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[SLOT GIG] Temporada S18


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#21 TheJoker

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Posted 02 de February de 2018 - 16:55

Os dados que você mostra são claros e demonstram que SIM, o horário tem influência na quantidade de pax. 

 

Veja a IB, cuja diferença é muito maior do que as cias. que operam voo redeye (AF, LH, AZ). Pode pegar os dados da BA e WK e vai ver que é a mesma coisa, e detalhe, SEMPRE foi essa diferença, mesmo antes de qualquer crise. A KL consegue mais equilíbrio por ter maior estrutura no GIG mas, ainda assim, tem uma diferença grotesca.

 

E a mesma coisa acontece em GRU, onde a TP tem uma descida diurna, tem diferença de 5,8% entre as duas pernas. 

 

Se o problema fosse horário, alguma outra empresa teria mais passageiros na volta, pra compensar.

E como vc explica a LH, com passageiros tão premium, ter o mesmo comportamento em GIG/GRU, sendo noturno em ambos os trechos?



#22 TheJoker

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Posted 02 de February de 2018 - 17:39

Lufthansa Group

 

GIG-FRA     97.966    FRA-GIG      92.957    -5.009 

GRU-FRA  125.995    FRA-GRU  122.399    -3.596

GIG-ZRH    28.880     ZRH-GIG     25.238    -3.642

GRU-ZRH   74.963    ZRH-GRU    74.458    -505

 

Total         327.804                        315.052   -12.752

 

LATAM Airlines Group

 

GRU-FRA  127.475  FRA-GRU   123.107   -4.368

GRU-LHR  131.093  LHR-GRU   123.369   -7.724

GRU-CDG 122.568  CDG-GRU  118.058   -4.510 

GRU-MAD 109.394   MAD-GRU 106.055   -3.339

GRU-MXP   79.474   MXP-GRU   76.613   -2.861

GRU-BCN   71.396   BCN-GRU    68.345   -3.051

 

total          641.400                      615.547  -25.853

 

Também não voltam, com a parceira, ou é problema de open jaw.



#23 boulosandre

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Posted 02 de February de 2018 - 17:44

As estatísticas da ANAC servem pra desmistificar muitas coisas, primeiro:
 
12M17
 
IB  GIG-MAD   54.973  MAD-GIG   49.045   dif 5.928 10,8%
TP GIG-LIS    127.735  LIS-GIG    120.645  dif 7.090  5,6%
AF GIG-CDG  127.244 CDG-GIG 126.066   dif 1.178  0,9%
LH GIG-FRA    97.966  FRA-GIG   92.957    dif. 5.009  5,1%
                                                                  total 19.205
 
IB GRU-MAD  93.309  MAD-GRU  93.504  
UX                   96.050                     94.794
JJ+LA            109.394                   106.055
total               298.753                   294.353   dif 4.400 1,5%
 
TP GRU-LIS 179.634  LIS-GRU   170.935  dif. 8.699  4,8%
 
AF GRU-CDG 170.988  CDG-GRU 170.506
JJ                    122.568                    118.058
Total                293.556                    288.564 dif. 4.992  1,7%
 
LH GRU-FRA  125.995  FRA-GRU  122.399  
JJ                    127.475                     123.107
total                 253.470                     245.506  dif. 7.964  3,1%
                                                                    Total 26.055
 
Horário não influi em mais ou menos passageiros, não confundir emigração de brasileiros com red-eye vs non red-eye. Tem mais a ver com quem cobra menos, tem menos pax na volta. A situação do RIO explica o percentual maior de No Show nos voos de regresso ao Brasil.
 
Segundo, o mercado pra Brasil-Espanha está em queda, por isso por enquanto UX não tem interesse no GIG. Tem que "resolver" primeiro, o que ela já tem.
 
UX                Set          Out        Nov        Dez
GRU-MAD    95,8%     85,8%    58,3%    82,5%
SSA-MAD     97,5%     84,7%    75,8%    75,6%
REC-MAD                                                82,4%
 
O nosso mercado está uma gangorra nos últimos meses, enquanto não definir a situação política, se realmente vamos conseguir sair da crise econômica, se vamos conseguir resolver as questões de segurança, são tantas as questões a serem resolvidas. As cias estão apostando em novos voos + pro final do ano ou 2019 quem sabe.


Interessante e elucidativa análise caro The Joker.

