Jump to content

Photo

Avião faz pouso de emergência em Juazeiro do Norte após colisão com ave

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
28 replies to this topic

#1 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 24,720 posts
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Posted 15 de May de 2018 - 22:59

Meus prezados
Avião faz pouso de emergência em Juazeiro do Norte após colisão com ave
Avião que decolava de Juazeiro do Norte para Fortaleza fez pouso após ave atingir turbina
image.jpg 
Modelo da aeronave Avianca, que realiza o voo O6 6373. ( Reprodução )

image.jpg
Passageiros foram hospedados em um Hotel da cidade ( Foto: Divulgação )
Um avião da empresa aérea Avianca Brasil foi atingindo por uma ave, durante voo no espaço áereo do município de Juazeiro do Norte. Na manhã desta terça-feira (15), a aeronave levantava voo no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes e, devido ao acidente, teve que retornar à pista após uma das turbinas sofrer danos.
O voo O6 6376 estava realizando o trecho entre o aeroporto Orlando Bezerra de Menezes (Juazeiro do Norte) e o aeroporto internacional Pinto Martins (Fortaleza). Conforme a empresa área, o procedimento de pouso foi realizado normalmente e os 91 passageiros foram reacomodados no voo seguinte para a capital cearense.
Voo cancelado
"Por conta da retenção do avião para inspeção, o voo O6 6373, saindo de Fortaleza com destino a Guarulhos, em São Paulo, precisou ser cancelado. Neste caso, a companhia também está oferecendo o atendimento aos passageiros e reacomodando-os nas próximas saídas para a capital paulista", declarou a empresa em nota.
Ainda no comunicado, a Avianca Brasil lamentou o desconforto causado aos clientes e ressaltou que a segurança de seus passageiros e colaboradores é sua principal prioridade.
Fonte: Diário do Nordeste 15 MAI 2018

#2 Leonardo PoA

Leonardo PoA
  • Usuários
  • 1,530 posts
  • Cidade/UF/País:por aí
  • Data de Nascimento:07/10/1979

Posted 16 de May de 2018 - 08:56

Avião que decolava de Juazeiro do Norte para 
Fortaleza fez pouso após ave atingir turbina * *(grifo meu)

Parei de ler na turbina ....  :suicide_anim:  :suicide_anim:  :suicide_anim: e pelo menos não teve a frase "não houve feridos"  :ahhh:  :ahhh:  

Tá, mas sério, bird strike acontece todo dia e é um numero alto, o pessoal poderia fazer uma materia legal falando do perigo das aves na aviação, buscando dados junto ao Cenipa e Anac... perderam a chance  :secret:  :secret: 

http://www2.fab.mil....co_da_Fauna.pdf

http://www2.fab.mil..../risco-da-fauna

• ricardomlp likes this

#3 HudA3

HudA3
  • Usuários
  • 1,240 posts
  • Cidade/UF/País:conxixina
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 16 de May de 2018 - 11:15

Tu realmente te incomoda quando leigos chamam de turbina? Eu não.....
  • PR-GOK, G-BOAC, BlackAce and 14 others like this

#4 Leonardo PoA

Leonardo PoA
  • Usuários
  • 1,530 posts
  • Cidade/UF/País:por aí
  • Data de Nascimento:07/10/1979

Posted 16 de May de 2018 - 11:31

Tu realmente te incomoda quando leigos chamam de turbina? Eu não.....

Leigos nem um pouco, mas pow, jornalista... é o minimo né!! MAs eu sei que a ansiedade de colocar a materia primeiro o cara nem se liga nisso...  tempos de likes e pageviews...   :th_banghead:   :thumbsup:  :thumbsup:  :thumbsup:

#5 PR-FHI

PR-FHI
  • Usuários
  • 5,270 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:12/04/1994

Posted 16 de May de 2018 - 12:01

Leigos nem um pouco, mas pow, jornalista... é o minimo né!! MAs eu sei que a ansiedade de colocar a materia primeiro o cara nem se liga nisso...  tempos de likes e pageviews...   :th_banghead:   :thumbsup:  :thumbsup:  :thumbsup:

Concordo! 

Me incomodo sim quando alguém fala turbina. Se estou vendo um vídeo ou lendo algo e fala ou esta escrito turbina, nem termino de ver sobre. 

