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Aeronave com 71 pessoas a bordo desaparece após decolagem de Moscou


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27 replies to this topic

#21 diasfly

diasfly
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Posted 14 de February de 2018 - 12:21

Ainda falando deste caso da GOL e fazendo um paralelo, porque os caras não fizeram o mesmo que os pilotos daqui, pedindo orientação pro controle sobre ALT, HDG e SPD? Vai saber o que se passou naquela cabine e na cabeça deles. Muito triste.

 

Na verdade no voo da GOL, os pilotos não perceberam a discrepância de velocidades na corrida de decolagem, e também não perceberam após, ativando o PA e nisso a tragédia tava sendo anunciada.

 

Esse voo GOL só não caiu minutos após a decolagem porque um terceiro piloto que estava viajando no jump sentiu que o avião tava dando sinais de pré-estol, e falou bem à tempo algo como "dá motor pq o avião não tá voando não!", foi aí que os dois pilotos em serviço perceberam a situação, desligaram o PA e colocaram as manetes em regime de subida manualmente, e assim evitando que um 737 lotado despencasse sobre algum lugar da zona sul de SP. Depois disso tudo os pilotos chamam o controle para pedir vetoração e acompanhamento, é aí que começa a história do vídeo que você linkou aí.

 

Isso tudo que aconteceu antes de chamarem o controle quase ninguém sabe, mas foi o momento em que o desastre estava mais iminente, por muita sorte um terceiro piloto sentado no jump da cabine conseguiu sentir o pré-estol, provavelmente por estar ali "à toa" e não focado em configurar o FMC e coordenar a saída com o controle de tráfego, como provavelmente estavam os dois pilotos em serviço... Esse terceiro piloto na cabine pode ter sido a diferença entre o final feliz do voo GOL e o desastre do voo Saratov.

 

Lembrando que isso é partindo do princípio de que seja confirmado que o avião tava voando sem indicação de velocidade e etc. Então é especulação.


Edited by diasfly, 14 de February de 2018 - 12:22 .

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#22 jambock

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Posted 14 de February de 2018 - 18:24

Meus prezados

Queda de avião russo pode ter sido causada por erro de pilotos

Medidor de velocidade não estava com aquecimento ligado e congelou

Um erro humano pode ser causado o acidente com um avião russo que matou 71 pessoas, disseram investigadores nesta terça-feira (13). Eles constataram que os pilotos não ligaram o aquecimento para o equipamento de medição da velocidade.

Depois de averiguar a caixa-preta do voo da Saratov, o Comitê Interestadual de Aviação disse que o acidente do domingo ocorreu depois que os pilotos viram dados diferentes nos dois indicadores de velocidade do avião.

Os pilotos colocaram a aeronave no piloto automático depois de decolar do aeroporto de Domodedovo, em Moscou, e retomaram controles manuais quando viram os dados conflitantes, com um indicador mostrando a velocidade do avião em zero.

Os pilotos realizaram uma série de manobras e eventualmente levaram o avião a mergulhar.

A aeronave despencou em um campo nevado seis minutos após a decolagem, matando os 65 passageiros e seis tripulantes.

O comitê disse que continuou a estudar as informações, mas observou que os dados errados de velocidade podem ter sido um fator que desencadeou a situação.

E informou que a falha no medidor resultou da crosta de gelo que se formou nos instrumentos de medição que tinham seus sistemas de aquecimento desligados.

Relatórios anteriores indicaram que o capitão do voo optou em não submeter a aeronave a um tratamento de degelo antes da decolagem. A tripulação decide se um líquido de degelo deve ser pulverizado na aeronave, a depender das condições climáticas.

Fonte: jornal Folha de São Paulo via CECOMSAER 14 FEV 2018



#23 João Pedro Duarte

João Pedro Duarte
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Posted 14 de February de 2018 - 21:04

 

Na verdade no voo da GOL, os pilotos não perceberam a discrepância de velocidades na corrida de decolagem, e também não perceberam após, ativando o PA e nisso a tragédia tava sendo anunciada.