#24 TheJoker

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Posted 02 de February de 2018 - 17:50

Outra que o pessoal também acha que é problema de perna diurna:

 

BA GIG-LHR    53.346   LHR-GIG    47.118   -6.228

      GRU-LHR  71.816   LHR-GRU   70.563   -1.253

                                                                        -7.481

 

JJ  GRU-LHR  131.093  LHR-GRU   123.369   -7.724



#25 VictorHugoBrando

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Posted 02 de February de 2018 - 17:53

Joker, a discussão não é se tem mais pax indo para Europa do que vindo, afinal, Dezembro é mês que o Brasil emite mais turista do que recebe. A questão é que a diferença de fluxo dos voos que operam DIU/NOT é muito superior aos voos que operam red-eye. 

E não necessariamente teria que ter uma parceira com mais fluxo vindo do que indo, o pax tem inúmeras opções de voo para escolher e geralmente o que mais convém são as descidas noturnas, até mesmo por motivos de conexão.

 

6mil passageiros entre 53 mil transportados representa muito mais do que 7mil passageiros entre 131mil transportados, esses dados tem que ser lidos com melhor perícia, não simplesmente jogá-los aqui. 


Edited by VictorHugoBrando, 02 de February de 2018 - 17:54 .

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#26 F-BVFA

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Posted 02 de February de 2018 - 17:53

 

Se o problema fosse horário, alguma outra empresa teria mais passageiros na volta, pra compensar.

E como vc explica a LH, com passageiros tão premium, ter o mesmo comportamento em GIG/GRU, sendo noturno em ambos os trechos?

 

Se horário não fizesse diferença porque as companhias aéreas aumentariam o custo da operação para oferecer voos redeye nas duas pernas? Ao comprar a passagem de determinada empresa no site lhe são oferecidas diversas opções de horários e preços. Nada impede que um pax faça GIG-MAD, por exemplo, e na volta faça MAD-GRU-GIG com a Latam por exemplo ou fazer GIG-FRA-ZRH na ida e ZRH-GRU-GIG na volta. 

 

A exibição simples dos dados não mostra nada disso e não mostra os yields também. Conheço milhares de casos de pessoas que fazem GIG-AMS-XXX e XXX-CDG-GIG pelo simples fato do KLM ser diurno na descida. 

 

Outra prova de que schedule é importante: a WK acabou de colocar duas das três frequencias dos seus voos pro GIG noturnas nas duas pernas.

 

Outro fator: conexões. Pernas diurnas chegam tarde no GIG/GRU forçando chegadas ao destino final muito tarde o que diminui mais ainda sua atratividade. Ou o inverso: elas saem do destino muito cedo o que força o pax a sair muito cedo de sua origem para conseguir pegar a conexão no hub, isso quando a conexão existe tão cedo.



#27 Matcerda

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Posted 02 de February de 2018 - 17:54

Na situação dos horários interessante seria comparar o GIG-MIA que em 2017 ganhou um perna diurna.

Será que ficou menos atrativo?


Edited by Matcerda, 02 de February de 2018 - 17:57 .


#28 F-BVFA

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Posted 02 de February de 2018 - 17:58

Outra que o pessoal também acha que é problema de perna diurna:

 

BA GIG-LHR    53.346   LHR-GIG    47.118   -6.228

      GRU-LHR  71.816   LHR-GRU   70.563   -1.253

                                                                        -7.481

 

JJ  GRU-LHR  131.093  LHR-GRU   123.369   -7.724

 

Só contextualizando:

 

6228 em 53346 pax são 11,6%

 

1253 em 71816 pax são 1,7%

7724 em 131093 pax são 5,9%

 

Sim a perna diurna faz diferença mesmo nos dados frios que você posta. A diferença é no mínimo quase o dobro (11,6 x 5,9%)



#29 TheJoker

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Posted 02 de February de 2018 - 18:02

12M16

 

BA GIG-LHR    69.317   LHR-GIG    60.002   -9.315

      GRU-LHR  87.649   LHR-GRU   84.628   -3.021

                                                                        -12.336

 

JJ  GRU-LHR 124.491  LHR-GRU   115.036   -9.455

 

Também não deve ser intercambio.



#30 F-BVFA

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Posted 02 de February de 2018 - 18:06

 

12M16

 

BA GIG-LHR    69.317   LHR-GIG    60.002   -9.315

      GRU-LHR  87.649   LHR-GRU   84.628   -3.021

                                                                        -12.336

 

JJ  GRU-LHR 124.491  LHR-GRU   115.036   -9.455

 

Também não deve ser intercambio.

