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MPF quer garantir a surdos acesso à carreira de… piloto de avião


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5 replies to this topic

#1 jambock

jambock
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Posted 26 de May de 2018 - 15:30

Meus prezados

MPF quer garantir a surdos acesso à carreira de… piloto de avião
[imgt]https://meiobit.com/...9velhasurda.jpg[/img]
Talvez minha maior frustração tenha sido quando descobri que por usar óculos não poderia ingressar na Escola de Cadetes e me tornar piloto da Aeronáutica, mas assim é a vida. Nunca culpei ninguém além do azar, por nascer míope. Hoje não seria preciso, bastaria me fazer de coitadinho e logo um monte de cavaleiros brancos defenderia meu direito de pilotar US$ 40 milhões sem enxergar um palmo diante da fuça.
Sim, “acessibilidade” está na moda.
Deixando claro que ninguém aqui tem nada contra acessibilidade: é ótimo pra todo mundo, nenhum ser humano racional se incomoda com rampas ou calçadas-braile, leitores de tela estão cada vez mais sofisticados e se eu já acho assistentes de voz úteis, imagine quem tem dificuldade com mouses e teclados.
O problema é que nem tudo pode ser acessível. E não explicaram isso pro Ministério Público Federal de Alagoas, que em uma atitude inacreditável ajuizou uma Ação Civil Pública contra a ANAC, “a fim de garantir total acessibilidade à carreira profissional de piloto de aviação civil, às pessoas com deficiência auditiva”.

Isso mesmo. Querem surdos pilotando aviões.
Como sempre se baseiam em Leis feitas com as melhores intenções, mas que não levam em conta algo chamado… realidade. No caso “o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) prevê que deve ser garantido à pessoa com deficiência a total acessibilidade em sua ascensão profissional, sem restrição ou mesmo qualquer discriminação em razão de sua condição”. Isso é lindo e fofo, mas se eu quiser ser jogador da NBA e for anão, como faz? Eu posso ser o cadeirante com maior desejo no mundo de ser bombeiro. Não vai acontecer.
Existem poucas carreiras que surdos não podem seguir. Aviação é uma delas. Você depende de comunicação constante com o co-piloto, e seu cockpit é repleto de alarmes sonoros e vocais. Tentou acelerar a manete com o flap baixado? Soa um alarme. Inclinou demais na curva? Soa outro. Uma montanha de aproxima? A Betty Aporrinhadora começa a falar “TERRAIN, TERRAIN”.
Fora o pequeno detalhe que um piloto precisa se comunicar com a Torre, e isso não é feito via WhatsApp. Há projetos de sistemas de texto mas nem de longe superam a agilidade de uma comunicação por voz.
A procuradora que entrou com a ação alega que:
“piloto e co-piloto têm a mesma formação, sendo que a única barreira imposta à pessoa surda é de se comunicar com a torre de controle, tarefa que pode ser executada pelo profissional não surdo a bordo, não sendo imprescindível que ambos tenham capacidade auditiva”.
Isso é… absurdo. Fora todos os alarmes sonoros e comunicação com a Torre, é essencial a comunicação com o co-piloto. Imagine você no meio de um mergulho tendo que largar o manche pra conversar em LIBRAS com o piloto, explicando que ele exagerou na curva? Qual o gesto para STALL mesmo? Ah sim, punho direito fechado na vertical, mão esquerda espalmada batendo repetidamente no punho.
A falta de conhecimento da procuradora via além. Primeiro, a redundância do co-piloto deixa de existir se ele se torna responsável pela comunicação com a Torre, e caso ele fique incapacitado, ela ainda acha que isso não é problema.
“na remota hipótese de piloto ou copiloto não-surdo ficar impossibilitado de pilotar o avião, não haveria dificuldade de ser atribuído um código ao transponder, identificando a aeronave que está sendo operada unicamente por um piloto surdo, semelhante ao código de ‘falha de comunicação’, sendo perfeitamente possível a orientação pelo radar para um pouso de emergência”.
Como assim, Bial?
Você seleciona no radar que aquele avião vai pousar e ele magicamente assume o controle? Fia, sem a Torre você não sabe nem pra qual finger tem que levar a aeronave depois do pouso.
Agora imagine que não só o co-piloto mas TODOS os envolvidos com a aeronave terão que aprender Libras, do contrário como o Capitão Oveur vai pedir peixe em vez de frango? Como ficam as comunicações com a cabine? Vai ter terminalzinho de texto para a chefe das comissárias informar do fim do procedimento de portas?
A ANAC permite pilotos com deficiência parcial, se você tiver audição normal em um ouvido, tudo bem. Querer ampliar isso pra surdez total é… ridículo. É forçar inclusão sem se preocupar com as consequências práticas e econômicas, além de colocar em risco a segurança de passageiros, profissionais de terra e outras aeronaves.
O pior de tudo é que as ferramentas de acessibilidade do Windows são tão boas que nem adianta querer ser cego pra não ter que ler essa proposta besta.
Fonte: Ministério Público Federal via Carlos Cardoso para blog Meio Bit MAR 2017