 

Esse voo GOL só não caiu minutos após a decolagem porque um terceiro piloto que estava viajando no jump sentiu que o avião tava dando sinais de pré-estol, e falou bem à tempo algo como "dá motor pq o avião não tá voando não!", foi aí que os dois pilotos em serviço perceberam a situação, desligaram o PA e colocaram as manetes em regime de subida manualmente, e assim evitando que um 737 lotado despencasse sobre algum lugar da zona sul de SP. Depois disso tudo os pilotos chamam o controle para pedir vetoração e acompanhamento, é aí que começa a história do vídeo que você linkou aí.

 

Isso tudo que aconteceu antes de chamarem o controle quase ninguém sabe, mas foi o momento em que o desastre estava mais iminente, por muita sorte um terceiro piloto sentado no jump da cabine conseguiu sentir o pré-estol, provavelmente por estar ali "à toa" e não focado em configurar o FMC e coordenar a saída com o controle de tráfego, como provavelmente estavam os dois pilotos em serviço... Esse terceiro piloto na cabine pode ter sido a diferença entre o final feliz do voo GOL e o desastre do voo Saratov.

 

Lembrando que isso é partindo do princípio de que seja confirmado que o avião tava voando sem indicação de velocidade e etc. Então é especulação.

 

Ler o RF do PR-GUL é arrepiante. É inacreditável o golpe de sorte que a tripulação teve no incidente. Mas como comentou o Rafael e você, o intervalo de perceber a situação e tomar uma ação deve ser mínimo e sabe-se lá o que passava na cabeça da trip no momento. Enfim, muito triste. Aguardar a investigação para descobrir o real motivo.


Edited by João Pedro Duarte, 14 de February de 2018 - 21:05 .


#24 leobradias

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Posted 15 de February de 2018 - 14:41

Pq neste momento de indicação errônea da velocidade, os pilotos nao utiliz(ar)am a GS? Acredito que o avião devia ter algum tipo de GPS.



#25 Matheus

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Posted 15 de February de 2018 - 15:15

Avião não voa por Ground speed e em uma situação de unreliable airspeed o piloto deve voar pitch potencia. Essa é uma situação prevista em qualquer processo de certificação de aeronaves e provavelmente esse avião, mesmo sendo russo, deveria ter essa situação descrita. O grande desafio é identificar o problema, pois ele, apesar de grave é contornável.



#26 Gteixeira08

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Posted 15 de February de 2018 - 22:19

 

Ler o RF do PR-GUL é arrepiante. É inacreditável o golpe de sorte que a tripulação teve no incidente. Mas como comentou o Rafael e você, o intervalo de perceber a situação e tomar uma ação deve ser mínimo e sabe-se lá o que passava na cabeça da trip no momento. Enfim, muito triste. Aguardar a investigação para descobrir o real motivo.

 

Off Topic, vcs estão conseguindo acessar os RF no site do Cenipa? Aqui não a pagina não carrega.



#27 Oliveira_BH

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Posted 15 de February de 2018 - 22:34

 
Off Topic, vcs estão conseguindo acessar os RF no site do Cenipa? Aqui não a pagina não carrega.


É, o site tá com problema mesmo, tomara que resolvam logo.

Retornando, como foi citado o incidente com o GUL fui ler o tópico (não todo, somente uma parte) e lá foi iniciada uma discussão sobre a prudência em se continuar ou não a decolagem diante de um problema como esse. Mas além disso no AvHerald saiu um reporte sobre um incidente parecido com um 738 da Transavia em ORY, e no caso o problema foi aparentemente identificado bem cedo, a decolagem continuou, mas sem estol, e sem maiores problemas o avião retornou. Três situações parecidas e três resultados bem diferentes...

https://www.avherald...=4b4f3b2b&opt=0

Incident: Transavia France B738 at Paris on Feb 8th 2018, IAS, AOA and ALT disagree

#28 João Pedro Duarte

João Pedro Duarte
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Posted 15 de February de 2018 - 23:23

 

Off Topic, vcs estão conseguindo acessar os RF no site do Cenipa? Aqui não a pagina não carrega.

 

Está fora mesmo. Mas o RF do PR-GUL tem aqui: https://paraserpilot...f-do-pr-gul.pdf


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