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Governo do Ceará recebe o primeiro helicóptero H135 Helionix que irá reforçar a atuação da Ciopaer


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#1 jambock

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Posted 09 de January de 2018 - 10:46

Meus prezados
Governo do Ceará recebe o primeiro helicóptero H135 Helionix que irá reforçar a atuação da Ciopaer
Ceará – O Ceará ganha importante reforço nas diferentes áreas de atuação da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O Governo recebeu, nesta terça-feira (19), o primeiro de dois helicópteros H135 Helionix destinados à Coordenadoria, para atuação em missões de segurança pública, defesa civil e atendimento humanitário, inclusive transporte aeromédico e de órgãos humanos para transplantes.
helicoptero.jpg
Governo do Ceará recebe o primeiro de dois novos helicópteros para reforçar atuação da Ciopaer

 

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, representou o governador Camilo Santana na missão oficial à Alemanha. Acompanhado do coordenador da Ciopaer, o delegado Aristóteles Tavares Leite, e do Coordenador do Projeto de Modernização Tecnológica do Estado do Ceará II, da Secitece, Ricardo Costa, eles foram recepcionados pelo presidente da Airbus Alemanha, Wolfgang Schoder.
O helicóptero faz parte do Promotec II, com o objetivo de modernizar as instituições públicas por meio da aquisição de equipamentos de alta tecnologia. É uma aeronave biturbina leve, em versões multimissão, voltada para operações de segurança pública, defesa civil, combate a incêndios, inteligência policial, fiscalização das divisas, fiscalização e monitoramento dos recursos hídricos, resgate em terra e no mar, transporte de enfermos e feridos graves, com o suporte de médico, transporte de órgãos humanos para transplante, dentre outras missões diversas em benefício da população cearense.
Equipamento
O secretário Inácio Arruda ressaltou a importância do equipamento, que chega aos lugares mais longínquos do Estado, em qualquer hora do dia e da noite, salvando vidas, resgatando pessoas de acidentes graves e fazendo o transporte de órgãos para serem transplantados. “Estamos dando continuidade a um programa de governo, de expansão das bases da Ciopaer, que vem sendo executado desde julho de 2015, com a inauguração das Bases de Juazeiro do Norte e Sobral”, explicou.
ec135helionix1.png
Governo do Ceará recebe o primeiro de dois novos helicópteros para reforçar atuação da Ciopaer

 

O delegado Tavares, frisa que “esta aeronave é um Helicóptero Airbus H135 Helionix, cujo destaque está nos equipamentos de última geração à disposição dos pilotos para a execução dos voos, que proporcionam maior interação e consciência situacional em todas as fases da operação, aumentando assim a segurança para tripulação e passageiros.
Destaca-se ainda o piloto automático de quatro eixos, que proporciona maior estabilidade para a aeronave em diversas situações, sobretudo em resgates com a utilização do guincho elétrico, operações naturalmente críticas. Essas aeronaves serão as primeiras desse modelo na América Latina, motivo de orgulho para o Estado e para a própria Airbus”.
ec135helionix2.png
Governo do Ceará recebe o primeiro de dois novos helicópteros para reforçar atuação da Ciopaer

Fonte:  Thiago Pedrezani para site Piloto Policial 21 dez 2017


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#2 José Castro

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Posted 12 de January de 2018 - 12:12

Me admira o CE optar por só modelos Airbus, ele tem vários EC 145, que são modelos de padrão elevado e com custo elevado de aquisição e operação. Não entendo o motivo de tal decisão sendo que para serviços mais básicos tipo fiscalização de divisas, monitoramento e transporte de órgãos (que é feito eventuakmente) não usam modelos como o Ésquilo??

No Maranhão tem os dois modelos, sendo mais usado o Ésquilo devido a custos mais baixos, e dá conta do recado muito bem.