 

 

Além de postar dados de mais de um ano atrás você continua ignorando a contextualização: 

 

9315 pax em 69317 são 13,4%

3021 pax em 87649 são 3,4%

9455 pax em 124491 são 7,6%

 

A diferença continua, no mínimo, quase o dobro.



#31 TheJoker

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Posted 02 de February de 2018 - 18:07

Joker, a discussão não é se tem mais pax indo para Europa do que vindo, afinal, Dezembro é mês que o Brasil emite mais turista do que recebe. A questão é que a diferença de fluxo dos voos que operam DIU/NOT é muito superior aos voos que operam red-eye. 

E não necessariamente teria que ter uma parceira com mais fluxo vindo do que indo, o pax tem inúmeras opções de voo para escolher e geralmente o que mais convém são as descidas noturnas, até mesmo por motivos de conexão.

 

6mil passageiros entre 53 mil transportados representa muito mais do que 7mil passageiros entre 131mil transportados, esses dados tem que ser lidos com melhor perícia, não simplesmente jogá-los aqui. 

 

Todos esses números que postei são o acumulado de 12 meses de 2017, justamente pra não dizerem que um mês teve mais indo do que vindo.


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#32 VictorHugoBrando

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Posted 02 de February de 2018 - 18:09

 

Todos esses números que postei são o acumulado de 12 meses de 2017, justamente pra não dizerem que um mês teve mais indo do que vindo.

 

Isso só confirma que perna diurna é muito menos atrativa o ano inteiro... 



#33 TheJoker

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Posted 02 de February de 2018 - 18:25

Enfim os números estão no site da ANAC, se alguém tiver uma outra forma de análise que possa contribuir, agradeço.

 

LH deixa seus aviões tomando sol, a espera de passageiros premium e tem menos pax no sentido Europa-Brasil do que no inverso.

IB prefere fazer diferente no GIG talvez porque o yield não seja interessante.

KL faz a mesma coisa nas duas cidades porque talvez seja mais importante priorizar as conexões. Cada mercado tem suas peculiaridades e sempre tem alguma explicação pra tudo.



#34 F-BVFA

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Posted 02 de February de 2018 - 18:36

Enfim os números estão no site da ANAC, se alguém tiver uma outra forma de análise que possa contribuir, agradeço.

 

LH deixa seus aviões tomando sol, a espera de passageiros premium e tem menos pax no sentido Europa-Brasil do que no inverso.

IB prefere fazer diferente no GIG talvez porque o yield não seja interessante.

KL faz a mesma coisa nas duas cidades porque talvez seja mais importante priorizar as conexões. Cada mercado tem suas peculiaridades e sempre tem alguma explicação pra tudo.

 

Sim, tem. Isso acontece em todas as rotas que você mostrou aqui mas a diferença é muito menor com voos noturnos nas duas pernas.

 

A IB não possui concorrência no GIG então faz o que quer: barateia a operação ao máximo e reduz a oferta ao mínimo forçando o yield. A posição dela é bem confortável.

 

A KL tem uma política de utilizar a aeronave ao máximo por isso acaba preferindo por fazer voos bate-volta no Brasil (GIG, GRU e o fará em FOR). Cada companhia faz o que acha que deve com estratégias distintas, umas dão mais certo que outras e vida que segue.



#35 TheJoker

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Posted 02 de February de 2018 - 18:47

 

Sim, tem. Isso acontece em todas as rotas que você mostrou aqui mas a diferença é muito menor com voos noturnos nas duas pernas.

 

A IB não possui concorrência no GIG então faz o que quer: barateia a operação ao máximo e reduz a oferta ao mínimo forçando o yield. A posição dela é bem confortável.

 

A KL tem uma política de utilizar a aeronave ao máximo por isso acaba preferindo por fazer voos bate-volta no Brasil (GIG, GRU e o fará em FOR). Cada companhia faz o que acha que deve com estratégias distintas, umas dão mais certo que outras e vida que segue.

 

 

A IB tem concorrência sim, TP e todas as outras também dão sua mordidinha.

 

https://www.google.c...26;r=2018-03-07

 

E LIS como está mais valorizada, todas vão em cima da TP.

 

https://www.google.c...26;r=2018-03-07

 

Sempre a empresa cobra mais no nonstop até o seu hub, e abaixa no além hub, todas fazem isso.


Edited by TheJoker, 02 de February de 2018 - 18:52 .