#6 fgiraudo

fgiraudo
  • Usuários
  • 15 posts
  • Cidade/UF/País:SP
  • Data de Nascimento:24/12/1985

Posted 16 de May de 2018 - 12:08

Po, mas o cara não é expert em aviação, e praticamente todo leigo que eu conheço chama motor de avião de turbina. Se fosse uma revista especializada em aviação e tal eu entenderia, mas num veículo de massa não vejo esse deslize como algo grave.

• G-BOAC, BlackAce, leo_cnf and 8 others like this

#7 AlexandreBhz

AlexandreBhz
  • Usuários
  • 32 posts
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte
  • Data de Nascimento:27/01/1980

Posted 16 de May de 2018 - 14:28

Po, mas o cara não é expert em aviação, e praticamente todo leigo que eu conheço chama motor de avião de turbina. Se fosse uma revista especializada em aviação e tal eu entenderia, mas num veículo de massa não vejo esse deslize como algo grave.

Eu adoro aviação desde criança e mesmo sempre lendo sobre o assunto, também passei anos chamando motor a reação de turbina...só fui perceber o equívoco lá no curso de PP, por isso não também não me incomodo. É complicado exigir por exemplo que alguém que não seja da área saiba a diferença entre um motor a pistão de um turbo-hélice, e no caso do jornalista não especializado, o cara publica notícias sobre medicina, aviação, segurança pública e mais uma infinidade de coisas, então creio que seja inviável ter conhecimento aprofundado sobre armas, equipamentos hospitalares ou tipos de motores aeronáuticos.

• João Gabriel and alix like this

#8 gabrielnascimento_

gabrielnascimento_
  • Usuários
  • 25 posts
  • Cidade/UF/País:Volta Redonda/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:22/09/1998

Posted 16 de May de 2018 - 14:31

Não é tão difícil, e nem é conhecimento aprofundado não chamar o motor de "turbina"...
Abs.

#9 A350XWB

A350XWB
  • Usuários
  • 626 posts
  • Cidade/UF/País:São Carlos/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:18/06/1988

Posted 16 de May de 2018 - 14:58

Baita frescura de menino do PP dar xilique por chamarem de turbina #pas

Edited by A350XWB, 16 de May de 2018 - 14:59 .

• Carajato, Rafael Maul, MD-11 and 27 others like this

#10 51Tucano

51Tucano
  • Usuários
  • 2,509 posts
  • Cidade/UF/País:SP/SP/BR
  • Data de Nascimento:07/07/1979

Posted 16 de May de 2018 - 16:32

Jornalista deve saber escrever o idioma corretamente, não saber especificidades de cada área.

Deve ter fórum de barco, carro, medicina, de todos os assuntos que devem soltar os cachorros em jornalistas que escrevem termos que só quem é de determinada área conhece.

O que não pode haver é jornalista escrevendo cauda ao invés de calda, mas ao invés de mais, chego ao invés de chegado...
  • G-BOAC, Leirbag, Cesar_hs and 8 others like this

#11 -ZAP-

-ZAP-
  • Usuários
  • 3,517 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:01/01/1900

Posted 16 de May de 2018 - 18:50

Baita frescura de menino do PP dar xilique por chamarem de turbina #pas

Bem Joaquim Teixeira hahahahaha
  • G-BOAC, leo_cnf and A350XWB like this

#12 leo_cnf

leo_cnf
  • Usuários
  • 2,465 posts
  • Interests:Programas de milhagem
  • Cidade/UF/País:Berlin/Alemanha
  • Data de Nascimento:17/06/1981

Posted 17 de May de 2018 - 10:38

Não é tão difícil, e nem é conhecimento aprofundado não chamar o motor de "turbina"...
Abs.

É capaz dos leitores ficarem sem saber onde é o motor do avião, uma vez que é de conhecimento leigo que, aquilo embaixo da asa, é chamado de turbina por 99,95% das pessoas... inclusive por mim, passageiro frequente e não aviador

#13 murilopmoraes

murilopmoraes
  • Usuários
  • 54 posts
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:10/10/1987

Posted 17 de May de 2018 - 11:21

Poderiam escrever turbina e citar que o termo correto é motor.
Igual quando falam em homicídio doloso ou culposo. Como os termos são da área jurídica, não é esperado que o brasileiro médio saiba a diferença.
Aceitar o errado é primar pela desinformação

#14 rabb

rabb
  • Usuários
  • 289 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:09/06/1966

Posted 17 de May de 2018 - 11:44

Jornalista escreve (esperançosamente) para que seu público o entenda. Nesse caso, o público é composto em sua quase totalidade por leigos. Pode ter certeza que qualquer leigo que já tenha visto um avião entendeu quando ele disse turbina.  