#3 Nos-767

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Posted 14 de January de 2018 - 20:39

Me admira o CE optar por só modelos Airbus, ele tem vários EC 145, que são modelos de padrão elevado e com custo elevado de aquisição e operação. Não entendo o motivo de tal decisão sendo que para serviços mais básicos tipo fiscalização de divisas, monitoramento e transporte de órgãos (que é feito eventuakmente) não usam modelos como o Ésquilo??

No Maranhão tem os dois modelos, sendo mais usado o Ésquilo devido a custos mais baixos, e dá conta do recado muito bem.

 

tem um engano aí.. a frota do Ciopaer ainda tem seus Esquilo...

 

só não sei se ainda voam todos.... optaram pelo modelos da Airbus por causa do aumento dos atendimentos de urgência - SAMU - e implantação de bases no interior do estado (Sobral e Juazeiro, faltando implantar Quixadá)...

 

para as ações policiais na RMF, é comum ver um 145 (PR-EKN) e um Esquilo voando...

 

abraços...


Edited by Nos-767, 14 de January de 2018 - 20:42 .


#4 Junior Negreiros

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Posted 15 de January de 2018 - 00:42

Me admira o CE optar por só modelos Airbus, ele tem vários EC 145, que são modelos de padrão elevado e com custo elevado de aquisição e operação. Não entendo o motivo de tal decisão sendo que para serviços mais básicos tipo fiscalização de divisas, monitoramento e transporte de órgãos (que é feito eventuakmente) não usam modelos como o Ésquilo??

No Maranhão tem os dois modelos, sendo mais usado o Ésquilo devido a custos mais baixos, e dá conta do recado muito bem.

Prezado, essa informação não procede, as 3 unidades que o estado dispõe estão operantes, 1 na capital e os dois restantes, nas bases do interior. Existem 4 Eurocopter baseados na capital, são dois vips usados sobretudo para transporte de autoridades e do Governador, bem como de atividades de fiscalização, os outros dois ficam com PM, com os trabalhos que comumente já conhecemos, diga-se de passagem, tem um forte papel tanto na segurança pública, quanto para busca e salvamento, sendo referencia nacional. Também executam operações de transferência de pacientes em estado debilitado, portanto UTI e equipe multidisciplinar especializada. Há uma 8ª aeronave, um Cessa, que faz transporte de órgãos tanto no estado do CE, quanto nos vizinhos, dependendo ai do range da aeronave claro.



#5 BLUE SPEED

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Posted 15 de January de 2018 - 08:04

Prezado, essa informação não procede, as 3 unidades que o estado dispõe estão operantes, 1 na capital e os dois restantes, nas bases do interior. Existem 4 Eurocopter baseados na capital, são dois vips usados sobretudo para transporte de autoridades e do Governador, bem como de atividades de fiscalização, os outros dois ficam com PM, com os trabalhos que comumente já conhecemos, diga-se de passagem, tem um forte papel tanto na segurança pública, quanto para busca e salvamento, sendo referencia nacional. Também executam operações de transferência de pacientes em estado debilitado, portanto UTI e equipe multidisciplinar especializada. Há uma 8ª aeronave, um Cessa, que faz transporte de órgãos tanto no estado do CE, quanto nos vizinhos, dependendo ai do range da aeronave claro.

Os dois VIP são desnecessários, "autoridades" como governadores e outros deveriam se deslocar nos mesmos veículos utilizados para atendimento na saúde por exemplo, pra sentir na na pele e na alma o mesmo que o cidadão que trabalha e paga o salario dessas supostas "autoridades" sentem!!! 

Já pensaram como seria legal o governador indo de Fortaleza a Juazeiro ou Quixadá de carro popular pelas "maravilhosas" estradas do interior!!!



#6 Junior Negreiros

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Posted 15 de January de 2018 - 22:34

Os dois VIP são desnecessários, "autoridades" como governadores e outros deveriam se deslocar nos mesmos veículos utilizados para atendimento na saúde por exemplo, pra sentir na na pele e na alma o mesmo que o cidadão que trabalha e paga o salario dessas supostas "autoridades" sentem!!! 

