Jump to content

Photo

Seul - Kota Kanibalu na Eastar Jet

Seul Kota Kanibalu Eastar Jet

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
3 replies to this topic

#1 Jopeg

Jopeg
  • Usuários
  • 741 posts
  • Cidade/UF/País:LISboa
  • Data de Nascimento:09/07/1972

Posted 09 de February de 2018 - 21:17

Voando entre Seul e Kota Kanibalu na Eastar Jet

A marcação da viagem:

No planejamento da viagem à Ásia decidimos que depois da cidade de Seul os próximos dias seriam passados num destino de praia. Após consultar os voos diretos a partir da capital coreana que correspondiam aos nossos desejos a escolha recaiu em Kota Kinabalu na Malásia.

São quatro as companhias aéreas que ligam estes dois aeroportos, a saber: Jeju Air, Air Seoul, Jin Air e a Eastar Jet. Consultados os preços e os horários mais convenientes me decidi por esta última. 

A compra foi realizada no site da Eastar Jet e decorreu sem problemas. Logo nessa altura optei pela compra de um “pacote” que incluía refeição a bordo, importante devido à hora do voo, mala de porão e lugar na espaçosa fila de emergência, fato que considerei interessante face à duração do voo e sabendo que a companhia utiliza um apertado B737-800. Depois disto a empresa anunciou que iria deixar de comercializar este produto. O custo total foi de 213,000 KRW (cerca de 650 R$), sendo 177,000 KRW (aproximadamente 540 R$) pelo voo e 36,000 KRW (cerca de 110 R$) do tal adicional.  

O voo:

Dia: 23/11/2017
Companhia: Eastar Jet
Voo: ZE501
Rota: Seul-Kota Kinabalu
Horário: ICN 19H00 – BKI 23H30
Lugar: 15F (fila de emergência)
Avião: Boeing 737-86J HL8057 (MSN 37767. Primeiro voo em 31/05/2012)
Distância: 2267 mi (3649 Km)
Ocupação: perto de 100%
Preço: Cerca de 650 R$ (preço por pessoa com refeição, bagagem e reserva de lugar)

Cheguei ao aeroporto de Seul 2 horas antes do voo. Tendo mala de porão para despachar fui direto para a fila de check-in, confesso que já não estou habituado a fazer isto em voos europeus. Algo que contava fazer em 20 minutos demorou bem mais, além dos muitos passageiros à minha frente quando chegou a minha vez houve um problema com o meu passaporte. Deu claramente a ideia de serem muito poucos os europeus a utilizar este voo. 

Com praticamente uma hora perdida neste processo, pouco tempo restava para as seguintes etapas: controlo de bilhetes, controlo de segurança (raio-x), controlo de passaporte, comboio entre terminais e chegar à distante porta 102. O que valeu é que o aeroporto de Seul permitiu fazer isto tudo em apenas 30 minutos. 

O demorado processo de check-in
g4R4tC6.jpg

Aeroporto de Seul
lGaO7cL.jpg

Cerca de 180 pessoas esperavam o embarque deste voo, deviam ser todos coreanos, eu e a minha esposa éramos a exceção. Um voo que liga a Coreia à Malásia não vi malaios a bordo. O embarque foi realizado através de ponte telescópica e foi bastante rápido e ordeiro. 

Sala de embarque
H5d2WEw.jpg

O embarque
6jpomvC.jpg

Entrado no avião a configuração em 189 lugares em económica faz de imediato pensar na Ryanair. Felizmente o meu lugar na primeira fila de emergência era bem mais espaçoso que as filas comuns. Equipado com o interior blue sky o avião apresentava um aspeto moderno, limpo e bem conservado. O avião deste voo foi o HL8057 que realizou o primeiro voo em maio de 2012 e está nesta companhia desde junho de 2016, tendo anteriormente voado apenas para a Air Berlim.

