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Aproximação "curtíssima" e arremetida A319 Avianca no SDU


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30 replies to this topic

#21 pilotoKAL

pilotoKAL
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Posted 09 de January de 2018 - 20:28

Não conheço o SOP da empresa em questão, porem no video me parece ter sido uma aproximação curta , ele alinhou as asas após o cruzamento da cabeceira em questão, o que pode ser alegado que optou por um rejected landing após o toque e ja estava decidido a faze-lo, porem a aproximação foi desestabilizada , gerou FOQA com certeza, onde trabalho eventualmente fazemos aproximações onde alinhamos abaixo de 500 ft (HND é um exemplo disso), porem são locais específicos, as aproximações estão no database, temos simulador com treinamento específico. Minha sugestão continua, não esta estabilizado ? GO AROUND, sempre, em 100% das situações, 



#22 Bonotto

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Posted 09 de January de 2018 - 21:45

Não conheço o SOP da empresa em questão, porem no video me parece ter sido uma aproximação curta , ele alinhou as asas após o cruzamento da cabeceira em questão, o que pode ser alegado que optou por um rejected landing após o toque e ja estava decidido a faze-lo, porem a aproximação foi desestabilizada , gerou FOQA com certeza, onde trabalho eventualmente fazemos aproximações onde alinhamos abaixo de 500 ft (HND é um exemplo disso), porem são locais específicos, as aproximações estão no database, temos simulador com treinamento específico. Minha sugestão continua, não esta estabilizado ? GO AROUND, sempre, em 100% das situações, 

 

Acredito o GO AROUND no SDU não possa ser pelo angulo que ele iniciou a curva, ficou esquisito, mas ele fez o GO AROUND sobre a pista. No angulo anterior ao giro "base" tem um monte de morros.



#23 pilotoKAL

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Posted 09 de January de 2018 - 22:00

 

Acredito o GO AROUND no SDU não possa ser pelo angulo que ele iniciou a curva, ficou esquisito, mas ele fez o GO AROUND sobre a pista. No angulo anterior ao giro "base" tem um monte de morros.

 

ele fez um rejected landing sobre a pista , uma manobra diferente de um GO AROUND normal...



#24 MLN-SJP

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Posted 09 de January de 2018 - 22:17

 

ele fez um rejected landing sobre a pista , uma manobra diferente de um GO AROUND normal...

 

 

Pergunta de leigo: Os spoilers nao abrem quando do toque ao solo?



#25 pilotoKAL

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Posted 09 de January de 2018 - 22:25

Sim, se estiverem armados para tal, no solo se abrem os ground spoilers , nao voo AB portanto não sei a lógica do avião em questão.


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#26 MLN-SJP

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Posted 09 de January de 2018 - 22:34

Sim, se estiverem armados para tal, no solo se abrem os ground spoilers , nao voo AB portanto não sei a lógica do avião em questão.

 

OK. Entao parte 2 do leigo: O aviao tocou no solo se os spoilers abrem o aviao nao para antes da metade do caminho para Niteroi ne? Ia tomar banho na Baia de Guanabara? Ou significa que ele tomou a decisao do go-around (or reject landing) antes de tocar no solo?



#27 Bonotto

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Posted 09 de January de 2018 - 22:43

 

ele fez um rejected landing sobre a pista , uma manobra diferente de um GO AROUND normal...

 

Pergunta de leigo, como seria um GO AROUND antes de alinhar com a pista ? porque ali na proa anterior não dá mesmo. Ou foi tudo errado desde o começo....



#28 pilotoKAL

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Posted 09 de January de 2018 - 23:02

Um Go Around é um procedimento feito(iniciado )nos mínimos ou acima deles(MDA,DA,DH, altitude minima de estabilização), abaixo se trata de rejected landing, a diferença é que abaixo dos mínimos nenhum gabarito de segurança e ou separação de obstáculos é garantido, tanto que normalmente se executa o perfil de emergencia para aquela pista ( na maioria dos casos desenhado pela empresa) quando se faz um rejected landing, ao pousar o ground sensor (não sei se na frota AB a lógica é a mesma) entra na função solo, permitindo a atuação dos ground spoilers, tanto manualmente como automaticamente se armados, é impossível analisar esta situação (se ia parar ou quebrar em frente ), o que fazemos é mais simples , passou o safety gate ( altitude minima para se estar estabilizado, e isto inclui uma serie de parâmetros) , na maioria dos casos IMC 1000 ft , VMC 500 ft...se inicia uma arremetida e ponto. Não é opcional, a arremetida é obrigatória.Na aviação geral e executiva não sei se são utilizados os mesmos procedimentos, sendo  uma pena mesmo senão forem , pois esta se colocando risco adicional na operação.Na aviação comercial nunca procuramos ir ate o limite , mas sim agir de forma proativa, evitando situações extremas como as do filme. 


Edited by pilotoKAL, 09 de January de 2018 - 23:03 .

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#29 Flight 95

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Posted 12 de January de 2018 - 01:46

Filme?
Esse empurrador de manetes deveria ser preso!!!
Pousei 03 vezes fazendo Kai Tak Approach de B747 em Hong Kong e a coisa não chegou à esse nivel de irresponsabilidade.
Um irresponsável que denigre a imagem da classe inteira.

#30 Roadster

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Posted 13 de January de 2018 - 17:23

 
 
Pergunta de leigo: Os spoilers nao abrem quando do toque ao solo?


Se estiverem armados, vão abrir Qndo tocar o solo e qndo as manetes são colocadas em TOGA eles se fecham automaticamente.
Se não forem armados antes do pouso, irão se abrir com as manetes em reverso.

Edited by Roadster, 13 de January de 2018 - 17:24 .

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#31 MarceloF

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Posted 14 de January de 2018 - 00:06

Salvo o engano, esse é o RNAV C. Já fiz algumas vezes, e a curva é mínima pra se alinhar sem ouvir o TAWS. Necessidade disso aí, não tem.
 

 

"Wings level" nos 300ft incluem os ~10° de bank pra correção de vento. O dia que for proibido qualquer coisa diferente de wings level abaixo do safety gate, eu nunca mais consigo pousar em Natal...