Já pensaram como seria legal o governador indo de Fortaleza a Juazeiro ou Quixadá de carro popular pelas "maravilhosas" estradas do interior!!!

Caro colega, sem querer entrar no mérito da coisa, não quis entrar nessa questão, só estava explanando ai o direcionamento de cada aeronave que o estado possui. Ainda sobre os VIP, salvo me engano, e ate mesmo onde tenho conhecimento, somente um desses dois exemplares roda com o Governador, a outra apesar de VIP, presta serviços diversos, assim como as aeronaves da PM/SAMU. O Governador do Ceará, sempre que possível, se desloca pelo país e no exterior, em vôos de carreira, em não havendo horários vai em aeronaves fretadas.



#7 BLUE SPEED

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Posted 16 de January de 2018 - 08:45

Caro colega, sem querer entrar no mérito da coisa, não quis entrar nessa questão, só estava explanando ai o direcionamento de cada aeronave que o estado possui. Ainda sobre os VIP, salvo me engano, e ate mesmo onde tenho conhecimento, somente um desses dois exemplares roda com o Governador, a outra apesar de VIP, presta serviços diversos, assim como as aeronaves da PM/SAMU. O Governador do Ceará, sempre que possível, se desloca pelo país e no exterior, em vôos de carreira, em não havendo horários vai em aeronaves fretadas.

Tudo bem, 

Eu apenas quis exemplificar que um estado com uma frota infinitamente menor que SP por exemplo tenha dois VIP enquanto SP com uma frota bem maior tenha apenas um VIP, que também considero desnecessário.

Ele não esta fazendo mais que obrigação se deslocar em voos de linha área, quanto aos fretamentos de aeronaves por governadores em quase todos os estados este é visto como um mal necessário para conseguir se sustentar um táxi aéreo no estado, do contrario dificilmente estes táxi aéreos sobreviveriam. 


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#8 Nos-767

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Posted 19 de January de 2018 - 11:50

Tudo bem, 

Eu apenas quis exemplificar que um estado com uma frota infinitamente menor que SP por exemplo tenha dois VIP enquanto SP com uma frota bem maior tenha apenas um VIP, que também considero desnecessário.

Ele não esta fazendo mais que obrigação se deslocar em voos de linha área, quanto aos fretamentos de aeronaves por governadores em quase todos os estados este é visto como um mal necessário para conseguir se sustentar um táxi aéreo no estado, do contrario dificilmente estes táxi aéreos sobreviveriam. 

 

só pra ajudar, pessoal...

 

não há DOIS helicópteros VIP... na verdade, o que há de VIP no CIOPAER é um Esquilo (que por sinal, é o que deu origem ao grupamento, o -HLM), que sequer foi comprado pelo estado.. pertencia à COELCE (hoje Enel Ceará), estatal...

 

esse Esquilo se acidentou e foi recuperado pelo estado e posteriormente transferido à PM.

 

19534186_254115424993282_158737789493654

 

ele fazia todos os tipos de missão.. atualmente, ele só não deve fazer salvamento, pq não tem - creio que nunca teve - estrutura para tal...

 

a 2ª aeronave chamada de VIP, é um dos EC (denominada Fênix 05). Essa sim faz todo tipo de transporte:

 

20065685_483480325321409_552967374824590

 

é um Eurocopter configurado como um helicóptero comum, pra transporte de pax... não necessariamente somente o governador...

 

Cid Gomes se deslocava de TAF.. dificilmente de CIOPAER... nosso atual governador, não sei...

 

 

 

abraços...



