Jump to content


Photo

Histórias 1951 (07)


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
No replies to this topic

#1 PP-CJC

PP-CJC
  • Membro Honorário
  • 6,170 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo- Capital
  • Data de Nascimento:01/07/1937

Posted 28 de December de 2017 - 15:39

Boa tarde amigos Forenses.

 

Prossegue o voo Sidney a América do Sul.

Sidney, 19 (U.P.) O “Catalina”, que realiza um voo de Sidney a América do Sul, sob o comando do capitão Taylor, partiu da baia de Santa Paula, na Samoa Ocidental, com destino a Aitaki, nas ilhas Cook, na quarta etapa de sua viagem. Voou sobre o atol de Palmertson a 570 milhas de Samoa, examinando-a minuciosamente e fazendo fotografias aéreas. Prosseguindo, depois viagem com destino as ilhas Cook.

 

Completado o voo Sidney América do Sul (Correio da manhã 27/03/1951)

Quinteros (Chile) 26 – O aviador Australiano capitão Perry Taylor, chegou as 03h14 da tarde a esta base naval chilena, poucos quilometro ao norte de Valparaiso, terminando assim o primeiro voo através do Pacifico Sul. Taylor, que partiu de Sidney, na Austrália, com seus companheiros há 13 de março do corrente, cobriu em hidroavião a distância total de quase 3.300 quilômetros entre a Ilha de Pascoa a Quinteros, tendo levando voo daquela Ilha as 08h30 da noite de ontem.

 

A 82ª reunião da CECLA amanhã as 15h00 (Correio da manhã 28/03/1951)

Está marcada para amanhã as 15h00 no DAC a 82ª Reunião da CECLA (Comissão de Estudos e Concessões de Linhas Aéreas) estando na pauta os seguintes processos.

DC – 1721-51 “Panair” aumento de duas viagens redondas semanais na frequência de sua linha aérea regular Rio de Janeiro / Cuiabá.

DC - 1937-51 “Nacional” novo prazo experimental para sua linha aérea provisória Belo Horizonte / Lapa / Salvador.

DC – 2123-51 “VASP” aumento de mais 27 viagens redondas semanais na frequência de sua linha aéreas regular São Paulo / Rio de Janeiro.

 

Entrara em trafego o PP-VBU (Correio da manhã 29/03/1951)

Deverá entrar em trafego amanhã, o segundo, avião “Curtiss C-46” de luxo da VARIG, essa aeronave de prefixo PP-VBU, vem de ser submetida a uma revisão geral nas oficinas da companhia em Porto Alegre, em estando apta a entrar em serviço em qualquer linha sendo mais certo, porém, a que liga Porto Alegre a São Paulo e Rio de Janeiro diariamente.

 

Rio / Manaus (Correio da manhã 06/04/1951)

O avião PP-LDL, (C-46) do Loide Aéreo Nacional, sob o comando do comandante aviador Aloizio Viana, chefe de operações da companhia, decola hoje as 04h00, do aeroporto Santos Dumont, para inaugurar a nova linha Rio / Manaus, devendo aterrar no aeroporto de Manaus as 15h00 (local). Dentre os convidados especiais que seguem nesta viagem está o brigadeiro Henrique D. Fontenelle diretor geral do DAC.

 

O acidente de domingo no aeroporto Santos Dumont (Correio da manhã 17/04/1951)

Um avião C-46 do “Loide aéreo Nacional” prefixo PP-LDC, procedente de Recife e escalas, com 33 passageiro e 5 tripulantes, domingo as 15h40, ao aterrar no aeroporto Santo Dumont devido as, mas condições atmosféricas, ultrapassou os limites da pista indo descer pela quebra mar. A tripulação do avião era a seguinte: comandante aviador Sandoval Augusto Leite, copiloto Manoel Caldeiras, rádio operador Antônio Caldas, comissários Moacyr Oliveira e Afonso Pinheiros. Esse avião, conduzia entre outros passageiros, um grande número de desportistas pertencentes ao Tijuca Tênis Clube que tinha ido a Recife representar o clube na festa de aniversário do Clube Náutico Capibaribe. Após a saída de todos os passageiros e tripulantes, sem nenhum ferimento, aeronave submergiu, conseguindo ainda assim ser salva parte das bagagens dos passageiros e mala postal.

Nova linha

Vai ser inaugurada, nova linha aérea ligando Maringá, nova cidade ao norte do Paraná, a Curitiba e São Paulo. Três vezes por semana, a “REAL” efetuara as viagens que obedecerão aos seguintes itinerário: São Paulo, Maringá, Mandaguari e Curitiba.

 

Retornou a base

Manaus, 16 (Asp) Poucos minutos depois de deixar o aeroporto de Ponta Pelada, um avião “Catalina” da Panair do Brasil, da linha Manaus / Iquitos, voltou a base para uma vistoria. O fato resultou de haver sido sentido a bordo, pelos tripulante e passageiros um forte cheiro de gasolina não localizado. Feita uma vistoria geral no aparelho, foi encontrada então a causa do cheiro, que provinha de um motor de popa que seguia como carga para a cidade de Tefé, levando o tanque de gasolina cheio desse combustível.

 

Todas as linhas em Idlewild (Correio da manhã 19/04/1951)

Nova York, 18 (F.P.) A Pan-American, anunciou que, a partir de hoje todas as suas linhas, com exceção a linha das Bermudas, atingirão o aeródromo de Ildewlid e não maios o aeródromo de La Guardia, o qual, embora suas dimensões, é pequeno comparado com a imensidão do aeródromo internacional de Nova York, o Idlewild onde certa pista tem 6 quilômetros de extensão sobre 90 de largura. No dia 29 do corrente serão igualmente transferidos para Idlewild as linhas de Londres, Paris, Roma, Bombaim e Cairo, da companhia Transworld, que conservará unicamente La Guardia para suas linhas dos Estados Unidos e Canadá.

 

Londres / Rio de Janeiro em 15 horas (Correio da manhã 21/04/1951)

Dentro de um ano e com aviões comerciais a jato – Declarações de Sir Miles Thomas,

Presidente da British Overseas (B.O.A.C.), em visita a América do Sul.

 

Para a exploração da linha São Paulo / Presidente Prudente (Correio da manhã 28/04/1951)

O Tribunal de Contas da União em sessão de ontem, registrou o contrato entre o Ministério da Aeronáutica e a Viação Aérea São Paulo “VASP” para exploração da linha São Paulo / Presidente Pudente.

 

 

Abs. Cursio


  • Bonotto and pilotoKAL like this