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[MALHA LATAM BR] GRU-FCO diário

LATAM TAM LA JJ GRU-FCO

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16 replies to this topic

#1 A345_Leadership

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Posted 11 de May de 2018 - 10:27

LATAM Airlines Brasil in recent schedule update expanded operation on Sao Paulo Guarulhos – Rome service, effective from 17SEP18. The oneWorld member will continue to operate this route 7 weekly with Boeing 767, instead of previously planned 5 weekly.
 
LA8180 GRU1605 – 0905+1FCO 763 D
LA8181 FCO1105 – 1850GRU 763 D
 

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#2 leelatim

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Posted 12 de May de 2018 - 20:24

18 de setembro seria a data final para operação diária na rota( seria diário de 01-07 a 18-09), correto?
Então ficará fixo e diário essa rota, que pena não terem um A330 para fazer essa rota , o B767 sofre muito, já o A350 e B777 são grandes demais por ora, nesta rota.

#3 chico

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Posted 04 de June de 2018 - 23:50

Fiquei curioso com o desempenho da LATAM Brasil no vôo pra Roma que começou em Março, então aí vai:

 

Março/2018

FCO-GRU 9.705.528 RPKs para 14.591.304 ASKs = LF 66,5% em 7 voos. Também trouxe 35.117 Kgs de carga paga (são 5.016 Kgs por voo)

GRU-FCO 15.119.496 RPKs p/ 16.675.776 ASKs = LF 90,7% em 8 voos. Também levou 30.607 Kgs de carga paga (o que dá 3.826 Kgs por voo)

 

 

Abril/2018

FCO-GRU 28.362.024 RPKs para 37.520.496 ASKs = LF 75,6% em 18 voos. Também trouxe 104.373 Kgs de carga paga (são 5.798 Kgs por voo - bastante bom pra um 767)

GRU-FCO 33.040.296 RPKs p/ 35.436.024 ASKs = LF 93,2% em 17 voos. Também levou 14.427 Kgs de carga paga (o que dá apenas 848 Kgs por voo - porém bem cheios!)

Média geral de Abril: 84%

 

Acho que foi um desempenho excelente considerando que o voo iniciou em Março e tem a concorrência direta da Alitalia, e indireta de várias outras!!


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#4 A350XWB

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Posted 05 de June de 2018 - 00:37

Me surpreendeu o sucesso da volta diurna!
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#5 leelatim

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Posted 05 de June de 2018 - 19:10

To pasmo que o fatídico voo diurno está indo tão bem
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#6 thgsr08

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Posted 11 de June de 2018 - 22:00

18 de setembro seria a data final para operação diária na rota( seria diário de 01-07 a 18-09), correto?
Então ficará fixo e diário essa rota, que pena não terem um A330 para fazer essa rota , o B767 sofre muito, já o A350 e B777 são grandes demais por ora, nesta rota.

 

Eu acredito que o 767 vá tranquilo. É uma config em low density, não creio que vá muita carga, então não acho que "sofra" não. Sobre a carga é só um palpite.


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#7 LucasMelo

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Posted 12 de June de 2018 - 00:39

De onde eles vão tirar tanto 763 pra fazer essas etapas de mais de 10 horas?



#8 LipeGIG

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Posted 12 de June de 2018 - 01:25

To pasmo que o fatídico voo diurno está indo tão bem

 

Europeus aceitam bem esse voo, e o turista Brasileiro acaba percebendo que ele vai ficar pouco tempo sem o hotel... então ele atende bem a grandes segmentos.

 

Só aqui que tem gente que chama isso de low yield.

 

Pra mim voo diurno é uma forma inteligente de tornar uma rota muito rentável. Obvio que existe perda (comparando ida e volta) mas primeiro teriamos que avaliar outros voos para entender se é a dinâmica atual dos voos BR-Europa e não somente do produto SAO-ROMA da Latam.

 

Pelos números e considerando que a Latam não precisou se esforçar muito nas tarifas, me parece um inicio bem promissor. E entendo a atitude da Alitalia em oferecer 7 voos diurnos também para atacar a Latam.



#9 A340-600

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Posted 12 de June de 2018 - 16:16

Os voos diurno-noturno funcionam onde o público não é majoritariamente corporativo, que prefere voos noturno-noturno.

Ótima solução para mercados como MCO, FCO, BCN, LIS e otimiza a frota.



#10 boulosandre

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Posted 12 de June de 2018 - 16:20

 
Europeus aceitam bem esse voo, e o turista Brasileiro acaba percebendo que ele vai ficar pouco tempo sem o hotel... então ele atende bem a grandes segmentos.
 
Só aqui que tem gente que chama isso de low yield.
 