#9 Junior Negreiros

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Posted 19 de January de 2018 - 17:07

Eu creio que o colega deva estar bastante equivocado acerca das informações, senão vejamos as imagens:

https://cdn.jetphoto..._1283879777.jpg

PP-ENM (esquilo/PM)

https://cdn.jetphoto..._1203549723.jpg 

PP-EFM (esquilo/PM)

http://galeria.pilot...pg?m=1375728358
PT-HLM (esquilo/PM)
http://3.bp.blogspot...00/_MG_2487.jpg

PR-EES (eurocopter/PM)
http://galeria.pilot...pg?m=1371748657
PR-EKN (eurocopter/PM)
https://scontent-sea...269196288_n.jpg
PR-GCG (VIP)
http://galeria.pilot...pg?m=1375304414
PR-GCE (VIP)

https://cdn.jetphoto..._1093387784.jpg
PP-EDJ (esquilo/PM acidentado em 2005 - antigo fenix 4)
https://i.ytimg.com/...xresdefault.jpg
PP-FFU (Cessna 210)
https://cdn.jetphoto..._1269024870.jpg
PT-SCY (EMB-110)

Vamos a algumas considerações:
1)O Governador do CE faz sim movimentações dentro do estado e circunvizinhos utilizando os helicópteros VIP, normalmente o PR-GCE. Eventualmente, havendo necessidade de deslocamentos mais longos, encaixa-se vôos comerciais na agenda. Logicamente há aeronaves a jato fretadas por licitação, que fazem o transporte em vôos de longo curso, para o Sudeste, por exemplo.
2)O Cessna-210 curiosamente, foi pego em uma operação da PF transportando drogas, e posteriormente a Justiça Federal concedeu ao Estado do Ceará a incorporação da mesma ao erário público.
3)O EMB-110 (Bandeirante) da antiga FUNCEME, atualmente incorporado á UECE, apesar de ter sido recuperado no governo Lucio Alcântara, salvo me engano, está inoperante a anos.
Particularmente, fico feliz por ver a substituição/atualização gradual da frota de aeronaves do Estado, porém concordo com a ideia de haver racionalização dos gastos, sobretudo no momento difícil ao qual o país passa. Felizmente a situação do Ceará e fora da realidade nacional, onde somos um dos únicos estados com regularidade fiscal e econômica, e de certa forma nos dá o luxo de fomentar esse tipo de investimento. Sem duvida as aeronaves são as melhores no mercado, isso representa um avanço tanto em qualidade no serviço, quanto na busca pela excelência em diversos aspectos.
Tenho por opinião, que apenas uma aeronave VIP fosse necessário para as demandas do chefe do executivo. O Antigo EMB-110 também deveria ser vendido e substituído por uma aeronave a jato que se adequasse ás necessidades do estado, gerando assim economia aos cofres públicos.



#10 Nos-767

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Posted 21 de January de 2018 - 16:42

Eu creio que o colega deva estar bastante equivocado acerca das informações, senão vejamos as imagens:

https://cdn.jetphoto..._1283879777.jpg

PP-ENM (esquilo/PM)

https://cdn.jetphoto..._1203549723.jpg

PP-EFM (esquilo/PM)

http://galeria.pilot...pg?m=1375728358
PT-HLM (esquilo/PM)
http://3.bp.blogspot...00/_MG_2487.jpg

PR-EES (eurocopter/PM)
http://galeria.pilot...pg?m=1371748657
PR-EKN (eurocopter/PM)
https://scontent-sea...269196288_n.jpg
PR-GCG (VIP)
http://galeria.pilot...pg?m=1375304414
PR-GCE (VIP)

https://cdn.jetphoto..._1093387784.jpg
PP-EDJ (esquilo/PM acidentado em 2005 - antigo fenix 4)
https://i.ytimg.com/...xresdefault.jpg
PP-FFU (Cessna 210)
https://cdn.jetphoto..._1269024870.jpg
PT-SCY (EMB-110)