• JuniorMD11 likes this

#15 Ariomester

Ariomester
  • Usuários
  • 54 posts
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1500

Posted 17 de May de 2018 - 12:53

O que mais considero negativo numa matéria dessas é veicularem com tom de tragédia, alerta ou perigo um acontecimento relativamente comum e até já previsto pelo fabricante do motor, pilotos, pessoal de solo etc. Isso pode aumentar o medo em pessoas que já têm medo de voar e pode acreditar, já tentei até mostrar o Aviões e Músicas pra elas (que é bem descontraído) e nem isso quiseram ver, tamanho o pânico que têm de avião. Se por exemplo por pura fatalidade um 738 estiver lotado de pessoas apavoradas porque leram a "notícia" de um avião arremetendo e infelizmente algo grave acontecer no seu voo, pode ser que o desespero cause ainda mais problemas. Gente desesperada é muito perigosa.

• rmborges likes this

#16 B737-8HX

B737-8HX
  • Usuários
  • 1,016 posts
  • Interests:Aviação Comercial/Segurança de Voo/Boeing 737NG
  • Cidade/UF/País:Campinas/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:07/03/1982

Posted 17 de May de 2018 - 13:10

Concordo! 
Me incomodo sim quando alguém fala turbina. Se estou vendo um vídeo ou lendo algo e fala ou esta escrito turbina, nem termino de ver sobre. 

Precisei fazer um speech aos clientes recentemente, após um atraso por manutenção, e utilizei o termo turbina. Todos entenderam.

Se quiser desembarcar de algum voo meu se ouvir isso, fique à vontade.
  • Carajato, G-BOAC, Cesar_hs and 17 others like this

#17 Junior Negreiros

Junior Negreiros
  • Usuários
  • 394 posts
  • Cidade/UF/País:Fortaleza/ce/brasil
  • Data de Nascimento:10/06/1987

Posted 17 de May de 2018 - 17:17

Poxa que discussão mas boba. As vezes olhos uns posts aqui, ai penso, velho isso deve ser uma criança escrevendo por trás.
E sobre o fato em sí, a região ali das imediações do Aeroporto de JDO me parece que tem muito local de descarte ilegal e queima de lixo, atrai muitos pássaros, como é de praxe em muitos aeroportos Brasil a fora. Fora isso, há uma enorme "normalidade" colidir com pássaros e ter que retornar a base. O alarde fica por conta de quem é desinformado, nesse caso ai, Jornal sendo Jornal, eles tem que vender a noticia, ao passo que informam, papel deles ao meu ver.

• JThielen and B737-8EH like this

#18 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 18,427 posts
  • Cidade/UF/País:Skunk Works
  • Data de Nascimento:14/05/1986

Posted 17 de May de 2018 - 18:08

Nao tem uma piada que o Einstein conversa com a pessoa de acordo com o QI dela? É mais ou menos isso, na sua devida proporção.

Uma vez, no exame da BA para contratação, perguntou quantas turbinas tinham um 747. Acho que foi mais de 80% o pessoal que errou.

Quantas pessoas não chamam cobertura de telhado?

#19 Ariomester

Ariomester
  • Usuários
  • 54 posts
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1500

Posted 17 de May de 2018 - 18:34

Nao tem uma piada que o Einstein conversa com a pessoa de acordo com o QI dela? É mais ou menos isso, na sua devida proporção.

Uma vez, no exame da BA para contratação, perguntou quantas turbinas tinham um 747. Acho que foi mais de 80% o pessoal que errou.

Quantas pessoas não chamam cobertura de telhado?

No 747 são 4 turbinas, cada uma com seus diversos estágios de compressão, ligadas a eixos que giram os fans, correto?

#20 raverbashing

raverbashing
  • Usuários
  • 2,691 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba PR
  • Data de Nascimento:01/05/1981

Posted 17 de May de 2018 - 18:42

No 747 são 4 turbinas, cada uma com seus diversos estágios de compressão, ligadas a eixos que giram os fans, correto?

Esqueceu a APU já... E pode se considerar umas 2 (ou talvez mais?) por motor (se for considerar diferentes estágios)