Pra mim voo diurno é uma forma inteligente de tornar uma rota muito rentável. Obvio que existe perda (comparando ida e volta) mas primeiro teriamos que avaliar outros voos para entender se é a dinâmica atual dos voos BR-Europa e não somente do produto SAO-ROMA da Latam.
 
Pelos números e considerando que a Latam não precisou se esforçar muito nas tarifas, me parece um inicio bem promissor. E entendo a atitude da Alitalia em oferecer 7 voos diurnos também para atacar a Latam.


Voos diurnos não são necessariamente "low-yield", estão aí o CDG-GRU e os da KL para provar (afinal estes dois voos trazem em sua maioria cnxs de toda a Europa, Ásia e África.
No caso de mercados como NY, Londres, Paris, Frankfurt e Zurich, os voos notirmos fazem muito mais sentido, basta ver que além de voos destas cidades, a IB, AZ, a UX e a Tap deixam seus voos de de manhã até a tarde nas remotas em GRU. Mesmo MXP, com perfil mais de negócios, roda noturno nas duas pontas. FCO e BCN são rotas com mais turistas a lazer e Europeus e a Latam acertou em rodar com uma só aeronave. Como eu já cantava há tempos, demorou para a Latam entrar nestes destinos.
Tenho um cliente que faria BCN-GRU com seu sócio em julho e quando soube que tinha se tornado diurno pediu para mudar para BCN-MAD-GRU para voar noturno. O mesmo pode ocorrer na Itália com MXP ou outra base que voe noturno para GRU.

#11 leelatim

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Posted 12 de June de 2018 - 17:40

O bom é que com 2 destinos no mesmo país , podem privilegiar um destino com noturno noturno, vide Madri e Milão e outro com uma perna diurna, vide Barcelona e Roma, só acho que Roma mereceria um A350 ano que vem

#12 boulosandre

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Posted 12 de June de 2018 - 19:22

Isto mesmo caro leelatim. Estrategia acertada da Latam que, alias, so esta dando bola dentro ultimamente, lancando dezenas de novos destinos de seus principais hubs GRU, SCL e LIM. Roma ate mereceria, mas com o aumento para 14 freq diarias da AZ no FCO-GRU pode ser coisa demais, ainda mais na baixa temporada.

 

O bom é que com 2 destinos no mesmo país , podem privilegiar um destino com noturno noturno, vide Madri e Milão e outro com uma perna diurna, vide Barcelona e Roma, só acho que Roma mereceria um A350 ano que vem



#13 thgsr08

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Posted 12 de June de 2018 - 19:30

 

Europeus aceitam bem esse voo, e o turista Brasileiro acaba percebendo que ele vai ficar pouco tempo sem o hotel... então ele atende bem a grandes segmentos.

 

Só aqui que tem gente que chama isso de low yield.

 

Pra mim voo diurno é uma forma inteligente de tornar uma rota muito rentável. Obvio que existe perda (comparando ida e volta) mas primeiro teriamos que avaliar outros voos para entender se é a dinâmica atual dos voos BR-Europa e não somente do produto SAO-ROMA da Latam.

 

Pelos números e considerando que a Latam não precisou se esforçar muito nas tarifas, me parece um inicio bem promissor. E entendo a atitude da Alitalia em oferecer 7 voos diurnos também para atacar a Latam.

 

Sao os utimos suspiros de uma empresa que basicamente só lucra em rotas pro Brasil e NYC hahaha mas brincadeiras a parte, tenho ouvido falar muito mal da AZ ultimamente, muitos passageiros reclamando do serviço, da condição geral da aeronave que está bem surrada, ambos A332 e 77E, regra que a LATAM não tem fugido também com os A359. Vi esses dias umas fotos do PR-XTA na business e tá bizarro. Parece que a aeronave tem 10 anos de uso. Eu custumava culpar o usuário brasileiro por ser porco e descuidado, mas to começando a achar que a qualidade do produto é inferior e não aguenta o tranco... enfim, essa guerra será por preço, e na situação atual, a LA tem mais chances de ganhar.


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#14 B737-8EH

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Posted 12 de June de 2018 - 19:56

De onde eles vão tirar tanto 763 pra fazer essas etapas de mais de 10 horas?


Bom, a Latam Brasil "incorporou" 11 aeronaves de uma vez só, com matricula chilena, para operacao de bandeira...
Aviao nao é problema...

#15 LipeGIG

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Posted 14 de June de 2018 - 00:22

Os voos diurno-noturno funcionam onde o público não é majoritariamente corporativo, que prefere voos noturno-noturno.

Ótima solução para mercados como MCO, FCO, BCN, LIS e otimiza a frota.

 

Negativo - desculpe discordar.