Vamos a algumas considerações:
1)O Governador do CE faz sim movimentações dentro do estado e circunvizinhos utilizando os helicópteros VIP, normalmente o PR-GCE. Eventualmente, havendo necessidade de deslocamentos mais longos, encaixa-se vôos comerciais na agenda. Logicamente há aeronaves a jato fretadas por licitação, que fazem o transporte em vôos de longo curso, para o Sudeste, por exemplo.
2)O Cessna-210 curiosamente, foi pego em uma operação da PF transportando drogas, e posteriormente a Justiça Federal concedeu ao Estado do Ceará a incorporação da mesma ao erário público.
3)O EMB-110 (Bandeirante) da antiga FUNCEME, atualmente incorporado á UECE, apesar de ter sido recuperado no governo Lucio Alcântara, salvo me engano, está inoperante a anos.
Particularmente, fico feliz por ver a substituição/atualização gradual da frota de aeronaves do Estado, porém concordo com a ideia de haver racionalização dos gastos, sobretudo no momento difícil ao qual o país passa. Felizmente a situação do Ceará e fora da realidade nacional, onde somos um dos únicos estados com regularidade fiscal e econômica, e de certa forma nos dá o luxo de fomentar esse tipo de investimento. Sem duvida as aeronaves são as melhores no mercado, isso representa um avanço tanto em qualidade no serviço, quanto na busca pela excelência em diversos aspectos.
Tenho por opinião, que apenas uma aeronave VIP fosse necessário para as demandas do chefe do executivo. O Antigo EMB-110 também deveria ser vendido e substituído por uma aeronave a jato que se adequasse ás necessidades do estado, gerando assim economia aos cofres públicos.

 

Maravilhoso complemento.. aliás, me tirou uma dúvida a respeito da utilização do -GCG e -GCE... o -GCG tem identificação do grupamento (Fênix 5)... o -GCE não tem/tinha.. isso me gerou uma nova dúvida mas não vem ao caso.... muito obrigado.

 

Sobre o Bandeirante (não pertence ao grupamento), discordo da questão de vendê-lo para incorporar um jato pq a função dele NÃO É transporte... NUNCA serviu neste propósito. Ele foi incorporado à UECE basicamente com a mesma função que o mesmo possuía na FUNCEME: um Laboratório de Pesquisas Atmosféricas.

 

http://www.uece.br/a...ifica-embarcada

 

não faria sentido abrir mão de um avião que DEVERIA ESTAR auxiliando nos projetos de pesquisa da atmosfera (principalmente em se tratando de um estado tão castigado pela irregularidade das chuvas), para trocar por aeronaves de transporte. Se os -GCG/-GCE (que fazem outras missões além de transportar o governador) cumprem essas missões adequadamente e, se o governo pode/deve contratar aviões para o transporte em distâncias maiores com economia e eficiência.. um jato iria exatamente na contramão da racionalização que você citou ao longo do texto...

 

e também não acho que se deva manter o avião parado...

 

por último, uma grande 'sorte' a história do -FFU (o Centurion): de avião de transporte de drogas a transporte de órgãos e tecidos a maiores distâncias.. um ganho pras operações 'nobres' do CIOPAER...

 

abraços...



#11 Junior Negreiros

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Posted 21 de January de 2018 - 22:14

Sim claro, concordo em partes, mas apesar de ser uma aeronave de pesquisas, está parada a anos, pra ser preciso a mais de 10 anos seguramente. Isso gera um passivo pro estado. Se não tem utilização, que seja desafetado, e incorporado em algo que enseje a economia. Pensei em uma aeronave a jato e transporte pq se observarmos, o estado gasta entre 5 e 10mi em aluguel de aeronave a jato, e sem entrar no mérito da coisa, em 4 anos conseguiam pagar um jato pequeno porte, a um custo bem mais adequado á realidade econômica.



#12 José Castro

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Posted 23 de January de 2018 - 13:08

Sim claro, concordo em partes, mas apesar de ser uma aeronave de pesquisas, está parada a anos, pra ser preciso a mais de 10 anos seguramente. Isso gera um passivo pro estado. Se não tem utilização, que seja desafetado, e incorporado em algo que enseje a economia. Pensei em uma aeronave a jato e transporte pq se observarmos, o estado gasta entre 5 e 10mi em aluguel de aeronave a jato, e sem entrar no mérito da coisa, em 4 anos conseguiam pagar um jato pequeno porte, a um custo bem mais adequado á realidade econômica.


