Jump to content


Photo

Histórias 1951 (10)


  • You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
No replies to this topic

#1 PP-CJC

PP-CJC
  • Membro Honorário
  • 6,406 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo- Capital
  • Data de Nascimento:01/07/1937

Posted 08 de January de 2018 - 20:52

Boa noite amigos Forenses.

 

Assinado acordo aéreo entre o Brasil e a Bolívia (Correio da manhã 03/06/1951)

La Paz, 02 – (UP) O embaixador do Brasil, Paulo Demoro e o chanceler Tomaz Suares Castedo assinaram em conveio sobre Transportes Aéreo pelo qual as aeronaves do “Lloyd Aéreo Boliviano” ficam autorizados a transportar passageiros e carga para o Rio e Belém. Por sua vez os aviões da “Cruzeiro do Sul” empresa brasileira tocarão as localidades boliviana de: Puerto Suarez, Roboré, San José, Santa Cruz, Cochabamba e La Paz, conduzindo passageiros e carga. O Ministério de Relações Exteriores do Brasil, autorizou por telefone o Embaixador Demoro a assinar o convenio em virtude de não haver tempo para enviar por via postal os documentos de credencial.

 

Completou 10.000 horas de voo (Correio da manhã 05/06/1951)

Sobrevoando o lago Titicaca

O comandante aviador Dalvo da Costa, da “Panair do Brasil”, acaba de completar 10.000 horas de voo, enfileirando-se assim, entre os ases da aviação mercante brasileira que já alcançaram a extraordinária marca, e já são em número 19 naquela empresa. O comandante Costa, nasceu em São Paulo em 24 de junho de 1917, onde fez o curso secundário, ingressando na “Panair” em 1941, como copiloto, vindo da antiga aviação militar, em 1944 foi o comandante Dalvo da Costa, promovido ao posto que hoje ocupa, depois de desempenhar durante dois anos as funções de piloto chefe das linhas amazônicas passou a servir nos “Constellation”.

 

Nova linha para Buenos Aires (Correio da manhã 20/06/1951)

Será inaugurada a 9 de julho, é o que nos informa a “Aerovia Brasil” a nova linha para Buenos Aires com aviões “Douglas” DC-4. O representante geral da companhia na Argentina é o sr. Waldemar L. Martinez que exerceu altos postos na empresa no Rio e em São Paulo.

A “REAL” adquiriu a “Transcontinental” (Correio da manhã 23/06/1951)

Do princípio do mês em diante todos os serviços da “Transcontinental” passarão a ser supervisionados pelos técnicos da “REAL”, visto ter o comandante aviador Linneu Gomes, como diretor desta última, adquirido o controle das ações daquela companhia.

 

DAC (Correio da manhã 26/06/1951)

Tendo em vista que o aproveitamento da linha aérea provisória Erechim / Joaçaba foi inferior ao limite necessário para justificar sua concessão em caráter provisório, e atendendo a pedido da empresa interessada. Resolve cancelar a autorização da  empresa S.A. Viação Aérea Gaúcha (SAVAG), para explorar a linha aérea provisória acima citada, concedida pela proposta nº 627 de 06 de novembro de 1950.

Atendendo ao que requereu a “REAL” S.A. Transportes Aéreos, e na conformidade do que estabelece a clausula II do contrato assinado em 02 de junho de 1949. Resolve autorizar o aumento, de 21 para 24 o número de viagens redondas semanais que deverão ser executadas na realização da linha aérea regular São Paulo / Curitiba.

 

Aterragem de emergência (Correio da manhã 29/06/1951)

A reportagem está um tanto quanto ilegível, mas da para tirar alguns detalhes, ontem foi publicado uma meteria a respeito desse acidente com o DC/3 PP-CCK (usado como cargueiro) pela Cruzeiro do Sul, (recebemos da Cruzeiro do Sul a seguinte nota) “Comunicamos que um avião cargueiro desta empresa, em viagem especial do Rio de Janeiro para o Acre, aterrissou num campo natural, em território boliviano. Do próprio avião, já localizado, recebemos notícias que o pouso realizou-se em boas condições e que seus quatro tripulantes estão bem. Já chegaram ao local os recursos necessários.

 

Chegarão hoje os tripulantes do PP-CCK (Correio da manhã 01/07/1951)

Conforme ontem noticiamos, a tripulação do PP-CCK, que fez uma aterrisagem de emergência na floresta amazônica, pernoitou no “Catalina” da FAB, do Serviço de Busca e Salvamento, que amerissou na Lagoa Ichoa, para apanha-los. Decolaram ontem pela manhã e chegaram a Trinidad na, Bolívia, as 14h35 (Rio de Janeiro) e tencionavam chegar a esta capital ontem à noite, entretanto razões técnicas obrigaram-os a decolar hoje, a fim de chegarem ao aeroporto Santos Dumont às 20h00 o “Catalina” em questão foi o 6516.

 

Uberaba /Araguari (Correio da manhã 03/07/1951)

No dia 15 do corrente será inaugurada a nova linha do “Loide Aéreo Nacional” ligando o Rio de Janeiro a Uberaba e Araguari.

 

Linha aérea autorizada (Correio da manhã 05/07/1951)

O ministro Nero Moura, autorizou a “Transportes Aéreos Nacional” a realizar a linha aérea Rio de Janeiro / Governador Valadares, com frequências de três viagens emanais: Pirapora / Montes Claro, com frequência de duas viagens redondas semanais: e Cuiabá / Boa Vista com frequência de duas viagens redondas semanais, determinando que sejam celebrados os respectivos contratos.

 

Chegou o 1º Douglas DC-4 Aerovias Brasil (Correio da manhã 06/07/1951)

Chegou ontem ao Rio (05/07/51) o 1º avião Douglas DC-4 “Skymaster” para a Aerovias Brasil, trata-se do PP-AXQ que foi batizado com o nome “San Martin” que deverá fazer a viagem inaugural na rota Rio / Buenos Aires no próximo dia 09/07/1951.

Chegou o 2º “Skymaster”

A hora em encerramos esta reportagem, éramos informados que o 2º “Skymaster” da série de três da Aerovias, adquiridos nos Estados Unidos e que partida de Miami pouco depois do primeiro, já havia chegado a São Paulo pilotados pelos comandantes Murilo de Carvalho e Alicio Gabriel de Carvalho, tendo como copiloto, o sr. Albino Pinheiro.

Primeiro aniversário do voo inaugural (Correio da manhã 06/07/1951)

Os passageiros que desembarcarem hoje no aeroporto do Galeão, do avião “Presidente” da Pan-American World Airways, serão recebidos com um bolo de aniversário pois se comemora o 1º ano de operações do referido avião, nessa rota, foi exatamente há 06/07/1950 quando fazia rota, Nova York / Buenos Aires.

 

Abs. Cursio


  • Kal_Center and Bonotto like this