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Aproximação "curtíssima" e arremetida A319 Avianca no SDU


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30 replies to this topic

#1 Ricardo Fontes Moro

Ricardo Fontes Moro
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Posted 08 de January de 2018 - 15:59


Show!

https://youtu.be/OnLEEZ4Isp0

 


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#2 rfoliv

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Posted 08 de January de 2018 - 16:59

Sensacional mesmo!! No Flightradar tem o registro de arremetida no SDU + alternado GIG do PR-AVB hoje de manhã (O66006), provavelmente seja o do vídeo:

https://www.flightra...pr-avb#1007561d


Edited by rfoliv, 08 de January de 2018 - 17:01 .


#3 pilotoKAL

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Posted 08 de January de 2018 - 17:03

Pelo amor de Deus! Assim fica difícil mesmo !



#4 MLN-SJP

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Posted 08 de January de 2018 - 18:29

desculpa show para quem?

 

Minha pergunta: Foi uma aproximacao segura?



#5 pilotoKAL

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Posted 08 de January de 2018 - 19:52

Stabilized approach criteria , sugiro a todos dar uma olhadinha, são critérios básicos para uma aproximação segura. 



#6 MLN-SJP

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Posted 08 de January de 2018 - 20:16

Stabilized approach criteria , sugiro a todos dar uma olhadinha, são critérios básicos para uma aproximação segura. 

 

Nao sou piloto..sou pax...dai minha curiosidade....


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#7 Ricardo Fontes Moro

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Posted 08 de January de 2018 - 20:18

desculpa show para quem?

 

Minha pergunta: Foi uma aproximacao segura?

 

Para mim que sou leigo. Não tenho qualquer conhecimento sobre a operação da aeronave. :thumbsup:

 

Aliás postei o vídeo em meu canal no YouTube, porém não sou autor do mesmo, recebi via WhatsApp como deixei na descrição do vídeo. Se alguém souber o autor serão adicionados os devidos créditos.


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#8 Ricardo Fontes Moro

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Posted 08 de January de 2018 - 20:24

Não consegui editar o post anterior.

 

** Favor a moderação corrigir o título do tópico. Acabei postando na pressa. "Avainaca" **



#9 MLN-SJP

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Posted 08 de January de 2018 - 21:19

Não consegui editar o post anterior.

 

** Favor a moderação corrigir o título do tópico. Acabei postando na pressa. "Avainaca" **

done


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#10 pilotoKAL

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Posted 08 de January de 2018 - 21:22

Most airlines and other aviation organisations specify minimum acceptable criteria for the continuation of an approach to land. These vary in detail but the following summary published by the Flight Safety Foundation is one view of the important considerations.

Their Approach-and-landing Accident Reduction (ALAR) Briefing Note 7-1 suggests that "all flights must be stabilised by 1000 feet above airport elevation in IMC and 500 feet above airport elevation in VMC. An approach is stabilised when all of the following criteria are met:

  • The aircraft is on the correct flight path
  • Only small changes in heading/pitch are necessary to maintain the correct flight path
  • The airspeed is not more than VREF + 20kts indicated speed and not less than VREF
  • The aircraft is in the correct landing configuration
  • Sink rate is no greater than 1000 feet/minute; if an approach requires a sink rate greater than 1000 feet/minute a special briefing should be conducted
  • Power setting is appropriate for the aircraft configuration and is not below the minimum power for the approach as defined by the operating manual
  • All briefings and checklists have been conducted
  • Specific types of approach are stabilized if they also fulfil the following:
    • ILS approaches must be flown within one dot of the glide-slope and localizer
    • a Category II or III approach must be flown within the expanded localizer band
    • during a circling approach wings should be level on final when the aircraft reaches 300 feet above airport elevation; and,
  • Unique approach conditions or abnormal conditions requiring a deviation from the above elements of a stabilized approach require a special briefing.

