nº 347 de 27 de dezembro de 1950, resolve autorizar a execução da linha aérea provisória Porto Alegre / Erexim / Foz do Iguaçu, com a frequência de uma (01) viagem redonda semanal, devendo ser iniciadas as operações dentro do prazo de 30 dias a partir desta data.

 

CECLA – hoje a 78ª reunião (Correio da manhã 01/03/1951)

O brigadeiro Henrique Fontenelle diretor geral da Aeronáutica Civil, marcou para hoje a 78ª reunião da CECLA (Comissão de Estudos e Concessões de Linhas Aéreas) e estarão em pauta os seguintes processos.

DC- 5556-50 “Aerovias Brasil” aumento de mais uma viagem redonda semanal na frequência da linha aérea Rio de Janeiro / Araguari.

DC- 1726-51 “Loide Aéreo” solicitando troca de escala em Lapa, operada na execução da linha aérea São Paulo / Fortaleza pela cidade de Salvador.

DC- 1727-51 “Loide Aéreo” concessão em caráter provisório da linha aérea Rio / Belo Horizonte / Uberaba / Mandaguari / Anápolis / Goiânia (fac) / Araguari / Uberaba/ São Paulo com a frequência de duas (02) viagens redondas semanais.

 

Inadiável a construção de um novo aeroporto em Porto Alegre - Declarou o diretor de geral do DAC (Correio da manhã 01/03/1951)

Porto Alegre 28 (A.N.) O brigadeiro Henrique Fontenelle diretor geral da Aeronáutica Civil, esteve nesta capital a fim de inspecionar vários serviços subordinados aquela diretoria, dentre os quais o aeroporto local. Em declaração à imprensa o brigadeiro Fontenelle disse que, em vistas da deficiência que teve a oportunidade de constatar no aeroporto, considera inadiável a construção aqui de um novo aeroporto.

 

Rio / Lima em 09h15 (Correio da manhã 04/03/1951)

A “Panair do Brasil” anuncia mais um importante empreendimento da aviação comercial brasileira no setor internacional, a inauguração da nova linha ligando o Rio de Janeiro a Lima, capital do Peru, em voo direto nos “Constellation”. A viagem inaugural está marcada para depois de amanhã, partindo a primeira aeronave na hora regulamentar, isto é, as 09h00, sob o comando do veterano piloto Coriolano Luiz Tenan, em cuja folha de serviços já constam quase 20 mil horas de voo. Reduzindo o tempo de viagem entre as capitais do Brasil e do Peru para 09h15 apenas, a nova linha estabelece uma conexão importantíssima com as rotas que se estendem por toda a costa Oeste da América do Sul, Estados Unidos, América Central e Antilhas, colocando o transporte aéreo nacional numa posição de relevo, do ponto de vista da penetração e da expansão pelo continente americano. Obs. Foi inaugurada.......com o “Constellation” PP-PDC

 

Nova linha Rio / Buenos Aires (Correio da manhã 06/03/1951) 17780

Buenos Aires 05 (F.P.) vai ser estabelecida nova linha aérea entre o Rio de Janeiro e Buenos Aires. O serviço estará a cargo da “Aerovias Brasil” tendo um avião da empresa o PP-AVI efetuado a primeira viagem a Buenos Aires, conduzindo uma comissão integrada por Antônio Almeida Filho, superintendente Antônio Barros, Erlindo Moura chefe de trafego e Armando Sander gerente. Depois de uma permanência de vários dias nesta capital, a missão empreendeu a viagem de regresso declarando que a novo serviço escalara em São Paulo e Porto Alegre.

 

Chega a São Paulo o 2º “Curtiss” da REAL (Correio da manhã 09/03/1951)   

São Paulo 08, (Asp,) chegou a São Paulo o segundo avião “Curtiss” adquirido pela “REAL”

 

CECLA (Correio da manhã 16/03/1951)

Sob a presidência do brigadeiro Henrique Fontenelle realizou-se ontem a 80ª, reunião da CECLA (Comissão de Estudos e Concessões de Linhas Aéreas) no qual foram discutidos os seguintes processos.

DC- 1922-51 – “Transcontinental” – concessão, em caráter provisório, da linha aérea Rio de Janeiro / Varginha / Machado, com a frequência e duas (02) viagens redondas semanais.

DC- 1925-51 – “Central” – prolongamento de sua linha aérea provisória Reio de Janeiro / Cambuquira até a cidade de Alfenas.

DC- 6769-51 – “TABA” – transformação da escala em Araranguá para pouso facultativo.

 

Os “Cosntellation” pousarão em Manaus (Correio da manhã 20/03/951)

Manaus, 19 (Asp) Na mensagem enviada ao legislativo estadual, o governador Álvaro Maia revelou que pretende adotar várias medidas em benefício da aviação no estado, destacando-se dentre ela o reaparelhamento do aeroporto de “Ponta Pelada”, para permitir o pouso de aviões “    Constellation” e de outras aeronaves de grande porte na linha aérea Rio / Manaus / Porto Velho: aquisição de dois aparelhos pequenos pelo estado, para o estabelecimento de comunicações entre Manaus e os municípios ainda não servidos pela navegação aérea, e amparo eficiente o Aero  Clube do Amazonas.

 

Abs. Cursio


  • 234, Bonotto and pilotoKAL like this