Acho mais adequado à realidade local e extensão territorial um Grand Caravan, pois poderia servir a multimissões operando em todo lugar, e no transporte de pct poderia transportar até 2 macas com maus velocidade e alcance que qualquer tipo de helicóptero e com operação noturna.

#13 Junior Negreiros

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Posted 24 de January de 2018 - 00:00

Os novos helicópteros serão biturbina, com certificação para operação noturna, podendo carregar ate duas macas, ou seja, pra essas missões, inclusive SAR, podem perfazer melhor esses ofícios. Ainda assim insistiria em uma aeronave a jato, que fizessem cessar os gastos com aluguel de jator por parte do Governo do Estado. Enfim, estamos supondo, até porque o dever ser é bem diferente da realidade ne?!



#14 Junior Negreiros

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Posted 31 de March de 2018 - 19:06

Helicóptero usado na morte de Gegê e Paca deverá ser usado pela Ciopaer

A aeronave utilizada por Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, e Fabiano Alves de Sousa, o Paca, executados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) no último dia 15 de fevereiro, deverá ser utilizado pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança e Defesa Social do Ceará (SSPDS), informou nesta sexta-feira, 16, o coordenador do órgão, o delegado de Polícia Civil, Aristóteles Tavares Leite. O helicóptero chegou ao Estado nessa quinta, 15.

21as.jpg

 

A Justiça autorizou que o helicóptero fosse encaminhado para o Ceará e a Polícia Civil foi até o estado de São Paulo para buscar a aeronave modelo EC130 B4. A Secretária da Segurança do Ceará deve buscar uma nova decisão judicial para que a Ciopaer possa usar a aeronave.

O coordenador da Ciopaer explica que a aeronave causou uma surpresa positiva quando os policiais chegaram em São Paulo para buscá-la. "Uma aeronave nova, pouco voada, da mesma família das aeronaves da Ciopaer. Ela está entre uma classe intermediária entre o Esquilo, que é mais simples, e a mais complexa. Ela tem GPS. É uma aeronave preparada para voos de longa distância e tudo indica que ela viajou para o exterior, por países da américa. Moderna, nova, pouco voada", relata.

A aeronave é avaliada em mais de R$ 2 milhõe e tem um custo de combustível menor, pois só possui um motor. "Com ela é possível fazer missões policiais, transporte de órgãos e aeromédico. Chefes de grupamentos aéreos policiais estavam em busca de conseguir as sessões e a Justiça concedeu para que viesse para o Ceará", disse Aristóteles.

"Existem três grupamento aéreos que usam essa aeronave, inclusive o Paraná, que estava pleiteando levar para lá. O fato de ter vindo pra cá é um começo. Agora vamos iniciar um pedido de autorização para a Justiça para começar a usá-la e esperamos que dê certo", completou o coordenador da Ciopaer.

Na época do crime, a vinda da aeronave de São Paulo para o Ceará foi feita por voo controlado. "Foi mantido um código no equipamento de bordo e os radares da força área ficam acompanhando e mantém contato para dizer aonde vai, tudo é monitorado", contou o delegado.

No entanto, quando chegou no Ceará, as viagens não foram feitas por voo controlado. "Quando não ativa o monitoramento, que é chamado de transponder, é feito voo cego", disse Arístoteles. 

 

Helicóptero decolou de heliponto desativado da Praia do Futuro

Segundo André Costa, secretário de Segurança do Estado, a aeronave, que foi adquirida pelo tráfico de drogas movimentado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), saiu do hangar no Porto das Dunas e foi até Aquiraz, local do crime, onde cinco pessoas foram deixadas. O helicóptero retornou ao hangar, onde abasteceu e foi até um heliponto desativado na avenida Dioguinho, na Praia do Futuro.

