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Diferenças entre regras EUA/ Brasil

faa anac convalidação

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#1 Alexandrefrança

Alexandrefrança
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Posted 22 de January de 2018 - 19:28

Boa tarde a todos,

 

Estou criando esse tópico pois acho que será de grande valia para todos os pilotos que pretendam convalidar suas licenças dos EUA para o Brasil e vice-versa.

 

Me formei nos EUA e logo convalidei minha licença para a ANAC, porém acho que uma prova (fácil de 20 questões) de regulamentos não é o suficiente para se garantir que um piloto recém convalidado irá voar com total segurança em um outro país.

....Inclusive errei 2 respostas na única oportunidade que tive (em 5 anos) de participar de um processo seletivo pois respondi duas perguntas com a regras FAA...

 

Mesmo sabendo que muitos de nossos regulamentos são baseados nos FAR existem inúmeras diferenças e nenhuma literatura específica que aborde o assunto (somente lendo os dois conjuntos de documentos na íntegra).

 

Vou postar algumas e espero que todos que puderem, contribuam um pouco ja que o assunto é bem extenso.

 

Um abraço a todos e bons voos !!



#2 Alexandrefrança

Alexandrefrança
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Posted 22 de January de 2018 - 20:17

Espaço Aéreo

Esta parte fica um pouco difícil explicar sem imagens ou um estudo mais detalhado. Porém é sem duvida um dos primeiros assuntos que devem ser estudados. Nessa parte não vou descrever todas as regras pois ficaria um texto gigante, a ideia é mais guiar o que deve ser estudado...

 

 

A configuração dos espaços aéreos são bem diferentes e requer um estudo muito mais detalhado do que as poucas características que estou colocando aqui.

 

EUA:

-não se utilizam os termos CTR...ATZ... TMA... Os espaços aéreos são simplesmente divididos em classes A/B/C/D/E/G sendo B/C/D espaços aéreos que envolvem aeródromos, e G/E/A os demais espaços.

-Não existe Classe F

-Altitude Transição é 18.000 ft em todo o espaço aéreo abaixo disso se voa QNH( esse termo não é utilizado la !! somente altitude/ pressure altitude) e acima QNE (Classe A)

- Os espaços aéreos possuem regras diferentes de distancia entre nuvens (cloud clearances) é um pouco mais complexo que no Brasil.

-As velocidades máximas também são diferentes do Brasil.

 

 

 

 

 

-Já no Brasil se utilizam as TMA's, ATZ's, CTR's, FIR... cada qual qual recebe uma classificação (C,D,E...) de acordo com as características e separações de aeronaves de acordo com a regra de voo a ser voada.

-existe classe F

-A altitude transição varia de acordo com a localidade. Inclusive para os que estiverem convalidando para o Brasil fiquem atentos pois aqui existe a "correção de QNE" acredito que seja devido a falta de estações meteorológicas/ relevo.

-Classe A é acima do FL 145

 

 

 

 

 

AEROVIAS

 

EUA:

até 18.000ft se utilizam as Victor Airways que possuem 4Nm para cada lado em toda sua extensão 

acima de 18.000ft se utilizam as Jet Routes que nao possuem dimensões definidas(deve se manter centralizado)

 

Brasil:

As regras para aerovias no Brasil são bem mais complexas, suas larguras são variáveis de acordo com tamanho, altitude, distancia dos auxílios...

 

 

 

 

*Fiquem a vontade para corrigir qualquer coisa que eu tenha postado errado ou adicionar novas informações (a ideia é essa)!!

 Qualquer critica construtiva é bem vinda !!


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#3 Alexandrefrança

Alexandrefrança
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Posted 22 de January de 2018 - 20:31

Unidades de Medidas

 

                                                          EUA                                         Brasil

 

Visibilidade-                          ST (statute mile)                                  Metros / KM

Peso -                                  Lb (pounds)                                         KG

Tamanho de Pista (atenção)-  FT                                                      Metros

Combustível-                         Gal (gallons)                                        Litros

Altitude                                                                  Igual (Ft)

Distancia Horizontal                                                Igual (Nm)

 

 

 

 

INFORMAÇÕES AERONAUTICAS

 

 

            EUA                                          Brasil

 

A/FD Airport Facilities Directory             ROTAER

AIM                                                     AIP

FAR / AIM                                           RBAC / ICA

REDEMET                                          NOAA / Aviation Weather

NTSB                                                 CENIPA


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#4 Alexandrefrança

Alexandrefrança
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Posted 22 de January de 2018 - 20:46

REGRAS VFR

 

Seguem algumas diferenças nas regras VFR.....

 

 

 

 

 

                                     Brasil                       EUA

 

Mínimos (teto/vis)      1500 Ft / 5000 m                      1000ft / 3 Sm

  *acima de 10.000       8000 m                                      5 Sm

                                                                          *classe G(dia)- 1 Sm

 

VFR especial            1000 ft / 3000 m                  Clear of clouds/ 1 Sm

                             *Não autorizado a noite        Svfr Noturno requer piloto e 

                                                                    aeronave homologados para IFR

 

Transponder           2000 (não recebeu código)         1200 (padrão VFR)

 

 

Carta Utilizada               WAC                               Sectional Chart  (muito mais detalhada e atualizada)


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#5 Alexandrefrança

Alexandrefrança
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Posted 30 de January de 2018 - 19:42

Algumas outras diferenças...

 

 

Perda de comunicação
 

VMC- igual

 

IMC

 

Brasil                                                                                                                           EUA

 

 

Seguir de acordo com o plano de voo                                                           Manter a mais alta das altitudes: MEA, Assigned, Expected

Pousar dentro do estimado                                                                           Seguir de acordo com a rota: Designada/ Vetorada/ esperada/ do plano de voo

 

 

 

 

Circuitos de espera

 

                                      Brasil                                                                                                 EUA

 

ate 14.000                  230/ 170                                                                   ate 6.000                      200 kt

                                                                                                               6000 - 14.000               230 kt

 

14.000 - 20.000          240 kt                                                                        acima de 14.000           265 kt

 

20.000 - 34.000          265 kt

 

acima de 34.000         0.83 mach

 

 

Velocidade Vertical    500 - 1000 ft/min                                                     Utilizar a melhor velocidade do equipamento e então quando estiver a 1000 ft 

                                                                                                                  da altitude desejada  de 500 a 1500 ft/min

 

 

* EFC time (Expect further clearance)-  Nos EUA sempre que iniciar um procedimento de espera o orgao ATC irá fornecer um EFC time para o caso de perda de comunicação.

* a FAA não cobra ordem dos procedimentos de entrada PA DE DI nas provas teóricas.

 

 

 

 

Alguns procedimentos IFR que existem nos EUA mas nao sao utilizados no Brasil:

 

- Localizer Backcourse: muito comum, utiliza-se o localizer de uma pista para a aproximação em sentido contrario, o sinal também é recebido ao contrario (deve-se "fugir da agulha").

 

- Aproximação LPV (Localizer performance with vertical guidance): É uma aproximação LNAV/VNAV com a precisão de um localizer (2.5 graus para cada lado), depende do WAAS para funcionar.

 

-Contact Approach:  não é muito comum. é um tipo de aproximação "visual" dentro de um plano de voo IFR.

 

- VFR on TOP: O piloto pode requisitar para se manter VMC dentro de um voo IFR (utiliza um mix de regras VFR e IFR )

 

- LAHSO Land and hold short operations: Procedimento utilizado para pousos e decolagens simultâneas em pistas convergentes.


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