An approach that becomes unstabilised below 1000 feet above airport elevation in IMC or 500 feet above airport elevation in VMC requires an immediate go-around."


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#11 B737-8HX

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Posted 08 de January de 2018 - 21:29

Ao meu ver, a aproximação deveria ter sido descontinuada "lá atrás". Lindo para quem vê, preocupante para o operador... 

 

Puxando o histórico de aproximações desta manhã no FlightRadar, descontinuar "la atrás" foi o que algumas aeronaves de congêneres fizeram minutos antes do próprio Oceanair. 

 

Pelo menos na minha empresa os critérios de operação no Santos Dumont são muito específicos e engessados, o que acaba por coibir coisas como esta. 

 

Os procedimentos RNAV-X/T/V para a RWY02R não preconizam o que foi feito pelo Avianca do vídeo. Noto uma sucessão de problemas que, felizmente, foram corrigidos com a arremetida ainda que tardia. Creio que a insistência no pouso poderia ter sido alicerce para outros problemas. 

 

Soma-se isso ao ocorrido com o A319 da mesma empresa meses atrás no Galeão... Estranho. 


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#12 MLN-SJP

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Posted 08 de January de 2018 - 21:30


An approach that becomes unstabilised below 1000 feet above airport elevation in IMC or 500 feet above airport elevation in VMC requires an immediate go-around."

 

 

Nao um Go-around apos tocar o solo ne?

 

Como leigo fiquei com a impressao que se a aeronave tentasse frear apos tocar o solo ia para la dentro da Guanabara....


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#13 MLN-SJP

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Posted 08 de January de 2018 - 21:33


 

Soma-se isso ao ocorrido com o A319 da mesma empresa meses atrás no Galeão... Estranho. 

 

 

O que rolou em GIG? Link?



#14 B737-8HX

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Posted 08 de January de 2018 - 21:35

 

 

O que rolou em GIG? Link?

 

 

http://avherald.com/h?article=4adb644e


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#15 pilotoKAL

pilotoKAL
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Posted 08 de January de 2018 - 22:00

 

 

Nao um Go-around apos tocar o solo ne?

 

Como leigo fiquei com a impressao que se a aeronave tentasse frear apos tocar o solo ia para la dentro da Guanabara....

 

Tem sim , porem se trata de rejected landing.



#16 A350XWB

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Posted 08 de January de 2018 - 22:58

Bacana o vídeo. Pra ver e sorrir.

 

 

 

De nervoso.



#17 Bonotto

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Posted 08 de January de 2018 - 23:02


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#18 B737-8HX

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Posted 09 de January de 2018 - 18:03


NDB B, quando ainda se fazia. Após o bloqueio, cruzava o setor e fazia um circuito de tráfego padrão.

Nessas condições a aeronave está configurada, via de regra, bem antes do ingresso na perna do vento.

Bem diferente de uma aproximação RNAV, onde o perfil lateral do procedimento foi claramente desrespeitado.

#19 Bonotto

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Posted 09 de January de 2018 - 18:10

NDB B, quando ainda se fazia. Após o bloqueio, cruzava o setor e fazia um circuito de tráfego padrão.

Nessas condições a aeronave está configurada, via de regra, bem antes do ingresso na perna do vento.

Bem diferente de uma aproximação RNAV, onde o perfil lateral do procedimento foi claramente desrespeitado.

Sim, mas neste caso foi uma base curtíssima. Postei porque acho muito show o vídeo, e foi filmado pelo saudoso Laranjeira.



#20 Landing

Landing
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Posted 09 de January de 2018 - 19:23

NDB B, quando ainda se fazia. Após o bloqueio, cruzava o setor e fazia um circuito de tráfego padrão.
Nessas condições a aeronave está configurada, via de regra, bem antes do ingresso na perna do vento.
Bem diferente de uma aproximação RNAV, onde o perfil lateral do procedimento foi claramente desrespeitado.

 

    • during a circling approach wings should be level on final when the aircraft reaches 300 feet above airport elevation;