 



#2 jambock

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Posted 26 de May de 2018 - 15:45

Meus prezados

Como não foi possível editar acima esta imagem (da velha surda, do programa Praça da Alegria)

 

 

20170329velhasurda.jpg



#3 MarceloF

MarceloF
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Posted 28 de May de 2018 - 03:29

"piloto e co-piloto têm a mesma formação, sendo que a única barreira imposta à pessoa surda é de se comunicar com a torre de controle, tarefa que pode ser executada pelo profissional não surdo a bordo, não sendo imprescindível que ambos tenham capacidade auditiva”.

Já demonstrou que não entende absolutamente NADA do assunto com apenas duas linhas do texto.


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#4 Leonardo PoA

Leonardo PoA
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Posted 28 de May de 2018 - 12:56

Sério isso??? :facepalm:  :facepalm:  :facepalm:  :facepalm:  :facepalm:  :facepalm:

 

Existem certos humanos no mundo que não tem noção de nada né ...  :suicide_anim:  :suicide_anim:

 

Primeiro assim, ela tá pensando já no piloto formado, PC,PLA, pica das galaxias, lá com suas trocentas horas de voo e esquece que tudo começa lá no aeroclube, com o Paulistinha, Aerobuero, Cessninha... totalmente analógico, na mão, com reloginhos, muitos sem código transponder, com o instrutor no banco de trás, onde você conhece o avião pelo som do motor, aprende com o grito do instrutor no teu ouvido, imagina a cena de o aluno fazendo ###### e o instrutor tendo que explicar a ###### q o cara fez em libras???!!!  É totalmente inviável isso, vai se mudar toda uma cadeia de ensino, sem chance. Acessibilidade tem que ter, mas certas profissões não tem como fazer, lamento, o mundo é assim. 

 

 Qual o gesto para STALL mesmo? Ah sim, punho direito fechado na vertical, mão esquerda espalmada batendo repetidamente no punho.

 

:lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :awesome:  :awesome:  :awesome: 



#5 danielslcosta

danielslcosta
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Posted 20 de June de 2018 - 16:07

Na FAA pode, com restrições, claro..

 

 

Are there limitations placed on a deaf pilot's certificate?

Yes. A deaf pilot's certificate will include the limitation, "Not Valid for Flights Requiring the Use of Radio" (14 CFR section 61.13).

If I am deaf, can I obtain a pilot certificate?
Yes, an individual who is deaf can obtain a pilot certificate in one of the five categories of aircraft: airplane, rotorcraft, glider, powered-lift, or lighter-than-air.

Fonte: https://www.faa.gov/.../certification/

 

Também pode estar se referindo a pilotos com limitações auditivas, porém não surdos completamente, mas que tem certificados negados.. conseguem se comunicar bem, utilizar os rádios e ouvir os alertas (quando tem, me conta que paulistinha que tem alertas sonoros...), mas mesmo assim tem CMA negado, por terem reduções auditivas no teste de audição..

 

Conheço caso de gente que tem perda parcial nos dois, conversa normal sem aparelhos de audição, porém teve que esperar quase um ano com um recurso na ANAC, pra finalmente ter liberado o CMA de 1ª classe com a restrição que tem que usar fone com redução ativa de ruídos. Quem negou inicialmente foi o CEMAL.

 

Já para aviação comercial/linha aérea, sendo surdo total, concordo que não é possível. 



#6 Flying_Dutchman

Flying_Dutchman
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Posted 20 de June de 2018 - 19:02

Já conheci duas comissárias que abandonaram a carreira por ter um tímpano estourado e perder o cma. E ambas eram capazes de conversar normalmente.

 

Btw, o gesto mais adequado pra stall pode ser o 2, o 11 ou o 14 dependendo da fase que o aluno estiver   :lol:

 

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