Europeu se ajusta aos horários disponíveis com maior facilidade.

 

Talvez as unicas rotas que poderiamos considerar de forma diferente (que o noturno faz diferença) seriam LON e LIS.

Pra todo o resto da Europa, as rotas são dependentes de conexões para fechar a demanda - e isso inclui CDG, FRA, FCO, ZRH, MAD... se a rota tem perfil de conexão pensem em que horário tais conexões viajam - diferente do passageiro Local de Paris, Madri... eles deixam suas casas cedo e de toda forma tambem perdem "o dia" viajando.

 

Se voo noturno fizesse diferença para Europeu, seus aeroportos iriam operar dezenas de voos as 1h30 da manhã para chegar as 4h20 nos Estados Unidos, Canada e mesmo no Mexico.

FRA-MIA são 10h de viagem, FRA-MEX são 12h de viagem.... ambas diurnas ....  FRA-MEX poderia sair as 23h55 e chegaria 4h55 na Cidade do Mexico... só que não....

 

[KVS Tool 8.9.1/Diamond - Timetable]

FRA  Frankfurt Metro / Intl DE = FRA HHN [EDDF]
MEX  Mexico City Metro / Juarez Intl MX = MEX TLC [MMMX]
THU  25 Apr 2019 - 01 May 2019

Carrier    Flight  From  Depart    To    Arrive    A/C  St  Frequency | Dur'n | Dep T | Arr T | Meals | Miles   Kms | Codeshare
---------  ------  ----  --------  ----  --------  ---  --  -------------------------------------------------------------------
LH         498     FRA   13:25     MEX   18:25     74H  0   1234567     12:00       1       1   M+M      5942  9563

 

Isso é mito !!!!!!!!!!!!!!!!!! Obvio que a Latam como opera seus voos no fim da noite de GRU, não consegue viabilizar uma operação consistente de retorno com 1 aeronave.

E hoje temos tanto exemplo... RAM, Emirates, Turkish, Qatar, Azul... todas com horarios inusitados. Ja temos até VCP-LIS partindo as 9h da manhã !


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#16 A340-600

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Posted 14 de June de 2018 - 19:19

Lipe, concordaremos em discordar.

 

O fuso horário (aliado ao curfew) inviabiliza voos noturnos EUR-EUA.

 

Saindo de FRA, LHR ou CDG às 22:30 (últimos banco de conexões) os clientes chegam em LAX, SEA e JFK às 01:10, 00:20 e 00:50, respectivamente. Péssimo!
Americanos e principalmente europeus não querem dormir próximos aos emissores de ruídos, por isso a cultura de curfew nos hubs do velho continente é rígida e faz o  europeu e americano estar adaptado a voos diurnos nos sentidos EUR-EUA e EUA-Extremo Oriente.

Já no sentido Àsia-EUR há uma infinidade de voos saindo das 00:00 às 02:00 para chegar cedinho na EUR, pegar o ultimo banco na Ásia e o primeiro na Europa.

Os EUR-MEX noturnões da AM funcionam bem pois seu maior hub na CDMX é por volta das 06:00. O cliente pousando às 03:40-04:00 está ótimo para eles.  

E as operações de ET/RAM/EK/TK/QR operam diurno para pegar o banco de conexões lá em seus hubs. Cada qual com a sua estratégia.
Na minha visão a da LA é otimizar recursos ampliando utilização colocando as rotas de menor yield nos diurnos EUR-BR (que são os primeiros afetados em época de crise, por sinal).


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#17 chico

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Posted 20 de June de 2018 - 21:23

Maio/2018

FCO-GRU 26.777.448 RPKs para 35.436.024 ASKs = LF 75,56% em 17 voos. Também trouxe 81.647 Kgs de carga paga (são 4.803 Kgs por voo - bom pra um 767)

GRU-FCO 30.852.072 RPKs p/ 35.436.024 ASKs = LF 87,06% em 17 voos. Também levou 37.419 Kgs de carga paga (o que dá 2.201 Kgs por voo)

Média geral de Maio: 81,3%

 

Comparação com Milão-MXP - Maio/2018

MXP-GRU 52.954.755 RPKs para 64.384.180 ASKs = LF 82,25% em 30 voos. Também trouxe 123.276 Kgs de carga paga e correio (são 4.109 Kgs por voo)

GRU-MXP 59.195.885 RPKs para 66.480.365 ASKs = LF 89,04% em 31 voos. Também levou 183.716 Kgs de carga paga e correio (o que dá 5.926 Kgs por voo)

Média geral de Maio: 85,7%

 

Achei que Milão ia cair mais, mas parece que mantêm um bom desempenho!

 

Curioso agora por ver o desempenho de LAS, BOS, LIS e TLV!!







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