A cabine
h6xavd1.jpg
uPd2yv4.jpg

Os assentos deste B738 da EastarJet
K7O1iN3.jpg

Espaço para pernas bem superior na fila de emergência
Qqrx9NG.jpg

O assento
6nVtqE5.jpg

Sentando na fila de emergência tive um discurso de segurança específico. A tripulação era constituída por 4 PNC. Simpáticos mas sem grande fluência na utilização da língua inglesa. Trabalharam muito durante o voo uma vez que os passageiros coreanos consumiram bastante. Apesar de ser uma companhia de baixo custo com serviço de bordo pago (BOB) a água era gratuitamente distribuída aos passageiros. 

O menu de vendas a bordo
hHZoWLi.jpg
BI862aL.jpg
hIzPLNw.jpg

Capa da revista de bordo da companhia coreana
Pciqxur.jpg

As rotas da companhia coreana
tgYD42y.jpg

A breve história da EastarJet
f8LUyg6.jpg

O humor presente na revista de bordo, Cereal killer
tolDO53.jpg

Humor a bordo, Vicent Van Gogh
7aDq3QJ.jpg

A saída da nossa posição foi às 19h20 (+ 20m) e começamos a voar cerca de 15m depois. O voo foi tranquilo e às 19h50 serviram a refeição reservada no ato da compra. A mesma estava aceitável para o padrão “comida de avião” e estando na Coreia era naturalmente picante.

A vista da janela neste voo noturno
mzx8fVj.jpg

A saída do terminal no aeroporto de Incheon
4i6ttPA.jpg

A refeição servida
1aCQ7Mb.jpg
jmwP5Gy.jpg

O cartão de segurança
H1AOVt0.jpg
SoM6DwA.jpg
rw6yBJw.jpg
Pnqk5dd.jpg

Muitos coreanos optam por fazer férias em Kota Kinabalu dai tão grande número de voos entre estes dois aeroportos. Em férias e num voo de 5 horas os passageiros consumiram imenso, obrigando os tripulantes a muitas passagens pela cabine. Tirando este fato o voo foi tranquilo. Chegada a Kota Kanibalu às 23H38 (+8m). O desembarque por ponte telescópica e foi rápido sair do aeroporto malaio.

Boeing 737-86J HL8057 (Foto de Jungyeub Kim - Airliners)
jAjsxoj.jpg

Resumo: Um bom voo da Eastar Jet mas, num Boeing 737-8 com 189 lugares e 5 horas de voo, a compra do lugar na fila de emergência foi fundamental para o conforto a bordo. A companhia de baixo custo coreana mostrou ser eficiente.

Um abraço português,

Jopeg

• Marcos Simplicio, Carlo Fratini, Beto Jampa and 15 others like this

#2 Geoshina

Geoshina
  • Usuários
  • 581 posts
  • Interests:Varig, World Airways, American Airlines, Canadian, Delta Airlines, Air Canada, KLM, Lufhtansa, TAM, Gol, Trip Linhas Aéreas,, Brussels Airlines, Ryanair, Easyjet, Portugalia, TAP, Blue1, Norwegian, Lan, Passaredo, Aerolineas Argentinas, USAirways, United Airlines, Singapore Airlines, Qatar Airways, Emirates, Etihad, Cathay Pacific, Qantas, Latam, Iberia, Vueling, British Airways, Malaysia Airlines, Latam, Jetstar.
  • Cidade/UF/País:SJP
  • Data de Nascimento:01/02/1984

Posted 09 de February de 2018 - 21:21

Mais um excelente FR, Jopeg! 

#3 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 629 posts
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:22/05/1984

Posted 10 de February de 2018 - 17:56

Meus parabéns por esse FR, de leitura agradável e descontraída. Essa sacada de ir no assento de emergência pagando pouco a mais por isso, fez certamente a toda diferença entre um péssimo e bom vôo. Obrigado por compartilhar!

#4 Kal_Center

Kal_Center
  • Usuários
  • 1,977 posts
  • Cidade/UF/País:CWB
  • Data de Nascimento:17/03/1982

Posted 14 de February de 2018 - 09:11

Muito bom Jopeg, como sempre. Parabéns. 

Sempre vejo aviões deles pela Ásia e fui bem curioso sobre a Eastar Jet, era mais ou menos o que eu imaginava. Show!