"Essa aeronave tem um detalhe, que enquanto ela está voando, não tem nenhuma abertura. Enquanto está voando nada pode abrir e ela tem que pousar. Eles tiveram que pousar para desembarcar a arma. E trouxe uma facilidade para a investigação. Há algo estranho de uma aeronave em um lugar bem ermo. Pessoas que moravam próximo viram e acionaram a Polícia. E disseram que viram a aeronave no local e que pousou", informou André Costa.
O piloto da aeronave segue foragido, mas há indicídios da participação dele no crime. André costa frisa que ele é uma "prova viva".

https://www.opovo.co...ela-ciopae.html

 

#15 G650ER

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Posted 04 de April de 2018 - 21:49

Helicóptero usado na morte de Gegê e Paca deverá ser usado pela Ciopaer
A aeronave utilizada por Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, e Fabiano Alves de Sousa, o Paca, executados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) no último dia 15 de fevereiro, deverá ser utilizado pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança e Defesa Social do Ceará (SSPDS), informou nesta sexta-feira, 16, o coordenador do órgão, o delegado de Polícia Civil, Aristóteles Tavares Leite. O helicóptero chegou ao Estado nessa quinta, 15.
21as.jpg

 

A Justiça autorizou que o helicóptero fosse encaminhado para o Ceará e a Polícia Civil foi até o estado de São Paulo para buscar a aeronave modelo EC130 B4. A Secretária da Segurança do Ceará deve buscar uma nova decisão judicial para que a Ciopaer possa usar a aeronave.
O coordenador da Ciopaer explica que a aeronave causou uma surpresa positiva quando os policiais chegaram em São Paulo para buscá-la. "Uma aeronave nova, pouco voada, da mesma família das aeronaves da Ciopaer. Ela está entre uma classe intermediária entre o Esquilo, que é mais simples, e a mais complexa. Ela tem GPS. É uma aeronave preparada para voos de longa distância e tudo indica que ela viajou para o exterior, por países da américa. Moderna, nova, pouco voada", relata.
A aeronave é avaliada em mais de R$ 2 milhõe e tem um custo de combustível menor, pois só possui um motor. "Com ela é possível fazer missões policiais, transporte de órgãos e aeromédico. Chefes de grupamentos aéreos policiais estavam em busca de conseguir as sessões e a Justiça concedeu para que viesse para o Ceará", disse Aristóteles.

"Existem três grupamento aéreos que usam essa aeronave, inclusive o Paraná, que estava pleiteando levar para lá. O fato de ter vindo pra cá é um começo. Agora vamos iniciar um pedido de autorização para a Justiça para começar a usá-la e esperamos que dê certo", completou o coordenador da Ciopaer.

Na época do crime, a vinda da aeronave de São Paulo para o Ceará foi feita por voo controlado. "Foi mantido um código no equipamento de bordo e os radares da força área ficam acompanhando e mantém contato para dizer aonde vai, tudo é monitorado", contou o delegado.
No entanto, quando chegou no Ceará, as viagens não foram feitas por voo controlado. "Quando não ativa o monitoramento, que é chamado de transponder, é feito voo cego", disse Arístoteles. 
 
Helicóptero decolou de heliponto desativado da Praia do Futuro
Segundo André Costa, secretário de Segurança do Estado, a aeronave, que foi adquirida pelo tráfico de drogas movimentado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), saiu do hangar no Porto das Dunas e foi até Aquiraz, local do crime, onde cinco pessoas foram deixadas. O helicóptero retornou ao hangar, onde abasteceu e foi até um heliponto desativado na avenida Dioguinho, na Praia do Futuro.
"Essa aeronave tem um detalhe, que enquanto ela está voando, não tem nenhuma abertura. Enquanto está voando nada pode abrir e ela tem que pousar. Eles tiveram que pousar para desembarcar a arma. E trouxe uma facilidade para a investigação. Há algo estranho de uma aeronave em um lugar bem ermo. Pessoas que moravam próximo viram e acionaram a Polícia. E disseram que viram a aeronave no local e que pousou", informou André Costa.
O piloto da aeronave segue foragido, mas há indicídios da participação dele no crime. André costa frisa que ele é uma "prova viva".

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Pontos para o estado do Ceará, quem o usem da melhor forma possível sempre em benefício da população!