#36 F-BVFA

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Posted 02 de February de 2018 - 18:51

 

 

A IB tem concorrência sim, TP e todas as outras também dão sua mordidinha.

 

https://www.google.c...26;r=2018-03-07

 

Digo em GIG-MAD nonstop mesmo. Senão podemos considerar toda empresa europeia concorrente da Iberia nesse link que você mostrou aparece KLM por exemplo. É normal se cobrar a mais para ir de A a B sem escalas, na verdade é prática de mercado.

 

Enquanto ninguém entrar na rota e disputar esses pax ela não irá se mexer.



#37 LipeGIG

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Posted 03 de February de 2018 - 00:01

Pra mim a estatistica só comprova que tem coisa errada.

Aceitar parado não ajuda em nada a mudar a situação.

 

E o tráfego para a Espanha, vamos combinar uma coisa. Uma coisa é um mercado grande e bem servido como São Paulo, com dois voos ao menos para FRA, CDG, LIS, LHR, Italia, e cobertura extensiva para BCN, ZRH, AMS e IST.

 

O Rio tem sim um bom numero de voos para a Europa mas é incapaz de atender picos de demanda. Tem um voo para Paris, um voo para Frankfurt, um voo para Roma, um voo para Londres, um voo para Amsterdam e a unica coisa superior a 1 diario seria LIS (que boa parte do Brasil tem). Se a Iberia é incapaz de capitalizar um voo diário me desculpem mas passa longe do tamanho do mercado (a IB ja dominou o mercado MAD-Brasil com 3x diarios e se jogou isso no lixo a unica culpada é ela mesma) , da crise do Rio, ou mesmo de outras operações da UX terem ocupação baixa.

 

Quer crescer e vai ficar esperando as outras crescerem... será que isso é formula ?

Cia aérea trabalha com as reservas antecipadas como termômetro, algo que nenhum de nós sabe. Não é olhando para trás, pois na hora que o avião decola, assento vazio já é prejuizo.

 

Ela está se movendo e vai adicionar a 5a frequencia, quem sabe o movimento segue na mesma direção e teremos ainda novidades em breve da 6a frequencia para novembro.

 

Eu digo e repito, o grupo IAG deveria otimizar a operação e ter um dos dois voos partindo a noite da Europa. Seja o da British ou o da Iberia.

Como hoje o maior potencial de crescimento seria o noturno de MAD, que precisa crescer uns 80% para sair de 4 para 7 semanais. Que o Grupo capture o trafego que hoje é disputado por Latam e Air Europa, que capture conexões de outras cidades da Europa.



#38 boulosandre

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Posted 03 de February de 2018 - 00:17

Eu digo e repito, o grupo IAG deveria otimizar a operação e ter um dos dois voos partindo a noite da Europa. Seja o da British ou o da Iberia.
Como hoje o maior potencial de crescimento seria o noturno de MAD, que precisa crescer uns 80% para sair de 4 para 7 semanais. Que o Grupo capture o trafego que hoje é disputado por Latam e Air Europa, que capture conexões de outras cidades da Europa.

Aí que está o problema: ela não consegue capturar muito do tráfego Europa-Brasil porque a Latam não tem uma posição dominante no GIG, ou seja, não bate a AF/KL/AZ e a parceria com a G3, assim como não bate a TP e seu excelente hub em LIS trazendo toda a Europa para se conectar lá em direção ao Brasil (às vezes 2 vezes ao dia no GIG). MAD até pode ser interessante para se conectar mas LHR não tanto. Além disso, por não ter concorrência, um yield menor nos últimos anos e a crise no Rio não incentivam a IAG a colocar um voo noturno pro GIG de nenhum de seus 2 hubs (LHR ainda tem a questão de falta de slots à noite). A IB prefere rodar mais o avião e mesmo assim não consegue consolidar um voo diário nesta rota. Complicado, né? Enfim, deixe o mercado melhorar e até 2019 devemos ter a UX e aí veremos como a IB irá reagir.

Edited by boulosandre, 03 de February de 2018 - 00:18 .


#39 VictorHugoBrando

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Posted 03 de February de 2018 - 00:19

Eu li direito nos slots ou o GIG-SCL da Gol vai rodar 3x por semana grande parte da baixa temporada? 



#40 Leirbag

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Posted 03 de February de 2018 - 00:43

Pelo que vi a GOL deu uma ajustada na oferta dos voos pra SCL.

Em GRU também não vão ser mais 2 diários. Acho vai ficar 10 ou 11x semanais.